A variedade de abetos Push é considerada uma das variedades mais populares de plantas anãs decorativas. Ela foi trazida por um funcionário da Universidade de Berlim, Pusch Werder. Isso aconteceu em 1975. A cultura foi resultado de uma mutação do abeto Acrocona. A planta resultante ficou conhecida como “vassoura de bruxa”. Hoje esta variedade ganhou grande popularidade. Devido às suas excelentes propriedades decorativas, é frequentemente utilizado em projetos paisagísticos.
Informações sobre variedades
De acordo com a descrição, Push spruce é uma variedade anã perene. Normalmente a árvore não tem um rebento principal.É caracterizada por muitos ramos curtos pendentes e localizados de forma caótica, formando uma coroa solta e assimétrica. Aos 8-9 anos torna-se mais denso e assume uma forma hemisférica.
Os ramos são frequentemente cobertos por agulhas espinhosas frequentes, medindo 1-2 centímetros. É caracterizado por uma forma tetraédrica. As agulhas velhas são verdes escuras, as jovens são claras. A troca das agulhas ocorre em intervalos de 6 a 10 anos.
A cultura se distingue por grandes botões resinosos, de formato ovóide e de cor marrom-alaranjada. Eles se formam nas pontas dos brotos. Com a chegada da primavera, surge um novo crescimento desses botões. A partir dos 6 anos, o abeto desta variedade começa a florescer.
Cones únicos são considerados uma característica distintiva da cultura. Eles afetam as propriedades decorativas da planta. Durante o período de floração, os cones adquirem uma cor muito invulgar - carmesim, rosa, vermelho. À medida que os frutos amadurecem, tornam-se roxos e no meio do verão ficam marrons. Os cones parecem especialmente atraentes contra o fundo de ricas agulhas verdes. Durante a floração, a árvore parece espetacular e atraente.
Área
O abeto incomum com cones rosa ou carmesim é uma cultura relativamente jovem que já recebeu o reconhecimento dos jardineiros. A planta é caracterizada pela alta resistência às geadas. Pode suportar temperaturas de até -42 graus.Isso torna possível o cultivo no clima rigoroso da Rússia e de outros países localizados nas regiões do norte.
As fronteiras meridionais da área de distribuição dos abetos são determinadas por um clima temperado. É importante ressaltar que a cultura dificilmente suporta os efeitos do calor e do aumento do ar seco.
O cultivo de uma safra exige o cumprimento de uma série de regras. Somente aos 20 anos a planta adquire as propriedades decorativas desejadas. Portanto, os produtores não estão muito dispostos a plantar o abeto Pusch. As plantas maduras são muito caras. Normalmente as mudas à venda têm de 5 a 6 anos, que já são vendidas com cones. Os tipos padrão de cultura parecem muito impressionantes.
Pousar
Para que um abeto com cones incomuns tenha uma aparência atraente, é importante seguir rigorosamente as regras agrotécnicas para o seu cultivo. O cumprimento das recomendações de plantio é de particular importância.
Esta conífera precisa de solo ácido. Não resiste à influência de solos salgados. Também é permitido plantar a planta em solo com reação neutra ou levemente ácida. Para plantar a cultura, deve-se usar uma área bem iluminada e com umidade total. É importante levar em consideração que o excesso ou estagnação de umidade pode levar à morte do abeto. Se houver tais ameaças, vale a pena colocar pelo menos 20 centímetros de drenagem no fundo da cova de plantio.
Spruce Push não exige muito da composição nutricional do solo. A planta é mais adequada para solos arenosos ou argilosos. Antes de plantar, é importante preparar o local. Para isso, é recomendável adicionar matéria orgânica ao solo.Composto, turfa ou estrume podre são adequados para isso. Essas substâncias devem ser misturadas ao solo.
Ao mesmo tempo, não se deve usar fertilizantes minerais, pois é a matéria orgânica que confere ao solo a frouxidão necessária. As preparações minerais são mais adequadas para as plantas durante a estação de crescimento subsequente.
Como cuidar de uma árvore
Assim como o abeto comum, a variedade Push é sensível ao tempo seco e tem dificuldade em resistir a quedas prolongadas de temperatura. Portanto, após o plantio, vale a pena cobrir bem a planta com qualquer substância adequada.
Em climas quentes, a árvore requer regas frequentes. Recomenda-se fazer isso a cada 2-3 dias. Nesse caso, vale utilizar cerca de 10 litros de água por planta.
Ao cultivar o abeto Push, é necessária poda formativa e sanitária de vez em quando. Recomenda-se formar a copa na primavera. Isso ajudará a dar à planta o efeito decorativo necessário. A poda sanitária deve ser realizada em qualquer época do ano. Neste caso, recomenda-se limpar a planta de galhos e cones mortos.
Não há necessidade de isolar a árvore durante o inverno, pois a cultura hiberna bem com ou sem neve. A cultura é caracterizada por forte imunidade e alto grau de resistência à geada. Ao mesmo tempo, no outono a árvore requer rega profunda.
Ao cultivar uma cultura, é importante levar em consideração que ela não resiste bem à compactação do solo. Portanto, é imperativo afrouxar sistematicamente o solo e remover ervas daninhas.
Como outras variedades decorativas, o abeto Push não é cultivado por sementes. Neste caso, não é possível manter o formato anão e a rica tonalidade dos botões. Para realizar estacas, vale a pena utilizar equipamentos especiais ou um complexo processo de enraizamento.Jardineiros qualificados propagam plantas por enxerto.
A utilização deste método ajuda a preservar todas as características da variedade. O procedimento deve ser realizado no início da primavera ou verão. Durante este período, os parâmetros de temperatura e umidade são considerados os mais adequados. Para se vacinar você deve fazer o seguinte:
- Selecione e prepare o porta-enxerto. Para isso, é permitida a utilização de abetos comuns com 4 a 6 anos. Sua altura pode ser de 40 a 50 centímetros. Neste caso, o diâmetro do tronco do topo deve ser de 8 milímetros. Você mesmo pode cultivar a planta.
- Prepare o descendente. Para a enxertia na primavera, recomenda-se preparar as estacas antes do derretimento da neve e no verão - antes da enxertia. Da camada superior do abeto, próximo aos brotos laterais, é necessário cortar os brotos do ano passado medindo 7 a 10 centímetros de tamanho.
- Prepare ferramentas. Para fazer isso, você precisará de uma faca afiada e de um enrolamento. Também vale a pena usar um líquido que contenha álcool.
Para ser vacinado você precisa fazer o seguinte:
- Limpe o tronco do porta-enxerto de agulhas e galhos.
- Limpe os cortes das agulhas. Nesse caso, devem ser deixados apenas por cima - ao redor dos rins.
- Faça um corte no rebento. Neste caso, é necessário cortar a casca por baixo e fazer uma língua. Vale a pena colocar o rebento embaixo dele.
- Prenda o rebento ao porta-enxerto e prenda-o firmemente com fita adesiva. Recomenda-se cobrir as áreas descobertas com verniz de jardim.
Também é permitido usar outro método, que difere no corte. Nesse caso, vale a pena fazer um corte em forma de cunha na copa e, do outro lado, retirar a casca até o câmbio. No porta-enxerto o ângulo de corte deve ser mais acentuado. Nesse caso, a língua fica mais longa. É colocado com uma cunha no corte do porta-enxerto e fixado.
Em grandes abetos, é permitido fazer várias vacinações ao mesmo tempo. Isso aumenta a probabilidade de sua sobrevivência.A árvore enxertada precisa criar condições ótimas para que a influência do vento, temperaturas elevadas e outros fatores negativos não interfiram na adaptação das mudas. Para acelerar a sobrevivência, recomenda-se alta umidade do ar e temperatura de +10-22 graus.
As estacas que não sobrevivem deixam cair as agulhas. Quando o broto começar a crescer, recomenda-se desenrolar o enrolamento e enrolá-lo mais solto. É completamente removido em um mês. Não há necessidade de isolar uma árvore enxertada para o inverno. É o suficiente para protegê-lo de grandes quantidades de neve.
Os ramos do porta-enxerto devem ser retirados gradativamente. Eles formam os produtos da fotossíntese necessários para o desenvolvimento do rebento. A primeira poda deve ser feita na próxima primavera. Neste caso, recomenda-se remover completamente o verticilo superior e encurtar os verticilos laterais superiores. A parte inferior deve permanecer inalterada.
Aos 3-4 anos vale a pena aparar as pontas da coroa do rebento. Um ano depois, apenas parte dos galhos é cortada em anel para que não apareçam grandes feridas no tronco. Depois disso, você precisa se livrar dos restantes. Se você retirar gradativamente a copa do porta-enxerto, as estacas enxertadas não sofrem e não ficam para trás no crescimento.
Controle de pragas
A variedade Push é uma mutação do abeto comum, mas também pode ser cultivada em tronco. Esta cultura é caracterizada pela imunidade natural a muitos parasitas. No entanto, a violação das regras de cuidado das plantas leva ao desenvolvimento de infecções fúngicas.
As patologias mais comuns que esta cultura sofre incluem as seguintes:
- Schutte - neste caso, aparecem nas agulhas listras longitudinais de tonalidade marrom-acastanhada. Depois de algum tempo, as agulhas ficam marrons. Para eliminar os sinais de patologia, os ramos afetados devem ser removidos e queimados.Depois disso, o abeto deve ser tratado com preparações que contenham cobre. Para este efeito, é permitida a utilização de “Hom”, “Abiga-pik”, mistura bordalesa.
- Ferrugem - na fase inicial do desenvolvimento da doença, as agulhas ficam cobertas de manchas alaranjadas nas quais os esporos amadurecem. Quando abertos, os fungos infectam toda a planta. Isso leva ao amarelecimento e queda das agulhas. Neste caso, não será mais possível salvar a árvore. Para evitar a propagação de uma patologia perigosa, ao primeiro sinal de sua ocorrência, recomenda-se retirar e queimar os ramos afetados. Depois disso, a árvore deve ser pulverizada com preparações à base de cobre. Após 2 semanas, o tratamento deve ser repetido.
- Fusarium - a fonte da infecção são as árvores frutíferas doentes. À medida que a patologia evolui, as agulhas ficam amarelas, secam e caem. Para enfrentar a doença, vale a pena retirar as áreas afetadas. Também é recomendado tratar a copa e o solo sob a árvore com fungicidas. Neste caso, é necessário usar “Topsin-N” e “Fundazol”.
Quanto aos parasitas, o abeto Push é mais suscetível a ataques de pulgões, que são transmitidos por formigas. Essa praga absorve o suco das agulhas e leva ao enfraquecimento da cultura. Para lidar com os pulgões, em primeiro lugar, é necessário destruir os formigueiros no local. Neste caso, é necessário borrifar com água de alho ou usar outros remédios populares. Se estes métodos não surtirem efeito, vale a pena usar inseticidas - “Aktaru”, “Aktellik”, “Iskra”.
Hermes é considerada outra praga perigosa. Este parasita provoca deformação das agulhas e aparecimento de caroços brancos e pegajosos no dorso das agulhas. Além disso, galhas vermelhas se formam nos abetos, que aumentam rapidamente de tamanho. Um aglomerado de fêmeas de Hermes é observado próximo aos botões.Nesse caso, as agulhas ficam cobertas por larvas marrons ou amareladas. A planta só pode ser salva com inseticidas sistêmicos. Neste caso, a pulverização convencional não dará resultados.
Aplicação em paisagismo
A variedade de abetos Pusch parece muito original. É por isso que é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Esta cultura fica ótima em jardins de pedras, jardins de urze e como muro de contenção. A planta também pode ser cultivada em recipiente. Graças a isto, será uma maravilhosa decoração para um terraço ou varanda.
A cultura fica ótima em um jardim rochoso. Além disso, o abeto desta variedade pode ser cultivado em um tronco. Essas formas são usadas como segundo nível, combinadas com culturas de coníferas de baixo crescimento.
Spruce Push é uma excelente planta ornamental que se adapta perfeitamente a uma variedade de composições paisagísticas. Para que uma cultura se desenvolva normalmente e mantenha sua atratividade, ela precisa receber cuidados de qualidade.