Com o início do verão, muitos podem finalmente comer melancia suficiente. A maioria das variedades de melancias vendidas nos mercados são caracterizadas por polpa vermelha açucarada. Mas ultimamente você pode ver melancia amarela. Para muitas pessoas, essas melancias são uma curiosidade, e nem todos estão dispostos a aceitar o fato de que a melancia não tem o tom vermelho clássico, mas sim um amarelo incomum. Mas as frutas amarelas não são piores do que as clássicas.
Melancia amarela: descrição e características
As peculiaridades da melancia amarela residem, em primeiro lugar, na tonalidade da polpa madura. Este híbrido foi obtido pela primeira vez na Tailândia através do cruzamento de uma melancia comum com uma selvagem. O híbrido possui alto teor de carotenóides, por isso a polpa apresenta essa tonalidade.
As variedades cultivadas em sua terra natal, a Tailândia, têm um sabor muito adocicado. Essas frutas possuem grande quantidade de açúcar na polpa. As frutas cultivadas em outros países têm sabor menos açucarado. A casca da polpa da fruta é fina, mas dura. Em algumas variedades é possível sentir o sabor peculiar de limão, abóbora, manga e outras frutas e bagas.
Como eles são diferentes dos vermelhos?
As melancias amarelas diferem das variedades vermelhas na polpa. E além disso, outra diferença característica é o sabor. As melancias amarelas, cultivadas na Federação Russa, têm sabor de abóbora. Também no interior, na polpa, há menos sementes do que na variedade vermelha. Bagas de frutos amarelos são menores em tamanho e raramente crescem mais de 10 quilos. Caso contrário, os frutos amarelos não têm sabor diferente dos vermelhos.
Variedades populares
Os criadores desenvolveram diversas variedades de melancia amarelada que podem ser cultivadas nas regiões sul. Que variedades de melões com polpa amarela existem:
- Prince Hamlet é uma baga criada por criadores da Rússia. A casca é verde com listras verdes claras. A polpa tem gosto de abacaxi. A estação de cultivo é de até 75 dias.
- Golden Grace - a fruta foi cultivada por criadores holandeses. O peso máximo é de 8 quilos. É resistente à geada.
- Lunar é a variedade mais comum na Rússia. O período de maturação dos frutos varia de 70 a 80 dias. Alguns notam que a polpa tem sabor de manga e limão.
Não existem muitas variedades de frutas amarelas na Rússia. Só podem ser cultivadas com sucesso no sul ou, pelo menos, nas regiões centrais.
Regras crescentes
O cultivo de melancias amarelas não é diferente das tradicionais vermelhas. É dada especial atenção ao plantio de sementes e ao cultivo de mudas. Em geral, as frutas vermelhas são culturas de baixa manutenção.
Preparação de sementes
Para cultivar mudas de melão com sucesso, é necessário prestar atenção especial ao preparo das sementes.
Etapas do preparo das sementes:
- Primeiro você precisa embalar as sementes. Sementes saudáveis e fortes são adequadas para o plantio.
- A segunda etapa é o aquecimento do material de plantio. A água é colocada em um pires a uma temperatura de 50 graus e as sementes são colocadas lá. Após 30 minutos, a água é drenada.
- Após o aquecimento, o material de plantio é desinfetado. Uma pequena quantidade de permanganato de potássio é diluída em água, depois as sementes são colocadas na solução e deixadas por 15-20 minutos. Depois disso, enxágue com água.
- Após a desinfecção, o material de plantio germina. Para isso, coloque água em um pires, coloque as sementes e cubra com polietileno. Depois de alguns dias, aparecem os brotos.
Todas essas medidas ajudam a acelerar o surgimento das mudas após o plantio das sementes.
Semeando e cultivando mudas
Mudas jovens são muito caprichosas e requerem atenção redobrada. Como você sabe, o melão tem um sistema radicular fraco e não tolera bem o transplante. Portanto, é dada tanta atenção quanto possível à semeadura. Os seguintes recipientes são utilizados para o plantio:
- xícaras de turfa;
- caixas de papelão;
- pastilhas de turfa;
- caixas de madeira;
- copos de plástico.
A mistura de solo é composta de húmus e turfa-húmus em partes iguais. Adicione uma colher de sopa de cinza de madeira à mistura de solo.
As sementes são plantadas em copos separados após a eclosão dos brotos. Em seguida, cubra com filme plástico e coloque em uma sala quente onde a temperatura ficará em torno de 30 graus. Por exemplo, nas janelas sul. Periodicamente, o filme é retirado, verificado quanto a mofo e regado com regador.
Plantar em terreno aberto
Depois que as sementes brotam, elas são plantadas no solo. Os buracos são cavados até uma profundidade de 5 centímetros. O diâmetro do furo deve ser de pelo menos 50 centímetros. A distância entre cada furo é de até 70 centímetros.
Antes de semear, o solo é desenterrado e misturado com esterco podre. Não é recomendado o uso de esterco fresco, pois é concentrado e pode queimar as raízes das mudas jovens. Além disso, fertilizantes minerais complexos são adicionados ao solo.
Cuidado, rega e fertilização
Nas melancias, o sistema radicular atinge uma profundidade de 70 centímetros, por isso os arbustos precisam de rega abundante. Se choveu forte recentemente, a rega deve ser adiada por vários dias. Os arbustos não gostam de solo encharcado. As camas são regadas com mangueira. A rega é feita à noite, quando o sol se põe. Os arbustos requerem mais líquido durante o crescimento e a floração, bem como a formação dos ovários.
Antes de regar, uma vez por semana deve-se soltar o solo para que, junto com a umidade, o sistema radicular fique saturado de oxigênio.
Para aumentar a produtividade, é necessário aplicar regularmente fertilizantes orgânicos e minerais.
- Nas primeiras 4 semanas após o plantio das mudas em campo aberto, utiliza-se potássio. O potássio promove floração abundante e formação de ovários. Além disso, o potássio aumenta a resistência das plantas a doenças.
- De 4 a 7 semanas, magnésio e cálcio são adicionados aos arbustos. O cálcio e o magnésio aumentam o teor de ácido ascórbico nas frutas, assim como a sacarose.
- De 8 a 12 semanas, o nitrogênio é adicionado ao solo. Os fertilizantes contendo nitrogênio promovem o crescimento ativo dos ovários.
Depois que os frutos começam a se formar, os arbustos param de regar e fertilizar.
Além de fertilizantes minerais, soluções de levedura são utilizadas para o crescimento das plantas. Para preparar o fertilizante, dilua 2 colheres de açúcar e 45 gramas de fermento em 1 litro de água. Deixe por 2-3 dias. Antes de regar, os fertilizantes são diluídos em água e os arbustos regados pela raiz.
Colheita
As melancias amarelas são colhidas ao mesmo tempo que as variedades de polpa vermelha. Para determinar a maturação das melancias, basta prestar atenção a uma série de sinais:
- Você precisa bater na melancia. Se o som estiver abafado, a fruta está madura e precisa ser cortada.
- O talo seca.
- Se permanecer uma mancha amarela no ponto onde a casca e a terra se tocam, a melancia está madura.
- Quando você pressiona a casca de uma melancia madura, não há mais marcas.
A colheita começa em agosto (nas latitudes meridionais). Nas regiões centrais, o período de colheita dos frutos depende da variedade e das condições climáticas. Ao cortar, resta um talo de 5 centímetros de comprimento.
Quais doenças e pragas são perigosas para esta espécie?
As pragas e doenças das variedades amarelas são iguais às das melancias vermelhas.
- O primeiro sinal de fusarium é o aparecimento de manchas alaranjadas, que gradualmente ficam cobertas por uma camada rosa. À medida que os fungos se espalham, os caules e as folhas começam a apodrecer e o próprio arbusto para de crescer.
- Outra doença é a antracnose. A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons na folhagem. As manchas se espalharão para a fruta.As melancias param de crescer e apodrecem.
- A podridão radicular é caracterizada pelo aparecimento de manchas marrom-escuras próximas à base da raiz e nos caules. A razão para o desenvolvimento da podridão radicular é a alta umidade, diferenças de temperatura entre o dia e a noite, além do excesso de nutrientes no solo.
- Manchas bacterianas são causadas por insetos. Primeiro, manchas verde-amareladas úmidas aparecem na melancia. Gradualmente eles aumentam. Crescimentos aparecem nos frutos. As folhas ficam pretas e os próprios arbustos murcham.
- O oídio é caracterizado pelo aparecimento de uma camada branca nas folhas. Os frutos ficam deformados e começam a apodrecer. O oídio é causado por um fungo.
Entre os insetos encontrados nas melancias estão:
- pulgão do melão;
- verme;
- ácaro-aranha;
- tripes.
Para evitar o aparecimento de insetos e doenças nas plantas, é preciso estar atento aos cuidados com as melancias. Muitas doenças não têm cura, por isso é necessário prevenir imediatamente as doenças e o aparecimento de pragas do melão.