O abeto da variedade Ohlendorfi é uma variedade comum cultivada como tênia ou usada para decorar jardins de pedras, mixborders e outras composições. Esta cultura anã tem uma altura de 2 a 5 metros e é caracterizada por um crescimento lento que não ultrapassa 6 centímetros por ano. Uma característica interessante da planta é a cor verde-dourada das agulhas.
Características da variedade
Essa cultura recebeu esse nome em homenagem ao criador Ohlendorfi. Ele desenvolveu um abeto anão incomum em meados do século XIX.Isso aconteceu na cidade alemã de Hamburgo. No início do século passado, o botânico alemão Shpet deu à variedade uma descrição e um nome.
O abeto Ohlendorfi pertence às variedades anãs. A árvore possui copa hemisférica simétrica regular. Ao mesmo tempo, há um pequeno ninho no centro.
Esta cultura é caracterizada por agulhas bastante espinhosas, cujo comprimento é de 5 a 8 milímetros. Eles podem ser redondos ou em forma de diamante em seção transversal. As agulhas são densas e bastante resistentes. As árvores jovens e os brotos mais fortes possuem agulhas radiais. Além disso, sua cor pode variar do verde oliva ao verde dourado.
Os rebentos jovens da árvore apresentam uma cor café-com-leite ou amarelada. Nesse caso, os ramos inferiores costumam ter uma cor mais clara que os superiores. Os botões apresentam tonalidade marrom ou ocre. Eles se distinguem por seu formato fusiforme. Os botões que crescem de cima atingem 3 milímetros de comprimento e os demais são menores. Às vezes eles formam grupos de 4 a 6 peças. Em brotos fortes, pode haver de 8 a 10 botões de uma só vez.
Os botões têm uma atraente cor roxa. À medida que amadurecem, tornam-se achocolatados. Outra característica da cultura é considerada um alto grau de resistência às geadas. A planta pode suportar temperaturas de até -40 graus. A vida útil da planta é de 300 a 500 anos.
Uma vantagem importante da cultura é a sua pouca exigência na composição do solo. No entanto, não aceita bem areia ou argila. O solo úmido é considerado a melhor opção, mas a árvore pode resistir a secas severas de curto prazo. Com a deficiência prolongada de umidade, a árvore perde gradativamente as agulhas.
Como outras coníferas, o abeto Ohlendorff requer um ambiente ácido.A árvore não sobrevive em solo alcalino. Uma vantagem importante é a possibilidade de acidificação independente do solo. Portanto, não são necessários procedimentos especiais para isso. Vale a pena plantar perto do abeto plantas que precisam urgentemente de solo ácido. Isso inclui mirtilos e rododendros.
Aplicativo
O abeto comum Ohlendorfi é frequentemente usado para decorar jardins. A cultura tem um tamanho compacto que permite colocar a árvore em terreno aberto ou cultivá-la em recipientes.
A planta fica ótima como tênia e é perfeita para plantações em grupo. Graças ao seu desenvolvimento, o abeto Ohlendorfi pode ser combinado com coníferas maiores ou tornar-se o elemento central da composição. No segundo caso, deve ser combinado com abetos ou abetos mais compactos.
A cultura complementa perfeitamente jardins de pedras e escorregadores alpinos. Pode ser usado com segurança para decorar jardins de urze e jardins ornamentais. Também é permitido usar madeira como muro de contenção.
A variedade pode ser utilizada para cultivo em locais com declive. Nessas áreas não há risco de estagnação de umidade na área radicular. Além disso, uma sebe feita com esse abeto ajuda a nivelar a inclinação do jardim.
Como as copas das árvores estão localizadas no mesmo nível dos olhos, elas fornecem uma espécie de ponto de referência. As plantas plantadas desta forma, com a copa bem formada, podem ter um efeito benéfico na percepção de declives e desníveis.
Pousar
Spruce Ohlendorffii pode ser propagado de diferentes maneiras - generativa e vegetativa. No entanto, o método da semente geralmente não é usado porque é considerado muito trabalhoso. Além disso, a cultura pode não herdar características varietais. O mesmo vale para camadas. Para obter um resultado garantido, o melhor é comprar a muda em viveiro especializado.
