O uso de fungicidas permite proteger as plantas do jardim contra bactérias e fungos. Muitas das ferramentas usadas anteriormente ainda são usadas hoje. Consideremos a composição, prós e contras do sulfato de ferro, finalidade e métodos de uso. Quais as diferenças em relação ao sulfato de cobre, compatibilidade do produto, como armazená-lo e substituir fungicidas.
O que é isso
O sulfato ferroso tem outros nomes químicos: sulfato ferroso ou sulfato ferroso.Assemelham-se a pequenos cristais de cor azul e verde, com sabor metálico e sem cheiro. Fórmula química – FeSO4. Os cristais se dissolvem bem em água, para melhor dissolução precisam ser diluídos em água aquecida.
Vantagens e desvantagens
O sulfato de ferro tem as seguintes vantagens:
- tem um forte efeito desinfetante;
- agente preventivo e curativo;
- tem um efeito prejudicial sobre as pragas;
- pode ser usado como fertilizante, pois contém muito ferro na forma elementar;
- a substância não penetra nos tecidos vegetais, portanto não se acumula neles, é segura para verduras e frutas;
- acessível e barato.
Contras do sulfato ferroso:
- a solução é facilmente lavada ao regar e chover;
- pode ser usado em plantas em período de dormência, quando não possuem folhas;
- tem alguma toxicidade para humanos.
Para garantir que o medicamento não reduza sua eficácia, é importante seguir as regras de trabalho, por exemplo, não tratar árvores antes de chover.
Por que o sulfato de ferro é necessário na jardinagem?
É usado para tratar árvores e arbustos contra danos infecciosos e pragas.
De doenças
Vitriol é usado contra infecções, líquenes e musgos em árvores frutíferas, arbustos e videiras. Previne infecções e trata danos, por isso é usado para tratar galhos cortados após poda, rachaduras na casca e cavidades.
O sulfato ferroso tem outro efeito nas plantas: pode atrasar a abertura dos botões por cerca de uma semana; esta propriedade pode ser usada para retardar a abertura dos botões durante o período de geadas. Neste caso, as árvores e uvas são pulverizadas com uma solução de 3-4%.
Usado para cultivar terras com deficiência de ferro. O elemento da substância está numa forma que as plantas absorvem muito bem.
De pragas
O sulfato de ferro também é usado no jardim contra pragas que passam o inverno escondidas sob a casca e no solo dos troncos das árvores. A casca também é tratada na primavera ou no outono. Muitas vezes é misturado com cal, o que potencializa o efeito fungicida e melhora a adesão da solução à casca. A mesma solução pode ser utilizada para desinfetar elementos de madeira de edifícios, paredes de adegas, despensas, estábulos e galpões para animais.
Como é diferente do sulfato de cobre?
O sulfato de ferro e cobre, embora sejam sais de ácido sulfúrico, contêm elementos diferentes - ferro e cobre, portanto seu efeito nas plantas é diferente. Mas eles têm muito em comum - os sulfatos são usados principalmente como agentes antifúngicos no tratamento de plantas durante o período de dormência. Eles podem ser fertilizantes para alimentar as plantas com ferro e cobre. Cada um tem seu próprio propósito; substituir um por outro como fertilizante não funcionará.
Como usar o sulfato ferroso corretamente
De acordo com as instruções de uso, utilize soluções de diferentes concentrações:
- 3% (300 g por 10 l) - para tratamento de fungos contra frutos de caroço no outono, antes do inverno;
- 4-5% (400-500 g por 10 l) – para pomóideas;
- 5-6% - para tratar troncos e galhos de líquenes e musgos, porões de mofo.
As plantas são alimentadas com uma solução de 1-1,5% se houver sinais de falta de ferro.A solução é aplicada com rega regular na primavera e no verão. Para pulverizar nas folhas, prepare uma solução a 0,5%. Após a aplicação foliar, o ferro penetra rapidamente na planta, portanto este método pode ser usado para resolver rapidamente o problema de deficiência do elemento no solo. A pulverização de ferro pode ser realizada não apenas em árvores, mas também em culturas anuais. O vitríolo pode ser adicionado ao composto para enriquecê-lo com ferro (100 g por 10 kg de peso).
Medidas de precaução
No preparo da solução é necessário utilizar utensílios não metálicos, baldes comuns não funcionam. O metal e o vitríolo reagem entre si, a solução torna-se inutilizável e as paredes do balde deterioram-se.
O sulfato ferroso é classificado como classe de toxicidade 3 para humanos. Para trabalhar na horta com sulfato de ferro, é necessário usar luvas nas mãos para que a pele não seja danificada pelo pó ou solução. Você precisa proteger os olhos com óculos de proteção e usar respirador. Se o líquido entrar em contato com a pele, lave-o com água limpa. Se isso não for feito, poderá ocorrer irritação grave na pele.
Se o aerossol entrar no sistema respiratório ou o líquido entrar no estômago, é possível envenenamento. O efeito da substância se expressa em irritação das mucosas, sinais de intoxicação e diarreia. Se tais sintomas forem observados, deve-se realizar rapidamente uma lavagem gástrica: beber carvão medicinal e 1 litro de água. Se depois disso a condição não se estabilizar, você deve consultar um médico.
Compatibilidade com outros medicamentos
O sulfato de ferro não pode ser misturado em solução com FOS e produtos agrícolas que se decompõem sob a influência de álcalis. Portanto, na primavera e no outono deve ser usado separadamente das preparações fungicidas, e não misturado em uma solução.Caso seja necessário tratar com outro fungicida, deve-se manter um intervalo de 2 semanas.
Em outros casos, se for necessário usar vitríolo em uma mistura de tanque, saiba que teoricamente ele possui boa miscibilidade, mas em cada caso deve-se primeiro verificar a compatibilidade química das substâncias. É necessário fazer um teste: tome os dois medicamentos em pequena quantidade e combine as soluções em um recipiente separado. Se não interagirem, podem ser misturados e usados.
Termos e condições de armazenamento
O vitríolo pode absorver água, por isso deve ser protegido da umidade. Armazene apenas em recipientes bem fechados e não danificados, para que a umidade, o ar e a luz solar não penetrem na substância. Se as condições forem atendidas, o medicamento pode ser armazenado indefinidamente. Se a embalagem for danificada e a umidade penetrar, o pó fica saturado de água, endurece e perde parcialmente suas propriedades valiosas.
Alimentos, rações para animais, medicamentos e produtos domésticos não devem entrar em contato com vitríolo. O sulfato de ferro não deve ser encontrado por crianças ou animais. Quaisquer pesticidas e fertilizantes podem ser adicionados junto com o vitríolo, pois não afetam o fungicida e não alteram suas propriedades.
Análogos
Como fungicida de efeito semelhante, pode-se tomar sulfato de cobre ou calda bordalesa, além dos preparados prontos “Chorus”, “Clean Stem”.
Como fertilizante, em vez de vitríolo, podem-se usar preparações contendo ferro, por exemplo, quelato de ferro, bem como microfertilizantes complexos contendo esse elemento.
O sulfato ferroso é uma substância frequentemente usada no tratamento de pomares e vinhedos na primavera e no outono contra uma série de infecções fúngicas.Além disso, encontra aplicação tanto na agricultura como na iniciativa privada. A droga atua de forma rápida e eficaz, previne ou trata fungos, destrói musgos e líquenes.
Também pode ser usado como fertilizante contendo ferro, principalmente se for necessário repor rapidamente a quantidade do elemento no solo. Neste caso, pode-se aplicar a solução pela raiz ou borrifar na folha. A normalização dos níveis de ferro permite que as plantas se desenvolvam de forma estável, aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos frutos. Não se acumula nas próprias frutas, por isso permanecem adequadas para consumo. O produto não é caro, pode ser armazenado por muito tempo e pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens.