Descrição do abeto canadense, plantio de árvore ornamental e cuidados, sua aparência

O abeto canadense é frequentemente conhecido pelos jardineiros como cinza ou branco. Isto se deve às características externas da cultura. A parte inferior das agulhas é de cor branco-azulada. A variedade mais comum de canadense abeto é considerado Konika. Ao mesmo tempo, muitas outras variedades podem ser cultivadas no clima russo. Para obter uma planta forte e saudável, ela precisa receber cuidados de qualidade.


Descrição

O abeto azul canadense é uma planta bastante grande que em condições naturais pode crescer até 20-30 metros.No entanto, essas árvores altas não são usadas para decorar becos de parques ou fazendas particulares. Nesses casos, são utilizadas plantas anãs, que atingem comprimento de 1 a 1,5 metros. Às vezes eles crescem até 4 metros.

A árvore tem uma copa densa em forma de cone. Os seus ramos são recobertos por agulhas finas e macias, que se distinguem pela disposição frequente e formato ligeiramente curvo. Nas árvores jovens, os brotos são direcionados para cima, enquanto nos adultos são direcionados para baixo. Uma característica da planta é a sua cor azul esverdeada. Se você esfregar as agulhas, poderá sentir um odor bastante pungente, semelhante ao aroma de groselha preta.

O abeto também se distingue por sua raiz principal, de expressão fraca. Seu sistema radicular está localizado bem próximo à superfície do solo. A árvore cresce de 3 a 4 centímetros por ano. Seu crescimento continua por 10 a 15 anos. Nos anos seguintes, o desenvolvimento cultural desacelera. Os cones têm formato ovóide. Atingem 3-6 centímetros de comprimento. As sementes têm 2 a 3 milímetros de comprimento e cor marrom claro. Os cones amadurecem no início do outono.

Variedades

O abeto canadense é caracterizado por algumas variedades, cada uma com certas características:

  1. Margarida Branca. O formato da planta lembra Konica. É caracterizada por agulhas macias de cor verde brilhante. Ao mesmo tempo, o abeto torna-se especialmente decorativo quando aparecem novos brotos. Isso ocorre no final de maio ou início de junho. No início são de cor branco-amarelada, depois tornam-se verdes. Na primavera, quando aparece o primeiro crescimento, as agulhas queimam. O crescimento do segundo verão é geralmente de cor verde. A cultura é caracterizada por um crescimento lento. Aos 10 anos, ela cresce até 80 centímetros.
  2. Globo de Alberta. Esta variedade é uma planta conífera perene de formato esférico. É considerada uma mutação da Konica. A árvore é caracterizada por um crescimento lento. Uma planta adulta atinge 1 metro de altura e tem o mesmo diâmetro. A cultura se distingue por agulhas densas. No início apresenta uma cor amarelo-esverdeada, depois torna-se verde brilhante.
  3. Sanders Azul. É uma cultura ornamental que possui copa cônica. As agulhas são caracterizadas por uma cor azul brilhante. A planta é considerada uma verdadeira anã. Aos 10 anos, atinge no máximo 70 centímetros. A cultura se distingue pelas agulhas finas e curtas, que conferem ao abeto uma cor azul prateada.
  4. Equinoformis. Esta variedade anã surgiu em meados do século passado na França. Distingue-se por uma coroa esférica e desenvolvimento lento. O crescimento geralmente não ultrapassa 2 centímetros por ano. Neste caso, as plantas são cobertas por pequenas agulhas azul-esverdeadas e rebentos curtos. A forma esférica é formada por ramos que se projetam em diferentes direções.
  5. Fim do arco-íris. Esta planta tem formato cônico e crescimento lento. Aos 10 anos, a planta atinge no máximo 1 metro. Durante o ano a árvore produz 2 incrementos. Na primavera, as agulhas são verdes e no verão são amarelas brilhantes. Esta variedade é caracterizada por agulhas curtas e macias.
  6. Planeta azul. Esta variedade é considerada pouco conhecida. No entanto, é caracterizado por propriedades decorativas pronunciadas. A cultura é pequena em tamanho e em forma de arbusto. Na idade adulta atinge 50-60 centímetros. Neste caso, o diâmetro da coroa é de 80 a 100 centímetros. As agulhas da planta são pequenas e de cor verde-azulada.

