As plantas coníferas são frequentemente usadas em projetos paisagísticos. Essas culturas são consideradas bastante populares. No entanto, muitos jardineiros não querem esperar até que a planta atinja um tamanho significativo. Neste caso, deve-se dar preferência aos abetos e outras coníferas de rápido crescimento. Entre eles vale destacar o zimbro, o abeto, o larício e a thuja. Graças a essas plantas é possível criar uma composição maravilhosa no local.
Os benefícios dos abetos de rápido crescimento
As plantas coníferas são frequentemente usadas em projetos paisagísticos. Essas plantas são consideradas muito populares porque apresentam muitos benefícios.As principais vantagens dessas culturas incluem resistência ao frio e às flutuações de temperatura. Eles também são caracterizados pela facilidade de cultivo e baixos requisitos de manutenção. Além disso, algumas variedades proporcionam um crescimento significativo no primeiro ano de vida.
É importante entender quais plantas coníferas crescem rapidamente. Este termo refere-se a árvores e arbustos que aumentam ativamente de altura nos primeiros anos de vida e, posteriormente, retardam seu crescimento. Em outras culturas, o crescimento ativo começa na meia-idade. No estágio inicial de desenvolvimento, as mudas de muitas plantas decíduas crescem apenas alguns centímetros por ano. Além disso, seu crescimento ativo começa após 4-5 anos.
Se precisar fazer uma sebe ou decorar um jardim em pouco tempo, deve dar preferência às coníferas de rápido crescimento. Eles protegem perfeitamente a área contra poeira, vento e sons estranhos. Outra propriedade útil das agulhas de pinheiro é a sua capacidade de secretar fitoncidas. Estas substâncias têm um bom efeito no estado do sistema imunológico e dos órgãos respiratórios humanos. Para criar rapidamente uma bela composição no jardim, você precisa entender as variedades de crescimento rápido.
Variedades populares
Para que as culturas de coníferas se desenvolvam normalmente e aumentem rapidamente de tamanho, é importante criar condições adequadas para elas. Além disso, cada planta possui características próprias. Ao escolher uma variedade específica, você deve levar em consideração o seguinte:
- Características climáticas. Antes de plantar uma planta, é importante entender sua resistência às geadas. Também vale a pena considerar o quanto a cultura pode tolerar altas temperaturas.
- Composição do solo. Existem variedades que podem crescer em qualquer solo. No entanto, a maioria das coníferas cresce bem apenas em solos com uma determinada composição.
- Atitude em relação à luz.Definitivamente, vale a pena levar em consideração esse recurso. Isso o ajudará a escolher o local certo para plantar. Além disso, a atitude em relação à luz afeta as características de criação de uma composição.
- Características da tecnologia agrícola. Ao plantar coníferas de rápido crescimento, vale a pena considerar suas necessidades de rega, fertilização e poda.
- Vizinhança com outras culturas. Na hora de escolher as combinações, é necessário levar em consideração a influência de outras plantas nas coníferas.
Abeto sérvio
Esta cultura de coníferas cresce rapidamente, por isso é frequentemente usada para criar sebes. Uma cerca feita de abetos sérvios de vários tons parece especialmente atraente. Ao longo de um ano, a planta cresce até 35 centímetros. Ao mesmo tempo, a altura de uma cultura adulta chega a 15-20 metros.
Ao cultivar uma planta, é importante considerar que o maior perigo para ela são os ácaros e pulgões. Os restantes parasitas não são de particular importância. Além disso, a cultura é caracterizada por alto grau de resistência aos fatores climáticos.
Pinheiro de Weymouth
Esta popular planta conífera é frequentemente usada para criar sebes. O pinheiro Weymouth é caracterizado por uma coroa cônica ou piramidal, de cor verde-azulada. A árvore se distingue por agulhas macias em forma de agulha.A cultura é considerada de rápido crescimento e perde apenas para o larício em termos de taxas de desenvolvimento.
O pinheiro Weymouth desenvolve-se bem em diferentes tipos de solo, com exceção dos salinos. No entanto, a árvore responde melhor a solos bem drenados. A cultura não resiste à secura. Ao mesmo tempo, possui um alto grau de resistência à geada em comparação com outras variedades de coníferas.
Outra característica do pinheiro Weymouth é considerada alta suscetibilidade aos efeitos da ferrugem. Portanto, não é recomendado colocar a cultura próxima a árvores suscetíveis a esta patologia.
Lariço europeu
Esta planta é caracterizada por rápido crescimento e desenvolvimento. Ao longo de um ano, aumenta no máximo 1 metro. O lariço europeu é uma árvore conífera colorida caracterizada por uma densa copa piramidal. Atinge 20-25 metros de altura.
A cultura pode ser plantada em praças da cidade ou em grandes hortas. A árvore é considerada caducifólia. Na primavera, a colheita é decorada com longas agulhas de rico tom verde. No outono adquirem uma cor amarela brilhante. A planta é considerada pouco exigente em termos de cuidado, composição do solo e local de crescimento. A árvore é resistente à geada, mas não sente falta de umidade.
Thuja
A thuja ocidental também é considerada uma conífera de rápido crescimento. A planta é muito popular. É utilizado para criar composições com outras culturas e sebes.
Thuja é caracterizada por um rápido crescimento. Ao longo de um ano, aumenta para 55 centímetros. A árvore tolera bem a poda e tem um cheiro agradável. A cultura é considerada fotófila e caracterizada pela resistência à seca. A árvore cresce bem em todos os tipos de solo.Dependendo da variedade, a copa tem formato oval ou piramidal.
As plantas coníferas de rápido crescimento são perfeitas para paisagismo. Eles rapidamente dão ao design uma aparência acabada. Além disso, muitas coníferas são consideradas pouco exigentes em termos de cuidados e são resistentes ao calor e à geada.