Como escolher um lugar
A planta é considerada pouco exigente para o tipo de solo. O abeto Ohlendorfi pode ser plantado em solo com teor moderado de nutrientes. Pode ser ligeiramente ácido ou alcalino. É importante levar em consideração que a árvore não tolera solos muito secos ou salinos. Além disso, a estagnação da umidade no sistema radicular não é adequada para isso.
O abeto Olendorfi tolera bem grandes quantidades de sol, mas também pode suportar sombras claras. Ao plantar uma cultura, é importante lembrar a localização superficial das raízes e levar essa característica em consideração na escolha do local. A área deve ser protegida do vento, pois as raízes jovens, sob a influência de suas rajadas, não conseguirão segurar a árvore no solo.
Como plantar corretamente
Para plantar um abeto Ohlendorfi, é importante seguir estes passos:
- Na área selecionada é necessário fazer uma cova para plantio. Sua profundidade deve ser de 60 a 70 centímetros e seu diâmetro de 1 metro. A cova deve ser preparada o mais tardar algumas semanas antes do plantio.
- Ao plantar diversas plantas é necessário manter um espaçamento de 2,5 metros entre elas. Ao plantar uma sebe, a distância é reduzida para 1,8-2 metros.
- Despeje uma camada de drenagem com 20 centímetros de espessura no buraco. Para isso, é permitido o uso de tijolo triturado, argila expandida e areia de rio.
- Prepare o substrato. Para fazer isso, você precisa usar grama, solo frondoso, turfa e areia na proporção de 2:2:1:1.Ao plantar uma árvore com raízes nuas, você precisa adicionar 2 colheres de sopa de nitrato de amônio e superfosfato a 1 balde de substrato.
- Coloque uma camada de terra na drenagem e transfira cuidadosamente a planta do recipiente para a reentrância. É importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo.
- Após o plantio, umedeça generosamente a árvore com água morna. Isso requer o uso de 3-4 baldes de líquido.
- Ao plantar uma cultura com sistema radicular aberto, ela pode ser alimentada. Para fazer isso, adicione 6-7 colheres de sopa de nitroammophoska e 10 gramas de “Kornevin” à água.
- Cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Sua espessura deve ser de 60 a 80 centímetros. Turfa e serragem devem ser usadas como cobertura morta. Devem ser polvilhados com casca de pinheiro por cima.
Requisitos de cuidados
O abeto Olendorfi é uma planta de baixa manutenção. Porém, para manter a decoratividade, ainda é necessário seguir algumas recomendações.
Como regar
A irrigação dos abetos precisa ser feita sistematicamente, mas é importante lembrar o senso de proporção. Para 1 planta você precisa usar 1,5-2 baldes de água por semana. No tempo seco, a árvore precisa ser regada todos os dias. Neste caso, é necessário utilizar 1 balde por muda. A irrigação da copa da cultura não é de pouca importância.
Após a rega, é importante soltar o solo. Como a cultura possui sistema radicular superficial, isso deve ser feito a uma profundidade máxima de 5 a 6 centímetros. É necessário afrouxar a cultura para garantir a respiração das raízes. Se você descumprir esta recomendação, aparecerá uma crosta no solo, o que interferirá na aeração adequada.
Se a turfa for usada como cobertura morta, ela não precisa ser removida. Durante o afrouxamento, o material natural deve ser misturado ao solo.
Cobertura
Os abetos de recipiente e as árvores alimentadas durante o plantio não devem ser fertilizados na primeira safra. Posteriormente, um certo padrão deve ser seguido. Então, na primavera, antes que a seiva comece a fluir, você precisa aplicar 1,5-2 colheres de sopa de nitroammophoska embaixo de cada árvore. Recomenda-se fazer isso pelo método seco ou na rega, misturando o fertilizante com água.
Uma vez a cada 2 anos no mesmo período, em vez de uma substância nitrogenada, vale a pena usar produtos universais. Os meios mais eficazes incluem “Aquarin”, “MicroMix”, “Kemira-universal”. Essas substâncias devem ser utilizadas duas vezes por semana.
A forma nitrato de nitrogênio deve ser adicionada em pequenas quantidades até julho. Para isso você pode usar nitrato de potássio e cálcio. Então você deve adicionar magnésio, potássio e fósforo. É importante ressaltar que o magnésio ajuda a manter o aspecto decorativo da coroa.
Em agosto e setembro é recomendado o uso de magnésio. Neste caso, deve-se usar 1 colher de sopa da substância para 1 árvore. Você também pode alimentar a plantação com nitrato de potássio.
Precisa ser aparado?
A poda formativa é realizada quase imediatamente após o plantio em campo aberto. Posteriormente, esta manipulação deve ser realizada até meados do verão. Graças a isso, as áreas danificadas terão tempo de crescer demais antes do frio. Para agilizar esse processo, recomenda-se a utilização de um jarro de jardim.
Realizando sistematicamente podas formativas de abetos desta variedade, é possível cultivar uma sebe muito densa. Se houver duas copas em uma árvore, é recomendável remover uma delas.
Controle de pragas
O abeto desta variedade é caracterizado por uma imunidade bastante forte. A cultura é resistente à maioria das patologias e ataques de parasitas.Porém, com excesso de umidade e água estagnada no sistema radicular, existe o risco de desenvolver infecções fúngicas. Eles também podem se desenvolver quando as plantações são muito densas.
As patologias mais comuns encontradas pelo abeto Ohlendorfi incluem:
- podridão da raiz;
- fusarium;
- Schutte;
- ferrugem;
- câncer ulcerativo;
- necrose do córtex.
Na identificação de patologias em estágios iniciais de desenvolvimento, recomenda-se a utilização de calda bordalesa, Fundazol, Alirin-B. Fitosporin-M, Abika-Pik e Hom também são altamente eficazes. Ao usar esses produtos, é importante seguir rigorosamente as instruções.
As doenças fúngicas na sua forma avançada não podem ser curadas. Neste caso, a árvore afetada deve ser arrancada e queimada. Além disso, isso deve ser feito longe do jardim. Recomenda-se tratar as plantas próximas com fungicidas.
A cultura também pode sofrer ataques de pragas. Os parasitas mais perigosos que infectam o abeto Ohlendorff incluem:
- Pulgão do abeto Sitka;
- ácaro-aranha;
- rolo de folhas.
Produtos como Decis e Karbofos irão ajudá-lo a lidar com os insetos. Na maioria das vezes, os inseticidas são usados para tratamento duplo de plantas. Isso deve ser feito no final de junho e início de julho. O intervalo entre as pulverizações deve ser de 2 semanas.
Preparando-se para o tempo frio
O abeto Ohlendorfi é considerado uma cultura muito resistente à geada. Pode suportar temperaturas de até -40 graus. Isso significa que na maior parte da Rússia a colheita não requer preparação para o frio. No entanto, jardineiros experientes ainda aconselham o isolamento de plantas jovens.
Após rega abundante no inverno, recomenda-se colocar uma espessa camada de cobertura morta medindo 8 a 10 centímetros no círculo do tronco da árvore. Deve ser polvilhado com casca de pinheiro por cima e sobre ela colocados ramos de abeto.
No final de fevereiro e início da primavera, os abetos desta variedade podem sofrer queimaduras solares. Para evitar tais problemas, antes da chegada da primavera, a árvore precisa ser coberta com tecido não tecido. Para tanto, é permitido o uso de spunbond.
O abeto Olendorfi é uma cultura ornamental muito comum, frequentemente usada para decorar casas de verão. A planta é considerada muito despretensiosa. Porém, para manter seu efeito decorativo, é necessário dar à cultura um cuidado completo e de qualidade. Deve incluir rega, fertilização e poda oportunas. A proteção de alta qualidade das plantações contra doenças e pragas não é de pouca importância.