Chapéu Zucker. Esta é uma variedade ornamental de abeto canadense cinza. A planta possui uma copa densa de cor verde brilhante.A cultura é caracterizada por um desenvolvimento lento. Em 1 ano a planta cresce cerca de 5 centímetros. Uma árvore adulta atinge 1,5 metros de altura. O diâmetro da coroa é de 80 centímetrosFoto de abeto canadense

Pousar

Recomenda-se plantar abetos canadenses em solos ácidos e levemente ácidos. A planta tolera bem solo arenoso. Nesse caso, é importante que a planta encontre uma área caracterizada por lençóis freáticos profundos. A cova para plantio deve ser cavada com antecedência. Deve ter no mínimo 60 centímetros de diâmetro e 70 centímetros de profundidade.Não é pouca importância a presença de uma drenagem de 20 centímetros.

Antes do plantio, a muda da cultura deve ser embebida na solução Kornevin para que se desenvolva melhor. Isso deve ser feito por 6 horas. Para plantar uma planta, é necessário usar um substrato especial. Deve ser feito de grama e húmus. Também é necessário adicionar 150 gramas de nitroammophoska à composição. Para melhorar a estrutura do solo, é necessário adicionar turfa alta à composição. Algumas semanas antes do plantio, o buraco precisa ser preenchido 2/3 com substrato, preenchido e deixado como está.

Mudas importadas devem ser adquiridas de fornecedores confiáveis. Neste caso, deve-se prestar atenção às raízes das plantas. É importante que o abeto seja vendido em serapilheira preenchida com substrato úmido.

É necessário plantar abetos na região sul de outubro até o final de fevereiro. No Norte isto deverá ser feito em Agosto. Mudas vendidas em vasilhames enraízam-se bem. Porém, é melhor não plantar a planta em climas quentes. Recomenda-se escolher um local com sombra para a cultura e regá-la antes do início das geadas.

Abeto canadense

Regras de cuidado

Cultivar abetos canadenses é fácil. Porém, para preservar as propriedades decorativas da planta, ela precisa receber cuidados de qualidade.Nos primeiros 3-4 anos após o plantio, é necessário preparar adequadamente as plantas para o inverno. Isso ajudará a proteger contra queimaduras solares.

Especialista:
Para obter os resultados desejados, deve ser instalada uma moldura de madeira no lado sul da árvore. Deve ser coberto com estopa, material não tecido ou malha agrícola. Você também pode amarrar a planta com ramos de abeto. É importante levar em consideração que os materiais de cobertura não devem entrar em contato com agulhas de pinheiro.

Além disso, ao cultivar o abeto canadense, os seguintes recursos devem ser levados em consideração:

  1. Escolha o solo certo. Uma planta desta variedade precisa de solo argiloso que contenha muito húmus. Solo pobre e seco precisa de enriquecimento. A argila é adicionada ao solo seco. Em caso de umidade excessiva, são utilizados materiais drenantes. Se o solo for alcalino, é necessário aplicar fertilizantes acidificantes.
  2. Fornece iluminação adequada. Somente neste caso o abeto canadense parecerá o mais decorativo possível. É importante levar em consideração que o sol forte da primavera e do inverno provoca queimaduras. A proteção no inverno ajuda a evitar isso.
  3. Regue a planta corretamente. Spruce tem um sistema radicular raso que requer rega sistemática, mas moderada. No outono, é necessário realizar uma irrigação com recarga total de umidade. O abeto canadense responde bem ao banho de água. No verão, isso deve ser feito uma vez por semana. Para evitar que o solo seque, ele precisa ser coberto com uma camada de cobertura morta de 7 a 10 centímetros de espessura.
  4. Aplique fertilizantes. O uso de fertilizantes depende do grau de fertilidade do solo. Solo bem cultivado e com alto teor de húmus não requer fertilização. Ao plantar uma planta em solo fértil, basta adicionar um balde de composto maduro.Na primavera, recomenda-se que as culturas que sofreram queimaduras solares sejam alimentadas com preparações especiais para coníferas. Para restaurar rapidamente a coroa, recomenda-se realizar pulverizações complexas com Epin e Ferrovit.

Reprodução

Recomenda-se a propagação do abeto canadense por meio de estacas. O material para plantio deve ser colhido no final de março ou início de abril. Isso deve ser feito em tempo nublado. Bons resultados podem ser alcançados com a colheita das mudas na primeira quinzena de junho. É importante que o galho tenha de 7 a 10 centímetros de comprimento e tenha talão.

Abeto canadense no jardim

Após o corte, as estacas devem ser colocadas em solução do estimulador de formação de raízes “Heteroauxin”. Neste caso, apenas o calcanhar e 1 centímetro da parte inferior da estaca devem ficar no líquido.

As estacas preparadas devem ser plantadas em vasos individuais, aprofundando-as em um ângulo de 30 graus por 2 a 3 centímetros. O solo deve ser leve e bem drenado. Os potes devem ser cobertos com uma jarra de vidro.

A cultura leva de 6 a 12 meses para criar raízes. Nesse momento é necessário cuidar adequadamente do material de plantio. Para isso, deve-se ventilar os abrigos uma vez ao dia e regar o solo na hora certa. O melhor é colocar água nas bandejas. Duas vezes por mês, para umedecer as mudas, vale a pena usar uma solução de “Kornevin” ou “Heteroauxin”.

Para que as mudas cresçam um pouco, elas precisam ser plantadas em uma escola. Após 1-2 anos, recomenda-se plantar as plantas em área permanente.

Paisagem de abetos canadenses

Doenças e pragas

As principais doenças que o abeto canadense sofre incluem o seguinte:

  1. Schutte – Esta doença também é chamada de mofo marrom da neve. Aparece na primavera, depois que a neve derrete e os galhos ficam expostos.Os agentes causadores da doença desenvolvem-se ativamente em galhos cobertos de neve. É possível livrar-se da patologia com a ajuda de “Escorço” ou “Homa”.
  2. Ferrugem – também chamada de ferrugem do abeto. O agente causador da patologia é um fungo patogênico, que pode ser facilmente identificado por pequenos inchaços alaranjados na casca. Com o tempo, as culturas infectadas ficam amarelas e perdem as agulhas. Como resultado, a planta não parece muito atraente. Para lidar com a patologia, você precisa cortar prontamente os fragmentos danificados e queimá-los com agulhas de pinheiro caídas. As plantas infectadas devem ser tratadas com Hom ou Racurs.
  3. Traqueomicose - manifesta-se na forma de formação de uma camada avermelhada nas agulhas. Rapidamente fica marrom e esfarela. A patologia não pode ser curada. Isso se deve ao fato de os fungos patogênicos afetarem todo o sistema radicular. Ao mesmo tempo, é importante desenterrar e queimar a colheita afetada a tempo para que a doença não seja transmitida a outras coníferas. Fundazol é usado para desinfetar o solo.

Ao mesmo tempo, o abeto canadense não só sofre de doenças, mas também está sujeito a ataques de pragas. Os parasitas comuns que causam danos às colheitas incluem os seguintes:

  1. Escama falsa do abeto - quando uma árvore é danificada por essas pragas, uma camada pegajosa permanece na casca e nas agulhas, o que provoca a queda das agulhas marrons e a deformação dos brotos. Os remédios sistêmicos ajudam a proteger as plantas desse parasita - em particular, Confidor e Aktara. A segunda preparação precisa ser pulverizada não apenas no abeto, mas também no solo ao seu redor.
  2. Ácaro-aranha - se uma planta for danificada por esses parasitas, pequenas manchas amarelas se formam nas agulhas, que envolvem os galhos afetados em teias de aranha e fazem com que as agulhas caiam.Durante a temporada, os carrapatos produzem até 5 gerações de descendentes. Portanto, as plantas devem ser pulverizadas pelo menos 5 vezes. É melhor fazer isso no final do verão. Para isso, é permitido o uso de produtos como “Antikilesch”, “Aktellik”, “Fitoverm”.
  3. Mosca-serra - esses parasitas infectam árvores com larvas e comem agulhas. Nesse caso, as agulhas ficam marrons e caem. “Pinocid” lida de forma mais eficaz com os parasitas. Pode ser usado para pulverizar a copa e regar troncos de árvores.

Aplicativo

Você pode plantar uma árvore em sua propriedade com a finalidade de decorá-la. Essa cultura é frequentemente usada em projetos paisagísticos.

Abeto canadense

Papel no projeto paisagístico

O abeto canadense possui excelentes propriedades decorativas. As árvores jovens combinam bem com outras culturas e são usadas para decorar becos, jardins de pedras e canteiros de flores. Plantas de baixo crescimento ficam bem em terraços. Eles ficam melhores quando combinados com flores.

Fatos interessantes

O abeto canadense é considerado uma planta muito interessante:

  1. Em condições naturais, a árvore cresce até 20-30 metros de altura.
  2. Todos os tipos de abetos são considerados de vida longa. Eles podem durar até 500 anos.
  3. Os cones aparecem nas árvores uma vez a cada 10 anos. Eles têm uma bela forma alongada.
  4. As agulhas são pequenas, mas bastante espinhosas.
  5. Quando superaquecidas, as agulhas mudam de cor.

O abeto canadense é uma bela cultura ornamental que pode decorar qualquer área. Para cultivar uma árvore com sucesso, ela precisa receber cuidados adequados.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim