Os criadores se propuseram a criar uma nova variedade de cereja, caracterizada pelo seu tamanho compacto e alto rendimento. Afinal, uma árvore pequena pode ser colocada mesmo em uma área modesta, é mais fácil de cuidar e colher frutos. O trabalho do especialista Morozova foi coroado de sucesso - surgiu a variedade cereja Tamaris, que desde o final do século passado está no topo da classificação das variedades mais doces.
Descrição da variedade
Tamaris é uma fruta autofértil; o ovário das futuras bagas ocorre dentro do botão fechado. Graças a esse recurso, ovários produtivos surgem e se desenvolvem plenamente sem polinizar os vizinhos.
A árvore começa a dar frutos no 2º ao 4º ano após o plantio, podendo ser colhidos 8 a 10 kg de frutos por safra. Os bagos amadurecem tarde, por isso conseguem evitar as geadas.
A cultura deve suas características positivas em parte à sua variedade-mãe, Shirpotreb Cherny. A descrição da variedade também destaca o fato de que as cerejas Tamaris podem ser utilizadas com sucesso para paisagismo.
Características da árvore e dos frutos
A variedade cereja Tamaris é compacta, a altura de uma árvore adulta não ultrapassa 2,5 m, sendo mais comuns os exemplares mais baixos. A árvore é considerada de baixo crescimento, a copa é larga, arredondada, mas esparsa.
Os rebentos são grandes, as folhas são de tamanho médio, estreitas, ovais, com bordos recortados. Na base dos folhetos existem 1-2 pequenas glândulas avermelhadas escuras.
As cerejeiras florescem tardiamente, com flores branco-rosadas com pétalas arredondadas. Frutos grandes, pesando até 5 g, amadurecem de meados de julho ao início de agosto.
O fruto maduro é vermelho escuro, com sabor adocicado pronunciado e ligeiro azedume.
Manchas marrons aparecem em frutas maduras. Não se preocupe - elas não apodrecem e essas inclusões não afetam o sabor das cerejas.
Plantio e cuidado
Mesmo um jardineiro novato, sem muita experiência, pode plantar mudas de cereja Tamaris e cuidar delas.
Plantio de cereja
Você só precisa seguir um determinado algoritmo:
- É necessário cavar um buraco de 50 por 50 cm e colocar uma estaca nele.
- É preciso verificar se inclui toda a raiz da muda com raízes esticadas.
- A drenagem é colocada no fundo e, em seguida, uma mistura de nutrientes, que inclui os seguintes componentes:
- húmus - 1 balde;
- superfosfato - 40 g;
- cloreto de potássio - 25 g;
- cinza de madeira - 1kg.
- Recomenda-se colocar a muda em um buraco no lado norte da estaca. É importante endireitar bem o rizoma e só depois polvilhar com terra.
- A terra é compactada, é feito um círculo ao redor do tronco e a planta é regada abundantemente - pelo menos 2 baldes por árvore.
- A área circundante está sendo coberta com cobertura morta.
Cuidando da variedade Tamaris
Uma árvore frutífera desta variedade não requer cuidados complexos, basta realizar procedimentos padrão:
- regular tratamento de cerejas e solo de pragas;
- regar a árvore;
- aparar ramos da copa;
- fertilização - uma mistura de potássio-fósforo e fertilizantes contendo nitrogênio, verbasco e excrementos de pássaros são mais adequados para cerejas.
Recomenda-se proteger as culturas com menos de 7 anos da formação de gelo no inverno no sistema radicular. Para fazer isso, você precisa cavar o solo no outono a uma distância de cerca de meio metro do tronco e formar uma proteção contra ele. Uma camada de caules secos de plantas deixada após a colheita ou folhas caídas também pode se tornar um abrigo natural.
Graças à cobertura morta do solo no verão, você pode protegê-lo do ressecamento e garantir o pleno desenvolvimento da planta.
Jardineiros experientes aconselham semear fertilizantes verdes sob o arbusto - mostarda, phacelia, sanfeno.
O fertilizante de cinzas é aplicado ao redor da cerejeira duas vezes por ano - quando os botões aparecem e após a formação dos primeiros ovários.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, os danos irreparáveis à planta são causados por roedores. Por exemplo, a madeira macia de cerejeira com seiva por baixo é muito popular entre as lebres. E para que não cheguem à casca, vale cobrir os troncos com camadas de material denso ou colocar uma cerca no outono.
As cerejas Tamaris são resistentes a fungos patogênicos, mas durante uma primavera prolongada em áreas com clima frio, a árvore pode desenvolver uma doença fúngica perigosa - a moniliose.
A cultura desta variedade tem tendência a certas doenças:
- clesterosporíase;
- antracnose;
- danos por gorgulhos ou pulgões cereja.
Você pode proteger sua árvore frutífera de doenças usando tratamentos sazonais com preparações fungicidas e inseticidas de amplo espectro.
A cereja Tamaris é uma árvore frutífera perfeita para o cultivo no campo. Não ocupa muito espaço, é despretensioso e frutifica com frutos silvestres saborosos e suculentos.