Para propagar árvores frutíferas, os jardineiros usam vários métodos. O método mais conveniente e difundido é o plantio a partir de sementes. Se você deseja cultivar uma macieira a partir de uma semente, é importante entender como preparar adequadamente a semente e o solo. Fatores como cuidados adicionais, condições climáticas e ambientais também são importantes para o desenvolvimento das árvores.
- Vantagens e desvantagens do método
- Regras para preparação de sementes
- Lavando
- Absorver
- Estratificação
- Datas de desembarque
- Preparando o solo ideal e plantando sementes
- Cuidados com mudas
- Frequência e quantidade de rega
- Cobertura
- Poda de brotos
- É necessário enxertar uma macieira que cresce a partir de uma semente?
- Pragas e doenças da macieira e medidas para combatê-las
- Que dificuldades você pode encontrar?
Vantagens e desvantagens do método
O método de propagação de árvores frutíferas apresenta uma série de vantagens e desvantagens comparativas.
Os pontos positivos incluem o seguinte:
- Uma macieira cultivada a partir de uma semente é alta, durável, resistente à geada e forte.
- Você pode começar a cultivar uma muda a partir de sementes em casa e só depois transferi-la para solo aberto.
- Para realizar o pouso não é necessário nenhum conhecimento especial, basta seguir o passo a passo.
A principal desvantagem de cultivar novas árvores a partir de sementes é o fato de que após o plantio será necessário esperar vários anos para que as mudas cresçam e comecem a dar frutos. Outra desvantagem é a necessidade de diversos transplantes no início do desenvolvimento das mudas.
Regras para preparação de sementes
O procedimento para cultivar uma árvore frutífera requer a preparação preliminar de uma semente de maçã. O processamento da semente é necessário no plantio em casa e ao ar livre.
A preparação da semente envolve a execução sequencial de etapas simples que até um jardineiro novato pode realizar em casa.
Lavando
O primeiro passo no preparo de sementes para o cultivo de mudas é a lavagem. Para isso, coloque as sementes em um recipiente com água aquecida em temperatura ambiente e mexa delicadamente por 5 minutos. Depois resta escorrer a água e espalhar as sementes sobre uma gaze. O processo de lavagem da semente é necessário para retirar a camada superior, que pode retardar o crescimento.
Absorver
As sementes lavadas precisam ser embebidas por vários dias em água filtrada para inchar.A temperatura do líquido deve ser de 20 a 25 graus. Para aumentar a capacidade de germinação das sementes e prevenir a ocorrência de doenças infecciosas, podem ser adicionados estimulantes de crescimento à água. As lojas especializadas em jardinagem oferecem uma grande variedade dessas preparações, que podem ser selecionadas levando em consideração a variedade que está sendo cultivada.
Estratificação
O processo de estratificação envolve a criação especial de condições desfavoráveis ao endurecimento das sementes.
Como resultado da estratificação, as sementes são preparadas para condições naturais de germinação. Existem vários tipos de estratificação.
O primeiro método é artificial, para o qual você precisa:
- misture sementes de maçã com turfa e areia, mantendo uma proporção de 1:3;
- diluir a mistura resultante com água até que o líquido comece a fluir para a superfície;
- mantenha a semente por uma semana em temperatura ambiente para inchar;
- coloque o substrato na geladeira por 2 meses.
A imitação artificial das condições de inverno aumenta a imunidade das sementes, o que tem um efeito benéfico no amadurecimento e na produção. Existe também um método natural de estratificação, para o qual é necessário retirar as sementes dos frutos no final do verão ou em setembro, lavá-los bem e plantá-los no solo.
Algum tempo após o início da primeira geada, a semente começa a se adaptar e na primavera surgem os brotos, prontos para as mudanças climáticas.
Datas de desembarque
Se as sementes forem plantadas em casa, a semeadura em vasos pode ser feita anualmente, mas o replantio para um local permanente em campo aberto deve ser realizado no final da primavera. À medida que as mudas de maçã se desenvolvem, elas precisam ser transplantadas para recipientes maiores.
No caso de colocação de sementes em estratificação natural, a época ideal para o plantio das sementes é o início do outono. Você também pode plantar macieiras no final do verão. Nesse caso, as sementes, após lavagem e embebição, são imediatamente transplantadas para o solo. Durante o outono e o inverno, a semente incha, sofre estratificação natural e brota no início da primavera. A principal regra que é importante seguir no plantio é que as sementes devem ser colocadas em solo aberto 3-4 semanas antes do início esperado da geada.
Preparando o solo ideal e plantando sementes
Antes de plantar sementes no solo, é necessário prepará-lo. O solo deve estar saturado de nutrientes. Ao cultivar em casa, é necessário encher os recipientes com solo fértil, turfa, húmus, cinza de madeira e superfosfato. Uma composição semelhante é necessária ao plantar em terreno aberto.
É necessário plantar a semente em sulcos rasos com profundidade não superior a 5 cm, a distância entre as mudas deve ser de 10-15 cm para o livre desenvolvimento das raízes. Se as plantas forem cultivadas em um local por vários anos sem replantio, a distância deverá ser duplicada.
