Os brotos de cevada, como outros cereais, são usados como suplemento vitamínico na dieta. Eles são especialmente úteis no inverno, quando não há vitaminas suficientes. Consideremos a composição e o valor nutricional da cevada germinada, os benefícios e malefícios do produto, como escolher e germinar as sementes. O que se pode preparar a partir do broto de cevada, de que outra forma o produto é utilizado, além do cozimento, contra-indicações de uso.
- Composição química e valor nutricional da cevada germinada
- Propriedades benéficas e danos
- Como germinar
- Seleção de feijão
- Condições ideais
- Regras de germinação
- Termos e condições de armazenamento
- O que pode ser preparado com brotos de cevada?
- Onde mais você pode usar cevada germinada?
- Em medicina
- Em cosmetologia
- Contra-indicações
Composição química e valor nutricional da cevada germinada
A composição dos brotos de cevada difere da composição do grão. Os brotos verdes contêm por 100 g de produto: 11 g de proteína, 3,2 g de gordura, 69,9 g de carboidratos, muitas vitaminas e minerais úteis. O conteúdo calórico do produto é de 352 kcal.
O valor nutricional da cevada germinada reside no fato de fornecer ao corpo, antes de tudo, vitaminas, componentes minerais, muita proteína vegetal, carboidratos e gorduras.
Propriedades benéficas e danos
Os brotos de cevada fortalecem as forças imunológicas do corpo e previnem a incidência de doenças infecciosas sazonais. Se você os consumir regularmente em porções moderadas, estará garantida uma boa condição física e uma rápida recuperação após o exercício. O produto vitamínico regula o crescimento normal do corpo, fortalece a cartilagem e o tecido ósseo e garante a prevenção do câncer.
Como germinar
Para obter um produto de boa qualidade, é necessário germinar os grãos corretamente. Nem todas as matérias-primas são adequadas para isso. Também é preciso levar em consideração as condições necessárias para a germinação e saber germinar.
Seleção de feijão
As sementes de cevada devem ser frescas, de preferência da última colheita, pois germinam melhor. Devem ser sólidos, de cor característica, sem danos, doenças ou mofo.Os grãos de baixa qualidade não germinarão bem, assim como os grãos velhos que estão armazenados há vários anos. Na cevada, a mistura de outros tipos de grãos é indesejável, não deve haver poeira ou detritos. Antes de armazenar para germinação, o grão deve ser lavado em água fria corrente para remover qualquer sujeira.
Condições ideais
A cevada é germinada em um recipiente limpo e raso feito de cerâmica, vidro ou esmalte. Você não pode usar os de metal. O grão deve germinar em temperatura de 20 a 25 ºС e umidade moderada. A luz forte não é necessária para a germinação; a cevada deve ser colocada onde não haja luz solar direta. Ao mesmo tempo, o local onde será colocado o recipiente de grãos não deve ser muito escuro.
Regras de germinação
Despeje a cevada lavada em uma jarra, adicione água fria e deixe de molho por 2 dias. Três vezes ao dia é necessário trocar a água por água doce, caso contrário as bactérias começarão a se multiplicar nela e aparecerá um odor desagradável.
Quando os brotos atingem o tamanho de grãos, a germinação pode ser considerada completa. Isso geralmente acontece 2 a 3 dias após o início. Antes de usar, a cevada deve ser colocada em uma peneira e enxaguada com água.
Termos e condições de armazenamento
A vida útil da cevada germinada é curta - mesmo na geladeira ela não pode ser armazenada por mais de 2 dias. Quanto mais cedo o grão for utilizado, melhor. Você não pode armazenar os brotos em temperatura ambiente; eles estragam rapidamente. Na geladeira, os brotos devem ser armazenados em um recipiente fechado. Você não deve colocar o produto no freezer.
O que pode ser preparado com brotos de cevada?
Você pode comer cevada germinada fresca e preparar saladas com ela. Basta comer 1 a 2 colheres de sopa de cada vez. eu. Mel, nozes, frutas e bagas são adicionados às saladas. Em casa, são preparadas infusões de grãos para tratar doenças e se recuperar delas.
Os brotos devem ser consumidos frescos, não podem ser processados termicamente, com esse método de preparo perdem-se vitaminas, principal vantagem do consumo de grãos germinados.
Onde mais você pode usar cevada germinada?
O grão germinado dá energia ao corpo e restaura as forças, por isso o produto é considerado uma boa forma de suporte durante as doenças. Com a ajuda da cevada é possível regular o funcionamento do trato gastrointestinal, o grão acelera a digestão e ao mesmo tempo limpa os tecidos das toxinas.
Em medicina
Recomenda-se comer brotos para doenças renais, urolitíase, inflamação da bexiga e dos rins e doenças crônicas dos órgãos geniturinários.
Em cosmetologia
Devido à enorme quantidade de aminoácidos e vitaminas produzidas nos brotos, eles são ótimos para a confecção de produtos para a pele. Após o uso regular de produtos simples com cevada, a aparência e a condição da pele melhoram.
Receita de máscara: para 1 colher de sopa. eu. grãos tome 1 colher de sopa. eu. creme de leite, misture e deixe por 15 minutos. Em seguida, aplique no rosto e após 15 minutos. lave. O óleo de cevada é preparado da seguinte forma: 20 g de grãos triturados são colocados em 1 colher de sopa. azeite e deixe em recipiente fechado por 1 mês. O óleo é aplicado no corpo por 15 minutos e depois removido com guardanapo.
Contra-indicações
Os grãos germinados só podem ser prejudiciais para pessoas saudáveis se consumidos em excesso. Contra-indicações: flatulência, úlceras intestinais e estomacais, exacerbação da colelitíase, intolerância individual. Pessoas com mais de 65 anos devem usar os brotos com cautela, pois podem causar flatulência e cólicas.
A germinação dos grãos de cevada permitirá obter de forma contínua um produto cujos benefícios dificilmente podem ser superestimados. É fonte de um complexo de vitaminas naturais, elementos minerais e substâncias biológicas ativas que se formam apenas na germinação dos grãos. O uso repetido do produto fortalecerá o corpo, reporá a energia vital, restaurará após uma doença ou apoiará durante ela.