A macieira é talvez uma daquelas árvores que podem ser encontradas em quase todos os jardins. A razão para isso é sua despretensão e facilidade de cultivo. Existem muitas variedades dessas frutas, e uma delas são as maçãs Champagne. As frutas de champanhe são ideais para cultivar por conta própria.
Descrição da variedade
Esta é uma das variedades de maior sucesso para cultivar no seu próprio jardim. Os frutos crescem grandes - em média 100 gramas. Alguns podem chegar a 150 gramas.Os frutos maduros são predominantemente redondos. Quando maduras, as maçãs desta variedade apresentam cor amarelo claro com manchas vermelhas ou “blush”.
A descrição desse tipo de fruta diz que essas maçãs são suculentas e têm textura densa. A pele pode apresentar uma camada cerosa característica. Os frutos têm sabor agridoce e durante a maturação o sabor azedo diminui.
Subespécie da variedade:
- Champanhe Ranet;
- Salpicos de champanhe;
- Champanhe Livland;
- Champanhe da Crimeia.
Prós e contras da macieira Champagne
As características positivas deste tipo de maçã incluem:
- Resistência ao gelo. Não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de a árvore congelar no inverno - ela preserva bem em baixas temperaturas.
- Resistente a doenças comuns à maioria das macieiras.
- Mesmo após danos, esta variedade se recupera rapidamente.
Mas também existem algumas desvantagens. Infelizmente, as maçãs com champanhe não duram muito. A vida útil das frutas em condições de temperatura é de 1 mês. Outra desvantagem é uma porcentagem considerável de danos à árvore causados pelos raios do sol da primavera.
Principais características da variedade
Para decidir se uma macieira Champagne é adequada para cultivo no jardim, deve familiarizar-se com as principais características e características desta árvore.
Dimensões
As próprias árvores atingem grandes alturas - até 5 metros. Se você não formar uma copa desde o início e permitir que a macieira cresça sozinha, poderá acabar tendo dificuldades para cuidar dela.
As próprias maçãs maduras pesam em média 100 gramas, mas também existem exemplares grandes que chegam a 150 gramas.
Produtividade
A produtividade deste tipo de maçã é elevada: entre todas as variedades de macieiras deste grupo, a casta Champagne ocupa uma das posições de liderança.Esta é uma prioridade para muitos jardineiros, especialmente se a cultura for cultivada para venda.
Se a primavera for quente e ensolarada, a colheita será melhor e maior do que se houvesse muita chuva e vento. A produtividade também aumenta devido à polinização da árvore por insetos ou outras macieiras.
Frequência de frutificação
Com os devidos cuidados (rega, fertilização e alimentação oportuna, formação da copa da árvore e proteção contra pragas), a macieira dará frutos todos os anos. As primeiras maçãs aparecem, via de regra, não antes do 3-5º ano de crescimento da árvore.
A macieira começa a florescer no final da primavera e continua até cerca de dez de junho. Os frutos amadurecem no início de agosto e até início de setembro.
Resistência do inverno
Uma das vantagens desta variedade de macieiras é a robustez invernal e a capacidade de tolerar baixas temperaturas. É claro que quanto mais jovem a árvore, mais suscetível ela é às intempéries, mas em geral essas macieiras sobrevivem bem ao inverno.
Mesmo que ocorram pequenos danos, a árvore se recupera fácil e rapidamente e continua a produzir colheitas.
Porém, ainda é recomendável se preparar para a estação fria. No outono é melhor alimentar a árvore e tratá-la com produtos especiais, além de branquear o tronco. Se for uma macieira jovem, pode-se cobrir os troncos para evitar danos por roedores.
Resistência a doenças
Maçãs champanhe são resistentes a doenças e raramente são atacadas por pragas. Mas mesmo que isso acontecesse, a vantagem da espécie é a capacidade de recuperação rápida. A probabilidade de a árvore ter que ser tratada por muito tempo e o jardineiro perder a época da colheita é pequena.
Avaliação de frutas
As maçãs são avaliadas através de um sistema de cinco pontos baseado em uma série de indicadores e características da fruta. As maçãs com champanhe receberam uma pontuação de degustação de 4,6 pontos. São adequados para assar, fazer compotas, marmeladas, compotas e frutos secos. Também são recomendados para serem consumidos frescos.
Melhores regiões em crescimento
Pelas suas características, maçãs deste tipo criam raízes na maioria das regiões da Rússia, mas o melhor local para o cultivo é a zona central. Árvores deste tipo são frequentemente plantadas na Sibéria, apesar das possíveis condições extremas de temperatura - as maçãs Champagne são resistentes ao inverno e podem se recuperar rapidamente se danificadas.
Críticas de jardineiros sobre a macieira
Valentin, Belgorod: “A macieira Champagne cresce aqui há muito tempo. Produz uma colheita todos os anos, sobrevive facilmente mesmo a invernos frios e é despretensiosa. As frutas são saborosas, mas não duram muito. O que não temos tempo para comer ou vender vai para a conservação.”
Oksana, Nizhny Novgorod: “Mais de uma árvore dessa variedade cresce no terreno da família. O sabor é incrível, as maçãs são lindas. É caracterizada por extraordinária resistência a doenças. Estamos felizes".
Artem, Perm: “Comprei uma árvore depois de ver uma foto na internet. Recebi minha primeira colheita já no 4º ano. A árvore sobrevive facilmente aos invernos e às flutuações de temperatura. Eu recomendo".