O cultivo de uvas requer conhecimento sobre como proteger a planta contra doenças. Só medidas preventivas tomadas atempadamente podem levar ao pleno desenvolvimento da videira, ao sucesso e à frutificação abundante. A alimentação oportuna das colheitas de frutos silvestres também desempenha um papel importante. Os jardineiros precisam usar sulfato de ferro para uvas na tecnologia agrícola. O medicamento é importante como meio de prevenção e tratamento das principais doenças das fruteiras.
O que é isso?
O sulfato de ferro é uma solução de sulfato ferroso.O sulfato férrico é inodoro e consiste em cristais transparentes verde-azulados. A substância difere:
- boa solubilidade em água;
- baixa toxicidade;
- oxidação sob a influência do ar;
- baixo grau de decomposição em altas temperaturas.
Na produção industrial, o sulfato de ferro é obtido como subproduto quando chapas ou fios de ferro são atacados com ácido sulfúrico para remoção de incrustações.
Você mesmo pode preparar a substância tratando a sucata com uma solução diluída de ácido sulfúrico.
O uso de sulfato de ferro é extenso. Além da agricultura, é necessário como medicamento para pacientes com anemia ferropriva. Também é utilizado para tingir tecidos e produzir tintas.
O sulfato de ferro é produzido na forma de pó cristalino, em sacos de 150 gramas.
Mecanismo de ação
Como os cristais de sulfato de ferro são obtidos pela ação do ácido sulfúrico sobre o ferro, eles são utilizados quando necessário:
- reabastecer o número de átomos de uma substância importante nos tecidos vegetais;
- fertilizar o solo;
- destruir microorganismos patogênicos;
- tomar medidas para combater a clorose.
Os cristais contêm tanto ferro que, em caso de escassez, ele pode ser reabastecido com 1 a 2 pulverizações com a solução.
Dada a baixa toxicidade da substância, ela é utilizada apenas para fins preventivos no outono. As plantas tratadas estarão protegidas contra infecções fúngicas. Mas o vitríolo tem pouco efeito sobre as pragas de insetos; são necessários agentes mais fortes. Portanto, o sulfato de cobre, que possui propriedades desinfetantes mais fortes, é útil aqui.
Quais são os benefícios para as uvas?
Para realizar trabalhos na vinha é necessário utilizar uma solução de sulfato de ferro.Por falta de ferro, a videira começa a ter problemas. Eles são identificados pelo nanismo dos brotos, amarelecimento e queda das folhas. Não há o que sonhar com uma vindima quando a videira está nestas condições. Somente o tratamento com sulfato de ferro irá salvá-lo.
De doenças: mofo, câncer bacteriano, necrose manchada - a pulverização com sulfato de ferro também ajuda. Eles curam feridas na videira, pois a restauração da estrutura da camada lenhosa sob a influência da solução de vitríolo ocorre mais rapidamente.
Nas regiões norte, é possível retardar artificialmente a abertura dos botões tratando os brotos com sulfato de ferro. Assim, as geadas, que são mais perigosas na primavera, não prejudicarão a videira.
Jardineiros experientes conhecem o efeito da solução de sulfato ferroso como principal meio de proteção contra o frio do inverno. A droga ajuda a estimular a reprodução das colheitas de frutas silvestres.
O produto tem muitas vantagens. Além da ampla gama de efeitos, nota-se também que é pouco tóxico. Ao afetar delicadamente as plantas, sem penetrar profundamente nos tecidos, o medicamento tem efeito benéfico no crescimento e na frutificação da uva.
Basta diluir corretamente para não queimar a videira.
A substância combina bem com ácido cítrico. A mistura preparada lida eficazmente com a clorose não infecciosa. Mas o vitríolo não se mistura com cal, pois não haverá benefício com tal composição.
Métodos de aplicação
A utilização de sulfato de ferro na vinha é bastante extensa:
- A caiação dos brotos de uva repelirá as formigas. As pragas sempre causam danos à videira junto com os pulgões. Após a caiação da primavera, você pode esquecer esses insetos.
- Prevenção clorose da uva realizada tratando o solo com solução de sulfato de ferro.A pulverização da videira é feita antes da abertura dos botões e do aparecimento das primeiras folhas, o que evitará problemas durante o período de floração e frutificação.
- O tratamento com sulfato de ferro evitará a formação de musgos, líquenes e diversos danos nos brotos das uvas.
- Regue os pés de uva pela raiz com uma mistura de 1 colher de sopa de ácido cítrico e 2 colheres de chá de sulfato de ferro, por 3 litros de água fervida fria. É necessário alimentar as folhas da colheita dos frutos silvestres com esta composição para melhorar a saúde da videira. É importante utilizar o produto imediatamente após o preparo, uma vez a cada 10 dias.
