Microelementos na forma quelatada são frequentemente usados para fertilizar plantas na agricultura; estes são um dos fertilizantes modernos que têm um efeito rápido e duradouro nas culturas. Vejamos as vantagens e desvantagens do quelato de ferro, como prepará-lo você mesmo, como usá-lo na alimentação radicular e foliar de plantas de interior e de exterior e como tratar a clorose. Compatibilidade de fertilizantes, regras de armazenamento, análogos.
O que são quelatos
Os microfertilizantes nesta forma são produzidos por muitas empresas agroquímicas. Forma preparativa – pó ou concentrado líquido. A participação do ferro é de 11%. O fertilizante se caracteriza pela estabilidade, ausência de toxicidade quando aplicado foliar e eficácia quando utilizado em sistemas hidropônicos e sistemas de irrigação por gotejamento.
O quelato de ferro pode ser usado para eliminar a clorose, alimentar mudas e plantas adultas. Nas plantas alimentadas, a produção de clorofila aumenta, pois o ferro é necessário para esse processo, e melhora a produtividade dos processos fotossintéticos. O microfertilizante pode ser usado em canteiros abertos e em estufas, sendo adequado para qualquer cultura de jardim.
O fertilizante é igualmente eficaz em muitos tipos de solo e em regiões com diferentes condições climáticas; sua eficácia é 2 a 10 vezes maior em comparação com fertilizantes complexos que contêm o elemento em outras formas. É recomendado para uso em solos carbonáticos, onde é praticamente o único microfertilizante eficaz.
O quelato de ferro microfertilizante aumenta o rendimento das culturas e melhora a qualidade dos produtos obtidos a partir delas. Otimiza a nutrição, o que aumenta o fornecimento de nutrientes às plantas. Isso garante um aumento no rendimento e aumenta a porcentagem de carboidratos, proteínas e vitaminas nas frutas.
A eficácia do ferro na forma quelatada é explicada pelo fato de ele migrar de forma mais ativa e rápida nas plantas. O elemento pode permanecer nesta forma até que o complexo quelato seja destruído. Nas condições do solo, isso ocorre aproximadamente na proporção em que as plantas absorvem o ferro dele. Portanto, alimentam-se do elemento na quantidade necessária.O complexo quelato se decompõe em substâncias naturais e não tóxicas, liberando água e dióxido de carbono, que não são absolutamente prejudiciais ao solo ou às plantas.
Prós e contras de usá-lo como fertilizante
Vantagens do medicamento em comparação com outros fertilizantes contendo ferro:
- restaura rapidamente a quantidade do elemento necessário às plantas;
- combina bem com agroquímicos e fertilizantes minerais;
- dissolve-se completamente em água e é completamente absorvido pelas células vegetais;
- resistente à destruição por bactérias;
- não tóxico;
- Após a fertilização com quelato de ferro, seu teor nas frutas aumenta, por isso seu valor nutricional aumenta.
Desvantagens: se a dosagem estiver incorreta, pode haver superalimentação de ferro, o que tem o mesmo efeito adverso nas plantas que a falta desse elemento.
Fazendo você mesmo
Fazer quelato de ferro é um processo simples. Você precisará de 2 reagentes (sulfato de ferro, ácido cítrico) e água. Processo de cozimento:
- Dissolva 8 g de vitríolo em 2 litros de água morna.
- No mesmo volume de água, mas em recipiente separado, dissolva 5 g de ácido.
- Despeje a solução de vitríolo na solução ácida, mexendo lenta e constantemente.
- Depois disso, coloque 1 litro de água pura na solução.
Você deve pegar 5 litros do medicamento. Não pode ser armazenado, é adequado para uso somente após preparação. O líquido deve ser transparente e laranja. Se for necessária mais solução, é necessário repetir tudo novamente, mas não coloque água e reagentes na solução antiga.
Instruções de uso
O quelato de ferro pode ser fertilizado aplicando-o sob as raízes ou pulverizando as plantas com ele nas folhas. Vejamos diferentes maneiras de usar microfertilizantes para plantas de jardim e de interior.
