A mancha marrom aparece em várias plantas, as macieiras também estão em risco. Comparada à requeima, a doença não é tão grave. Se forem criadas todas as condições para o desenvolvimento da mancha marrom, metade da colheita morrerá.
O que é filosticose da maçã?
A filosticose ou mancha marrom é uma doença de natureza fúngica.Os microrganismos em processo de atividade criam manchas marrons nas folhas da macieira. A probabilidade de desenvolver filostictose em macieiras aumenta no meio do verão. Em regiões de clima quente, é possível notar o aparecimento de manchas marrons no final de maio, nesses locais as árvores frutíferas são as que mais sofrem com a doença.
Causas de manchas marrons nas folhas das árvores
Eles são divididos em dois grupos:
- interno;
- externo.
No primeiro caso, a doença ocorre em decorrência do enfraquecimento do organismo. Fatores externos para o desenvolvimento da mancha marrom incluem vários fungos do gênero Phyllosticta. Além disso, a mancha marrom ocorre não apenas nas maçãs, mas também nas peras e nos marmelos.
O patógeno começa a se desenvolver quando ocorrem condições climáticas adequadas. O tempo lá fora deve ser quente e com muita umidade.
O inverno não é terrível para os fungos, pois eles podem esperar com calma a estação fria para infectar com renovado vigor o maior número possível de plantações na próxima estação. A requeima e a mancha marrom não podem existir juntas na mesma planta.
sinais e sintomas
Em meados de maio, as folhas da macieira ficam cobertas de pequenas manchas. Com o tempo, eles ficam embaçados e adquirem uma tonalidade marrom. As manchas têm uma borda marrom. No final do verão, o meio da mancha fica mais claro. A lâmina foliar torna-se fina e coberta por picnídios pretos. Em regiões de clima frio, o desenvolvimento dos sintomas é observado mais tardiamente. Apesar da doença não ser tão ativa, a infecção não sai das árvores.
Medicamentos para proteção
Pulverizar com fungicidas ou antibióticos ajudará a resolver o problema. Existem muitos medicamentos que combatem não apenas a filosticose.
"Raek"
O medicamento contém o princípio ativo difenoconazol. Benefícios do fungicida:
- efeito após o primeiro uso;
- rápida penetração na planta;
- fornecer proteção por um longo período de tempo;
- retarda a formação de esporos, impossibilitando sua germinação.
Raek é apresentado na forma de líquido. 2 cubos do medicamento são diluídos em 10 litros de água. Pulverize uma macieira com manchas marrons no momento em que os botões se abrem. O procedimento de tratamento é repetido durante o período de brotação.
"Fitolavina"
Você pode combater a filostictose com a ajuda de outro medicamento igualmente eficaz - a Fitolavina. É um medicamento antibacteriano com propriedades fungicidas. A substância ativa é a fitobacteriomicina.
A principal vantagem do Fitolavin é o amplo espectro de ação, mas também apresenta uma desvantagem. Com o uso, a droga se acumula nas plantas e árvores. Portanto, é recomendado o uso caso a infestação tenha atingido grande escala. A pulverização é realizada muito antes da colheita.
"Estroboscópio"
O medicamento para combater a filosticose faz parte do grupo das estrobilurinas. Benefícios do fungicida:
- atua sistematicamente;
- distribuído uniformemente por toda a folha;
- o líquido das folhas não é lavado pela chuva;
- continua a operar durante mudanças de temperatura;
- destrói fungos e outros patógenos.
O tratamento da mancha marrom em macieiras com este medicamento pode resultar em consequências negativas para os seres humanos. O contato direto com a pele e a inalação de vapores levam ao desenvolvimento de reações alérgicas. Caso seja necessário curar macieiras da mancha marrom, recomenda-se alternar Strobi com outros medicamentos. Isso impedirá o desenvolvimento de resistência fúngica.
Fungicida "Zato"
“Mas” para a pulverização priva os microrganismos da oportunidade de respirar. Isso faz com que os fungos parem de crescer e morram.É utilizado em tempo chuvoso, pois não é lavado por correntes úmidas.
