“Shavit” é um fungicida eficaz, as instruções de uso para uvas prometem prevenção e alívio rápido de infecções fúngicas. Uma característica distintiva do produto é que ele é bicomponente e não causa resistência de patógenos à substância ativa.
- Composição e toxicidade
- Vantagens da droga
- Formulário de liberação
- Finalidade do fungicida
- Espectro de atividades
- Taxas de consumo
- Como preparar uma solução de tratamento
- Temporada de processamento
- Esquema de pulverização de uma vinha com fungicidas
- Compatibilidade por outros meios
- Período e condições de armazenamento
- Precauções ao trabalhar com produtos químicos
- O que pode ser substituído
Composição e toxicidade
Shavita contém pesticidas pertencentes a vários grupos químicos. 70% do produto é folpet, que destrói a estrutura do DNA das células e evita que a infecção se espalhe pela área. 2% da composição total é triadimenol, que destrói as membranas fúngicas e suprime a doença.
Segundo os fabricantes, o Shavit não é um produto tóxico, mas isso só se aplica às plantas. Mas para os habitantes aquáticos, abelhas e humanos, a droga representa um certo perigo, por isso é necessário trabalhar com ela exclusivamente em equipamentos de proteção individual e seguir as normas de segurança.
Vantagens da droga
Shavit tem as seguintes vantagens que o distinguem dos seus concorrentes:
- composição de dois componentes;
- prevenção de infecção parasitária;
- uso universal;
- possibilidade de uso para fins preventivos;
- desempenho;
- longo período de exposição;
- não tóxico.
Formulário de liberação
O fungicida Shavit é produzido na forma de grânulos ou pó, acondicionado em sacos laminados de 1 ou 5 kg. Dissolve-se bem em água.
Finalidade do fungicida
O principal objetivo do Shavit é o combate e prevenção de infecções fúngicas. Também aumenta a imunidade das uvas aos parasitas e previne o aparecimento de ácaros, filoxera e outros insetos nocivos.
Espectro de atividades
"Shavit" é um fungicida de amplo espectro. Afeta todos os tipos de fungos atualmente conhecidos e evita seu aparecimento no local.
Taxas de consumo
0,2 gramas de Shavit são consumidos por metro quadrado. É diluído em água até à completa dissolução, após o que as vinhas são tratadas na proporção de 100 ml de líquido por 1 metro quadrado.
Como preparar uma solução de tratamento
Preparar a solução não é particularmente difícil. Basta medir a quantidade necessária do produto, despejar na água e mexer até dissolver completamente.
Depois disso, despeje a solução no pulverizador, misture bem e processe
Temporada de processamento
O primeiro tratamento é realizado para fins preventivos antes do início da floração. Na primavera, assim que as uvas tiverem folhas, é necessário borrifá-las com Shavit. Se os primeiros sinais de aparecimento de doenças fúngicas se tornarem perceptíveis, o tratamento é repetido novamente. O intervalo deve ser de no mínimo 21 dias.
Esquema de pulverização de uma vinha com fungicidas
As vinhas são cultivadas pela primeira vez no início da primavera, assim que aparecem as folhas verdes. Os arbustos são pulverizados uma segunda vez antes do início da floração. Após sua finalização permanece a possibilidade de infecção da planta por fungos, portanto recomenda-se realizar novamente a prevenção.
Compatibilidade por outros meios
“Shavit” combina bem com todos os pesticidas conhecidos, mas imediatamente antes de usar ou misturar é necessário fazer um teste e estudar cuidadosamente as composições.
Período e condições de armazenamento
O fungicida "Shavit" pode ser armazenado lacrado por vários anos a partir da data de produção. A solução deve ser preparada imediatamente antes do uso, pois as substâncias ativas podem evaporar e não haverá benefício com elas.
Precauções ao trabalhar com produtos químicos
“Shavit” representa um certo perigo para os seres humanos e para o meio ambiente, portanto devem ser observadas precauções de segurança ao trabalhar com ele.Não utilize o fungicida próximo a corpos d’água e evite também pulverizar em caso de ventos fortes. Se houver um apiário próximo, não é recomendado o uso do medicamento próximo às colmeias, pois os insetos podem morrer por seus efeitos.
Ao trabalhar com Shavit, a pessoa deve usar traje de proteção, respirador e luvas. Evite o contato do produto com mucosas e pele exposta. Ao primeiro sinal de doença ou envenenamento, o trabalho é interrompido.
Para limpar o corpo, você deve beber alguns copos de água, alguns comprimidos de carvão ativado e induzir o vômito. Também é recomendável consultar um médico qualificado.
O que pode ser substituído
Como o Shavit é um medicamento de dois componentes, não é possível substituí-lo totalmente por um análogo. Você pode escolher produtos com características semelhantes, mas a eficácia de seu uso não será a mesma. Para a prevenção e tratamento de fungos na vinha utilizam-se “Skor”, “Topaz”, “Quadris”, “Strobi”. Também permitem obter bons resultados, mas devem ser utilizados em conjunto com outros fungicidas.
Como evidenciado pelas avaliações de viticultores praticantes, o medicamento “Shavit” justifica plenamente os recursos materiais gastos com ele e permite proteger as plantas contra danos causados por infecções fúngicas. Ao entrar no solo, decompõe-se em componentes individuais, não agredindo ainda mais o meio ambiente e o homem. A safra colhida posteriormente também é considerada ecologicamente correta e totalmente segura.