A raiz é usada alimentando uvas anualmente, mas a concentração da solução é diferente em plantas jovens e adultas.
Procedimento para preparação de sulfato de ferro
Dependendo da finalidade do processamento das uvas, as proporções para o preparo da solução de sulfato ferroso são diferentes:
- As plantas precisam de ferro em pó na primavera, depois que a neve derrete. Prepare uma solução concentrada. 15 gramas da substância são despejados em um balde de água macia e sedimentada. Após misturar, regue o solo da plantação.
- Para destruir larvas de pragas e esporos de fungos patogênicos, será necessário preparar uma mistura de 150 gramas da substância dissolvendo o pó em 10 litros de água.
- A parte não padronizada da videira é tratada em abril com solução de sulfato ferroso a 3%. Somente tal concentração da substância levará à destruição de crescimentos na forma de musgos e líquenes.
- Um produto de sulfato férrico a 1% é usado como profilático após a poda da videira. Ao branquear os troncos das uvas, forma-se sobre eles uma película protetora. Será um obstáculo à penetração de fungos e larvas de insetos na planta.
Os cristais de sulfato ferroso só devem ser diluídos em água mole.Antes do procedimento, despeje os cristais em água da chuva ou bem sedimentada. Graças à capacidade do vitríolo de se dissolver rapidamente, o produto estará pronto em 20 minutos.
Como usá-lo corretamente
Na maioria das vezes, uma solução de sulfato ferroso é usada assim que a neve derrete e os rins ainda estão dormentes. Na primavera, usando a solução você pode:
- fertilizar o solo da vinha;
- proteger a colheita de pragas;
- desinfetar danos nos brotos;
- livrar as plantações de musgos e líquenes.
Você não deve cultivar o solo se não houver sinais de deficiência de ferro nele.
O tratamento inseticida é realizado com solução de 0,5-1%. Dilua como dizem as instruções. Uma forte concentração da droga causará queimaduras na videira. Da mesma forma, é preparado um remédio para prevenir a clorose nas fruteiras. Regue a mistura sob as raízes. Para tratamento foliar, tome uma solução de sulfato ferroso a 3%.
A mesma mistura é usada para tratar áreas onde surgiram crescimentos em forma de líquen ou musgo. Depois de algumas horas, eles são raspados mecanicamente.
Em locais onde haja feridas, rachaduras e outros danos, aplique um pincel macio com solução aquosa de sulfato ferroso a 1%.
O tratamento também é eficaz no outono, antes de cobrir a videira para o inverno. É necessário preparar uma solução mais concentrada, de 3 a 5%. Após este procedimento, a videira plantada para o inverno não ficará bolorenta e sobreviverá bem ao frio do inverno.
No verão, o sulfato de ferro não é utilizado no tratamento da vinha, pois causa queimaduras nas folhas. Só é possível regar com uma solução fraca de sulfato ferroso quando forem encontrados sinais de clorose na planta.
Erros comuns
Como qualquer produto químico, o sulfato de ferro deve ser usado corretamente.
Se você violar as instruções de preparo da solução, algo irreparável pode acontecer. As plantas correm risco de morte quando a concentração de sulfato de ferro é superior ao normal. Mas ao usar pequenas doses durante o tratamento, não se deve esperar o resultado adequado da prevenção ou tratamento.
Ao pulverizar botões que ainda estão dormentes, você pode interromper seu desenvolvimento. Isto é adequado para regiões onde as geadas primaveris regressam frequentemente e destroem as vinhas. Nas regiões Sul, após esse tratamento, o desenvolvimento dos botões será interrompido e a colheita não será recebida na hora certa.
O sulfato de ferro não cura infecções bacterianas. Não há necessidade de perder tempo com processamento, mas é melhor substituir o medicamento pelo sulfato de cobre, que é mais eficaz contra microrganismos patogênicos.
A composição ácida do sulfato de ferro não permite sua combinação com produtos à base de zinco, cobre e magnésio. Todas as preparações alcalinas não são utilizadas com sulfato ferroso. E sabão em pó não é usado em soluções. Em combinação com álcalis, o tratamento com sulfato de ferro será inútil. É preferível pulverizar alternadamente com diferentes preparações, observando um intervalo de 2 semanas.
Para tratar as vinhas, leve um borrifador ou pulverizador, protegendo partes do corpo do contato com o fluido de trabalho. Use um respirador no rosto e luvas de borracha nas mãos.
Os animais de estimação não devem estar perto da vinha durante o tratamento de desinfecção. Após aplicar a solução de sulfato ferroso, lave as mãos com água morna e sabão.
Considerando a instabilidade do medicamento, a desinfecção com o medicamento é realizada em tempo calmo e nublado. As chuvas podem lavar a substância da videira e então medidas preventivas terão que ser tomadas novamente.