Tipos e variedades de sorgo, seu cultivo e colheita, aplicação e propriedades benéficas

O sorgo é uma cultura pouco conhecida que ocupou o seu devido lugar entre os principais cereais agrícolas nos últimos dez anos. Durante o processo de seleção, a planta absorveu muitas substâncias valiosas. Mantém o seu potencial de utilidade devido à sua natureza pouco exigente e ao bom rendimento. Ao mesmo tempo, muitos estão interessados ​​nos tipos e variedades de sorgo, seu cultivo e colheita, aplicação e propriedades benéficas da planta.


Descrição da planta

O sorgo é um cereal anual ou perene que pertence à categoria das culturas de primavera.A África Oriental é considerada sua pátria. A cultura começou a ser cultivada ali no século IV aC.

Em termos de volumes de produção global, o sorgo ocupa o quinto lugar. A popularidade da planta está associada aos seus baixos requisitos de manutenção, alto rendimento e propriedades benéficas. A cultura é utilizada em diversos setores. Além disso, o cultivo da planta não requer equipamentos ou equipamentos especiais.

O sorgo é uma cultura que gosta de calor e precisa de uma temperatura de +25-30 graus. As geadas podem causar a morte da planta. Ao mesmo tempo, o cereal é resistente a secas, parasitas e doenças. É caracterizado por um sistema radicular bem desenvolvido. Ao mesmo tempo, a cultura é considerada pouco exigente para a composição do solo. Desenvolve-se igualmente bem em solo argiloso, arenoso e substrato argiloso.

Tipos de sorgo

Hoje existem vários tipos de sorgo:

  1. O limão é uma planta perene cuja terra natal são os países tropicais. A cultura se distingue pelas folhas longas e altas, semelhantes aos juncos. Ao mesmo tempo, as verduras apresentam aroma cítrico. Muitas vezes é adicionado ao chá e outras bebidas. O óleo essencial também é preparado com ervas frescas.
  2. O açúcar é uma cultura resistente à seca. Uma característica é o alto teor de açúcar no caule - sua participação chega a 20%. O sorgo doce cresce em arbustos altos que chegam a 3,5 metros. O rendimento é de 20 a 30 toneladas por hectare. Esta planta é utilizada na indústria alimentícia, bioenergia e produção de rações.
  3. O grão é uma cultura importante utilizada na produção de rações e nas indústrias técnicas.A planta não é exigente com o clima e cresce bem em substratos salinos, argilosos e franco-arenosos. O sorgo em grão cresce na forma de arbustos baixos de 1 a 1,5 metros de tamanho. O alto nível de resistência à seca se deve às raízes bem desenvolvidas, capazes de absorver muita umidade das diferentes camadas do solo. As folhas e o caule são cobertos por uma camada cerosa, que reduz a evaporação do líquido.

Variedades populares

As sementes de sorgo vêm em diferentes formas, cores e tamanhos. Os grãos são verdes, marrons, vermelhos, laranja. Eles podem ter formato oval, redondo ou ovóide. As sementes também são divididas em transparentes e nuas.

Tipos e variedades de sorgo

Ao mesmo tempo, os criadores desenvolveram muitos híbridos que diferem em suas características. Uma das plantas mais populares é a variedade Bianca. É produtivo e despretensioso. Os grãos desse sorgo contêm um mínimo de taninos. Além disso, a planta é caracterizada pela resistência ao acamamento precoce. Devido à localização elevada das folhas inferiores, a colheita pode ser feita por meio de roçada regular. Não há risco de o feijão ficar muito molhado.

A variedade Slavyanskoye Pole foi criada especificamente para alimentação de gado. A planta possui propriedades nutricionais e promove ganho de peso nos animais. Esta variedade possui vários híbridos. Slavyanskoye Pole 207 é usado em granjas avícolas e suinícolas. Esta planta é caracterizada por um alto teor de aminoácidos, oligoelementos, lisina e carnitina.

O híbrido Slavyanskoye Pole 600 é caracterizado por um alto teor de açúcar no caule. Este parâmetro chega a 25%. Com uma taxa de semeadura média, a planta produz um bom rendimento de massa verde mesmo em tempo seco.

Tecnologia crescente

Para que o sorgo tenha uma boa colheita, é necessário seguir as regras de plantio e cuidar da planta com qualidade.

Pousar

A preparação do solo antes da semeadura é necessária para reter a umidade e controlar as ervas daninhas. Para reter mais umidade, vale a pena gradar precocemente a terra arada com grades dentadas pesadas. Este procedimento é realizado em 1-2 trilhas na diagonal e na diagonal. Após a conclusão da gradagem do solo no início da primavera, o cultivo não é realizado até que apareçam brotos de ervas daninhas.

Foto de tipos e variedades de sorgo

Antes de plantar as sementes, recomenda-se realizar 2 cultivos e rolar camadas de solo arado. O primeiro procedimento ajuda a acelerar o aquecimento do solo e a enchê-lo de umidade. O segundo cultivo é realizado no dia do plantio das sementes até a profundidade de 5 a 7 centímetros. A laminação é realizada com rolo anelar. Se o solo contiver excesso de umidade, não se deve rolar as plantações, pois isso causará o aparecimento de uma crosta e retardará a germinação da semente.

No preparo da semente para o plantio, sua condição técnica é de grande importância, que depende de muitos fatores - o momento da colheita, a velocidade de secagem, triagem e armazenamento. Na triagem, as sementes devem ser divididas em frações, pois isso afeta a germinação no campo.

Especialista:
Recomenda-se tratar os grãos 1,5-2 meses antes do plantio. Isso ajuda a destruir os parasitas e a microflora interna, o que pode levar à diminuição da germinação.

A escolha da época de semeadura é influenciada pelas condições do solo, clima, características biológicas das variedades e objetivos de plantio. Se o teor de umidade nos campos for insuficiente, o trabalho de plantio deverá ser realizado o mais rápido possível.

A temperatura do solo é de grande importância. A +14-16 graus, os brotos aparecem nos dias 10-12.Porém, à medida que os parâmetros de temperatura aumentam para +28 graus, as mudas aparecem no 5-6º dia.

No momento do plantio, a profundidade correta de colocação da semente é de grande importância, pois ela deve ser colocada em solo duro e úmido na profundidade ideal. Os grãos não devem ser plantados profundamente no solo, pois esta planta é considerada uma planta de sementes pequenas. Além disso, uma profundidade de semeadura significativa afeta negativamente o desenvolvimento dos brotos e o progresso do crescimento das culturas. A profundidade ideal para plantio é de 5 a 6 centímetros. O sorgo doce deve ser aprofundado em 7 centímetros.

Tipos e variedades de sorgo dacha

A localização das sementes no campo e sua densidade são de grande importância para a colheita futura. Na maioria das vezes, o sorgo é plantado em fileiras largas e pontilhadas com intervalo de 70 centímetros. Porém, o rendimento máximo pode ser obtido com uma largura entre linhas de 60 centímetros.

Ao utilizar o método de plantio pontilhado, é possível obter maiores rendimentos de colheita do que ao utilizar o método de agrupamento quadrado. Este método permite colocar as sementes nos canteiros, obter uma brotação uniforme e uma boa colheita.

Cuidado

Na fase inicial da estação de crescimento, o sorgo é caracterizado por um crescimento lento e pode sofrer com ervas daninhas. No cuidado da planta, a laminação pós-semeadura, que é feita com rolos de espora, é muito útil.

Ao realizar tal procedimento, você precisa agir o mais rápido possível. O fato é que os pedaços de terra rasgados cairão e formarão uma camada de cobertura morta. Sua aparência protegerá o solo do aumento da evaporação da umidade.A rolagem pós-semeadura ajudará a conseguir um bom contato entre as sementes e o solo, estimulará o fluxo de umidade das camadas inferiores do solo para os grãos e tornará a superfície do local mais lisa.

4-5 dias após o plantio, você deve começar a combater as ervas daninhas. Isso deve ser feito com a ajuda de gradagem obrigatória. O procedimento é repetido quando os brotos atingem 2 a 3 centímetros. A primeira gradagem ajuda a destruir até 70% da vegetação indesejada, a segunda – até 85%.

Posteriormente, as plantações são cuidadas cultivando o espaçamento entre linhas com cultivadores montados. Este procedimento deve ser iniciado após a germinação das sementes, quando os canteiros estão bem visíveis. Ao realizar o cultivo, vale manter a largura da zona protetora medindo 12 centímetros.

Logo no início da estação de cultivo, as variedades são muito mais eliminadas do que outras plantas, uma vez que os brotos crescem muito mais lentamente do que as ervas daninhas. Portanto, cuidar do sorgo envolve o uso de herbicidas.

Tipos e variedades de campo de sorgo

Recursos benéficos

Os grãos de sorgo possuem uma composição química única. Eles contêm muitas vitaminas, sais minerais e polifenóis. A tiamina, presente nos grãos, afeta a atividade do sistema nervoso central, melhora o apetite e restaura a função cardíaca. A riboflavina ajuda a manter pele, unhas e cabelos saudáveis.

O capim-limão contém citral, o que lhe confere um agradável aroma cítrico. Os caules esmagados da colheita são frequentemente usados ​​na culinária como tempero. O sorgo é considerado um excelente antioxidante. Contém compostos polifenólicos que fortalecem o sistema imunológico e proporcionam proteção contra fatores nocivos.

Use como combustível

O sorgo é uma fonte valiosa de biocombustível. Esta substância é obtida a partir de uma variedade de açúcar da cultura. Os cientistas realizaram muitos estudos que comprovaram os benefícios do uso de cereais para a produção de combustível biológico. É permitido produzir bioetanol e biogás a partir dele. A substância também é utilizada para produzir combustível sólido na forma de briquetes.

O sorgo é um cereal popular cultivado em muitos países ao redor do mundo. Para que a planta se desenvolva normalmente, ela precisa receber os devidos cuidados.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim