Uma excelente solução para jardineiros com pequenas parcelas. A Vodograi é uma uva despretensiosa e com características positivas. Entre os veranistas é famosa por produzir um alto rendimento estável e não necessitar de cuidados especiais.
- Variedade de uva Vodograi
- Referência histórica
- Estrutura de arbusto
- Prós e contras da cultura em questão
- Características da planta
- Produtividade
- Doenças e pragas comuns
- Resistência ao gelo
- Descrição de cachos e frutos silvestres
- Métodos de reprodução
- Plantando mudas
- Em campo aberto
- Processo de enraizamento
- Nós crescemos e cuidamos
- Como aparar corretamente
- Irrigação e fertilização
- Controle de doenças e pragas
- Como cobrir uvas para o inverno
Variedade de uva Vodograi
Para conhecer melhor a planta, é preciso estudar sua descrição. Esta informação ajudará a evitar erros durante o cultivo.
Referência histórica
A variedade foi criada por VV Zagorulko, criador ucraniano que desenvolveu mais de uma variedade magnífica. No cruzamento, foram utilizadas 2 variedades:
- Kishmish;
- Arcádia.
O resultado foi a variedade Vodograi, que herdou de seus pais todas as características positivas.
Estrutura de arbusto
Os brotos ficam com tonalidade esverdeada por até um ano, mas no outono ficam marrons. As folhas são pequenas, dissecadas e cinco lobadas. As flores são bissexuais, racemos se formam até nos enteados. Os arbustos são vigorosos, o sistema radicular é poderoso.
Prós e contras da cultura em questão
As uvas Vodograi apresentam vantagens suficientes para ganhar reconhecimento entre os jardineiros.
Prós:
- rendimento alto e estável;
- baixos requisitos de manutenção;
- excelentes características de sabor;
- versatilidade de aplicação;
- alta imunidade;
- prazo de validade longo;
- a capacidade de suportar transporte por longas distâncias sem perder sua apresentação.
Desvantagens:
- resistência média ao gelo;
- as frutas podem cair das escovas durante o transporte.
A variedade Vodograi tem mais qualidades positivas do que negativas, por isso está se tornando popular entre os jardineiros.
Características da planta
Ao escolher uma variedade, o jardineiro busca uma descrição da planta. Quanto melhores forem os indicadores, maior será a probabilidade de as uvas crescerem no local.
Produtividade
O volume da colheita depende do empenho do veranista. O cumprimento de todos os requisitos e sutilezas do cultivo leva à obtenção do rendimento declarado. O pincel atinge o tamanho de 2 kg, respectivamente, o rendimento total por arbusto é de 18-22 kg.
Doenças e pragas comuns
A saúde das uvas Vodograi no campo é excelente. A variedade resiste:
- mofo;
- oídio.
Para consolidar os resultados, são utilizados tratamentos preventivos de plantas na primavera e no outono. Seguir as técnicas agrícolas também protegerá os arbustos contra vírus e fungos.
O tratamento com produtos químicos ou remédios populares é recomendado contra pragas.
Resistência ao gelo
Vodogray é capaz de suportar temperaturas de até -20 ⁰C. Quando cultivadas nas regiões norte, as vinhas precisam ser cobertas para o inverno. Os jardineiros praticam a aspersão com terra.
Descrição de cachos e frutos silvestres
O formato do pincel é cônico, solto, o peso médio é de 1,1 kg. O fruto pesa 10 G. A cor da casca é rosa claro ou mais saturada se o cacho cresceu ao sol. O sabor é excelente, o uso da uva Vodograi é universal. As frutas são utilizadas para enlatados e consumidas in natura.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar uvas de forma independente. Isso inclui estacas, propagação de sementes e enxertia. As estacas de Vodograi criam raízes bem. O porta-enxerto se funde com o rebento sem problemas. Ao propagar a partir de estacas, o material de plantio é preparado no outono. E eles são plantados no solo na primavera de março. Todo esse tempo, as estacas cortadas ficam armazenadas em um pano úmido no porão com temperatura relativamente estável.
A vacinação é realizada no verão. Durante a temporada, o porta-enxerto e a copa crescem juntos e a planta se prepara para o inverno. A propagação por sementes é o processo mais longo, pois o jardineiro aguardará os primeiros frutos após 5 a 6 anos. A desvantagem deste método é que os genes parentais não são preservados.
Plantando mudas
O plantio adequado é a chave para garantir que a futura planta cresça forte e viável. Cumprindo requisitos simples, até um iniciante pode cultivar uvas Vodograi no terreno.
Em campo aberto
Escolha uma área ensolarada e protegida de correntes de ar.Cave uma cova de plantio, cujo tamanho depende do sistema radicular da muda. Deve ser amplo e profundo.
Uma camada de drenagem é colocada no fundo e depois preenchida com uma camada fértil de solo misturado com húmus e minerais. A muda é plantada em cova, coberta com terra, regada com bastante água e coberta com cobertura morta.
Processo de enraizamento
Para que as plantas criem raízes mais rapidamente, é necessário seguir rigorosamente o procedimento de plantio. Aplique a fertilização em tempo hábil e não deixe as mudas secarem. Se você seguir estes requisitos simples, o processo de enraizamento será rápido e indolor para as plantas.
Nós crescemos e cuidamos
Após o estabelecimento da muda, é necessário cuidar adequadamente dela. A conformidade oportuna com os padrões de tecnologia agrícola ajudará as plantas a formar um sistema radicular forte e uma parte aérea poderosa.
Como aparar corretamente
Recomenda-se descarregar a videira, pois o excesso de brotos enfraquece o arbusto. Isso é feito no outono, os brotos frutíferos são cortados, sobrando 8 olhos, não faz mais sentido.
Irrigação e fertilização
A rega para as uvas Vodograi, como para outras variedades, é necessária. Os jardineiros recomendam garantir estritamente que as plantas não sequem. Mas a rega excessiva também ameaça a morte do sistema radicular e da própria planta. A princípio, as mudas são regadas 1 a 2 vezes por semana. A quantidade de água por planta é calculada pelo próprio jardineiro, pois as condições climáticas de cultivo são diferentes.
Uma planta adulta é regada pelo menos 4 vezes:
- antes da floração;
- antes de amadurecer;
- após a colheita;
- em preparação para o inverno.
A quantidade de água também é calculada levando em consideração a composição do solo.
Controle de doenças e pragas
Certifique-se de realizar um trabalho preventivo.Consiste não apenas na pulverização com fungicidas, mas também na realização de práticas agronômicas padronizadas para qualquer cultura. Esses incluem:
- rega moderada oportuna;
- afrouxamento e cobertura morta;
- remoção de ervas daninhas;
- poda ou formação de copa;
- alimentando.
Mudas devidamente plantadas ficam protegidas dos efeitos nocivos de vírus e fungos. Se houver necessidade de tratar a videira no verão, faça-o com cuidado, sem usar produtos químicos durante o período de frutificação e um mês antes. Os residentes de verão recomendam o uso de remédios populares: seu efeito é de curta duração, mas são seguros para a saúde humana.
Como cobrir uvas para o inverno
Isso é feito em regiões com invernos frios, naquelas áreas onde a temperatura no inverno cai abaixo de -21 ⁰C. Para abrigo de alta qualidade, utiliza-se polietileno especial ou outro material. Compre em lojas especializadas. Em áreas com agricultura de risco, é praticado o espalhamento do solo. As uvas Vodograi apresentam bom desempenho em pequenas áreas. Não requer muitos cuidados. Produz uma excelente colheita e é adequada para decorar gazebos e outras construções.