Muitas pessoas estão interessadas em saber o que é - grama do Sudão, como é cultivada e onde o híbrido sorgo-sudanês é usado. Esta cultura é mais conhecida como milho Sorochin ou sorgo do Sudão. É uma planta anual da família Bluegrass. A cultura possui alto valor nutritivo e pode ser utilizada como ração animal. Ao plantar e cultivar uma planta, é importante seguir uma série de regras.
- O que é isso
- Características da planta
- Propriedades
- Variedades comuns
- Onde é usado?
- Instruções de pouso
- Instruções de cuidados
- Possíveis pragas e seu controle
- Pulgão
- traça dos grãos
- Broca do caule do milho
- mariposa do prado
- Fusarium e Alternaria
- Podridão da raiz e do caule
- Sujeira de fogo
- Sujeira empoeirada
- Como colher
- Métodos de reprodução
O que é isso
O sorgo sudanês chegou à Rússia no início do século XX. No entanto, eles começaram a cultivar esta cultura em escala industrial apenas 50 anos depois.
Características da planta
A grama do Sudão é uma cultura anual da família Bluegrass. Esta planta é caracterizada por um sistema radicular fibroso bem desenvolvido. Aprofunda-se no solo em 2,5-3 metros. Na direção horizontal, as raízes crescem 75 centímetros. Em alguns casos, raízes aéreas ou adventícias medindo 6 a 8 centímetros de tamanho são formadas a partir dos nós inferiores do caule.
A planta é caracterizada por um caule cilíndrico e sem pelos, preenchido com parênquima esponjoso branco. Sua altura chega a 80-300 centímetros. O número de entrenós no caule é determinado pela estação de crescimento. Nas variedades precoces o seu número é de 3-5, nas variedades tardias – 8-12. O nó do caule inferior é o nó de perfilhamento.
Dependendo da espessura geral, a grama do Sudão é dividida nos seguintes tipos:
- fracamente espesso - o número de brotos em um arbusto chega a 12;
- meio espesso - há 12-25 brotos no arbusto;
- altamente espesso - o número de brotos ultrapassa 25.
Dependendo do formato do arbusto, a grama sudanesa é dividida nas seguintes variedades:
- ereto;
- espalhando;
- espalhando-se ligeiramente;
- reclinado;
- reclinado.
As variedades mais comuns são aquelas que pertencem às variedades verticais e ligeiramente espalhadas. Via de regra, as lavouras com estrutura densa são mais produtivas do que as soltas.
A grama do Sudão é caracterizada por folhas grandes, que consistem em uma bainha e uma lâmina. Neste caso, a placa é largamente linear. Atinge 45-60 centímetros de comprimento e 4-4,5 de largura.As folhas da camada intermediária são consideradas as mais desenvolvidas.
A planta possui inflorescências em forma de panícula multicravada, cujo comprimento chega a 40 centímetros. As espiguetas têm uma única flor. Ao mesmo tempo, as panículas são diferentes - em forma de sorgo, compactas, semicomprimidas, espalhadas, caídas. Nas extremidades das panículas existem espiguetas.
Propriedades
A grama do Sudão tem uma série de propriedades distintas:
- Requisitos de calor. Esta cultura é considerada muito termofílica e resistente ao calor. A germinação da semente começa a uma temperatura de +8-10 graus. Neste caso, os parâmetros ideais são +20-30 graus. É importante considerar que geadas de -3 graus são prejudiciais aos rebentos jovens. Os caules começam a desenvolver-se intensamente a uma temperatura média diária acima de +10 graus.
- Requisitos de umidade. A grama do Sudão é altamente resistente à seca. Isso se deve ao poderoso desenvolvimento das raízes e a um longo período de crescimento. Isso permite que as plantas aproveitem a precipitação da segunda metade do verão. O sorgo absorve a quantidade máxima de umidade das camadas profundas do solo. Isto deve ser levado em consideração ao colocar plantas em campos de rotação de culturas. A cultura responde bem à irrigação. Este procedimento aumenta significativamente o rendimento de massa verde e feno. Ao mesmo tempo, o excesso de umidade tem um efeito prejudicial na planta.
- Requisitos de luz. A grama do Sudão é considerada uma cultura de dias curtos que adora luz. Com longas horas de luz do dia, começa a ficar para trás em seu desenvolvimento.Na fase de brotação e perfilhamento, a cultura normalmente resiste ao sombreamento. Portanto, pode ser usado como cultura de semeadura.
- Requisitos do solo. A planta é considerada pouco exigente na composição do solo. Solo preto e solo castanho escuro são adequados para o plantio de grama do Sudão. Os tipos de solo franco-arenoso, arenoso e castanho claro são considerados opções menos bem-sucedidas. A planta tolera normalmente uma leve acidez. Porém, desenvolve-se com dificuldade em áreas pantanosas, supercompactadas e salinas. Além disso, o sorgo não deve ser plantado em áreas com níveis elevados de água subterrânea.
Variedades comuns
Hoje existem relativamente poucas variedades desta cultura. As variedades mais comuns de sorgo incluem o seguinte:
- Brodskaya 2 - esta cultura foi criada no Instituto Russo de Pecuária de Corte, localizado na cidade de Brody. Esse arbusto produz até 7 folhas, que chegam a 60 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura. A planta tem uma forma espalhada e espalhada. No momento em que os frutos amadurecem, a colheita torna-se um pouco mais estreita. A panícula atinge 30 centímetros de comprimento. A estrutura de um arbusto médio inclui 35 ramos. O peso das sementes é de 10 a 12 gramas. A variedade é resistente às doenças desta espécie.
- Aniversário 20 – a cultura foi obtida na Associação de Produção Saratov. É caracterizado por indicadores de negócio médios. A planta se distingue por um guarda-chuva extenso. Suas sementes estão em uma casca transparente. Este híbrido é caracterizado pelo amadurecimento precoce. A grama pode ser cortada pela primeira vez 35 dias após o aparecimento dos brotos. Ela é caracterizada por uma resistência média.
- Chishminskaya cedo. Esta variedade foi cultivada no Instituto Agrícola Bashkir.É caracterizada por um caule fino que atinge 1 metro de comprimento. A cultura é considerada de maturação precoce. Já 40 dias após o aparecimento dos brotos, o sorgo pode ser ceifado. Esta variedade também é caracterizada por uma resistência média a doenças.
Onde é usado?
Na China e na Índia, este cereal é consumido há muito tempo. A partir dele são preparados mingaus e a farinha é usada para assar bolos achatados. Na Rússia, o sorgo é usado ativamente na agricultura como fonte de alimentação para animais. Devido ao alto teor de açúcar da erva, é possível obter significativa produção de leite e ganho de peso.
O capim Sudão é considerado a cultura mais valiosa para as regiões sul e sudeste. Em termos de parâmetros de produção de massa verde, o sorgo ocupa o primeiro lugar entre as culturas forrageiras. É importante considerar que a grama sudanesa é considerada especialmente valiosa em climas quentes e secos. Nestas condições, o rendimento dos outros cereais diminui significativamente, enquanto o do sorgo permanece num nível elevado.
Em fazendas com grande número de gado, o capim Sudão é colhido para feno e silagem. Após o segundo corte, os resíduos podem ser utilizados para pastar vacas. A essa altura, as pastagens naturais já estão secando.
Instruções de pouso
O trabalho de plantio deve começar após o início do tempo quente. Neste caso, o solo deve aquecer até +10-12 graus. Antes do plantio, o material da semente deve ser desinfetado. Isso é feito em uma solução de permanganato de potássio. Depois disso, precisa ser seco.
Para 1 hectare é necessário usar 15-30 quilos de sementes. O material de plantio precisa ser aprofundado de 3 a 6 centímetros - tudo depende da densidade do solo. O solo solto deve ser rolado após a semeadura. Isso ajudará a conseguir fotos amigáveis.
Instruções de cuidados
Num clima favorável, a grama sudanesa cresce junto. Depois de alguns meses, 4-6 folhas aparecem nas plantas. As culturas jovens têm um sistema radicular subdesenvolvido. Portanto, as ervas daninhas podem absorver água e nutrientes destinados ao sorgo.
Para lidar com a vegetação indesejada, você precisa usar preparações especiais. Muitas vezes, os agricultores usam fertilizantes orgânicos e minerais adequados para a grama do Sudão. Graças a isso, a planta começará a se desenvolver rapidamente e a estabelecer raízes no solo.
O cereal responde bem à aplicação de fertilizantes minerais - principalmente nitrogênio. Contribuem para o crescimento da massa verde e melhoram as características de qualidade das matérias-primas. Com a ajuda desses fertilizantes é possível aumentar o teor de proteínas da planta.
Possíveis pragas e seu controle
O sorgo sudanês tem um sistema imunológico bastante forte. A resistência a doenças e pragas está associada à camada cerosa nos caules e na folhagem, ao teor de tanino nos grãos e à presença de glicosídeos e sílica na folhagem. Porém, às vezes a planta ainda sofre ataques de parasitas, o que pode causar danos significativos às lavouras.
Pulgão
Esta praga representa o maior perigo para as plantas jovens na fase de aparecimento de 5-6 folhas. Os pulgões provocam danos à massa verde da planta, o que leva ao crescimento atrofiado da cultura e até à sua morte.Além disso, a praga é capaz de espalhar diversas patologias.
Para fins preventivos, as lavouras devem ser tratadas com os preparados “Opercot Acro” e “Zenith”. Esses produtos devem ser usados duas vezes. Isso ajuda a evitar infecções. Bons resultados também podem ser alcançados com a ajuda de compostos como “Bi-58”, “Sherpa”.
traça dos grãos
À medida que os grãos amadurecem, a mariposa põe ovos neles. Após 2 a 2,5 meses, as lagartas aparecem e consomem completamente o conteúdo do cereal. Para enfrentar as pragas, vale a pena pulverizar as sementes com “Opercot Acro”. A fosfina pode ser utilizada em armazéns fechados. Recomenda-se usar o produto por 10 a 15 dias. É muito difícil controlar as traças dos grãos no campo.
Broca do caule do milho
As lagartas dessa praga consomem folhagens jovens, penetram nos fragmentos internos dos caules e absorvem sucos. Como resultado, a planta morre e as lagartas passam para o próximo arbusto.
Para evitar o aparecimento de pragas, é necessário eliminar prontamente os resíduos vegetais, realizar a aragem do solo no outono e seguir as recomendações de rotação de culturas. Porém, os métodos químicos nem sempre dão resultado, pois as lagartas se escondem nos caules. Na fase de emergência em massa das larvas, pode-se usar Zenit ou Bi-58.
mariposa do prado
O maior perigo para o sorgo são as lagartas dessas pragas. Eles absorvem a folhagem e retardam o desenvolvimento da massa verde. Para lidar com parasitas, você precisa usar “Bi-58” ou “Rogor-S”.
Fusarium e Alternaria
Esta cultura freqüentemente sofre de fungos. Seus patógenos são encontrados no solo. Com alta umidade e danos à casca da planta, os patógenos entram nos brotos jovens.Isso pode causar a morte da cultura. Para enfrentar a patologia, a semente deve ser tratada antes do plantio.
Podridão da raiz e do caule
Essas patologias são causadas por bactérias que vivem na camada do solo. A podridão das raízes é perigosa porque causa graves danos às raízes. Como resultado, a folhagem enrola e seca. À medida que a podridão do caule se desenvolve, as folhas superiores ficam vermelhas e secam.
Para evitar o desenvolvimento de patologias, é necessário escolher variedades e híbridos que se caracterizem por imunidade estável. Além disso, para prevenção, vale a pena tratar a semente e combater as pragas pelos métodos disponíveis.
Sujeira de fogo
Neste caso, os órgãos genitais da planta sofrem. Nesse caso, em vez de grãos, formam-se inchaços de ferrugem nas panículas. Os grãos afetados assemelham-se a sacos cinzentos alongados. Para evitar o desenvolvimento da doença, as sementes devem ser tratadas com Vitavax. Nesse caso, são utilizados 3-4 quilogramas da substância por 1 tonelada.
Sujeira empoeirada
Os esporos de fumaça são encontrados no solo e nas sementes. A infecção ocorre na fase de emergência dos brotos e se manifesta durante a varredura das panículas. Eles simplesmente se transformam em uma massa empoeirada.
Para enfrentar a infecção, é necessário realizar a aragem de outono, seguir as regras de rotação de culturas, remover restos de plantas e tratar sementes.
Como colher
O sorgo sudanês é resistente à quebra. Ao mesmo tempo, a colheita é necessária em pouco tempo para que o teor de umidade dos grãos não aumente e não seja necessária secagem adicional. No plantio para silagem, a colheita deve começar na fase de maturação da cera. A colheita é feita cortando leiras com ceifeiras.Depois disso, os grãos precisam ser secos e trilhados com colheitadeiras.
Métodos de reprodução
A grama do Sudão é propagada por sementes. A cultura precisa ser plantada em fileiras largas. Neste caso, o intervalo entre as linhas é de 60 a 70 centímetros. Recomenda-se usar 12-15 quilos de grãos por 1 hectare.
O capim Sudão é uma cultura muito comum, caracterizada por forte imunidade e alto rendimento. Na Rússia, é mais frequentemente usado como ração animal. Para cultivar esse tipo de sorgo com sucesso, é necessário seguir recomendações básicas.