Este medicamento é recomendado nos casos em que é urgentemente necessário tomar medidas de combate aos fungos, principalmente se estiver frio lá fora.
“Mas” é adequado para tratar macieiras afetadas se o clima estiver mudando constantemente.
Remédios populares
Além dos produtos químicos, vale atentar para os produtos que estão à mão. Receitas comuns e mais populares para combater a mancha marrom:
- Solução contendo 20 gotas de iodo, 5 litros de água e 500 ml de leite.
- 1 litro de soro por balde de água.
- Decocção de cinza de carvão - 10 litros de água e 500 g de cinza. A mistura é fervida por 25 minutos.
- Solução de permanganato de potássio. O permanganato de potássio é adicionado a um balde de água em uma quantidade tal que o líquido fica rosa claro.
- 500 g de dentes de alho esmagados e flechas de planta verde, infundidos em 10 litros de água.
Todas as receitas devem resultar em líquido. Macieiras infectadas são pulverizadas com a solução preparada. Para prepará-los você precisará de ingredientes simples.
Prevenção de doença
Consiste em muitas atividades. Os jardineiros às vezes subestimam a importância da poda de árvores. A retirada sanitária dos galhos é necessária, pois os afetados também são destruídos junto com os secos. Os ramos saudáveis também devem ser podados para desbastá-los e proporcionar mais espaço.
A poda para fins de desbaste tem efeito benéfico nos processos de fotossíntese das folhas da macieira, aumentando-os. Isso também é útil, pois aumenta a ventilação dos ramos da copa. A estrutura esparsa da macieira garante a formação de muito menos focos de infecção. O acesso direto da luz solar aos galhos mata o fungo remanescente.
Para proteger as macieiras da mancha marrom, certifique-se de destruir as folhas caídas. Existem várias maneiras de fazer isso. As folhas caídas são usadas para fazer compostagem ou simplesmente enterradas em uma vala. Para facilitar o trabalho, eles são queimados.
Tratamento químico
Os medicamentos usados no controle das macieiras também são usados como profilaxia. A única diferença é a diluição de doses menores. O tratamento de folhas saudáveis eliminará a probabilidade de desenvolvimento de doenças.
É aconselhável pulverizar com produtos químicos após a colheita - no outono. Não há necessidade de adiar o procedimento até a primavera. Se as macieiras parecerem saudáveis antes do início do frio, isso ajudará a evitar o desenvolvimento da doença na nova estação. As folhas da árvore não ficarão manchadas e a pessoa poderá colher.
Fertilizantes e pragas
Alimentar macieiras desempenha um papel importante. Mas mesmo durante tal evento, uma pessoa pode cometer um erro. É necessário observar a dosagem dos componentes do fertilizante aplicado. Para aumentar a resistência das árvores frutíferas à mancha marrom, é obrigatória a presença de nitrogênio nos fertilizantes.
Outra medida preventiva contra a mancha marrom é a destruição de insetos. As pragas sugam a seiva da árvore, transmitindo a infecção. Tripes e pulgões são especialmente perigosos.
O que fazer com a colheita
Em estágio avançado da doença, são utilizados os fungicidas mais agressivos. Se o tratamento com soluções ocorrer pouco antes da colheita, é melhor não comer as frutas. A pulverização não é abandonada nem no outono, pois garantirá a frutificação da macieira no próximo ano.
As maçãs podem ser consumidas se tratadas com fungicidas muito antes de serem colhidas.Com o tempo, eles se livram das substâncias nocivas acumuladas. É por isso que as macieiras são pulverizadas durante o período de floração.
Se nenhuma medida for tomada, uma pessoa pode perder metade da colheita de sua horta. As maçãs caídas, assim como as folhas, são descartadas. As frutas podem carregar uma fonte de infecção, o que fará com que a doença apareça no próximo ano.
Conclusão
A mancha marrom ou filostictose é uma das doenças que afeta não só o aspecto das árvores frutíferas, mas também das maçãs. Para preservar a colheita e a capacidade de frutificação das árvores, recomenda-se realizar processamentos regulares. Produtos químicos e da medicina tradicional são usados como agentes de pulverização.