As pessoas cultivam uvas desde os tempos antigos. A baga, encharcada de sol, foi cantada por poetas, os pesados cachos inspiraram artistas e apareceram nas pinturas de grandes mestres. Ele sempre foi um símbolo de sol, calor e diversão. Hoje a videira é cultivada em diversas regiões. A abundância de variedades precoces possibilitou o cultivo de uvas não apenas nas regiões do sul. Por exemplo, a variedade de uva Rusven enraíza-se bem e dá frutos no Médio Volga e até na região de Moscou.
Descrição e características das uvas Rusven
Esta variedade foi criada através dos esforços conjuntos de criadores da Hungria e da Rússia. Pertence a variedades de mesa rosa muito precoces. Os ancestrais da variedade são Muscat de Saint Vallier e R-66. A uva Rusven distingue-se pelo crescimento e vigor dos rebentos. Tolera bem até invernos gelados e, em regiões de clima ameno e temperado, pode passar o inverno sem abrigo.
Os cachos de Rusven são grandes, com peso médio de 300-350 gramas, os cachos podem atingir o peso de 1 quilo. Eles têm formato cilíndrico ou cônico. Os bagos são rosados, ovais, pesando 50-55 gramas e teor de açúcar 20%. A casca das bagas é fina. São adequados para produção de vinho e consumo fresco. Os consumidores gostam do sabor sutil de sálvia e noz-moscada.
É uma variedade de alto rendimento com período de maturação de 110 dias, independente da região de cultivo. A videira se aclimata rapidamente e começa a frutificar no segundo ano após o plantio. Os cachos ficam perfeitamente armazenados e não perdem a apresentação durante o transporte.
Principais vantagens e desvantagens
Rusven conquistou admiradores entre os jardineiros graças a muitas características positivas.
O vinho de Rusven tem um sabor picante. Os cachos caracterizam-se por uma maturação uniforme.
Como cultivar a variedade corretamente
As uvas são despretensiosas, a videira enraíza-se bem num novo local e a frutificação precoce permite obter a primeira colheita 2 anos após o plantio.
Datas e local
Para a videira, escolhe-se um local num outeiro, protegido do vento. Selecione uma área drenada com águas subterrâneas profundas. Pode-se colocar as uvas sob a proteção de uma casa ou anexo, a uma distância de pelo menos 1 metro das paredes.
Propagado por estacas, que são plantadas no solo na primavera ou no outono. Para as regiões norte, é preferível o plantio na primavera (em maio), para que a videira tenha tempo de ficar mais forte e crescer antes do outono.
Tecnologia de pouso
Cresce mal em terras baixas e zonas húmidas. O maior rendimento é obtido em terras férteis; se o solo for rochoso, cria uma drenagem natural para as vinhas. As uvas são sensíveis ao retorno das geadas, na zona média e nas regiões norte necessitam de abrigo no inverno.
Um buraco para a muda é cavado com 1 metro de profundidade e 60-65 centímetros de diâmetro. Uma camada de drenagem de seixos grandes ou tijolos quebrados e brita é colocada no fundo. Sua espessura é de 10 a 15 centímetros.
Em seguida vem uma mistura de solo fértil, brita e areia na proporção: 3:1:0,5. Preencha o buraco com solo fértil e compacte-o gradativamente. As estacas são aprofundadas para que 2-3 botões permaneçam na superfície. Junto ao buraco é cravada uma estaca para apoiar a videira e, após 1,5 metros, é cravada outra estaca para servir de treliça. Rusven é uma variedade com trepadeira alta, a distância entre as mudas é de cerca de 3 metros.
Regras para cuidar das colheitas
Cuidar de Rusven não é diferente de cuidar de outras variedades de uvas. Os arbustos precisam de alimentação, as vinhas precisam ser podadas e protegidas das geadas. Está protegido contra pragas e doenças.
Regar e fertilizar
No plantio, as mudas são fertilizadas com cinza ou farinha de dolomita e são utilizados fertilizantes minerais complexos conforme recomendação do fabricante. A próxima vez que forem introduzidos será após 2 anos.
Uma videira adulta requer alimentação radicular e foliar (folha). Na primavera, após o derretimento da neve, são aplicados fertilizantes de nitrogênio e, antes da floração, fertilizados com fertilizantes complexos. Antes da abertura dos botões, as uvas são pulverizadas com uma mistura de sulfato de cobre e ferro e ácido bórico.
A próxima alimentação foliar é realizada quando o fruto atinge o tamanho de uma ervilha. Use uma mistura de permanganato de potássio, uréia, sulfato de ferro ou uma mistura de fertilizantes pronta. Para aumentar o teor de açúcar, com frutas de tamanho médio, adicione um complexo de potássio. Após a colheita - fertilizante fosfatado e potássico. O húmus é adicionado durante a escavação no outono.
Na zona média e nas regiões norte, as uvas são regadas apenas nos verões secos. Regue com água morna.
Aparar
Não restam mais de 40 olhos em um arbusto Rusven. A poda formativa é realizada no outono, antes de cobrir a videira para o inverno. Os brotos são cortados até formar uma videira madura. Quando vários brotos crescem em um lugar, sobra o mais forte e os outros são cortados. Na primavera, as áreas danificadas e doentes são removidas.
Uvas de inverno
Para o inverno, as vinhas são retiradas das treliças, amarradas em cachos e colocadas numa vala preparada com 20 centímetros de profundidade junto aos arbustos. Cubra com estopa e polvilhe com uma camada de terra de 25-30 centímetros. Ou simplesmente colocam os cachos no chão, cobrem-nos com estopa e por cima com filme plástico, e polvilham o filme com terra para que o abrigo não seja levado pelo vento.
Doenças e pragas
Rusven é resistente ao míldio e ao oídio (oídio). Protege-se das vespas colocando armadilhas com conteúdo doce entre os arbustos, cobrindo os cachos com gaze ou colocando-os em sacos de malha fina. Você pode cobrir as treliças com inseticida para matar os insetos.
Limpeza e armazenamento
As uvas são colhidas em meados de agosto. A coleta é realizada em clima seco e ensolarado. Não deve haver orvalho nas uvas. São cortados com cuidado, sem tocar nos frutos. É conveniente armazenar as uvas em caixas com aparas de madeira no fundo. As escovas são colocadas frouxamente para que não se toquem. Cubra o topo com aparas e guarde numa cave ou cave a uma temperatura de +2...+4 °C.
Os jardineiros falam muito bem de Rusven: os altos rendimentos e a robustez do inverno tornam possível o cultivo de uvas em regiões com verões não muito longos e quentes.