A cladosporiose do tomate é uma doença fúngica que se espalha rapidamente e, se não forem tomadas medidas, toda a colheita morre. Um ambiente úmido é considerado um ambiente favorável para o desenvolvimento da mancha marrom. Tomates podem ficar doentes, crescendo tanto em estufas quanto em terreno aberto.
Sinais de doença
A infecção fúngica do tomate, cladosporiose, é difícil de reconhecer nos estágios iniciais, pois a cor do interior das folhas muda. Sobre o fundo verde da folha do tomate formam-se áreas claras, que gradualmente se tornam marrons.Com o tempo, manchas amarelas de vários tamanhos aparecem na parte externa da folha do tomate, que escurecem à medida que a infecção se espalha.
As frutas também são afetadas pela doença. Os tomates não amadurecem e muitas vezes apodrecem. Uma característica da infecção é que o patógeno pode permanecer ativo em condições favoráveis durante todo o ano. Não morre em temperaturas muito baixas ou altas.
Os esporos de fungos podem ser trazidos para um arbusto de tomate junto com ferramentas de jardinagem ou durante a rega; eles são facilmente transportados pelo ar. Podem ficar no solo durante todo o inverno e, após o plantio de novas mudas em condições de alta umidade, iniciam suas atividades nocivas.
Numa estufa, o risco de doenças do tomate é menor, desde que seja mantido o nível de humidade exigido. Se estiver acima de 70%, o risco aumenta. Portanto, é muito importante monitorar a rega dos tomates e a ventilação oportuna do ambiente.
Se as medidas de combate à cladosporiose não forem tomadas na fase inicial, as folhas do tomate começam a deformar-se, enrolar-se, secar-se e cair. A capacidade de formar frutos diminui.
O clima quente e úmido contribui para a rápida propagação de infecções fúngicas. Se o verão for caracterizado por tais condições, deve-se tomar cuidado para prevenir a cladosporiose.
Existem muitas maneiras de combater e tratar a cladosporiose do tomate. Você pode usar composições de receitas populares, medicamentos prontos, além de conhecer todo tipo de medidas preventivas.
Ações preventivas
A cladosporiose do tomate pode ser prevenida. Como lutar para que o problema não te incomode? Existem uma série de medidas preventivas que ajudarão a prevenir a mancha marrom ou reduzir ao mínimo o risco de seu desenvolvimento:
- se o tomate for cultivado em estufa, é necessário manter a umidade do ar em 70%;
- a estufa deve ser ventilada e desinfetada periodicamente;
- se houver muito calcário no solo, é útil adicionar areia;
- antes de plantar mudas de tomate, recomenda-se regar o solo com água e adicionar algumas gotas de permanganato de potássio;
- os pés de tomate devem ser plantados a uma distância distante para que a luz e o ar fluam livremente para todas as partes da planta;
- custos regue os tomates à medida que o solo seca;
- No outono é imprescindível retirar todas as tampas das camas (é melhor queimá-las).
A cobertura morta do solo ajuda a reduzir o risco de os tomates serem infectados com cladosporiose. Serragem, grama picada e filme plástico podem ser usados como cobertura morta para tomates.
Para aumentar a resistência à cladosporiose, você pode derramar uma infusão de ervas e alho sobre os tomates. Urtiga e dente-de-leão são os mais adequados. As ervas são esmagadas e são adicionadas fatias finas de alho, enchidas com água e deixadas em infusão por dois dias.
Em maior medida, as medidas preventivas aplicam-se aos tomates cultivados em estufa.
É numa sala fechada que existe uma grande probabilidade de infecção, de difícil remoção. Para terrenos abertos, o melhor preventivo contra a cladosporiose é a escolha de uma variedade resistente a fungos.
Variedades com alta resistência a fungos
A mancha marrom do tomate é segura para os humanos. No entanto, o rendimento está diminuindo e os tomates são muito menores que o tamanho declarado. Seu sabor também pode ser prejudicado.
É melhor jogar pelo seguro e selecionar variedades de tomate que sejam resistentes à mancha marrom. Para a colheita de 2018, você pode escolher as seguintes variedades de tomate.
Os tomates Pink Paradise F1 são caracterizados por limites médios de maturação dos frutos e por alto rendimento. O caule pode atingir 2 metros de altura. De preferência cultivado em estufas. A variedade apresenta resistência à cladosporiose. É necessária liga, formação e retirada de folhas laterais. O peso médio do tomate rosa maduro é de 135 g.
Marissa F1 pode atingir 3 metros de altura, por isso é instalado um suporte para amarração. À medida que o tomate cresce, é necessário pinçar e formar o caule. Os tomates são achatados, de cor vermelha, pesam aproximadamente 150 G. A cladosporiose muitas vezes evita esta variedade.
Entre os tomates resistentes à cladosporiose, é conhecida a variedade Kukla Masha F1. Pertence ao grupo determinante. A altura do arbusto não ultrapassa os 85 cm e o período de maturação dos frutos é intermediário. Os frutos redondos e rosados podem pesar 250 G. As inúmeras colheitas são bem armazenadas e transportadas.
Vezha é uma variedade indeterminada de tomate com períodos médios de maturação dos frutos. O peso do tomate vermelho maduro é de aproximadamente 110 g e apresenta alta resistência à cladosporiose e outras doenças.
O Funtik F1 é um híbrido destinado ao cultivo em estufas, e somente as regiões sul podem permitir o plantio de tomate em campo aberto. Os tomates começam a amadurecer após 129 dias. A planta pertence ao grupo indeterminado, o caule atinge 2 metros de altura.
Polvo F1 indeterminado árvore de tomate, pode atingir uma altura de 5 metros. É necessário um suporte forte, muito espaço e luz. Os tomates são dispostos de 5 a 6 pedaços por galho e podem pesar aproximadamente 250 g.
Lutando contra a doença
Como combater se for encontrado fungo no tomate? Caso já tenha surgido mancha marrom no tomate, as medidas de controle dependerão do estágio de seu desenvolvimento. No estágio inicial, se você encontrar folhas com manchas claras em um tomateiro, é preciso se livrar delas.
Se a mancha no tomate for marrom escuro, então é melhor retirar a muda do jardim junto com as raízes, e é útil tratar o restante das plantas com preparações que contenham cobre.
Uma doença fúngica do tomate, como a cladosporiose ou a mancha marrom, pode ser curada com receitas populares ou medicamentos comprados em lojas.
Composições caseiras de tomate contra cladosporiose.
- Se forem encontradas manchas marrons nas folhas do tomate, você pode usar a seguinte solução. Adicione 30 g de cloreto de potássio e 40 gotas de iodo a um balde de água. O iodo desinfeta o solo e a superfície das plantas, evita a proliferação de esporos e reduz o risco de reinfecção.
- Você pode adicionar um litro de soro de leite e 20 gotas de iodo em um balde de água. Esta composição satura os pés de tomate com nutrientes essenciais, aumenta a resistência a doenças e impede a propagação de esporos de fungos.
- O fermento ajuda a combater a cladosporiose. Este componente não só destrói o fungo, mas também promove o desenvolvimento ativo da cultura. Você pode diluir o fermento seco e o vivo em um balde de água.
- Uma infusão de cinza de madeira pode lidar com a cladosporiose. Deixa-se em infusão em água por cerca de três dias. Antes de tratar o solo, dilua a infusão com água e adicione raspas de sabão.
- Você pode tentar regar alternadamente os tomates com uma solução fraca de permanganato de potássio e uma infusão de cinzas.Para a infusão, é necessário colocar 300 g de cinzas em 10 litros de água, levar ao fogo e, após ferver, manter por mais 15 minutos. Depois deixe em infusão por dois dias.
Entre as formulações prontas para tomate, preparações como Hom, Polyram, Fitosporin, Quadris são muito populares e eficazes.
A droga Hom protege com bastante eficácia a planta da mancha marrom. Após o tratamento, cria-se uma película fina nas folhas e no caule, que protege por cerca de duas semanas. 40 g de solução são dissolvidos em 10 litros de água.
O melhor é realizar o tratamento à noite, quando não há vento nem chuva.
A mancha marrom nas folhas é tratada com Poliram. Os grânulos dissolvem-se facilmente em água. Você não pode processar mais do que 3 vezes durante a estação de crescimento. O período de validade dura três semanas. A vantagem da droga é que ela é absolutamente inofensiva para humanos e insetos, impede a reprodução de esporos e não causa dependência.
O produto biológico Fitosporina suprime o crescimento e a propagação de infecções fúngicas, desinfeta a superfície do solo e aumenta a resistência das plantas às infecções. Para o tomate, é necessário ingerir 5 g do medicamento para cada 10 litros de água.
O medicamento Quadris pode ser usado tanto na prevenção quanto no tratamento do tomate. É altamente eficaz contra fungos, destrói seus esporos e não representa perigo ao meio ambiente. A pulverização pode ser feita em intervalos de duas semanas.
O tratamento do tomate para a cladosporiose é realizado por muitos jardineiros experientes com medicamentos como Trichopolum, Metronidazol, Furacilina.
É melhor regar os tomates com metronidazol no início do verão. Recomenda-se dissolver 13-15 comprimidos do medicamento em um litro de água. A solução resultante pode ser usada para limpar as próprias folhas.
A cada 10-14 dias você pode tratar tomates com Trichopolum. Calcule um comprimido por litro de água. O antibiótico combate muitos patógenos e protege contra reinfecção.
O medicamento Furacilina ajudará a lidar com a cladosporiose entre os tomates. Um comprimido deve ser dissolvido em um litro de água. Durante todo o período vegetativo, os tomates podem ser tratados três vezes com esta preparação.