As uvas na Udmúrtia não fazem sentido: plantar e cuidar delas é muito diferente do que é praticado nos locais onde crescem naturalmente. As duras condições climáticas – verões curtos e invernos longos e rigorosos – deixam uma marca especial na produção agrícola da região. Para cultivar a uva nativa do sul nessas condições, você precisa escolher a variedade certa.
- Lista de variedades de uvas ideais para cultivo na Udmúrtia
- Características das melhores variedades
- Condições de cultivo e resistência à geada
- Características da estrutura do arbusto
- Plantar em terreno aberto no verão
- Escolha um local de pouso e cave um buraco
- O que você precisa prestar atenção na hora de escolher mudas
- Como plantar
- Assentos por enteados
- Crescendo e cuidando
- Apare e forme um arbusto
- Fertilizando o solo e alimentação foliar
- Irrigação de plantas
- Cuidados na primavera e no outono
- Preparando arbustos para o inverno
- Amarramos a videira à treliça
- Tratamento preventivo
- Colheita e armazenamento
Lista de variedades de uvas ideais para cultivo na Udmúrtia
Lista:
- Ágata Donskoy;
- Aleshenkin;
- Volga;
- Prazer;
- Ramminga do Extremo Oriente;
- Pérola Sabo;
- O enigma de Sharov;
- Amanhecer do Norte;
- Korinka Russo;
- Beleza de Nikopol;
- Beleza do Norte;
- Cristal;
- Liepaja âmbar;
- Madeleine Angevin;
- Malengre Cedo;
- Michurinsky;
- Moscou Sustentável;
- Muromets;
- Novgorod;
- Especial;
- Memória de Dombkowska;
- Platovsky;
- Primeiro Tsiravsky;
- Russo precoce;
- Norte;
- Rosa Tambov;
- Shasla Ramminga;
- Aniversário.
Características das melhores variedades
No curto verão, nem todos variedades de uvas resistentes à geada capaz de amadurecer. A presença de um curto período vegetativo na descrição é uma das características fundamentais na escolha. Para o cultivo de uma vinha em terreno aberto, a robustez invernal da variedade é muito importante, mas a resistência a doenças fúngicas e bacterianas não é particularmente importante para a Udmurtia. Não existem patógenos de doenças da uva nesta região - míldio, oídio, morrem em geadas severas, mesmo que suas cepas sejam importadas junto com as mudas.
Condições de cultivo e resistência à geada
Os verões curtos, mas quentes, e os invernos com neve da Udmúrtia são condições suficientes para a obtenção de colheitas de uvas de alta qualidade em terreno aberto. Não devem passar mais de 5 meses corridos desde o dia em que a videira desperta até a colheita. O inverno reina na Udmurtia 7 meses por ano. A partir de novembro, a videira fica protegida por uma espessa manta de neve.
É possível preparar uma vinha para o inverno com segurança se o período de cultivo da variedade não durar mais de 130 dias. Variedades de amadurecimento precoce e resistentes ao retorno das geadas na primavera podem ser consideradas a melhor escolha.
Características da estrutura do arbusto
As partes acima e abaixo do solo da videira devem desenvolver-se organicamente - o sistema radicular deve ser capaz de penetrar até 2,5-3 metros nas entranhas da terra, que está ligeiramente abaixo do ponto de congelamento do solo. Isso ajudará o arbusto a hibernar sem o risco de congelamento do sistema radicular. A peculiaridade das raízes é que seu desenvolvimento continua tanto no verão quanto no inverno.
A parte subterrânea espessada (superior) é a “cabeça”, a sua saúde afecta o desenvolvimento da parte aérea da videira perene e a formação de mangas arbustivas. Brotos mais finos estendem-se de cada manga. O número de mangas depende das características da variedade - de 1 a 6 peças. Os brotos diferem:
- Anuários formados durante a temporada atual.
- Amadurecido - crescimento da temporada passada.
- Brotos de frutas - botões de frutas se formam neles.
As folhas das diferentes castas diferem na sua dissecção em 3 ou 5 lóbulos. A videira é uma videira que se agarra a suportes com rebentos finos e retorcidos. As gavinhas são fortes o suficiente para segurar os galhos com a colheita na treliça.
A uva é uma planta perene e seu período de frutificação é em média de 40 anos.
Plantar em terreno aberto no verão
No verão, o sistema radicular se desenvolve intensamente. Esse é o motivo do plantio de arbustos no solo na estação quente. Com o início da geada, as pontas das raízes devem atingir uma profundidade superior a 2 metros, onde a geada não penetrará. Nas diferentes castas, o sistema radicular resiste a geadas de -5 a -9 °C.
O momento do plantio de uvas em Udmúrtia cai nos últimos dias de maio - primeiros dez dias de junho. A videira só começará a dar frutos no 3º ano.
Atenção! As mudas devem estar amarradas, protegidas dos ventos, mas não à sombra. A formação do mato começa na 2ª temporada.
Escolha um local de pouso e cave um buraco
Solos não adequados para plantando uvas, - pântanos, áreas inundadas, solos salgados. Nos outros tipos de solo a videira desenvolve-se bem e dá frutos. O truque dos viticultores Udmurt é plantar arbustos no lado sul de uma cerca monolítica de tijolos.
Desta forma a planta fica protegida dos ventos e o sol tem acesso a ela. Se não houver tal cerca, eles colocam proteção de ardósia. As encostas sudoeste são o melhor local para uma vinha na Udmurtia, aqui as rochas que se erguem no lado oposto servirão de barreira aos ventos. A água do degelo das montanhas flui rapidamente, o que significa que as raízes das uvas ficarão protegidas da umidade excessiva.
O que você precisa prestar atenção na hora de escolher mudas
A casca das mudas deve ser marrom lisa, um tom esverdeado indica que se trata de uma planta de primeiro ano. Essas mudas apresentam a melhor adaptabilidade. O sistema radicular dos arbustos de uva da Udmúrtia deve ser diferenciado por um rizoma poderoso. Não deve haver danos à casca ou aos brotos.
Como plantar
O método de plantio - em vala ou cova separada, depende das características do solo do local. Em solos argilosos e arenosos, as covas de plantio são preparadas principalmente. Nos arenitos, as plantas são plantadas em trincheiras.
A largura da cova é de no mínimo 1 m, a profundidade é de até 1,5 m Dependendo da natureza de espalhamento dos arbustos e da variedade selecionada, o intervalo para plantio de mudas é selecionado - 2 ou 3 metros entre plantas na mesma linha .
Assentos por enteados
Tendo uma vinha no terreno, no verão é sempre preciso desbastá-la, podando-a - retirando os rebentos frescos que engrossam o arbusto.Brotos fortes se tornarão um material de plantio digno. Após o corte do broto, é necessário liberá-lo do excesso de folhagem, para isso são retiradas todas as folhas inferiores. Não devem permanecer mais do que 3 das folhas mais novas nas estacas.
As estacas são colocadas em água na qual se dissolve “Kornevin” ou “Heteroauxin” - estimulantes de crescimento radicular. Estacas que criaram raízes:
- afundar em buracos rasos;
- polvilhado com terra;
- deles são retirados o excesso de folhas, sobrando 1 jovem e 1 rudimentar;
- a planta é coberta por um frasco de plástico transparente, cortado de uma garrafa.
Assim a planta terá tempo de criar raízes e criar raízes.
Crescendo e cuidando
A peculiaridade da viticultura na Udmúrtia é que após o primeiro verão, uma muda de uva plantada em vaso é retirada para um local escuro e fresco, não sendo deixada para hibernar com plantas adultas. Só vai parar lá na segunda safra, medida necessária no plantio de castas com robustez média no inverno.
Apare e forme um arbusto
As culturas de cobertura requerem pouca poda de brotos, por isso o número de ramos - brotos frutíferos - aumenta (máximo 7). No primeiro ano resta apenas 1 botão para formar a videira, todo o resto é pinçado ou cortado com tesoura de poda no início do verão.
No momento em que o arbusto estiver preparado para o inverno, não deve haver mais do que 10-12 botões restantes no broto; os brotos laterais devem ser removidos sem arrependimento. No ano seguinte o arbusto está suficientemente forte para suportar o desenvolvimento de uma segunda videira. No inverno, assim como no primeiro, diminui para 10-12 ocelos. Com isso, uma muda de três anos já terá 2 vinhas frutíferas. No terceiro verão, o mato pode ser enriquecido com mais duas vinhas frutíferas, aumentando a colheita da 4ª época.Durante os primeiros 5-6 anos, forma-se a estrutura do arbusto, após o que resta apenas mantê-la.
Fertilizando o solo e alimentação foliar
Para manter a força do arbusto, os fertilizantes nitrogenados são aplicados na fase inicial da estação de crescimento. Após a formação dos ovários, é realizada a fertilização mineral. Estrume e húmus são usados como alimentação de raízes. Eles são aplicados no máximo uma vez a cada 2-3 anos, ao regar a planta antes do frio do inverno.
Os fertilizantes contendo nitrogênio são espalhados pelo tronco da uva antes da rega. Também é realizada adubação foliar com fertilizantes minerais. Ao plantar mudas, o solo fértil na cova de plantio é enriquecido com húmus e fertilizantes fosfatados.
Irrigação de plantas
As uvas requerem rega abundante no início da floração, na formação dos ovários e na recolha do sumo dos bagos. Um mês antes da colheita não é feita rega. A umidade excessiva tornará a colheita azeda.
Cuidados na primavera e no outono
Podar, umedecer o solo, adubar, retirar folhas e frutos podres ou caídos são etapas obrigatórias dos cuidados de outono e primavera.
No outono, o isolamento é necessário cobrindo o solo, criando cercas e envolvendo arbustos.
Preparando arbustos para o inverno
Uma maneira simples, mas não a mais humana:
- dobre a videira no chão;
- prenda-o com fita metálica ou suporte;
- cubra com uma camada de terra de 10-25 cm.
Método para criar uma estufa multicamadas:
- Um saco plástico apertado é colocado nos galhos amarrados do arbusto;
- saco;
- A 2ª camada de filme plástico é unida na base da planta.
Para as vinhas plantadas nas terras baixas, é utilizado um método de proteção de inverno mais trabalhoso - a construção de abrigos temporários de madeira cobertos com feltro no exterior - esta é a melhor proteção contra a água do degelo para as vinhas.
Amarramos a videira à treliça
É necessário amarrar a videira antes que a seiva comece a escorrer, neste momento ela fica mais flexível e menos vulnerável. Quando as vinhas são amarradas horizontalmente à latada, segundo os viticultores, os cachos tornam-se mais pesados e a maturação dos bagos melhora.
Tratamento preventivo
Como medida preventiva contra infecções fúngicas, utiliza-se uma solução de sulfato de cobre a 3,5%.
Colheita e armazenamento
A colheita ocorre no final de setembro a outubro. Os métodos de armazenamento, transportabilidade e processamento dependem inteiramente das características das variedades escolhidas para cultivo.