O sabugueiro vermelho é popular entre as pessoas devido às suas propriedades benéficas. As flores desta planta são ativamente utilizadas na medicina popular - para preparar tinturas para resfriados, gripes, dores de garganta, diabetes, desequilíbrio hormonal, queimaduras e doenças de pele. É importante saber quando colher o sabugueiro vermelho, pois a preservação de suas propriedades depende de uma colheita adequada.
Tempos de colheita para flores mais velhas
Os sabugueiros são colhidos durante o período de plena floração. O melhor momento é considerado quando nem todas as flores ainda abriram.As inflorescências totalmente abertas apresentam o maior número de propriedades benéficas valorizadas na medicina popular. As flores devem ser colhidas em climas quentes e secos.
Quando as frutas são colhidas?
Ao contrário do sabugueiro preto, o sabugueiro vermelho tem um sabor desagradável. Frutas verdes são tóxicas e não devem ser consumidas.
Os frutos do sabugueiro são colhidos após a maturação completa - no final de agosto ou setembro.
É importante não perder o momento em que os frutos estão totalmente maduros. Os frutos maduros apresentam elasticidade e densidade. Se a colheita for tardia, os frutos ficarão enrugados, semi-secos e impróprios para consumo, pois perderão a maior parte das suas propriedades benéficas. Os sabugueiros vermelhos devem ser colhidos e secos em cachos inteiros.
Coleta de casca
Além de flores e frutos silvestres, a casca do sabugueiro também possui propriedades benéficas. É colhida em abril, em galhos com dois anos, durante o amadurecimento dos botões. Apenas a camada escura superior da casca é cortada. Após a coleta, a casca deve ser seca em local ventilado.
Ferramentas necessárias
Para colher, você precisará de uma tesoura afiada ou de poda, pois os sabugueiros são colhidos em cachos. As lâminas devem ser afiadas para não prejudicar a planta. É preferível colher a colheita em um cesto ou bandeja para que a colheita seja distribuída de maneira uniforme. Para armazenar colheitas secas, você precisará de recipientes de vidro lacrados que não permitam a passagem de umidade.
Técnica de coleta
As flores de sabugueiro devem ser colhidas no período de floração, separando-as dos pedúnculos. Após a colheita, as flores devem ser secas e passadas por uma peneira. As flores devem ser armazenadas com umidade do ar não superior a 14%.
Os frutos maduros são coletados em cachos. Após a colheita, os cachos devem ser espalhados em camada fina e secos ao ar.Em seguida, os frutos são secos na secadora ou no forno. Os frutos secos devem ser separados dos galhos.
A casca é coletada de galhos com dois anos. É limpo, a camada superior é raspada, separada e seca na secadora ou no forno. As raízes da planta são colhidas no final do outono. São secos da mesma forma e moídos até obterem consistência pulverulenta.
Regras de armazenamento
As flores coletadas podem ser armazenadas por 24 meses em temperatura de +5 a +25 graus Celsius e umidade do ar não superior a 65%. As frutas secas não podem ser armazenadas por mais de seis meses. A casca da planta pode ser armazenada por três anos e as raízes do sabugueiro podem ser armazenadas por cinco anos.
Aplicativo
O sabugueiro vermelho, ao contrário do sabugueiro preto, não é usado na medicina oficial, mas é amplamente utilizado na medicina popular. Além disso, apesar de os frutos da planta terem um sabor pior do que o do sabugueiro preto, e os frutos verdes serem considerados venenosos e comê-los pode causar envenenamento, os frutos podem, no entanto, ser usados para fins culinários após tratamento térmico.
Na medicina popular
As flores e frutos do sabugueiro vermelho servem como principal componente no preparo de muitas tinturas medicinais que auxiliam no tratamento de bronquite e reumatismo. Uma decocção das raízes da planta é usada como laxante e diurético.
Para úlceras estomacais, três vezes ao dia antes das refeições, beba cem mililitros de infusão de sabugueiro e coma óleo vegetal. A infusão é administrada durante um mês e o curso é repetido duas semanas depois, se necessário.
Uma infusão da casca da planta ajuda a tratar a asma brônquica.
Uma colher de sopa de raízes trituradas para cada 300 mililitros de água fervente é infundida por duas horas e tomada três vezes ao dia, meio copo.
A tintura de flor de sabugueiro é usada para tratar reumatismo, dores de cabeça e resfriados. Duas colheres de chá de flores esmagadas são despejadas em água fervente na quantidade de 250 mililitros e deixadas por 10 minutos. Beba 100 mililitros de infusão duas vezes ao dia.
Na culinária
O sabugueiro vermelho produz um suco saboroso e saudável que pode ser preparado para o inverno. Para prepará-lo, é necessário escaldar os frutos silvestres, passar por uma peneira e levar à fervura o suco resultante. Você não pode comer mais do que 50 gramas de suco por dia.
O suco tem efeito fortalecedor do sistema imunológico e ajuda a restaurar o metabolismo natural.
Os frutos frescos e maduros da planta são utilizados para fazer conservas, geléias e purês. O purê é feito de frutas vermelhas e açúcar, na proporção de dois para um. Os bagos são moídos juntamente com o açúcar e levados ao fogo. Em seguida, a mistura resultante deve ser fervida, colocada em potes e pasteurizada.
A geléia é feita de frutas vermelhas e açúcar na proporção de um para um, com adição de um pouco de água limpa. Os bagos são esmagados e fervidos com açúcar e água até engrossarem.