Velika é uma casta de grande porte, adequada para cultivo industrial e privado. A planta também tem valor decorativo, pois possui uma linda trepadeira com folhas coloridas. A casta é excelente; em óptimas condições de cultivo, produz uma colheita saborosa e moderadamente doce (mas não enjoativa). A espécie pertence ao grupo das uvas de mesa, não às uvas universais. Ou seja, os frutos silvestres são consumidos in natura, não sendo adequados para processamento posterior.
História da criação da variedade
A variedade surgiu em 1987 como resultado do cruzamento de duas culturas: Alphonse Lavallee, originária da França, e Aleppo (Bulgara) - da Ásia Menor. Ambos os tipos pertencem a variedades de mesa e têm boas avaliações dos provadores. O híbrido Velika foi criado pelo cientista búlgaro Ivan Todor. Na Bulgária, a variedade amadurece totalmente no final do verão e é considerada intermediária.
A espécie começou a ser oficialmente “listada” em 1997, quando foi então incluída no cadastro estadual. Foi calorosamente recebido pelos provadores devido ao seu sabor invulgar e textura agradável. Na Rússia, esta variedade não era muito difundida até recentemente devido ao alto custo e complexidade do cultivo.
Descrição das uvas Velika
A planta em si é grande e incomum. Alguns residentes de verão preferem cultivar vinhas apenas por causa de suas propriedades decorativas. No outono, as folhas da planta ficam vermelhas.
Descrição das uvas:
- arbusto alto, os brotos atingem 3-3,5 metros de comprimento;
- as folhas são pequenas, redondas, com vários lóbulos;
- os cachos são grandes, afinando gradativamente em direção ao final (têm formato de cilindro);
- Os bagos são grandes, também cilíndricos e alongados.
Uma baga tem o tamanho de uma caixa de fósforos. Os frutos são escuros e de cor rica. A tonalidade varia do rico bordô ao roxo, mas no arbusto os frutos maduros parecem ligeiramente desbotados e opacos. Isso ocorre porque são revestidos com cera, o que proporciona proteção natural contra danos e doenças.
Um cacho de uva, em média, pesa de 800 gramas a 1 quilo, mas chega a um quilo e meio. Uma baga raramente excede 15-20 gramas de peso. O teor de açúcar da variedade chega a 17-19% e, em condições ideais de cultivo, os frutos acumulam açúcar rapidamente. O ácido é moderado.
A espécie não tolera geadas persistentes e severas e não é resistente a pragas. A -23 °C começa a morrer. Nesse sentido, é pouco adequado para cultivo nas regiões Norte e até mesmo na Zona Média. Seu amadurecimento nas condições da Zona Média dura 130-140 dias.
Características distintivas
Esta uva tem duas características distintivas: frutos e cachos invulgarmente grandes, bem como um crescimento extremamente rápido. A segunda qualidade é um problema tangível para os jardineiros. Porém, isso pode ser resolvido com um porta-enxerto. Ou seja, enxertar na raiz um porta-enxerto de uva. Com este método, outros problemas também são resolvidos, por exemplo, baixa resistência a geadas e doenças.
Velika é uma espécie de alto rendimento, mas instável, que requer cuidados especiais.
Em média, traz de 8 a 12 quilos de colheita por árvore ou 300 centavos por hectare de terra. Isto desde que as uvas sejam cultivadas em região de clima quente.
Quais são os prós e contras?
Com a abordagem adequada para o crescimento, os prós superam os contras. Velika é uma variedade saborosa que tolera bem o transporte. É de alto rendimento e raro, o que o torna adequado para venda. Estas uvas podem ser facilmente armazenadas na geladeira sem perder o sabor. Possui textura elástica. Velika tem gosto de cereja. As vespas praticamente não tocam nesta uva por causa de sua casca grossa.
Desvantagens:
- baixa resistência ao frio, doenças, mofo;
- dificuldades em crescer;
- crescimento excessivo, que só pode ser controlado pela vacinação.
As uvas não precisam apenas ser enxertadas, mas também processadas.
Seleção de mudas e local
É necessário selecionar mudas com sistema radicular preservado. Cada muda deve ter 3-4 raízes.É bom que os brotos cresçam pelo menos 25-30 centímetros. Se a muda atender a essas características, você poderá plantá-la com segurança em seu local.
A parte do jardim bem ventilada e localizada a sudeste ou sul é adequada para o plantio. O solo não deve ser encharcado, caso contrário deverá ser feita a drenagem.
Plantio e cuidado
Para a muda, é cavado um buraco com 90-100 centímetros de profundidade e 50-70 centímetros de largura. O buraco consiste em 3 camadas: a inferior - drenagem, a intermediária - fertilizantes e solo, a superior - apenas solo. Neste caso, as raízes da planta entram em contato com solo não fertilizado. Ocasionalmente, as uvas são plantadas em solo arenoso. Isso é feito para proteger o sistema radicular da planta da filoxera.
Cuidar da variedade consiste em várias regras:
- rega moderada (em alta umidade começam a aparecer fungos);
- enxertia - porta-enxerto (em particular com variedades resistentes à filoxera);
- tratamento (Fundazol - contra podridão cinzenta, fungicidas - contra fungos, inseticidas - contra insetos).
A planta desenvolve rapidamente imunidade aos medicamentos de tratamento, por isso precisam ser alternados. Durante a estação fria, as uvas ficam protegidas das geadas. Não deve cobrir com filme plástico, pois a videira pode apodrecer. Para apoiar a planta, são necessários suportes multiníveis.
Doenças e pragas
As uvas apresentam baixa resistência a Alternaria, míldio, mofo cinzento, antracnose e oídio. Ou seja, para todas as doenças comuns. A casca grossa protege os frutos dos insetos, mas pássaros e pulgões atacam periodicamente os arbustos. Os inseticidas funcionam bem contra pulgões. Além disso, esta variedade não é absolutamente resistente à filoxera, razão pela qual, na ausência de vacinas, os arbustos podem morrer completamente.
Características de reprodução
A reprodução ocorre de duas maneiras. Primeiramente é feita a enxertia (para outros tipos de uva) com mudas verdes na divisão. São realizados na primavera e colocados em qualquer altura. Em segundo lugar, as estacas capazes de produzir raízes são utilizadas como mudas. Este método não é adequado se a planta estiver “doente” de filoxera.
Estacas lignificadas também são utilizadas para enxertia. Eles são colocados em um padrão: em sua parte subterrânea ou acima do solo. Com uma faca afiada, é feito um corte no qual o corte é posteriormente colocado. Em seguida, esse local é prensado, tratado com piche (resina, “massa especial” de jardim) e amarrado com barbante.