Na vida de todo jardineiro, iniciante ou experiente, chega um momento em que é necessário enxertar árvores frutíferas. As macieiras são consideradas habitantes comuns de jardins, com os quais os proprietários do terreno muitas vezes têm de lidar. O preparo de mudas para enxertia de macieira tem muitas sutilezas, cujo conhecimento facilitará o processo e permitirá estocar boas matérias-primas. Antes de colher o rebento, é recomendável que você se familiarize com as características do processo, regras e conselhos de jardineiros experientes.
O que você precisa saber antes de preparar mudas para enxertia
Antes de preparar as mudas, é recomendável conhecer as características dessas pequenas partes do galho, cada uma das quais esconde uma força misteriosa que pode dar vida a uma macieira madura. A nova árvore manterá as características maternas. Um pré-requisito é estocar matérias-primas vegetais de árvores comprovadas, depois de verificar suas características varietais e rendimento.
Recursos a serem lembrados ao estocar brotos para enxertia:
- use apenas brotos anuais;
- Recomenda-se cortar ramos localizados nas partes externas da copa - fortes e bem desenvolvidos sob os raios solares;
- tente cortar os brotos da parte sul da macieira - eles têm entrenós curtos e olhos bem desenvolvidos.
A enxertia ocorrerá sem complicações se você usar brotos que crescem na camada intermediária da macieira - eles são considerados da mais alta qualidade.
Qual é a aparência de um bom corte de rebento?
Boas mudas para enxerto têm algumas coisas em comum que os novos jardineiros definitivamente deveriam saber. O material vegetal da macieira colhido deve ficar assim:
- o comprimento varia de 30 a 40 cm;
- os brotos foram cortados de macieiras com idade de 3 a 10 anos;
- espessura - até 10 mm (quase a mesma de um lápis normal);
- existem 3-7 botões pronunciados.
Outra característica das estacas preparadas é que os entrenós devem ser curtos, depende deles a rapidez com que o rebento criará raízes.
Quando e como as mudas são preparadas?
Quando questionados sobre quando as mudas são preparadas, jardineiros experientes responderão com confiança - é recomendável realizar esse processo fascinante duas vezes. Vá para o jardim com o passar do inverno, nos primeiros dias da primavera ou antes do início do frio do inverno - no final do outono.A maioria dos jardineiros corta mudas para macieiras no outono.
Vantagens de outono em colher mudas:
- as primeiras geadas conseguiram endurecer os brotos, destruir as pragas e desinfetá-los;
- as plantas entraram na fase de dormência;
- há uma garantia de que os brotos não congelarão mais, porque sobreviveram com sucesso à primeira geada;
- Recomenda-se usar apenas brotos dormentes para enxertia, e o rebento aposentado permanecerá neste estado até a primavera.
Se não conseguiu abastecer no outono, também poderá cortar as mudas na primavera, o principal é não se atrasar. Os botões devem estar em repouso, se começarem a florescer existe o risco de o rebento não criar raízes.
Antes da colheita dos brotos, recomenda-se desinfetar a tesoura de poda e preparar etiquetas (se os galhos forem cortados de variedades diversas). As estacas são cortadas obliquamente, imediatamente amarradas em cachos, indicando a variedade que está sendo preparada.
Armazenamento de mudas: onde e como armazenar
Um pré-requisito para um armazenamento bem-sucedido é que os cortes estejam em repouso até o uso. As principais tarefas que um jardineiro enfrenta:
- não permita que os brotos congelem;
- certifique-se de que não comecem a deteriorar-se;
- evitar a secagem;
- não permita que roedores estraguem o material de plantio.
Existem várias boas maneiras de preservar materiais vegetais, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Moradores de regiões frias onde há neve constante no inverno são aconselhados a usar pilhas especiais:
- Cave trincheiras rasas (até 30 cm), coloque as mudas, cobrindo primeiro o fundo com agulhas de coníferas.
- Cubra o material vegetal com ramos de abeto, palha picada e uma camada de terra.
- Despeje um monte de neve alto (pelo menos meio metro) e compacte-o com uma pá.
- Coloque uma camada de serragem (até 20 cm).
A desvantagem deste método é que existe o risco de danos aos espaços em branco do enxerto por roedores. Você pode evitar danos usando uma malha de plástico ou metal com células pequenas.
Recomenda-se também a utilização de uma adega para armazenamento. Basta colocar as mudas em sacos de estopa ou sacos apertados (não há necessidade de amarrá-los) e colocá-las em um recipiente com serragem umedecida, turfa e musgo. Hidrate conforme necessário.
Se houver poucos cortes, use a geladeira. Coloque o material vegetal em um saco plástico, deixe-o bem amarrado e coloque-o na prateleira de baixo. Verifique durante o armazenamento.
Quando é a hora da vacinação?
Apesar de a macieira ser bem enxertada durante todo o ano, é melhor fazê-lo no início da primavera. Recomenda-se fazer a enxertia no início do período vegetativo - nessa época a seiva está apenas começando a se mover ativamente pela madeira e a casca já está bem atrasada.
Se a enxertia for feita em fenda, é melhor se apressar e fazer o trabalho antes mesmo de a seiva começar a escorrer, durante o período de dormência. Normalmente é no início de abril, mas em regiões quentes é recomendável iniciar o processo mais cedo - a partir de meados de março. Se houver risco de retorno da geada, adie a data por várias semanas.
A enxertia, em que a muda é inserida no corte lateral, é feita no verão, na primavera e até no inverno, principalmente se as mudas já cresceram demais.
Dicas úteis de jardineiros experientes
Existem algumas dicas úteis de jardineiros experientes que os iniciantes são aconselhados a ouvir:
- Antes de enxertar, certifique-se de que as estacas são adequadas - coloque-as com o lado cortado na água e depois de meia hora inspecione cuidadosamente o líquido.Se ficar transparente use os brotos; se ficar turvo ou amarelo pare de usar - eles não servem mais.
- Para a colheita, use materiais vegetais de árvores que são constantemente podadas - elas são armazenadas muito melhor e criam raízes ativamente.
- Na colheita de mudas jovens, procure cortar apenas os galhos que serão retirados na poda, para não machucar a árvore.
- Use verniz de jardim - ele protegerá os cortes contra infecções e bactérias que podem danificar os brotos.
- Prepare mais mudas do que o necessário - mesmo que algumas delas se deteriorem durante o armazenamento, sobrará uma quantidade suficiente de material vegetal para enxertia.
Outra dica importante é não usar galhos finos, danificados ou retorcidos - eles não darão uma boa macieira.
Tirar mudas é um processo fascinante e, com um pouco de esforço, certamente resultará em resultados maravilhosos. A macieira certamente irá recompensá-lo pelo seu esforço com uma boa colheita de frutas suculentas, aromáticas e saudáveis. O principal é seguir as regras e recomendações de jardineiros experientes e não fazer experimentos que possam prejudicar a árvore.