Spruce é uma planta perene espetacular que acrescenta um charme único a qualquer plantação. Árvores espinhosas muitas vezes se tornam o destaque principal da composição e tornam o local mais confortável. Existem algumas variedades dessas culturas, que diferem em muitos parâmetros. Ao mesmo tempo, os abetos decorativos são mais frequentemente usados em projetos paisagísticos.
Variedade de variedades
Mais de 20 variedades de abetos são usadas para projetar parques. No paisagismo de chalés de verão, via de regra, são utilizados os seguintes tipos:
- Uma árvore típica tem formato piramidal.É caracterizado por uma coroa em forma de almofada. Mais de 50 formas de jardim foram criadas com base nesta cultura. Entre elas estão árvores de médio porte, cuja altura não ultrapassa 3 metros. Existem também culturas anãs, cuja altura máxima não ultrapassa 1,2 metros.
- Abeto espinhoso – o nome se deve ao fato da planta se distinguir pelas agulhas muito afiadas. A cultura tem 70 formas. A maioria delas são árvores altas que chegam a 40 metros. Existem também variedades anãs que não medem mais de 2 metros.
- Abeto cinza – seu nome se deve à cor incomum das agulhas. Tem uma tonalidade azul esfumaçada. No total, são mais de 20 variedades de cultura. As plantas altas lembram pirâmides, enquanto as plantas anãs têm formato esférico.
Abetos anões
Esta variedade inclui plantas cujo tamanho adulto é significativamente menor que a cultura mãe original. Assim, em condições naturais, o abeto comum Picea abies atinge uma altura de 50 metros. A variedade ornamental desta cultura é conhecida como Picea abies Nidiformis. Sua altura não ultrapassa 2-3 metros.
A principal vantagem das plantas anãs é o crescimento mínimo dos ramos jovens. Eles aumentam no máximo 10-15 centímetros por ano. Das variedades anãs modernas, as mais populares são as plantas coníferas com copa esférica ou em forma de ninho.
Para decorar jardins rochosos ou pequenas bordaduras, deve-se usar o abeto anão Nidiformis. Uma planta adulta não ultrapassa 40 centímetros de altura. Nesse caso, as árvores formam uma copa extensa com diâmetro de até 1 metro.
A variedade Little Gem é considerada uma planta igualmente atraente.Os rebentos desta planta estendem-se desde a parte central da copa e formam uma almofada hemisférica. A árvore fica muito bonita quando cultivada na forma padrão. Recomenda-se plantar em vaso de chão.
O abeto anão Will's Zwerg tem uma bela coroa densa de formato cônico estreito. A planta tem lindos brotos leitosos com agulhas verdes suaves. Este arbusto perene adapta-se perfeitamente a composições paisagísticas e pode ser utilizado para decorar pequenas áreas. Pode ser usado em composições de grupo ou como paciência.
Variedades de tamanho médio
Na decoração de chalés de verão, também se utilizam frequentemente plantas de tamanho médio, cuja altura não ultrapassa os 15 metros. Os abetos com copas suaves permitem criar uma área de sombra para relaxar.
É melhor colocá-los sozinhos - na parte central de um gramado verde ou no fundo de uma parede de edifício. A copa desses abetos geralmente tem um formato claro. Arbustos e flores não crescem na sombra. Para obter uma composição completa, recomenda-se decorar a área com grandes pedras brancas.
Um dos tipos mais comuns de coníferas é o abeto azul. Os paisagistas valorizam esta planta por seus baixos requisitos de manutenção. Eles podem ser plantados perto de edifícios de madeira e ao longo de caminhos de jardins. É importante considerar que esta planta não suporta oscilações de temperatura. Recomenda-se cultivar apenas em climas temperados.
Um dos representantes mais populares desta espécie é o abeto Picea pungens Blue Diamond. A planta se distingue por um tronco alto e fino e uma coroa cônica bem cuidada. Muitas vezes é usado para decorar mixborders mistos.
Variedades chorosas de abetos ajudam a adicionar variedade à coleção. Essas plantas buscam um ambiente aquático. Portanto, eles podem ser colocados com segurança perto de corpos d'água. O tamanho máximo das árvores maduras chega a 10-15 metros. Além disso, sua largura é de 2 a 3 metros.
Possui excelentes propriedades decorativas Abeto sérvio Glauka Pendula. Possui rebentos finos e flexíveis. A utilização desta planta permite implementar soluções atípicas na criação de composições de jardins.
O abeto Piccolo é considerado uma das variedades mais elegantes. Esta planta é caracterizada por ricas agulhas verde-esmeralda, de leve cor azulada. Esta cultura fica ótima em plantações em grupo.
O abeto Maigold fica ótimo no fundo de plantas verdes. Parece ótimo quando usado como tênia. Os rebentos jovens são de cor amarelo-creme e têm um aspecto muito impressionante. À medida que se desenvolvem, mudam de tonalidade, tornando-se verde-azulados. A árvore atinge 6 metros de altura e tem formato piramidal.
Combinações de coníferas
Para decorar uma dacha, é permitido o uso de abetos de vários tipos e variedades. Isso permite obter uma composição mais original e pitoresca. Coníferas altas se encaixam bem na composição como tênias. Plantas mais compactas podem ser combinadas com outras plantações.
Ao projetar um site, é recomendável levar em consideração os seguintes recursos:
- O design não deve ser muito colorido. Ao criar uma composição de três plantas coníferas, você deve usar 2 cores.Ao compor um conjunto de 5 sempre-vivas, recomenda-se levar 3 cores. Ao implementar uma composição multinível de 20 a 30 plantas, o elemento deve ser colocado em grupos. Ao mesmo tempo, eles precisam ser selecionados de acordo com as tonalidades.
- Ao compor uma composição, é importante colocar os acentos corretamente. As plantas baixas devem ser colocadas em primeiro plano, as plantas de tamanho médio devem ser colocadas em segundo plano.
- Para não obter plantações muito densas, deve-se arranjar um gramado regular ou mourisco no círculo do tronco da árvore. Agulhas verdes escuras ajudam a chamar a atenção para a beleza dos arbustos floridos.
- Arbustos com folhas de cores incomuns serão um bom complemento para as coníferas. Pode ser uma simulação de laranja, weigela ou bérberis.
Como plantar abeto
Para plantar um abeto, você precisa fazer o seguinte:
- Faça um buraco redondo e despeje a drenagem nele.
- Encha o buraco com substrato nutritivo e adicione bastante água.
- Retire com cuidado a muda do recipiente e mergulhe-a no buraco.
- Alinhe o tronco.
- Preencha os vazios com mistura de solo.
- Encha o buraco com água. Para 1 planta você precisa usar pelo menos 10 litros de líquido.
- Faça uma pequena depressão perto do tronco para posterior rega.
- Cubra o círculo do tronco da árvore com cobertura morta. Para isso, é permitido o uso de materiais de cobertura, seixos, brita e tijolos triturados.
É importante considerar que a cultura possui sistema radicular superficial. Portanto, no momento do plantio não se deve compactar o solo a uma distância de 1 metro da árvore.
Como cuidar
Cuidar do abeto comum é simples. Não requer muito tempo ou esforço. A planta não precisa ser replantada ou podada. No verão, a árvore tem precipitação natural suficiente. No entanto, em climas particularmente quentes, recomenda-se regar a cultura pelo menos uma vez por semana.Nesse caso, vale borrifar a coroa com água.
Depois que o solo é umedecido, uma crosta seca pode aparecer na superfície. Neste caso, o solo deve ser cuidadosamente solto. Durante os primeiros 2 anos, é importante proteger as coníferas de fortes mudanças de temperatura. Para fazer isso, no final do outono, o círculo do tronco da árvore precisa ser coberto com cobertura morta.
Na primavera existe o risco de danos à colheita devido à luz solar. Isso pode resultar em queimaduras. Você pode perceber o aparecimento de problemas pela cor marrom das agulhas. Para evitar danos, jardineiros experientes aconselham embrulhar o tronco do abeto em um material especial no início da primavera. Deve difundir a luz e ao mesmo tempo permitir a passagem do ar.
Ao cultivar plantas coníferas, existe o risco de encontrar patologias infecciosas. Para evitar consequências negativas, é importante detectar as doenças a tempo e tomar as medidas adequadas. Os abetos são mais suscetíveis às seguintes patologias:
- Ferrugem - aparece como uma camada laranja nos galhos. Nesse caso, as agulhas ficam amarelas e caem. Remédios como “Vectra” e “Glyokladin” ajudarão a lidar com o problema.
- Schutte - esta doença está associada a uma infecção fúngica. As agulhas ficam cobertas por uma camada branca, adquirem uma cor escura e esfarelam-se. Se a situação não for levada ao extremo, a planta pode ser curada. Primeiro deve ser borrifado com uma solução de sulfato de cobre e depois tratado com Trichodermin. Você também pode usar Alirin-B.
Aplicativo
Os abetos decorativos são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Plantas anãs com agulhas piramidais ou espalhadas de diferentes tons ficam lindas nas encostas de riachos e colinas alpinas. Árvores pequenas combinam bem com arbustos ornamentais, culturas de cobertura do solo e flores perenes. Os abetos não parecem menos bem-sucedidos com urzes e urzes.
Como as árvores coníferas apresentam diferentes formas e tonalidades, permitem desenhar um recanto paisagístico rochoso que permanecerá decorativo durante todo o ano. O abeto é fácil de aparar. Portanto, pode receber um formato original e ser utilizado para o cultivo de sebes de 1,5 a 3 metros.
No projeto paisagístico, o abeto pode ser usado em qualquer forma - como cultura única e como plantações em grupo. As plantas com arbustos floridos e culturas herbáceas não parecem menos bem-sucedidas. Uma árvore plantada como tênia fica especialmente bem no contexto de um gramado esmeralda.
Culturas de tamanho médio cultivadas como planta dominante podem ser colocadas perto da casa. Isso permite criar um contrapeso visual à estrutura do edifício. No inverno, o abeto pode ser enfeitado, o que ajudará a criar o clima das festas de fim de ano.
As propriedades curativas do abeto não são menos procuradas. Ao mesmo tempo, a posição de liderança em termos de conteúdo de componentes valiosos é ocupada pelo abeto comum. As propriedades medicinais são características das agulhas, galhos jovens e cones da planta. Eles contêm muitos óleos essenciais, taninos, resinas e vitaminas. Além disso, os elementos vegetais contêm uma grande quantidade de fitoncidas e microelementos.
Decocções e infusões de abeto são usadas para tratar várias inflamações dos órgãos respiratórios e do trato urinário. Também podem ser usados no combate à sinusite e outras patologias da nasofaringe. Banhos de botões e ramos de abeto são usados para patologias dermatológicas, artrose e artrite. Eles também são úteis para o desenvolvimento da gota.
Uma bebida feita com botões de abeto frescos pode ser usada como chá vitamínico.É importante levar em consideração que este remédio é contraindicado para úlceras gástricas. Para fazer a infusão mais simples, é necessário picar 40 gramas de agulhas de pinheiro, adicionar 250 mililitros de água fervente e cozinhar por 20 minutos. Depois disso, o produto precisa ser infundido. O produto acabado deve ser bebido ao longo do dia. Ajudará a repor as reservas de vitamina C no corpo.
As agulhas de abeto contêm muito fósforo, potássio, ferro e vitaminas. Contém uma grande quantidade de ácido ascórbico e caroteno. Graças a isso, a composição é ideal para a produção de agentes preventivos de doenças periodontais. A substância também é utilizada na produção de extratos de pinho para banhos.
O óleo essencial de abeto é usado para fazer cânfora. Esta substância é de grande benefício para patologias cardíacas. As inalações com óleo essencial de agulha de pinheiro ajudam a lidar com lesões catarrais nos brônquios e na garganta.
O abeto é considerado uma planta muito útil do ponto de vista ambiental. As agulhas desempenham funções de filtragem nas trocas gasosas do ar. Partículas de poeira e microorganismos nocivos se depositam em seu revestimento ceroso. Isso ajuda a limpar o ar.
Além disso, as substâncias sintetizadas pelas coníferas têm um efeito benéfico no funcionamento do corpo, melhoram as funções respiratórias e normalizam a circulação sanguínea. Além disso, eles têm um bom efeito no estado mental de uma pessoa.
Os fitoncidas, produzidos pelas agulhas da planta, purificam o ar mesmo nos locais mais poluídos. Ao mesmo tempo, o próprio abeto normalmente percebe essas condições de crescimento.
Os abetos decorativos são considerados plantas bastante comuns e procuradas, frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos. É importante escolher a cultura certa e cuidar dela com qualidade.Ao compor composições de jardins, você deve se concentrar nas recomendações de especialistas na área. Só neste caso será possível obter um conjunto harmonioso.