O tamanho compacto da macieira colunar Malyukha atrai jardineiros. Mas a isto podemos acrescentar o excelente sabor dos frutos, a sua quantidade, bem como a decoratividade da árvore. Colunas de macieiras são preferidas por quem tem pouco espaço destinado ao jardim. As plantações são fáceis de cuidar e começam a dar frutos rapidamente.
- História e descrição da variedade
- Área de cultivo
- Parâmetros externos
- Crescimento da árvore
- Tamanho da coroa
- Crescimento anual
- Vida útil de uma árvore
- Especificações
- Polinização e rendimento
- Qualidades de sabor
- Resistência à geada e à seca
- Imunidade a doenças e insetos
- Cultivando a macieira colunar Malyukha
- Preparação de mudas
- Composição ideal do solo
- Datas e esquema de desembarque
- Características de cuidar de árvores jovens e maduras
- Frequência de irrigação
- Alimentação foliar e de raiz
- Afrouxando o solo
- Corte de coroa
- Tratamento preventivo
- Preparando a macieira para o inverno
História e descrição da variedade
O Canadá pode ser considerado a pátria de todas as macieiras colunares, onde este tipo de cultura hortícola apareceu pela primeira vez. Ao cruzar a variedade Vazhak, foi cultivada a macieira Malyukha.
Sua peculiaridade é que a árvore:
- atinge altura de 1,8 a 2 metros;
- resistente ao inverno;
- produz frutos com peso de 250 gramas;
- alto rendimento, até 13-15 kg.
As maçãs são colhidas das árvores em setembro. Têm sabor agridoce e polpa suculenta e esbranquiçada. Nota-se o aroma pronunciado das maçãs Malyukha.
Área de cultivo
A planta é adequada para cultivo na região Central da Terra Negra. Mas a cultura é cultivada com sucesso nos Urais e nas regiões do sul da Sibéria.
Parâmetros externos
A copa colunar da macieira Malyukha parece decorativa. As plantas plantadas ao longo da orla do local podem decorar o jardim com o verde do topo piramidal.
Crescimento da árvore
A árvore possui tronco de tamanho médio, que chega a atingir 2 metros na planta adulta. Se as condições forem desfavoráveis para a cultura, a altura da macieira é menor.
Tamanho da coroa
A copa da variedade arbórea apresenta folhagem média. Parece uma pirâmide de tamanho médio, decorada com frutas uniformemente espaçadas.
Crescimento anual
Os brotos da árvore crescem anualmente de 10 a 15 centímetros. Portanto, a distância entre as mudas não deve ser grande.
Vida útil de uma árvore
Embora a macieira colunar Malyukha possa viver mais de 15 anos, sua frutificação nesse período é reduzida. O pico de altos rendimentos ocorre em uma árvore de 8 a 10 anos.
Especificações
Na fruticultura não é a decoratividade da planta que se valoriza, mas sim os seus frutos e a sua qualidade. Eles podem aparecer durante a polinização normal das flores da macieira Malyukha.
Polinização e rendimento
As culturas colunares precisam de polinizadores próximos. Entre elas, são escolhidas macieiras das variedades Valyuta, Chervonets e Kitayka. A polinização oportuna permite que você obtenha vários frutos no primeiro ano após o plantio da árvore, depois de 4 a 5 kg. Mas em uma árvore adulta, o número de maçãs aumenta e chega a 12-15 quilos.
Qualidades de sabor
As maçãs Malyukha são muito saborosas. São suculentos, têm muito açúcar, pouco amido, um pouco de ácido, mas são gostosos. Ao comer frutas frescas, a polpa se rompe. Além disso, as maçãs são perfumadas.
Resistência à geada e à seca
A colheita da horta resiste a invernos com geadas de 30 graus negativos. Ligeiramente danificado pelas geadas da primavera.
Você pode cultivar Malyukha em estepes e regiões áridas, proporcionando umidade no plantio oportuno.
Imunidade a doenças e insetos
A vantagem das variedades colunares é a imunidade a doenças fúngicas. E as pragas raramente atacam a coluna.
Cultivando a macieira colunar Malyukha
As vantagens de cultivar esta variedade são muitas. A árvore baixa é fácil de cuidar. É despretensioso. Você só precisa soltar o solo do jardim a tempo e aplicar fertilizante se quiser uma alta produção de maçãs.
Preparação de mudas
Para o plantio, é necessário escolher mudas de macieira anuais ou bienais. Ao comprar, inspecione cuidadosamente a árvore em busca de danos e podridão. As raízes são inspecionadas para garantir sua integridade. Se as mudas forem transportadas para o jardim, elas são colocadas em um vaso de barro ou terra. Você não pode deixar as raízes secarem.
Composição ideal do solo
As macieiras precisam de solo nutritivo e com acidez neutra. Eles crescem e frutificam melhor em solos chernozem e levemente podzolizados. Áreas pantanosas de composição rochosa e salina não são adequadas para cultivo.
Datas e esquema de desembarque
Nas regiões norte, é necessário fazer uma plantação de colunas na primavera, quando os botões ainda não começaram a florescer. O outono também é adequado para o plantio, mas o mais tardar nos primeiros dez dias de outubro. Em áreas quentes, você pode escolher o plantio no outono e na primavera. As macieiras devem ser plantadas onde a água subterrânea não se aproxima da superfície a menos de 2,5 metros. A cultura prefere as encostas ensolaradas do jardim.
As covas são preparadas com antecedência, colocando-as a uma distância de 40-50 centímetros uma da outra. Não há necessidade de escavá-los sob árvores frondosas. A profundidade do buraco chega a 40 centímetros e a largura - 50. A distância entre as fileiras da coluna é de 2 a 3 metros.
Características de cuidar de árvores jovens e maduras
Cuidar de uma colheita colunar é fácil. Aqui a ênfase está na limpeza do solo, na rega e na fertilização das plantas.
Frequência de irrigação
Após o plantio, as macieiras são regadas abundantemente, tomando cuidado para não ressecar o sistema radicular. Para uma árvore adulta, é importante irrigar durante a formação dos ovários e antes do inverno.
Alimentação foliar e de raiz
Fertilizantes orgânicos são usados para a macieira Malyukha. O verbasco é diluído em água na proporção de 1:3, mantido em barril por 3-5 dias, e a seguir a solução é levada à concentração de 1:5 e regada sobre macieiras. É útil adicionar fertilizantes de fósforo e potássio após a floração. Para 1 metro quadrado de plantio, use um balde de fertilizantes minerais.
A alimentação radicular é combinada com a alimentação foliar.Para alimentação foliar, é preparada uma solução nutritiva de uréia, que requer 2 colheres de sopa da substância para cada 10 litros de água.
Afrouxando o solo
Para o crescimento e desenvolvimento ativo de uma cultura colunar, é importante soltar o solo ao redor do tronco da árvore até 3 vezes por verão. Na primavera e no outono, organizam a escavação do solo, mas de forma a não danificar as raízes da árvore.
Corte de coroa
Já a partir do 2º ano após o plantio da variedade Malyukha, a copa da árvore está formada. Para fazer isso, encurte os ramos laterais até o segundo botão. Então, todos os anos, o procedimento para os rebentos é repetido. Os ramos que dão frutos são cortados no outono, restando alguns ramos jovens. É assim que se forma um padrão com coroa cônica ou cilíndrica. Na primavera, você precisa remover galhos doentes e danificados.
Tratamento preventivo
Para proteger a árvore jovem de doenças e ataques de pragas, as mudas são tratadas com fungicidas. O produto “Thunder” salva você de formigas e pulgões portadores. Enrolar o tronco de uma macieira com papel alcatroado e pisar na neve ao redor das árvores no inverno não impedirá os roedores.
Preparando a macieira para o inverno
As macieiras jovens da variedade Malyukha devem ser protegidas da geada e dos ventos frios. Eles são embranquecidos no outono e o tronco é envolto em várias camadas de material não tecido. As plantas adultas precisam ser cobertas em jardins na Sibéria e nos Urais.