Cultivar manjericão em uma estufa é uma maneira fácil de fornecer ervas frescas para você e sua família, ao mesmo tempo que fornece uma fonte valiosa de vitaminas e minerais. A especiaria pode ser cultivada não apenas em condições quentes de verão, mas também em condições frias de inverno, quando plantada em estufa. Para obter um bom rendimento da colheita, é preciso conhecer os meandros de plantar e cuidar da planta.
Vantagens de uma estufa
O manjericão apresenta bom desempenho de crescimento em terreno aberto e até em vasos. Um número crescente de jardineiros prefere plantar verduras em estufas.As vantagens de crescer em condições de estufa:
- melhor rendimento;
- falta de dependência das condições climáticas e ambientais;
- capacidade de colheita o ano todo.
O manjericão mistura-se bem com outras plantas, por isso pode ser plantado em estufa com tomate, berinjela e outros tipos de culturas hortícolas. A planta é pouco exigente em cuidados e é capaz de produzir verduras frescas em grandes quantidades, o que torna a cultura promissora para o cultivo industrial.
Requisitos de estufa e solo
Os requisitos para a construção de estufas dependem das condições climáticas de uma determinada região e dos objetivos de cultivo. Nas regiões centrais, no plantio precoce de hortaliças, recomenda-se a construção de uma estufa de policarbonato ou vidro. Esses materiais são capazes de reter bem o calor e transmitir luz, de modo que as mudas nesse abrigo podem resistir até mesmo a geadas severas.
O estrume tem um bom efeito de preservação do calor, por isso, no plantio na primavera, é recomendável misturá-lo com a camada superficial do solo. Os jardineiros hoje praticam o cultivo de manjericão nas prateleiras, o que amplia significativamente as possibilidades de obtenção de uma colheita maior devido ao aumento da área de plantio. Independentemente dos métodos utilizados, a estufa para vegetação deve estar localizada em local ensolarado e possuir estruturas que permitam a ventilação do ambiente a qualquer momento.
Algumas pessoas fazem janelas que se abrem automaticamente quando a temperatura sobe acima do normal, o que facilita muito o cuidado com as plantações.
O manjericão é considerado uma planta, que é bastante exigente com o solo. O solo deve ser moderadamente solto e não apresentar alto índice de acidez. Solo arenoso com rica composição em substâncias orgânicas é ideal para a planta.Antes do plantio, o solo é pré-preparado retirando a camada superior e cavando junto com turfa e areia. Esse trabalho pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono.
Seleção de variedades
Hoje existem cerca de 150 tipos de manjericão, diferindo em cor, tamanho das folhas e crescimento das plantas. Os jardineiros iniciantes são aconselhados a escolher variedades comprovadas e pouco exigentes. Se desejar, você pode plantar simultaneamente diversas variedades de hortaliças em uma estufa.
Erevan
Planta anual com sabor picante e rico em óleos essenciais, vitaminas e caroteno. Do momento da semeadura até a planta estar pronta para a colheita, passam em média 45 dias. Esta variedade de manjericão tem folhas vermelho-púrpura. O peso de um broto varia de 300 a 500 gramas. O aroma da erva contém notas de chá e pimenta da Jamaica. As verduras podem ser utilizadas frescas ou como tempero de diversos pratos. A planta é frequentemente usada por paisagistas.
Em forma de colher
O manjericão recebe esse nome pelo formato de suas folhas, que são côncavas para dentro e lembram a aparência de uma colher. A planta tem lâminas foliares verdes claras, de formato oblongo, sem dentes. Durante a floração, formam-se inflorescências brancas. O sabor do manjericão lembra cravo e folhas de louro, por isso costumo substituir esses temperos por ele quando cozinho. A variedade em forma de colher é utilizada para estufar e cozinhar pratos de carne, complementando perfeitamente o sabor do tomate.