Tratamento foliar
Dissolva 5 g de pó em 5 litros de água. Para frutas e vegetais por 1 metro quadrado. m. 1 litro de solução é consumido. A pulverização de árvores e arbustos é realizada na 1ª vez durante a abertura dos botões, na 2ª vez – após 2 semanas. Pulverize os vegetais na 1ª vez quando atingirem o estágio de 3-4 folhas, na 2ª vez - antes de começarem a florescer.
Aplicativo raiz
Para irrigação, use uma solução com a mesma concentração, mas por 1 metro quadrado. M. consumir 2 litros. A rega é realizada nos estágios iniciais de crescimento das plantas, regas subsequentes - após 2 semanas.
Use para plantas de interior
As flores geralmente são cultivadas em condições de pouca luz, por isso sua necessidade de ferro é um pouco maior do que a das plantas de jardim. Também é necessário aplicar esse fertilizante em flores que crescem em solo ácido, por exemplo, orquídeas. A concentração da solução é de 1 g por 1 litro, o consumo é até umedecer o torrão de terra.
Tratamento da clorose
A clorose é um sintoma de deficiência grave de ferro. Precisa ser tratado rapidamente, por isso é melhor usar adubação foliar. O ferro da solução nas folhas começa a agir 24 horas após a pulverização, enquanto após a rega demora 3 dias. A concentração para o tratamento da clorose é 2 vezes maior do que na alimentação convencional. O número de mamadas com quelato é até o desaparecimento dos sintomas com intervalo de 2 semanas.
Medidas de precaução
O quelato de ferro não é tóxico para os humanos e não irrita a pele. Para trabalhar com segurança, é necessário usar luvas, respirador comum e óculos de proteção. Após o trabalho, basta lavar as mãos e o rosto com sabonete.Lave a solução se ela entrar em contato com as mãos ou outras partes do corpo. Em caso de contato acidental com os olhos ou estômago, lave os olhos com água ou faça uma lavagem gástrica tomando comprimidos de carvão ativado e bebendo bastante água limpa.
Com o que é compatível?
A acidez da solução de quelato de ferro é neutra. Pode ser usado junto com produtos químicos e fertilizantes. Mas quando combinado numa solução hidropónica, o quelato pode precipitar porque os componentes são tomados numa dosagem maior do que o habitual. Portanto, deve ser adicionado à solução separadamente.
Regras de armazenamento e data de validade
O quelato de ferro é armazenado por 1 ano, período durante o qual deve ser mantido em sua embalagem original, bem fechada. A substância não deve ser afetada pela umidade e pela radiação solar. O local de preparo é escolhido para ser seco para não ficar úmido. Temperatura de armazenamento – na faixa de 0…+30 °C. Não deixe o líquido congelar.
Mantenha o microfertilizante quelato de ferro longe do alcance de animais e crianças. Não coloque alimentos, recipientes de água ou ração animal nas imediações para evitar qualquer possibilidade de a substância entrar em contato com eles. A solução preparada deve ser utilizada imediatamente, podendo ser armazenada apenas algumas horas.
Análogos do produto
O ferro na forma quelatada está contido em fertilizantes que levam o mesmo nome. Eles são produzidos por diferentes fabricantes. Para alimentar as plantas, você pode usar as preparações “Solu Micro Fe D 11”, “Microvit K-1”, “Solu Micro Fe 13”.O ferro está contido em muitos fertilizantes minerais, mas não na forma quelatada, portanto esse elemento não é tão acessível quanto no quelato.
O quelato de ferro é usado para alimentar plantas de qualquer tipo agrícola com este elemento. O fertilizante é muito mais eficaz do que as preparações convencionais de complexos minerais porque a forma quelatada permite que o elemento esteja mais disponível para entrada e absorção pelas plantas. O produto é utilizado para aplicação planejada, quando é necessário apenas alimentar as lavouras, mas é especialmente recomendado para o tratamento rápido da clorose causada pelo fornecimento insuficiente de ferro às plantas. Neste caso, o quelato de ferro é a melhor escolha entre as opções possíveis.