Descrição do abeto Echiniformis, seu plantio e cuidados, métodos de propagação de árvores

O abeto canadense Echiniformis é considerado uma das coníferas de menor crescimento. Além disso, esta variedade surgiu há muito tempo. A data exata de sua origem é desconhecida, mas foi estabelecido com certeza que a planta existia na França antes de 1855. Esta cultura tem propriedades decorativas pronunciadas e é frequentemente usada em projetos paisagísticos. A vantagem indiscutível da cultura é a facilidade de atendimento.


Descrição da árvore

Acredita-se que o abeto canadense Echiniformis tenha se originado em meados do século XIX na França. Acredita-se que a cultura mãe seja a “vassoura de bruxa”. Uma planta jovem desenvolve-se em forma de hemisfério e, quando enxertada em tronco baixo, apresenta formato esférico. Depois de algum tempo, a copa do abeto canadense se espalha em diferentes direções, adquirindo formato de almofada. Para evitar que isso aconteça, a planta deve ser podada na hora certa.

Até os 10 anos de idade, o Echiniformis aumenta de 2 a 4 centímetros a cada temporada. Com isso, atinge 40 centímetros de altura e 60 centímetros de largura. Aos 30 anos, o tamanho da árvore chega a 60 centímetros. Neste caso, a largura da coroa é de 1 metro. Com cuidado, o abeto dessa variedade pode viver em ambientes urbanos por 50 anos.

Spruce Echinoformis é caracterizado por brotos curtos e finos dispostos radialmente. Isto significa que a própria cultura pode manter uma forma esférica. O abeto canadense é caracterizado por uma copa bastante densa. As agulhas têm de 5 a 7 milímetros de comprimento e são de cor verde com tonalidade acinzentada ou azul. O sistema radicular é bem desenvolvido, mas não cresce em profundidade, mas em largura.

Especialista:
Uma característica distintiva do abeto Echiniformis é a ocorrência frequente de reversão ou mutação reversa. Isso significa que entre brotos curtos com agulhas pequenas aparecem galhos comuns. Eles precisam ser removidos o mais cedo possível para preservar as características varietais.

Aplicação em design

Spruce Echiniformis é uma planta muito atraente, muito usada em projetos paisagísticos. Pode ser utilizado em plantios em grupo e individuais. A cultura também é usada para criar jardins rochosos e escorregadores alpinos.É usado para criar paisagens e jardins ornamentais de estilo oriental.

As plantas ficam muito bonitas em pequenas áreas e em grupos com outras coníferas em primeiro plano. Além disso, o abeto dessa variedade pode ser cultivado em recipientes e usado para decorar casas, prédios de escritórios e restaurantes.

Abeto canadense Echiniformis

Plantando abeto

Na escolha do local para o plantio, deve-se levar em consideração que o abeto Echiniformis, assim como a variedade comum, é considerado muito fotóforo. No entanto, a cultura pode suportar leve sombra parcial. A planta não impõe nenhuma exigência especial à composição do solo. Ela cresce bem em ambientes ácidos e alcalinos. Ao mesmo tempo, o abeto é o que mais prejudica o solo arenoso.

Devido à localização superficial das raízes, o abeto também pode ser cultivado em áreas com alto nível de água subterrânea. Mas neste caso é imprescindível organizar uma camada de drenagem.

Preparação de mudas

Na maioria das vezes, as mudas de abeto dessa variedade são vendidas em recipientes. É importante considerar que tais plantas podem ser plantadas desde o início da primavera até o final do outono. Nesse caso, as mudas desenterradas precisam ser transportadas para campo aberto de abril a maio ou de meados de agosto a outubro.

Você não deve comprar plantas com sistema radicular aberto. Os viveiros costumam oferecer a escavação de mudas de abeto azul. Nesse caso, o torrão de terra precisa ser umedecido e embrulhado em estopa. Depois disso, ele precisa ser pousado o mais rápido possível. Imediatamente antes do plantio, a bola de terra precisa ser regada. Isso ajudará a simplificar o processo de transbordo.

Como plantar corretamente

Para garantir o plantio bem-sucedido do abeto canadense Echiniformis, é recomendado fazer o seguinte:

  1. Prepare uma cova para plantar. O buraco deve ter aproximadamente o dobro do tamanho do sistema radicular da muda.
  2. Se necessário, coloque uma camada de brita ou argila expandida no fundo da reentrância. Depois disso, o buraco precisa ser preenchido até a metade com uma mistura de solo fértil e de jardim.
  3. Retire com cuidado a muda do recipiente, tomando cuidado para não danificar seu sistema radicular.
  4. Coloque no centro da depressão e cubra com terra. É importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo. Não é recomendado aprofundá-lo.
  5. Regue bem a planta e cubra o tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Você pode usar turfa ou casca de árvore para isso.
  6. No primeiro inverno, cubra a planta com qualquer material adequado. Para isso, pode-se usar agrofibra ou fazer uma cobertura de papelão. No início da primavera, a colheita precisa ser protegida do sol forte.

Foto de abeto canadense Echiniformis

Cuidado

Para que o abeto Echiniformis cresça e se desenvolva normalmente, ele precisa de cuidados completos e de alta qualidade.

Regras de rega

Imediatamente após o plantio, a planta necessita de regas frequentes. É importante garantir que o solo não seque. Também não é recomendado permitir que as plantações fiquem encharcadas e haja estagnação constante de umidade na área radicular. Depois disso, a rega deve ser interrompida. No verão, recomenda-se umedecer a lavoura todas as semanas.

Os parâmetros de umidade do ar não são de pouca importância para esta planta. Com rega automática, podem ser ligados todos os dias pela manhã. A duração do procedimento não deve exceder vários minutos. Esta será uma excelente alternativa à irrigação sistemática da copa. Se a rega automática não estiver disponível, a coroa deve ser pulverizada com uma mangueira. Em climas quentes, o procedimento é realizado diariamente.

Afrouxamento

É muito difícil soltar o abeto Echiniformis enraizado, pois os rebentos inferiores estão no solo. O procedimento só pode ser realizado sob árvore enxertada.No entanto, isso deve ser feito com cuidado e em profundidade rasa. O procedimento é realizado apenas nos primeiros 2 anos após o plantio. Posteriormente, em vez de afrouxar, é realizada a cobertura morta.

Abeto canadense Echiniformis no jardim

Algoritmo de corte

Ao usar o abeto para criar uma sebe, é permitido realizar podas radicais. Além disso, de vez em quando, devem ser realizadas podas sanitárias para remover galhos doentes e secos. Este procedimento deve ser realizado no final da primavera ou início do verão - após o término do fluxo de seiva ativo.

Limpeza da coroa

O abeto canadense Echiniformis se distingue por uma copa bastante densa, que possui entrenós muito curtos, já que o crescimento anual não ultrapassa alguns centímetros. Sem luz, as agulhas e os rebentos velhos secam rapidamente. Além disso, os carrapatos podem crescer ali.

Antes de limpar a copa de um abeto, é necessário proteger os olhos, as mãos e os órgãos respiratórios. As agulhas provocam irritação na pele e partículas de casca seca que entram em contato com as mucosas podem causar inchaço.

Especialista:
Para limpar a planta, é necessário mover cuidadosamente os galhos em diferentes direções e retirar com as mãos as agulhas secas e os brotos quebrados. Depois disso, você precisa coletar as agulhas caídas para que nada fique debaixo da árvore.

Ao final, recomenda-se tratar a copa e o solo sob ela com fungicida. É melhor usar um produto à base de cobre para isso. As áreas lesionadas devem ser tratadas Mistura bordalesa.

Preparando-se para o tempo frio

As plantas adultas são resistentes à geada, mas as mudas jovens precisam de proteção. Eles precisam ser cobertos para protegê-los das geadas tardias. Os ramos de abeto são utilizados como material de cobertura.

Cuidados com o abeto canadense Echiniformis

Você também pode cobrir o círculo do tronco da árvore com turfa ou serragem. Esta opção pode ser utilizada nos primeiros anos após o plantio. A espessura da camada de cobertura morta é de 6 a 8 centímetros.

proteção solar

O abeto Echiniformis sofre menos queimaduras no início da primavera do que outros abetos canadenses. No entanto, às vezes a árvore fica danificada. Isso acontece no início da safra porque a raiz não consegue fornecer umidade ao topo da árvore e os raios solares provocam a evaporação da água dos galhos e agulhas. Para evitar problemas, nas tardes ensolaradas deve-se cobrir o abeto com estopa ou tecido não tecido.

Métodos de reprodução

As plantas coníferas podem ser propagadas de diferentes maneiras - por sementes, estacas, enxertos. As sementes não ajudam a preservar as características varietais e a enxertia geralmente é usada apenas em viveiros comerciais para criar novas formas. É por isso que os jardineiros preferem mudas.

Para o enraizamento vale a pena preparar uma pequena estufa com uma mistura de areia e turfa. Então você precisa fazer o seguinte:

  1. No início do verão, corte a estaca com o calcanhar - um fragmento de madeira. Para abetos desta variedade, um comprimento de 2 a 3 centímetros é suficiente.
  2. Trate o corte com Kornevin.
  3. Enterre as mudas na mistura de solo e cubra a estufa com filme ou tampa.
  4. Pulverize constantemente a planta. Isso ajudará a manter o mesmo nível de umidade.

As estacas enraizadas podem ser plantadas no próximo ano. A planta é plantada em parcela permanente na fase de aparecimento dos rebentos laterais.

Abeto canadense Echiniformis

Controle de doenças e pragas

O abeto desta variedade tem forte imunidade, mas às vezes sofre de patologias. Os problemas mais comuns incluem o seguinte:

  1. Patologias fúngicas - afetam culturas enfraquecidas. Eles podem se desenvolver sob a neve durante o degelo ou na estrutura de uma coroa espessada. Recomenda-se tratar a planta com preparações de cobre. Para fazer isso, é necessário realizar pulverizações sistemáticas na primavera e no outono.
  2. Podridão da raiz - desenvolve-se quando a umidade estagna. Os sinais de patologia incluem comprometimento do desenvolvimento do abeto no meio do verão e amolecimento das raízes. A planta doente precisa ser desenterrada e as raízes tratadas. Neste caso, os fragmentos infectados devem ser removidos. Depois disso, o abeto precisa ser plantado em uma nova área, e o local anterior deve ser tratado com fungicida.
  3. Ferrugem - afeta as coníferas que crescem perto das plantações de pomóideas. Um sinal característico da doença são crescimentos de até 5 milímetros de tamanho. Eles são de cor laranja brilhante e aparecem nos brotos no início do verão. Aos primeiros sinais de patologia, os ramos precisam ser retirados e queimados. Neste caso, recomenda-se tratar o abeto com calda bordalesa ou outros meios - “Ditan”, “Tseneb”.

Entre as pragas que representam maior perigo para os abetos estão as seguintes:

  1. Ácaro-aranha - neste caso, as agulhas clareiam e perdem o brilho. Posteriormente, aparecem manchas amarelas nas agulhas. Para controle, devem ser utilizados acaricidas - “Aktellik”, “Sunmite”.
  2. Escama falsa de abeto - provoca escurecimento das agulhas e ressecamento dos brotos. As larvas deixam marcas brilhantes na planta. Pulverizar com inseticidas ajudará a controlar a praga. Deve ser realizado no início da primavera. Se a colheita estiver gravemente danificada, o procedimento é repetido no final do verão.

Spruce Echiniformis é uma bela planta muito usada para decorar chalés de verão. Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim