O abeto Belobok é uma cultura bastante comum que pode ser cultivada em diferentes condições. Esta planta conífera pode resistir a cuidados instáveis, solo artificial e ar poluído. Uma característica distintiva da cultura são as exuberantes agulhas azuis. Ao mesmo tempo, a coroa é caracterizada por um formato cônico. A planta é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Para que a árvore mantenha suas propriedades decorativas, é importante cuidar bem dela.
Descrição
O abeto Belobok é uma variedade polonesa de variedade anã espinhosa que foi desenvolvida no início do século XX.O autor desta colheita é o criador polaco Jan Bialobok. O nome está associado justamente ao sobrenome do cientista, e não às características de sua aparência.
Esta cultura é uma variedade anã caracterizada por um crescimento lento. Ao longo de um ano, a planta cresce apenas 10-12 centímetros. Aos 10 anos, a altura do abeto não ultrapassa 2 a 3 metros. Neste caso, a largura da coroa é de 1 metro.
Uma característica distintiva desta variedade de abeto é a tonalidade da copa. As agulhas têm uma tonalidade verde-azulada. Ao mesmo tempo, o crescimento jovem que surge na primavera distingue-se pela sua cor branco-dourada, que persiste durante 1 mês.
As agulhas de abeto atingem 3 centímetros de comprimento. Eles têm formato de lua crescente e disposição radial. A coroa tem uma posição horizontal. É espesso e exuberante e também tem formato de cone. Em tenra idade, a planta é assimétrica, mas à medida que cresce vai se nivelando. A camada inferior da cultura está localizada perto do próprio solo. No entanto, ele não fica nu com a idade.
Habitat
O abeto Belobok é uma variedade decorativa obtida artificialmente e resistente à geada. Portanto, é recomendado cultivá-lo nas regiões de Moscou, Smolensk e Astrakhan. A cultura pode suportar temperaturas de até -34 graus. Quando as pontas dos brotos congelam, é necessário podar a colheita.
Como plantar uma árvore
Para cultivar esta cultura, você precisa escolher sol ou sombra parcial. É importante garantir que as águas subterrâneas sejam suficientemente profundas.Embora a planta seja considerada tolerante à sombra, com luz suficiente a tonalidade das agulhas fica mais clara. Porém, se houver excesso de luz na primavera, a árvore precisa ser protegida.
É melhor plantar a cultura em solo argiloso ou arenoso, que é ácido. Os trabalhos de plantio devem ser realizados na primavera, na primeira metade do verão ou outono. Durante este período, o sistema radicular se desenvolve ativamente. Mas se necessário, o procedimento pode ser realizado no inverno. No caso de plantio em grupo, é necessário espaçar as plantas com no mínimo 2 metros de tamanho.
Para plantar o abeto Belobok você deve fazer o seguinte:
- Prepare uma camada de drenagem. Para isso, recomenda-se a utilização de argila expandida, carvão, tijolo triturado ou areia.
- Faça uma mistura de solo com substrato de folha, grama e turfa.
- Cave um buraco com o mesmo diâmetro do sistema radicular. Sua profundidade deve ser de 50 a 60 centímetros.
- Coloque a drenagem na parte inferior. A espessura desta camada deve ser de 20 centímetros.
- Regue o local de plantio. Para fazer isso, coloque 5 litros de água no buraco.
- Coloque a árvore no buraco de forma que o colo da raiz fique no mesmo nível do solo. Neste caso, o tronco deve ser posicionado verticalmente.
- Cubra o buraco com terra e compacte um pouco.
- Cave um depósito de água ao longo do diâmetro da raiz. Sua largura deve ser de 10 centímetros.
- Molhar a planta. Para isso, recomenda-se utilizar 40 litros de água.
- Adicione fertilizante. Para fazer isso, você precisa pegar 100 gramas de nitroammophoska e 10 gramas de “Kornevin” e misturar com 1 balde de água.
Um despejo de água é necessário para garantir que a água permaneça na camada superior do solo pelo maior tempo possível. Isso ajudará a preencher quaisquer vazios nas raízes da planta com terra.Depois de algum tempo, recomenda-se cobrir o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Isso saturará o solo com substâncias úteis e ajudará a manter uma temperatura adequada.
Características de cuidado
O abeto Belobok não é uma planta muito exigente. Mas requer cuidado oportuno e cumprimento das regras da tecnologia agrícola. O monitoramento das condições do solo é de grande importância.
O abeto vermelho azul com pontas brancas requer rega moderada. É importante evitar a estagnação da umidade no sistema radicular. Durante a seca, recomenda-se regar a árvore uma vez por semana. Neste caso, é necessário usar 1 balde de água.
Recomenda-se usar água morna para regar os abetos. Se um líquido for usado a uma temperatura inferior a +12 graus, existe o risco de danificar os microrganismos do solo. Neste caso, é melhor regar de manhã ou à noite.
O abeto Belobok requer alimentação adequada. Se houver muito fertilizante, a planta pode começar a crescer muito rapidamente. Existe também o risco de lignificação dos ramos inferiores e desenvolvimento não em altura, mas em largura. Portanto, os fertilizantes só precisam ser aplicados durante os primeiros 5 anos de crescimento. Então a alimentação deve ser interrompida.
