O cumprimento das normas agrotécnicas permite obter de forma consistente uma colheita de alta qualidade. Uma das técnicas agrícolas é regar as árvores. Ao entender a questão de como regar as macieiras no verão, é necessário levar em consideração as características da variedade, a especificidade biológica da cultura, as condições climáticas e outras nuances. A violação das regras de rega leva à morte das plantas e à redução do rendimento.
Tipos de irrigação
Existem várias maneiras de umedecer o solo onde as macieiras são cultivadas.Na maioria das vezes, os jardineiros usam o preparo superficial em sulcos e valas entre as fileiras. Para irrigação superficial, use uma mangueira para regar a macieira ao longo da projeção da copa. No solo, sob as pontas dos galhos mais compridos, basta cavar um pequeno sulco com cerca de 15 cm de profundidade e enchê-lo de água aos poucos até que pare a absorção intensiva.
Regar árvores usando o método de aspersão envolve o uso de ventilador, pulso, pistola ou outro tipo de aspersor. O dispositivo de jardinagem pulveriza as macieiras de maneira uniforme e dispersa com jatos finos. O tratamento adequado com aspersor requer umedecimento do solo a uma profundidade de 60-80 cm. A umidade insuficiente só piorará a condição da colheita, especialmente em condições de seca.
Com a irrigação subterrânea, a água é entregue diretamente às raízes por meio de umidificadores de alta pressão. Este método é especialmente útil em clima seco constante.
Temperatura ideal e composição da água para irrigação
A rega adequada das macieiras permite utilizar água de poço, furo ou outras fontes naturais. Ao tratar árvores com água fria de poço ou riacho, é importante garantir que a temperatura do líquido não esteja próxima do ponto de congelamento.
A água gelada pode danificar as raízes em desenvolvimento e retardar o crescimento.
Para cultivar maçãs grandes e saudáveis, você também precisa verificar a composição do líquido. A água deve estar livre de impurezas e produtos químicos nocivos.
Recomendações gerais para irrigação no verão
Ao processar árvores no verão, é recomendável seguir uma série de regras gerais. Em particular:
- Ao irrigar mudas jovens com menos de um ano, é necessário usar 2 a 3 baldes de água decantada para cada uma.Para macieiras que crescem há mais de 5 anos, a quantidade de líquido deve ser duplicada.
- No mês de julho, quando são observadas as temperaturas máximas da estação, é necessário verificar constantemente a umidade do solo e evitar que ele resseque.
- A primeira rega pode ser feita antes do início do verão - imediatamente após o plantio na primavera.
- Em climas quentes, não se deve borrifar a superfície das folhas, pois elas podem desbotar devido à exposição ao sol.
Mudas
Imediatamente após o plantio das mudas verdes, é necessário umedecer o solo. Para uma rega uniforme, use um regador ou pulverizador. Se o plantio for feito antes do início do verão e houver chuvas frequentes, não será necessária rega adicional, pois o solo estará suficientemente umedecido.
Com o maior crescimento das mudas, a rega deve ser feita a cada 3-4 dias, desde que não chova. Em caso de tempo seco, é permitido ultrapassar a norma e aumentar o número de pulverizações.
árvores jovens
Os jardineiros iniciantes sempre se deparam com a questão de com que frequência e como regar adequadamente as árvores frutíferas em crescimento. Durante o primeiro ano de desenvolvimento, uma macieira jovem é regada em média 4-5 vezes por temporada, cada vez usando no máximo 3 baldes de água. Nos próximos anos, o número de aplicações deverá ser reduzido, aumentando ao mesmo tempo a quantidade de líquido utilizado por árvore.
As árvores jovens e de crescimento intenso são menos sensíveis à falta de água, ao contrário das árvores velhas e frutíferas. Se não houver umidade suficiente, o ovário desmorona e os frutos das macieiras maduras caem.
Durante o período de floração
Depois que as macieiras começam a florescer no verão, atenção especial deve ser dada às nuances da rega.Se houver chuvas frequentes, não devem ser feitas regas adicionais, pois o excesso de umidade no solo pode levar ao apodrecimento do sistema radicular e posterior morte das árvores. A necessidade de umidade surge apenas em clima seco estável e na ausência de água em movimento no solo.
A umidade insuficiente durante o período de floração leva à falta de néctar nas inflorescências. Como resultado, os rendimentos são reduzidos e a qualidade dos frutos maduros deteriora-se.
Durante a frutificação
Quando começa o período de frutificação ativa, é preciso saber quanta água as macieiras precisam para obter a maior colheita. Uma quantidade adequada de umidade e irrigação oportuna também terão um efeito positivo nas características de sabor das maçãs. Durante a frutificação, formam-se o tamanho das maçãs, sua estrutura e a suculência da polpa.
Se não houver umidade suficiente durante o período de amadurecimento ativo e desenvolvimento dos frutos, eles crescerão pequenos e não serão suculentos. A polpa da maçã adquirirá um sabor amargo pronunciado e o aspecto será diferente das variedades com as características corretas.
Como o calor e a seca afetam a irrigação?
As altas temperaturas e o ar seco nos verões quentes exigem ajustes no cronograma de rega das macieiras. Adicionar água em pequenas quantidades será ineficaz, pois a umidade não atingirá a profundidade da maior parte das raízes. Para que o sistema radicular receba uma quantidade suficiente de líquido, devem ser cavados sulcos ao redor de cada árvore ao longo da projeção da copa e despejados 20-25 baldes neles.
O solo deve ser umedecido até uma profundidade de 70 cm para a adequada formação e desenvolvimento do sistema radicular. Após cada rega, o solo deve ser solto e coberto com cobertura morta.O momento da próxima rega depende da temperatura ambiente e, em média, é realizada após 2 a 3 semanas.
Erros básicos
Ao cuidar de macieiras no verão, muitos jardineiros cometem erros comuns. Um deles é a cobertura morta incorreta, projetada para reter a umidade na área do sistema radicular. Uma grande quantidade de cobertura morta cria um obstáculo ao fluxo de líquido para o solo, o que faz com que as raízes sequem.
É importante que a cobertura morta não entre em contato com o tronco da macieira, pois pode provocar o desenvolvimento de doenças e apodrecimento.
Além disso, os jardineiros costumam encontrar erros clássicos associados à falta ou excesso de umidade. A rega adequada envolve monitorar regularmente as condições do solo. Ao monitorar o grau de umidade, é possível ajustar a quantidade de água e criar condições favoráveis para o desenvolvimento das árvores.
Outro erro é escolher a hora errada para regar. Recomenda-se processar macieiras de manhã cedo ou à noite, 2 a 3 horas antes do pôr do sol completo. A escolha desses intervalos de tempo se deve ao fato de que durante o dia a maior parte do líquido evapora devido à exposição ao sol, fazendo com que as raízes não recebam a quantidade necessária de umidade. Regar macieiras em outros horários só é permitido em tempo nublado.