Bacu
A variedade foi cultivada pela primeira vez no Azerbaijão. Externamente, o formato das folhas lembra o manjericão de Yerevan, mas a cor desse manjericão é roxo acastanhado e, portanto, é frequentemente chamado de “preto”. Os verdes têm um aroma que mistura notas de menta e cravo.A planta é mais frequentemente usada como tempero em pratos orientais picantes.
Crescendo a partir de sementes e mudas
As sementes são plantadas em solo aquecido segundo um padrão de 30 por 15 cm.As sementes têm a capacidade de germinar profundamente, por isso é correto não enterrá-las, mas borrifá-las por cima com uma fina camada de terra. Para obter plantas o ano todo, a nova semeadura é realizada a cada 3 semanas.
Nas regiões russas, o plantio por meio de mudas é praticado com mais frequência, já que o manjericão adora o calor, esse método permite o cultivo de verduras em menos tempo. O solo deve ser solto e nutritivo. Ao prepará-lo, misture húmus, turfa e areia na proporção 2:4:1. Recomenda-se derramar água fervente sobre o solo e tratá-lo com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Para a semeadura basta um recipiente com 5 cm de profundidade, as sementes são distribuídas uniformemente na superfície e polvilhadas com terra. Como resultado, as sementes devem ser enterradas a uma distância de 0,5 a 1 cm.A temperatura recomendada para o cultivo é de +20 a 25 ° C, os primeiros brotos aparecem após 10 dias. Quando os brotos atingem 2 semanas de idade, são alimentados com uma mistura de 4 gramas de superfosfato, a mesma quantidade de cinzas e 2 gramas de nitrato de amônio.
O mergulho é realizado após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras. Ao formar 5 folhas, os arbustos devem ser pinçados para formar uma massa maior de folhagem.
No plantio em estufa, mantém-se uma distância de 25 a 30 cm entre arbustos adjacentes no trabalho com variedades altas. Para plantas compactas, faça um recuo de 15 a 20 cm, a distância entre as linhas deve ser de 20 a 30 cm.
Cuidado, rega e fertilização
O cuidado consiste em regar, soltar e remover ervas daninhas em tempo hábil.A umidade deve ser moderada, caso contrário a planta sofrerá com o caule preto. É necessário retirar as inflorescências em tempo hábil, neste caso o manjericão formará novos brotos.
A planta é alimentada uma vez a cada 14 dias, com fertilizantes de nitrogênio-fósforo-potássio. Para preparar uma solução nutritiva, recomenda-se ler atentamente as instruções do medicamento. Na maioria dos casos, o produto é diluído na proporção de 10 gramas por 1 litro de água. O nitrogênio tem um efeito estimulante no manjericão e faz com que ele forme mais vegetação. O potássio e o fósforo contribuem para uma melhor produção de óleos essenciais.
Colheita
Quase todas as ervas, incluindo o manjericão, são colhidas separando as folhas da planta principal. É importante evitar danos à bucha principal, arrancando-a do solo. A colheita consiste em cortar regularmente a parte superior dos rebentos juntamente com as folhas.
Doenças e pragas
O manjericão é considerado uma planta resistente a doenças e pragas. O perigo de danos às culturas hortícolas surge quando as regras da tecnologia agrícola não são seguidas. Erros típicos:
- rega excessiva;
- hipotermia da planta.
As principais doenças da planta são perna preta, fusarium e podridão cinzenta. Para prevenção não é recomendado plantar manjericão por vários anos em um só lugar, desinfete as sementes, evite espessamento e encharcamento do solo.
Características de cultivo no inverno
Você pode cultivar manjericão no inverno em uma estufa aquecida, mas poucos têm dinheiro para isso. A maioria dos jardineiros usa vasos e cultiva a planta no parapeito de uma janela para obter ervas frescas. Semear e cuidar das mudas, neste caso, são padrões.Em casa é preciso monitorar a temperatura ambiente, para produzir verduras ela deve estar entre 20 e 25 °C. Em temperaturas mais baixas, a formação de arbustos é inibida e a planta começa a perder o aroma.