Plantar e cuidar do sabugueiro, descrição das variedades, propagação e cultivo

O sabugueiro é uma planta que está ganhando popularidade entre os proprietários de terrenos privados. Arbustos decorativos se adaptam habilmente à paisagem mais bizarra. Raramente surgem dificuldades de cultivo, mas é melhor primeiro familiarizar-se com as características do sabugueiro, o cuidado e o plantio e as características do arbusto.


Descrição técnica da planta

O sabugueiro é uma planta despretensiosa que se adapta facilmente às condições climáticas, mas é melhor conhecer previamente as características do arbusto. Para residentes de regiões frias, é importante compreender a imunidade e a resistência ao gelo.

Resistência a baixas temperaturas e secas

O arbusto tolera baixas temperaturas e não morre mesmo a 30 graus abaixo de zero. As plantas jovens terão que ser cobertas durante o inverno; as mudas geralmente congelam.

A planta não tem medo da seca, mas é melhor não verificar a sobrevivência do sabugueiro, pois no calor extremo e sem umidade o arbusto perde o aspecto decorativo. Na falta de rega, as folhas enrolam, amarelam e até caem.

Imunidade a doenças

O sabugueiro raramente fica doente. Se não se esquecer dos tratamentos preventivos, o arbusto crescerá e se desenvolverá rapidamente, florescerá abundantemente e dará frutos úteis.

Amora silvestre

Parâmetros externos

O sabugueiro é um arbusto ou árvore exuberante. A planta se diferencia pela longevidade, com os devidos cuidados vai inflar os olhos até os 60 anos. É uma cultura parcialmente venenosa; suas folhas, brotos jovens e casca contêm uma pequena quantidade de toxinas. Apesar disso, materiais vegetais são frequentemente utilizados na medicina popular para preparar pomadas e infusões.

Tamanhos de arbustos

A altura do sabugueiro chega a 4 m e o diâmetro do arbusto chega a 3 m.Para obter uma planta compacta, será necessário fazer podas regulares. Algumas variedades não diferem em tamanho, a altura dos arbustos adultos não ultrapassa 1 m. As variedades anãs são utilizadas para decorar canteiros de flores, nos jardins são facilmente substituídas por grandes exemplares do reino vegetal.

Ramificação do sistema radicular

O rizoma é longo, atinge 5 m e possui muitos brotos laterais. As raízes penetram profundamente nas camadas do solo, de modo que em condições extremas o sabugueiro consegue obter umidade de forma independente para não morrer. Algumas raízes correm perto da superfície, por isso, ao soltar, é melhor não penetrar fundo no solo.

bando de sabugueiro

Floração e frutificação

As flores da planta são pequenas, reunidas em pequenas inflorescências brancas. Algumas variedades se distinguem por flores rosadas. Graças ao seu aroma persistente, o sabugueiro é uma excelente planta de mel; as abelhas migram com prazer para o cheiro. As pragas das plantas frutíferas não gostam do cheiro dos sabugueiros, por isso os insetos raramente se instalam, mesmo nas plantas próximas. Alguns jardineiros plantam sabugueiro especificamente no jardim para proteger árvores frutíferas e arbustos da invasão de pragas.

A floração ocorre no último mês da primavera ou início do verão. A frutificação começa em meados de julho e continua até agosto. O fruto do arbusto é uma baga brilhante. Dependendo da variedade, a tonalidade da fruta varia do roxo ao preto azulado.

Como plantar sabugueiro em terreno aberto

Não haverá dificuldades particulares com o plantio de sabugueiro, o processo não difere do plantio de arbustos ornamentais. O principal é cumprir os prazos, adquirir uma muda de qualidade e preparar o solo. Seria uma boa ideia escolher um local aconchegante para a planta.Deve-se cuidar de uma área ensolarada e sem acesso a correntes de ar, pois rajadas de vento podem danificar os galhos do arbusto.

baga de fruta

Datas de desembarque

É melhor plantar sabugueiro na primavera, antes que o suco comece a escorrer. Espere até que as geadas desapareçam completamente; as flutuações de temperatura podem danificar as plantas jovens. Se não conseguir adivinhar o momento, é melhor cobrir os arbustos com agrotêxteis à noite. Nas regiões quentes, recomenda-se realizar o processo no outono, antes do início do frio os arbustos terão tempo de criar raízes e se preparar para as geadas. Certifique-se de usar abrigo: as plantas jovens podem morrer mesmo com uma ligeira queda de temperatura.