Recomenda-se fertilizar a planta 2 vezes durante a temporada. Não é recomendado o uso de esterco e substâncias nitrogenadas. É melhor usar produtos minerais combinados - em particular superfosfato.O melhor é usar fertilizante com magnésio, pois essa substância participa da fotossíntese das agulhas e lhes confere uma cor rica.
A matéria orgânica também traz grandes benefícios para uma árvore jovem. Deve ser aplicado na forma de vermicomposto e composto. Eles saturam o solo com nutrientes e garantem sua melhor absorção pelo sistema radicular.
O afrouxamento é um ponto importante no cuidado de qualquer planta. O abeto Belobok tem um sistema radicular superficial. Ao mesmo tempo, a umidade e as vitaminas não ficam retidas nas raízes e vão para o solo. Para que a árvore receba o máximo benefício, durante os primeiros 2-3 anos, 2 vezes por temporada, você precisa cavar a superfície até o tamanho da raiz. Isso é feito a uma profundidade de 10 centímetros.
Independentemente da idade, a superfície da raiz precisa ser coberta com cobertura morta todos os anos. Isso é feito a uma distância de 50 a 80 centímetros. O procedimento cria uma temperatura ideal para as raízes, satura o solo com minerais e retém a umidade. A cobertura morta pode ser feita dos seguintes materiais:
- turfa – restaura a estrutura do solo e permite reter fertilizantes minerais;
- composto – apoia a microflora do solo e torna as enzimas mais ativas;
- casca de árvore esmagada - reduz a taxa de evaporação da água e suprime o desenvolvimento de ervas daninhas.
Em condições naturais, o abeto Belobok não requer poda. Ao cultivar uma cultura em uma parcela, é necessário formar sua copa. O procedimento é realizado durante os primeiros 8 anos. Depois disso, a árvore lembra seu formato e só precisa ser podada quando atacada por pragas. A manipulação deve ser realizada com instrumentos desinfetados na primavera ou início do verão - após a conclusão da movimentação ativa dos sucos.
Primeiro você deve remover os fragmentos secos e amarelos e depois cortar os galhos vivos para formar uma coroa. É importante tentar evitar dobras nas agulhas.Após a lesão, adquire coloração marrom e prejudica o aspecto da cultura.
Os cortes devem ser tratados com solução de jardim ou piche de carvão. Também é permitido o uso de permanganato de potássio ou outros meios especiais para esse fim. A manipulação estimula a ramificação lateral, torna a copa espessa e exuberante e aumenta suas propriedades decorativas.
Mesmo a poda mínima é considerada muito estressante para a árvore. Após a manipulação, o abeto enfraquece e perde a imunidade. Portanto, depois de alguns dias, é necessário pulverizar as plantas com medicamentos contra doenças e pragas. Também é necessário usar preparações combinadas que contenham muitos microelementos para melhorar a saúde das culturas.
Reprodução
O abeto Belobok é propagado por sementes ou estacas. Para isso, os cones precisam ser recolhidos no final do outono ou levados para um local aquecido. Neste caso, eles abrirão e liberarão sementes. Em seguida, precisam ser tratados em solução de permanganato de potássio, colocados em um recipiente com areia morna e colocados em local fresco para estratificação. Se não houver outro local adequado, a planta pode ser colocada na geladeira.
Sementes bem preparadas produzem muitos brotos. Ao mesmo tempo, nem todas as culturas herdam características parentais. A maioria deles cresce como abetos comuns, que não apresentam brotos leves. Para preservar as características varietais, é melhor usar estacas para propagação. Para fazer isso, os brotos precisam ser colhidos de plantas com mais de 10 anos.
As estacas não enraízam muito bem. Mas em tal situação, você pode ter certeza de que conseguirá uma planta da variedade necessária.
Para propagação, recomenda-se a escolha de estacas diretas. Graças a isso, o abeto ficará liso e reto.Recomenda-se cortá-los no tronco. Isso precisa ser feito com um pedaço de madeira. Você precisa fazer cortes de onde aparecem as raízes.
As estacas devem ser plantadas em recipientes com substrato e colocadas à sombra. As raízes aparecerão mais rápido se você aquecer o solo por baixo ou espalhar esterco de cavalo no fundo do recipiente. Ele zumbirá e produzirá calor, necessário para o enraizamento das mudas.
Aplicação em paisagismo
O abeto Bialobok é perfeito para plantações individuais. Também combina bem com outras árvores em diversas composições. Recomenda-se plantar abetos perto de plantas perenes monocromáticas perenes. No contexto, destaca-se pela sua aparência incomum. O abeto desta variedade parece muito original em colinas rochosas, em combinação com as flores brilhantes de um jardim japonês, em jardins de pedras. A planta também é combinada com culturas de montanha e pedras grandes.
Um abeto plantado em grupo será uma excelente decoração para pátios localizados em terraços ou perto de lagos artificiais. Um grupo dessas plantas pode ser usado para fazer uma cerca viva. Árvores de até 10 anos podem ser guardadas em recipientes.
Ameaças à árvore
Muitas vezes a planta é atacada por pragas - caule, sugador, roedor. Se aparecerem buracos no tronco ou se a aparência das agulhas piorar, deve-se usar inseticidas. Meios eficazes incluem “Aktofit” e “Entocid”. Para lidar com patologias fúngicas, vale a pena usar fungicidas - em especial Topaz e Fital.
O abeto Belobok é uma bela planta ornamental cultivada por muitos jardineiros. Para obter uma árvore forte e saudável, é importante cuidar bem dela.