Jardineiros iniciantes estarão interessados em aprender como cultivar uma macieira a partir de um galho. Este método de propagação permite preservar todas as características varietais. Uma árvore frutífera envelhecida pode ser substituída por uma jovem usando o método de alporquia.
- É possível propagar uma macieira com galhos?
- Pegue um galho quebrado ou cortado?
- Alporquia ou como obter mudas de uma velha macieira
- Quando começar a colher mudas
- na primavera
- no outono
- Como preparar mudas para propagação
- Selecionando um local
- Preparação do solo
- Dimensões e profundidade do poço de pouso
- Tecnologia de enraizamento de mudas de macieira
- Na água
- No chão
- Como enterrar adequadamente uma muda de macieira
- Como as mudas verdes enraízam?
- Cuidados adicionais
É possível propagar uma macieira com galhos?
Jardineiros experientes cultivam suas próprias mudas enraizadas nos galhos. Sua taxa de sobrevivência é alta – de 80 a 90%. Para germinar raízes, escolha brotos anuais. São dobrados ao solo, fixados com alfinete em vala rasa (10 cm) e borrifados com terra.
A estratificação é feita no início da primavera. No verão, o solo é mantido úmido. Um ano depois, no início do verão, as mudas são separadas da árvore-mãe. Eles são transplantados para um local permanente no outono.
Pegue um galho quebrado ou cortado?
Segundo os jardineiros, uma muda quebrada cria raízes mais rápido. O galho precisa ser quebrado para que fique um “talão” no fundo. Para fazer isso, primeiro faça uma incisão rasa no broto selecionado e depois quebre o galho exatamente neste local.
Para criar mais raízes, o “calcanhar” é dividido em várias partes com uma faca afiada. Antes disso, é um pouco encurtado e limpo.
Alporquia ou como obter mudas de uma velha macieira
Em meados de março, um galho de fruta adequado é encontrado em uma velha macieira. Ao escolher, siga os seguintes requisitos:
- o rebento para enraizamento está localizado no lado sul, bem iluminado;
- não há ramificações nele;
- idade 2-3 anos;
- a espessura é ligeiramente superior a 5 mm.
O galho selecionado é envolto em filme transparente. Feche um trecho de 40 cm e as partes inferior e superior da manga improvisada são fixadas com fita isolante. Este desenho é utilizado para que até junho a casca fique mais macia. Nos últimos dez dias de junho a manga é retirada. Desde o início do crescimento do ano passado, são recuados 10 cm para baixo e é feita uma incisão circular. Remova com cuidado 1 cm de casca. Vários cortes são feitos na parte superior do anel.
Com o tempo, formar-se-á um crescimento no local da ferida e surgirão raízes nos locais onde foram feitos os cortes. Certas condições são necessárias para a sua formação. Na primeira etapa, o processo de formação de raízes é estimulado com Kornevin.Para isso, cubra a ferida com algodão, embrulhe com filme, fixe a parte inferior com fita isolante e deixe a parte superior aberta. “Kornevin” é diluído de acordo com as instruções, despejado pelo orifício superior até que os discos estejam completamente umedecidos. A parte superior do filme é fixada com fita isolante.
Depois de um dia, tudo é retirado, uma estrutura é construída em torno do corte de uma garrafa plástica e filme plástico:
- corte o fundo;
- faça uma incisão longitudinal;
- coloque um galho com o pescoço para baixo;
- embrulhe o frasco em filme transparente, formando um saco;
- O fundo é enrolado com fita isolante.
Despeje serragem, esfagno ou turfa no recipiente. Qualquer substrato com uso intensivo de umidade é adequado. Está bem hidratado. O filme é fixado com fita adesiva. Até o final do verão, a serragem é umedecida (a cada 2 dias). A estrutura está protegida do sol. No final do verão, as mudas começam a desenvolver raízes ou seus rudimentos.
Quando começar a colher mudas
Ramos anuais são adequados para propagação. As estacas cortadas perto da base enraízam-se melhor. Ao cortar corretamente, o corte fica localizado logo abaixo do nó (botão).
na primavera
Para a colheita da primavera, as mudas são preparadas no inverno. O galho selecionado está levemente quebrado, formando uma fratura fechada; a casca não está danificada. A área danificada é envolvida com fita isolante. Eles pegam galhos lenhosos. Por volta do final de março, o enrolamento é removido e o caule cortado ao longo da linha de fratura. A essa altura, as substâncias necessárias ao crescimento se acumularão nos tecidos danificados. As estacas assim preparadas enraízam-se bem.
no outono
No final do outono, são cortados ramos adequados. Eles são armazenados em um monte de neve, geladeira ou porão. Na primavera, as mudas são preparadas e germinadas. Selecione brotos lignificados, sem danos mecânicos e saudáveis.
Como preparar mudas para propagação
A estaca deve ter 2 a 3 entrenós. A folha inferior é removida. Os restantes são encurtados em ⅔ do comprimento. Colocar em solução de estimulador de formação de raízes por 12 horas, usar:
- "Cornerost";
- "Kornevin";
- "Zircão".
Selecionando um local
Mudas de macieira com raízes próprias (3-4 anos) são transplantadas para o jardim. Ao escolher um local, avalie:
- grau de iluminação;
- profundidade das águas subterrâneas (pelo menos 2-2,5 metros);
- composição do solo.
Preparação do solo
Um ano antes transplantando uma muda de macieira o solo está preparado para um local permanente. Adicione ao solo argiloso:
- areia de rio;
- serragem;
- composto ou húmus;
- cal apagada.
Se o solo for arenoso, adicione argila, húmus e fertilizantes minerais. Para argila, húmus e fertilizantes (superfosfato, sulfato de potássio) são suficientes.
Dimensões e profundidade do poço de pouso
O tamanho da cova de plantio é determinado pelo tipo de macieira.
Variedade | Tamanho do buraco de plantio |
Alto | 0,8*1,2 m |
Semi-anão | 0,5*1m |
Anão | 0,4*0,9m |
Colunar | 0,5*0,5m |
Tecnologia de enraizamento de mudas de macieira
Para obter uma muda enraizada de um galho, germinam-se mudas de macieira. Use água ou solo.
Na água
Pegue uma garrafa de plástico escura. Corte a parte superior. A altura do recipiente de germinação deve ser ligeiramente inferior à das estacas. Despeje um pouco de água (5 cm), deve cobrir a gema inferior. Primeiro aparecem espessamentos no final e, no final da 3ª semana, aparecem raízes. As mudas germinadas são plantadas no solo quando o comprimento atinge 7 cm e, para acelerar a formação das raízes, são adicionados à água estimulantes industriais ou naturais (Kornevin, suco de babosa).
No chão
Na primavera, uma camada de mistura de solo (20 cm) é colocada no recipiente. É preparado a partir de turfa, areia, terra preta (1:1:1).Antes do plantio, as mudas são colocadas em solução de “Zircon” ou “Kornevin”. São enterrados 5 cm no solo, o solo é umedecido e o recipiente coberto com filme. Quando o tempo quente chegar, leve-o para fora. Depois que as raízes aparecem, as mudas são transplantadas para o canteiro.
Como enterrar adequadamente uma muda de macieira
As mudas são escavadas para o inverno para que possam ser plantadas em local permanente na primavera. Sequência de trabalho:
- cavar uma trincheira com 40 cm de profundidade;
- no lado sul o lado é inclinado;
- a muda é colocada na água por um dia e colocada obliquamente em uma vala;
- as raízes são polvilhadas com terra em camadas;
- cada camada é regada generosamente;
- A trincheira é coberta com ramos de abeto e coberta com spunbond.
Como as mudas verdes enraízam?
As estacas verdes criam raízes de maio ao final de agosto. Escolha galhos saudáveis e corte-os pela manhã. A parte do meio é utilizada para o corte. A estaca finalizada deve ter 3 botões:
- o corte inferior é feito diretamente sob o rim;
- o topo é cortado acima do terceiro botão.
As raízes se formarão a partir do botão inferior. As mudas preparadas são plantadas em canteiro separado. A areia é colocada sobre o solo fértil em uma camada de 4 a 5 cm, para evitar a evaporação da umidade, são colocados arcos e o viveiro é coberto com filme.
Cuidados adicionais
No inverno, as mudas jovens ficam protegidas da geada. Despeje uma camada de cobertura morta e cubra-a com ramos de abeto e material de cobertura não tecido. Na primavera, o abrigo é retirado. Cuidar de mudas de macieira com raízes próprias se resume a regar, remover ervas daninhas, alimentar foliar e radicular. Após 2-3 anos, a macieira pode ser transplantada para um local permanente.
O resultado é influenciado pelo clima, variedade da macieira, escolha do método de propagação, precisão das operações realizadas e grau de umidade do solo.