A macieira Nastenka de frutificação tardia foi obtida por L.A. Kotov como resultado da polinização da variedade Purple Anis com uma mistura de pólen de duas frutas altas: Rainbow e Samotsvet. Recomenda-se o cultivo no sul dos Urais, pois o clima seco é adequado para a fruticultura. Ao zonear em condições de mau tempo prolongado, a árvore é afetada por crostas.
História da variedade
Los Angeles Kotov é um criador famoso que dedicou sua vida ao desenvolvimento de novas variedades para zoneamento nos Urais.Graças às suas características maternas, a nova variedade é famosa pela boa frutificação e elevada robustez invernal.
Nastenka está atualmente sendo testada quanto à possibilidade de cultivo nas regiões dos Urais e de Sverdlovsk, portanto ainda não está incluída no Cadastro Estadual.
A árvore tolera facilmente invernos gelados, mas não tolera muita umidade, portanto, a escolha de um local para plantar Nastenka deve ser feita com responsabilidade.
Descrição
Nastenka é uma macieira tardia, começa a frutificar apenas 5 anos após o plantio da muda. Uma característica biológica da variedade, como a frutificação precoce, afeta o rápido retorno dos custos gastos no plantio de uma horta.
Vantagens da variedade:
- resistência a baixas temperaturas;
- bom rendimento;
- fruta grande;
- longo prazo de validade das maçãs.
As desvantagens incluem fraca imunidade à sarna, especialmente quando cultivada em condições de alta umidade e tempo chuvoso prolongado. Além disso, Nastenka é caracterizada por frutificação periódica.
A superfície do fruto é lisa, seca, com uma camada cerosa bem visível. A pele apresenta um blush vermelho-tijolo intenso, com listras borradas.
Os frutos são médios e grandes. O peso médio de uma maçã chega a 150 g, o peso varia entre 100 ge 180 g Os frutos unidimensionais apresentam formato achatado redondo ou redondo-cônico.
As câmaras com sementes são bem fechadas e raramente apresentam pequenas lacunas. A polpa é amarelo-esverdeada e torna-se amarela após a maturação. Os frutos são muito suculentos e ricos em nutrientes. As maçãs têm sabor doce e azedo.
Na descrição nota-se um pedúnculo curto, um pequeno funil com inclusões de cor bronze claro. O pires é liso, não profundo, bastante estreito. O cálice é fechado, o coração é pequeno, semelhante a uma cebola.
Composição química dos frutos da variedade Nastenka:
- 13,5% - matéria seca;
- 0,85% - açúcar;
- 100 g de fruta contém 18,9 mg de ácido ascórbico;
- 0,85% - ácidos tituláveis.
Devido à sua rica composição química, a macieira Nastenka é classificada como variedade de mesa.
Características
Somente seguindo métodos de cultivo agrotécnicos a macieira Nastenka irá deliciá-lo com o sabor agridoce de seus frutos.
Aparência
A copa de uma fruteira alta tem formato piramidal reverso, ligeiramente esparso. Os galhos são retos, em relação ao tronco localizam-se em um ângulo de 40-55°.
Os rebentos são retos, pubescentes, de espessura média, castanhos, arredondados. Lâminas de folhas médias, verde-escuras, com bordas finamente recortadas, assentam em pecíolos médios com pequenas estípulas em forma de sabre.
Produtividade
A macieira se caracteriza pela periodicidade de frutificação, quando dá frutos produz alto rendimento. A frutificação não anual é considerada a principal desvantagem da fruticultura Nastenka.
Para aumentar a produtividade, é necessário fiscalizar a fruticultura a tempo em busca de doenças e pragas. As más condições climáticas também reduzem os rendimentos.
Dimensões da árvore
A árvore frutífera é considerada alta, por isso é importante selecionar uma área livre para cultivo. Observe que sem podar a árvore pode atingir 5 m de altura, o que tornará a colheita das maçãs muito mais difícil.
Resistência do inverno
Esta variedade despretensiosa é caracterizada pela alta resistência a baixas temperaturas e pode sobreviver facilmente a invernos gelados com temperaturas abaixo de -45°, mas somente se plantada em área bem iluminada e protegida de ventos fortes.
Doenças e pragas
Os criadores consideram a resistência a doenças como a sarna um importante indicador da viabilidade das variedades de macieira.Nastenka apresenta baixa imunidade a esta doença, principalmente quando cultivada em condições de alta umidade.
Se o tempo estiver ruim lá fora por muito tempo, muitas vezes chove, manchas pretas borradas de origem fúngica aparecem nos frutos e nas folhas, que não só prejudicam a aparência dos frutos, mas também afetam seu sabor. Se a infecção for grave, toda a colheita pode apodrecer.
Recomenda-se pulverizar as árvores contra a sarna com uma solução de uréia a 7%. Não apenas a copa da planta deve ser tratada, mas também as folhas caídas devem ser pulverizadas.
Entre as pragas, Nastenka está sendo assediada mariposa, mariposas de jardim e pulgões. A mariposa é a praga mais perigosa. Durante o verão, pode destruir a maior parte da colheita, especialmente se o tempo estiver seco e quente. Entre os métodos populares de luta, recomenda-se a infusão de absinto.
As lagartas da mariposa de jardim são tão vorazes que podem destruir toda a colheita de árvores frutíferas em uma estação. Para fins de prevenção, é necessário retirar prontamente galhos secos e danificados, retirar e queimar folhas caídas e restos de plantas. Os inseticidas são eficazes no controle das mariposas.
O aparecimento dos pulgões é fácil de perceber: como resultado de sua atividade vital, as folhas adquirem tonalidade avermelhada e ondulam. Para combater, use uma decocção de alho, celidônia e plantas coníferas.
Para combater o bicho-da-seda, o alburno e o espinheiro, você pode usar uma infusão de copa de tomate ou uma infusão de absinto.
Época de floração e amadurecimento dos frutos
A macieira Nastenka fica coberta de flores perfumadas em meados de maio ou início de junho. Ressalta-se que a variedade em si é estéril, portanto para a frutificação é necessário cuidar do plantio de polinizadores. Não existe uma variedade polinizadora específica para Nastenka, por isso é recomendado plantar variedades do final do outono, que também florescem de maio a início de junho.
Variedades de macieiras de inverno não podem ser polinizadas por variedades de verão! Ao plantar polinizadores, não deve haver mais de 50 m entre as árvores.
A colheita ocorre em meados de setembro. Nessa época, o valor nutricional das frutas é muito baixo, têm sabor azedo e a polpa é dura. Depois de alguns meses, as maçãs ficam totalmente maduras e você pode desfrutar plenamente do sabor.
Sujeito às regras de armazenamento, as maçãs mantêm o sabor e o valor nutricional até o final de março.
Os frutos contêm: ácido ascórbico, ácidos orgânicos. No inverno, uma pessoa simplesmente precisa de vitaminas, para que possa ser facilmente reabastecida com maçãs de inverno. As frutas são indicadas para consumo in natura e enlatadas.
A opinião dos jardineiros dos Urais é ambígua quanto ao sabor adocicado das frutas com acidez pronunciada: alguns consideram-no pouco detectado, outros acreditam que o sabor não é suficientemente profundo. A avaliação dos provadores equivale a 3-3,5 valores.
Regiões de crescimento
A região de Sverdlovsk é preferível para o cultivo da variedade, já que Nastenka é uma macieira Ural que prefere um clima seco.
Áreas de cultivo da variedade:
- Chelyabinskaia.
- Omsk.
- Kirovskaia.
- Permanente.
- Nizhny Novgorod.
- Sverdlovskaia.
Além disso, a variedade é recomendada para cultivo na Bashkiria e no Tartaristão. A cada ano, a macieira adapta-se cada vez mais ao clima temperado da zona média.
A macieira com o lindo nome Nastenka é considerada uma árvore frutífera despretensiosa, porém, para se obter uma colheita boa e abundante é necessário seguir métodos agrotécnicos de cultivo desta variedade.