A casta Victor é considerada famosa e popular. Aconteceu graças ao trabalho amador de um famoso criador. O resultado da atividade é o belo aspecto e a qualidade comercial dos bagos. As uvas Victor são utilizadas no cultivo de frutas para venda e nas residências. Entre as variedades de maturação rápida, a Victor é considerada a melhor.
História da seleção
Esta casta foi desenvolvida pelo amador V.N. Krainov, morando na cidade de Novocherkassk. Aqueles ao seu redor o chamavam de “criador particular”.Na verdade, ele não trabalhou em instituições de ensino ou laboratórios especiais, mas criou novas variedades de plantas em seu jardim preferido. O aquarista começou a criar novos tipos de uvas em 1995.
Nome V.N. Krainova está imortalizado em suas variedades Victor e Victor-2. O cientista obteve novas espécies através do cruzamento das variedades Talisman e Kishmish Radiant. O resultado foi a variedade Victor. Victor-2 é semelhante em aparência, seu segundo nome é Simpatia.
Descrição das uvas Victor
Para entender a aparência de um arbusto, você precisa considerar detalhadamente sua descrição:
- Polinizado por flores bissexuais.
- Forma enteados nos quais aparece a colheita.
- O amadurecimento da videira ocorre em 2/3. Este fenômeno é considerado favorável.
A frutificação depende do cuidado adequado com o arbusto.
Características da variedade
Os cachos são grandes e de formato cónico. Gostaria de prestar especial atenção às características dos bagos para compreender a singularidade das uvas:
- o peso de um cacho de uva de tamanho médio varia de 0,5 a 1 quilo;
- durante a colheita, 6 a 8 kg de uvas suculentas e saborosas são removidas de um arbusto;
- sem ervilhas. Os frutos são grandes, cada um pesando de 15 a 19 gramas. O formato é oval, com a extremidade ligeiramente pontiaguda. Na aparência, essa variedade pode ser confundida com dedos de senhora;
- o tamanho dos bagos pode ser de 3,5 a 6 centímetros;
- As sementes se desenvolvem dentro de cada fruta, mas são muito poucas (1-2 peças);
- a cor das uvas depende do tempo de exposição direta ao sol: rosa, vermelho escuro, roxo;
- o sabor é excelente. A polpa é carnuda e rica, a casca é fina (não é sentida durante o consumo);
- presença de açúcar – 17%, ácido – até 8 g/l.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade são:
- Não há ervilha.
- Frutificação estável e regular.
- O amadurecimento da videira ocorre em 2/3.
- A colheita é possível mais cedo.
- O enraizamento das estacas é bom, a adaptação às condições climáticas é rápida.
- Capaz de sobreviver em baixas temperaturas. Suporta geadas até -23 graus.
Os aspectos negativos da variedade incluem:
- atratividade para insetos durante a floração precoce;
- aumenta o risco de danos ao ovário por geadas tardias.
Recursos de pouso
O plantio das mudas no solo é realizado na 3ª década de abril. Não há neve neste momento. O local deve ser escolhido no lado ensolarado, sem vento frio e correntes de ar. Vale lembrar que um arbusto adulto requer uma área de no mínimo 6 metros quadrados. Vale deixar 5 metros de solo livre entre as mudas.
As terras altas e as colinas são consideradas locais favoráveis. O ar frio não permanece nesses locais.
O solo deve ser leve, bem permeável a líquidos e não pantanoso. A umidade excessiva afeta negativamente o sistema radicular das uvas.
Vejamos o passo a passo para o plantio adequado de uma muda:
- 20 dias antes do plantio pretendido do arbusto, cave um buraco. Isso é necessário para que a terra tenha tempo de se assentar. Tamanho: 80*80*80 centímetros.
- Preencha 1/3 com fertilizantes orgânicos e adicione sal de potássio, nitrogênio e superfosfato. Preencha o buraco com cerca de 10 centímetros de terra normal por cima. Essa ação ajudará a evitar queimaduras no sistema radicular e ao mesmo tempo a muda receberá os nutrientes do solo em tempo hábil.
- Plante o arbusto de forma a não enterrar o colo da raiz.Pisoteie o solo. Regue generosamente e cubra com serragem ou musgo para reter a umidade por um longo período de tempo.
Dicas de cuidados
Para que as uvas Victor cresçam e frutifiquem, é importante cuidar adequadamente de:
- poda Quando a videira ainda é pequena, recomenda-se beliscá-la para formar bem o arbusto. Assim que atingir 170 centímetros, aperte-o. A poda regular do excesso de brotos ajudará a aumentar a produtividade. Para amadurecer rapidamente os frutos, vale aparar as folhas ao redor dos cachos, para que recebam mais luz solar. A videira frutífera é podada curta (4 botões são removidos) ou longa (até 10 botões). Não é recomendável sobrecarregar a planta, caso contrário o arbusto não poderá dar frutos;
- Recomenda-se alimentar na primeira metade do verão, de preferência várias vezes. Você pode comprar fertilizante em loja especializada ou fazer você mesmo em casa. Neste último caso, os seguintes componentes devem ser combinados em um recipiente grande: cinza de madeira (50 gramas), água (10 litros), esterco de vaca (2 quilos), superfosfato (30 gramas). Mexa - o fertilizante está pronto. Recomenda-se fertilizar após a colheita;
- A rega deve ser realizada de forma rápida e abundante. Evite molhar demais ou secar o solo. Folhagem, musgo e ramos de abeto ajudam a manter a umidade do solo.
Reprodução da variedade
As uvas Victor se propagam de 4 maneiras:
- Mudas.
- Enxertia de estacas.
- Em camadas.
- Ossos.
Independentemente do método escolhido, as uvas enraízam-se bem, mantendo as suas propriedades. Na enxertia com estacas, vale lembrar que o resultado pode ser uma planta híbrida que mantém as propriedades da mata-mãe e da uva Victor.Na hora de usar sementes é preciso ter paciência, pois vai demorar muito para que os primeiros frutos apareçam no arbusto.
Doenças e pragas
As uvas Victor são resistentes a microrganismos fúngicos e patogênicos. Apesar disso, os arbustos precisam ser processados e protegidos.
O tratamento é realizado antes da floração e durante a formação dos frutos.