Cuidados com mudas
Para garantir o crescimento intensivo das mudas, é necessário cuidar bem delas. Após a transferência das sementes germinadas para o campo aberto, é necessário criar condições favoráveis ao desenvolvimento das raízes, ao crescimento da vegetação verde e ao amadurecimento das maçãs. Se quiser germinar sementes em casa, você também precisa seguir as regras de cuidado padrão.
Frequência e quantidade de rega
A regra básica de cuidado é a rega regular. O solo deve ser mantido úmido durante todas as fases de desenvolvimento da árvore.A princípio, após o transplante das mudas para solo aberto, a rega deve ser feita duas vezes ao dia com uma pequena quantidade de líquido. Depois, durante o primeiro ano de vida, até que o sistema radicular atinja um tamanho grande, a rega pode ser feita uma vez por semana.
Recomenda-se irrigar as mudas de manhã cedo ou ao entardecer, quando o sol começa a se pôr. Em climas quentes, não se deve regar as árvores, pois a maior parte da umidade evapora imediatamente e, se a água entrar em contato com as folhas, elas podem queimar.
Cobertura
No verão, para desenvolver ativamente as árvores e melhorar a qualidade da colheita, é necessário adicionar fertilizante ao solo. É melhor evitar fertilizantes orgânicos comuns, como esterco de galinha e esterco, durante o primeiro ano de crescimento das mudas, pois podem afetá-las adversamente. Um tipo mais adequado de nutrição vegetal são os aditivos húmicos ou a infusão de húmus.
Antes do início das geadas de outono, as mudas cultivadas são fertilizadas com soluções de potássio e fósforo, que atuam como estimuladores de crescimento. Ao soltar o solo, superfosfato e cloreto de potássio são despejados na superfície. Ao usar fertilizantes minerais, certifique-se de completar o processo de fertilização regando.
Poda de brotos
Uma vez que as mudas crescem altas e formam um grande número de galhos densos, a vegetação pode atrapalhar outros plantios e dificultar os cuidados. Neste caso, é necessária uma amostra de brotos. Os principais objetivos da poda são dar volume ideal às mudas, restaurar o crescimento ativo e remover galhos velhos.
Primeiro você precisa cortar galhos secos e quebrados e depois reduzir a altura da copa.Para não perder galhos que crescem bem e não reduzir a colheita, deve-se aparar a copa para que menos de um terço de todos os galhos sejam removidos.
É necessário enxertar uma macieira que cresce a partir de uma semente?
Para cultivar uma macieira que produza consistentemente uma grande colheita, os jardineiros experientes primeiro obtêm um broto de uma semente e depois o enxertam em uma árvore adulta.
Essa abordagem de propagação de árvores se deve ao fato de que a probabilidade de obtenção de uma determinada variedade a partir de sementes é baixa e a enxertia de brotos dá resultado positivo na maioria dos casos.
A enxertia de brotos permite cultivar uma macieira que terá tronco forte e resistência às influências externas negativas. Para simplificar o processo de cuidado e posterior colheita, deve-se utilizar como porta-enxerto uma árvore de variedade de baixo crescimento.
Pragas e doenças da macieira e medidas para combatê-las
Cuidados inadequados, más condições climáticas e solo infértil muitas vezes levam ao desenvolvimento de doenças e ao aparecimento de insetos nocivos nas árvores. As doenças mais comuns são o oídio, sarna e podridão dos frutos.
Cada infecção apresenta sinais característicos individuais que podem ser detectados por exame visual. Com o desenvolvimento do oídio, surge uma camada cinza na superfície da casca e da vegetação, que escurece com o tempo. As folhas das árvores começam a amarelar e a secar, a imunidade da macieira diminui e ela deixa de dar frutos. A sarna é uma infecção fúngica que afeta folhas e inflorescências. Devido ao impacto da doença, o enchimento dos frutos cessa e sua superfície fica coberta de rachaduras e manchas. A podridão dos frutos apresenta sintomas semelhantes, em que a colheita fica danificada e cai ao solo.
Entre as pragas que atacam as macieiras, vale destacar os pulgões verdes, os rolos de folhas, as cabeças de cobre e as mariposas. Os insetos atacam a folhagem e os frutos das árvores, o que reduz a colheita e, em casos avançados, as mudas morrem. Para prevenir doenças e combater suas consequências, é necessário tratar as árvores com fungicidas. Para destruir as pragas, são necessários inseticidas e soluções repelentes.
A vantagem de usar produtos químicos é que eles ajudam a cultivar árvores sem prejudicar os humanos.
Que dificuldades você pode encontrar?
Ao tentar cultivar uma nova macieira a partir de sementes, até mesmo jardineiros experientes podem encontrar vários problemas.
A lista de dificuldades comuns inclui o seguinte:
- A necessidade de transplantes. Durante os estágios iniciais de desenvolvimento das mudas, é necessário replantar diversas vezes as plantas. Ao transferir mudas frágeis para um novo local, existe o risco de danificar o sistema radicular ou os caules.
- A probabilidade de ser afetado por doenças e pragas. A violação das práticas agrícolas e o clima desfavorável levam ao apodrecimento e danos à folhagem e aos frutos.
- Deterioração de sementes. No preparo da semente é necessário observar uma série de nuances, pois se a tecnologia for violada não será possível obter mudas.
Ao aderir às regras padrão de cuidado e precisão, você será capaz de cultivar árvores saudáveis que produzirão maçãs regularmente.