Bairro vantajoso

Não plante arbustos perto de árvores com copa exuberante, pois a falta de luz afetará o estado do sabugueiro e a planta perderá seu aspecto decorativo. É importante cultivar espécies variadas em áreas ensolaradas, pois os padrões nas folhas à sombra desaparecerão rapidamente.

O sabugueiro fica lindo em plantações em grupo. Recomenda-se a utilização de diferentes variedades para o plantio - variegada, branca, vermelha. Certifique-se de primeiro se familiarizar com as características, é melhor combinar as plantas não apenas pela aparência, mas também pelo diâmetro da copa e tamanho de uma planta adulta.

arbusto verde

Não é recomendado plantar variedades anãs e altas nas proximidades - os gigantes certamente destruirão seus irmãos menores.

Dimensões adequadas do solo e do buraco

O sabugueiro prefere solos leves e nutritivos. Se o solo do local for pobre, é recomendável preparar você mesmo a mistura. Misturar:

  • turfa;
  • solo de jardim;
  • areia (grossa, rio);
  • solo do jardim.

É melhor não usar composto, mas colocar uma camada espessa como cobertura morta.

As raízes da muda têm diâmetro pequeno, portanto as dimensões da cova não ultrapassam 50 por 50 cm.

ancinho no chão

Tecnologia de plantio e cuidado de mudas

Antes do plantio, recomenda-se molhar as raízes da muda. Use uma solução estimulante ou um purê de argila (400 g de argila por balde de água).

Ao plantar, certifique-se de que as raízes não quebram e endireite os brotos. Polvilhe suavemente com terra, após cada porção de terra sacuda cuidadosamente a muda, que preencherá todos os vazios entre os brotos. Certifique-se de ficar de olho no colo da raiz. Não deve penetrar profundamente no solo ou subir muito acima da superfície da terra. Idealmente, o colo da raiz ficará nivelado com o solo.

Despeje imediatamente a água - 10 litros de líquido por arbusto são suficientes. Coloque uma camada de cobertura morta. Após o plantio do sabugueiro, o cuidado é simples - regue uma vez a cada 2-4 dias. Se o tempo estiver muito quente, umedeça o solo diariamente.

pingando um buraco

O que você precisa para um bom crescimento e produtividade

Se as condições de cultivo forem atendidas, o arbusto irá deliciá-lo com uma colheita 2 a 3 anos após o plantio. Requisitos principais:

  • rega regular;
  • introdução de compostos nutricionais;
  • afrouxando a superfície do solo;
  • abrigo para o inverno (em regiões muito frias);
  • controle de pragas;
  • tratamentos preventivos.

Outro requisito é a poda regular, caso contrário o arbusto ficará desleixado e perderá o efeito decorativo.

flor branca

Regularidade da irrigação

Recomenda-se regar o sabugueiro com frequência, principalmente no verão. A regularidade da rega depende do clima. Se estiver muito quente, irrigue o solo 3 a 5 vezes por semana. Use água morna, deixando várias horas ao sol. Não é recomendável regar com mangueira, pois existe o risco de aparecimento de manchas desagradáveis ​​nas folhas.

A rega deve ser interrompida em meados do outono e os arbustos devem ser preparados para o inverno.Umedecer demais o solo antes da geada levará ao congelamento do sistema radicular. As geadas não causarão nenhum dano especial, especialmente às variedades despretensiosas. Eles crescerão rapidamente com o início do calor e criarão novas raízes rapidamente. Espécies mais delicadas se recuperam mal e algumas podem até morrer.

irrigação de arbustos

Aplicação de fertilizante

Para fertilizar, use fertilizantes complexos. Não exagere na adição de nutrientes, basta uma fertilização por mês. Se o composto for usado para cobertura morta, os fertilizantes podem ser abandonados: elementos úteis penetrarão no solo com água.

Alguns jardineiros usam fertilizantes caseiros - uma infusão de composto ou húmus. É melhor não abusar da matéria orgânica - duas ou três aplicações de fertilizante por temporada são suficientes.

Certifique-se de regar bem o solo com antecedência para não queimar as raízes que passam perto da superfície.

escolha do fertilizante

Poda formativa

É melhor podar no início da primavera, embora seja melhor modelar arbustos velhos no outono. Normalmente, os galhos congelados, secos e quebrados pelo vento são removidos. O sabugueiro pode ser transformado em uma árvore padrão, deixando o tronco principal e aparando regularmente os brotos laterais na parte inferior da planta.

Controle de pragas e prevenção de doenças

Muitas vezes não há necessidade de combater insetos; as pragas relutam em invadir a planta. Na maioria das vezes, os pulgões se instalam nos sabugueiros, contra os quais é recomendado o uso de uma infusão de cinzas:

  1. Ferva 5 litros de água
  2. Despeje água fervente sobre as cinzas de madeira (500 g).
  3. Deixe por 5-8 horas, fechando bem o recipiente.
  4. Coe e processe o arbusto.

Para se livrar dos insetos você precisará de até 3 tratamentos. Para evitar a reinfestação por pragas, use a infusão para prevenção pelo menos uma vez por mês.

solução de cinzas

Se a planta estiver infectada com ácaro ou mosca do sabugueiro, será necessário recorrer a produtos químicos. Recomenda-se realizar tratamento com Fufanon. Normalmente, após a primeira rega das folhas, os insetos desaparecem, mas é melhor reaplicar a solução depois de uma semana - isso garante que depois de algum tempo as pragas não ocupem os arbustos.

O sabugueiro raramente adoece, mas é melhor não correr riscos e fazer tratamento preventivo com sulfato de cobre toda primavera. Alguns jardineiros usam a mistura bordalesa, que não é menos eficaz na prevenção de infecções por doenças.

Como propagar um arbusto de sabugueiro

A reprodução do arbusto pode ser feita de diversas maneiras - por sementes, estacas e divisão da planta. Alguns jardineiros usam camadas; o sabugueiro rapidamente cria raízes e cresce.

raízes de jardim

Sementes em casa

A propagação por sementes é um método bastante impopular, pois não será possível preservar todas as características maternas da variedade. Cultivar plantas jovens é fácil:

  1. Colete as sementes no outono.
  2. Seque um pouco o material de plantio.
  3. Semeie as sementes diretamente no canteiro do jardim (certifique-se de polvilhar com uma camada de solo de 2 a 4 cm).
  4. Cubra com uma fina camada de composto.

Na primavera, remova o composto imediatamente após o início do tempo quente. Os brotos aparecerão rapidamente. Cuidar das plantas jovens é simples - regar e afrouxar regularmente o solo. Replante para um local permanente após um ano.

Estacas

Para estacas, escolha apenas brotos anuais verdes. Certifique-se de que cada ramo tenha pelo menos 2 entrenós. É melhor enraizar as mudas diretamente no solo (use uma mistura de turfa e areia). Construa uma estufa de polietileno ou vidro. Monitore o teor de umidade do substrato e umedeça-o regularmente.

planta de xícara

Se a propagação for feita por estacas lenhosas, é melhor deixá-las em porão fresco até a primavera.Com o início do calor, plante imediatamente nos canteiros, previamente preparado um substrato nutritivo. É fácil cuidar das mudas - regar, remover ervas daninhas, soltar o solo.

Método de propagação por camadas

Após o aparecimento das folhas, o sabugueiro pode ser propagado por camadas. Selecione vários brotos saudáveis, prepare sulcos rasos e disponha os galhos do arbusto. Certifique-se de prender com arame. Polvilhe um dos entrenós com terra e umedeça-o regularmente. As raízes aparecerão em meados do verão.

Não se apresse em replantar – é melhor separar a planta jovem da planta-mãe no ano seguinte.

estratificação do caule

Dividindo o mato

Ao transplantar uma planta adulta, recomenda-se a utilização de divisão. Divida o sabugueiro em várias seções, tomando cuidado para não danificar as raízes e galhos. Isso não pode ser feito manualmente, é melhor usar uma pá afiada. Certifique-se de secar um pouco cada seção e depois plantá-la em um local permanente.

Enxertia de sabugueiro

A enxertia de sabugueiro raramente é realizada, apesar de sua resistência, a planta não tolera bem tais procedimentos. Recomenda-se o cruzamento de diferentes variedades, o que pode melhorar a frutificação ou aumentar a decoratividade.

Sobre o que você pode vacinar?

Para reduzir o risco de morte das plantas, é melhor enxertar em plantas padrão. Normalmente são usadas variedades de sabugueiro anão ou chorão. Você pode experimentar outras espécies, mas somente se tiver experiência, caso contrário a tentativa de conseguir uma nova planta fracassará.

corte com tesoura

Tecnologia e tempo de trabalho

É melhor vacinar na primavera ou no início do outono. O topo é cortado de uma árvore padrão, vários cortes são inseridos sob a casca (certifique-se de cortar em um ângulo agudo). Cubra cuidadosamente as juntas com verniz e embrulhe com filme ou fita isolante. Deixe por vários meses.

Cuidados com a árvore após o procedimento

É fácil cuidar de uma árvore enxertada - regar e soltar o solo. Não fertilize durante o primeiro ano após a vacinação. Somente depois que o sabugueiro começar a crescer ativamente é que devem ser aplicados fertilizantes complexos.

arbusto

Variedades populares

Apesar da vastidão da família, apenas alguns tipos de sabugueiro são utilizados para cultivo em terrenos privados. Antes de adquirir uma muda, é melhor se familiarizar com as características de cada variedade.

Sabugueiro vermelho

Uma característica distintiva das variedades são os frutos não comestíveis. As espécies mais populares são Nana, Purpurea, Flavescens. Os arbustos geralmente são plantados apenas para decoração. Toleram bem a poda e assumem facilmente a forma desejada. Suportam bem condições desfavoráveis ​​​​(seca, geadas severas).

Preto

O sabugueiro preto possui o maior número de espécies. Normalmente são essas variedades que se plantam se se deseja uma colheita cujos frutos sejam doces, saborosos e aromáticos.

frutas não comestíveis

Os tipos mais populares:

  • Beleza Negra. É considerada uma das variedades mais bonitas. Flores rosa coletadas em inflorescências exuberantes e folhagem roxa são as características distintivas da espécie. Os frutos são pretos e roxos, utilizados na confecção de sobremesas e conservas.
  • Laço preto. As folhas dissecadas são uma característica da variedade. A partir da primavera a folhagem tem tonalidade esmeralda, no final do verão é quase preta. As flores são de cor rosa e apresentam um requintado aroma a limão. As frutas são deliciosas.
  • Áurea. Uma característica distintiva dessa variedade de sabugueiro são as folhas amarelas, que podem mudar dependendo da quantidade de sol - na sombra ficam mais escuras, quase alaranjadas.
  • Laciniata. As folhas da variedade lembram folhagem de carvalho - perfuradas e de formato bonito.A floração é branca, pouco elegante, mas fica muito bonita contra o fundo da folhagem esmeralda. Geralmente cultivados para decoração, os frutos são pequenos e não muito suculentos, por isso são utilizados apenas para conservação.
  • Madona. Um lindo sabugueiro variegado com folhas verdes com uma larga borda amarela. As flores são douradas, reunidas em grandes inflorescências. Os frutos são pequenos e costumam ser utilizados para processamento. A variedade tem medo de geadas severas, embora se recupere rapidamente após o congelamento.
  • Renda. A variedade possui lindas folhas, fortemente dissecadas, mudando de cor ao longo da estação. Na primavera o arbusto é verde escuro, mas antes do outono apresenta folhas pretas e roxas. A cor tradicional das flores é rosa claro. Os frutos são bastante grandes, pretos e comestíveis.
  • Véspera. Possui copa extensa, as folhas são de cor púrpura escura. A folhagem tem um formato requintado com orifícios. As inflorescências são rosadas, até 20 cm de diâmetro e os frutos são grandes. A planta tolera bem podas, secas e baixas temperaturas.

Antes de comprar uma muda, é melhor saber como a planta tolera condições desfavoráveis, algumas espécies não se dão bem em regiões frias.

arbusto rosa

Amarelo

Existem vários tipos de sabugueiro, que se distinguem por uma tonalidade especial de folhas - o amarelo. Uma das mais populares entre os jardineiros é Aurea variegata. O arbusto apresenta folhagem dourada variegada. Se você plantar a variedade em local ensolarado, é fácil deixar as sombras mais brilhantes e atraentes.

Outro sabugueiro de folhas amarelas é o Luteovariegata. Na primavera, florescem nos arbustos ricas folhas amarelas, que murcham um pouco no verão e adquirem uma cor clara, quase branca. As inflorescências são rosadas e bastante grandes. Os frutos amadurecem no final do verão.Os frutos são pequenos e adequados para cozinhar.

tons de folhas

Branco

Outra curiosidade entre as variedades de sabugueiro é a Argentia branca. As folhas são quase brancas, com diversas manchas verdes na superfície de cada uma delas. Se você plantar o arbusto em local ensolarado, a vegetação quase desaparece. A variedade parece muito atraente entre os arbustos verdes, alguns proprietários de terrenos particulares plantam a variedade em canteiros de flores. As flores são de cor branca e portanto invisíveis entre a folhagem. Os frutos são pretos, não muito grandes.

O sabugueiro é uma planta que pode decorar qualquer ambiente. Os arbustos decorativos parecem atraentes no contexto de árvores verdes. Se você evitar erros, poderá facilmente cultivar uma decoração decorativa de jardim que não exigirá cuidados especiais. O principal é dar aos arbustos tudo o que precisam, manter a rega, aplicar fertilizantes e evitar danos causados ​​por pragas ou doenças.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim