As variedades de cevada de primavera ocupam um grande nicho no setor agrícola. A cultura de grãos tem importante finalidade alimentar e é utilizada na alimentação do gado e na produção cervejeira. A cevada de uso universal de Margaret foi criada por criadores alemães. A variedade caracteriza-se por excelentes indicadores de rendimento e despretensão às condições de cultivo.
Descrição e características da variedade Margaret
A variedade híbrida de cereal foi obtida pelo cruzamento da cevada Viscose e Scarlett.
Devido à sua excelente resistência às variações de temperatura, a variedade foi recomendada para cultivo em regiões com diferentes características climáticas em 2005.
- O arbusto herbáceo é de baixo crescimento, atingindo uma altura máxima de 57-59 cm durante o período vegetativo.
- Os rizomas possuem estrutura fibrosa, o que aumenta a resistência das plantas em períodos de seca prolongada.
- O período de maturação do grão é curto, dependendo da região de cultivo, de 80 a 90 dias.
- Uma planta com muitas lâminas de folhas finas e estreitas. As folhas inferiores são lisas, a cobertura foliar superior da planta é áspera, com fibras.
- O contorno da orelha é cilíndrico, a densidade é solta ou média, coberta por uma espessa camada de revestimento ceroso.
- A cor da orelha é âmbar.
- As toldas são longas, ultrapassando o tamanho da orelha, e a cor antocianina aparece nas pontas.
- Os grãos maduros são grandes, com sulco pronunciado no meio do abdômen, de cor amarela ou amarelo claro.
- O peso médio por 1000 grãos varia de 40 a 50 g.
- A variedade é caracterizada por excelentes indicadores de rendimento, até 36 centavos por hectare. A colheita máxima foi obtida em 2003, totalizando 71 centavos por hectare.
- Como resultado da seleção, a cevada primaveril da variedade Margaret obteve excelente resistência à geada, ao calor e à seca.
- Com os devidos cuidados e tecnologia agrícola, o cereal apresenta resistência a algumas infecções fúngicas e virais.
Importante! A variedade é caracterizada por rápido crescimento e arbusto, resistente à queda e ao acamamento.
Vantagens e desvantagens da cevada
Ao cultivar cereais, você precisa conhecer todos os pontos fortes e fracos da variedade de cevada selecionada.
Dependendo da finalidade adicional da cultura, a taxa de semeadura também é calculada.No plantio precoce de cereais, são utilizados de 330 a 350 grãos por metro quadrado de terreno. No plantio tardio da cevada, a taxa de semeadura aumenta para 400 grãos por metro quadrado. As vantagens do híbrido incluem amadurecimento precoce, finalidade universal do grão e excelente resistência à geada.
Plantio e cuidado
A cevada de primavera é plantada em temperaturas de +1 a +3 graus. Antes do plantio no solo, as sementes são aquecidas e tratadas com antifúngicos.
- A planta não exige muito da composição e qualidade do solo, mas o rendimento da colheita aumenta em solos férteis.
- A terra é arada, o solo é misturado com aditivos orgânicos e minerais, gradeado e abundantemente umedecido.
- As sementes são colocadas na superfície do solo preparado, polvilhadas com uma fina camada de solo por cima e enterradas a uma profundidade de 5 a 7 cm.
Importante! Os cereais crescem e desenvolvem-se mal em solos arenosos contendo grandes quantidades de ácidos.
As medidas de irrigação são realizadas quando há necessidade urgente, a variedade não exige umidade adicional.
A quantidade e a qualidade da fertilização dependem diretamente da finalidade do cereal.
- Os grãos grossos requerem um alto teor de proteínas. Use fertilizantes contendo nitrogênio na proporção de 100 kg por 1 ha e fertilizantes minerais à base de fósforo e potássio na proporção de 60 kg por 1 ha.
- Para a indústria cervejeira, a taxa de aplicação de substâncias orgânicas e minerais é reduzida para 40 kg por 1 ha.
Importante! A lavoura é realizada uma vez por estação, no final do outono, após a colheita, ou no início da primavera, antes da semeadura.
Doenças e pragas
As plantações de cevada primaveril estão espalhadas por grandes áreas, por isso as plantas precisam de proteção cuidadosa contra insetos nocivos e danos causados por doenças fúngicas, virais e bacterianas.
Na maioria das vezes, a cevada da primavera é afetada por oídio, ferrugem amarela e marrom, manchas, septoria e fusarium.
Limpeza e armazenamento
A cevada da primavera é colhida à máquina ou manualmente. A colheita de cereais resultante é enviada para armazenamento de longo prazo em elevadores ou celeiros especiais.
Os grãos tratados são usados para fazer cereais saborosos e saudáveis, mas a farinha de cevada geralmente não é usada devido ao seu baixo teor de glúten.