Como propagar uvas por camadas aéreas e verdes na primavera, verão e outono

A propagação de uvas varietais por estratificação está se tornando cada vez mais popular entre os residentes de verão que desejam aumentar o número de arbustos em seu terreno sem gastar muito dinheiro. A técnica possui diversas maneiras eficazes não apenas de aumentar o número de plantas no local, mas também de garantir ou substituir arbustos velhos e fracos.


O que são camadas de uva?

Mesmo variedades de uvas difíceis de enraizar podem ser facilmente propagadas por camadas.Outros métodos para eles não trazem o resultado desejado. Deve ser lembrado que o método só é bom nas áreas onde não ocorreram doenças radiculares anteriormente.

camadas de uva

Os viticultores profissionais chamam de galhos estratificados enterrados no solo e enraizados, que, depois de separados do arbusto-mãe, podem ser utilizados como mudas independentes e a planta pode ser propagada com eles. Graças à ligação direta das mudas com a planta mãe, é fornecida a nutrição necessária, a muda desenvolve-se bem e desenvolve ativamente o seu próprio sistema radicular.

Muitas raízes adventícias são formadas, garantindo uma boa e rápida sobrevivência do jovem arbusto.

Prós e contras do método de camadas

A propagação da uva por estratificação tem os seus pontos fortes e fracos, tendo em conta que o jardineiro decide se utiliza esta técnica no seu terreno. As vantagens incluem:

método de camadas

  • pode ser usado para restaurar e propagar arbustos antigos;
  • obtenção de material de plantio para posterior plantio;
  • aumentar a área de vinhas próprias e lucrar com a venda de material de plantação;
  • o uso de mudas no paisagismo através da criação de arbustos com formatos inusitados;
  • preservação das características varietais da planta mãe;
  • excelente taxa de sobrevivência;
  • a oportunidade de fazer uma colheita no primeiro ano após o plantio.

A desvantagem é que quando um arbusto de uva é propagado por camadas, a planta-mãe fica muito esgotada.

restauração e reprodução

Quais são os métodos de estratificação das uvas?

Os métodos de estratificação das videiras são classificados de acordo com o método utilizado para escavação. Quando propagados por camadas verdes, os ramos criam raízes bem e a planta jovem cria raízes com facilidade e rapidez.Para este procedimento, será necessário selecionar a planta mais forte da variedade desejada, caracterizada por um bom rendimento. É melhor crescer em um local espaçoso. Os trabalhos preparatórios são realizados na primavera, quando a videira é podada.

Na poda, selecione um par de brotos inferiores, que posteriormente serão enterrados. Vai ser maravilhoso, os galhos ficam rente ao chão. No verão, quando o comprimento atinge alguns metros, é cavada uma vala com meio metro de profundidade perto das uvas. As paredes e o fundo são verticais. Os fertilizantes orgânicos são misturados ao solo e despejados no fundo da vala.

Todas as folhas e brotos são cuidadosamente aparados dos brotos selecionados, após o que são colocados em um buraco preparado e parcialmente cobertos com terra.

Em seguida, você precisa regar generosamente a vala e preencher o solo até o topo. O topo da videira é puxado e preso a um suporte de madeira. Ao longo do verão, as camadas são periodicamente umedecidas e afrouxadas, ao mesmo tempo que se removem as ervas daninhas emergentes. No final do verão, a parte superior das uvas quebra-se, limitando assim o crescimento da parte aérea e permitindo à planta dedicar toda a sua energia à formação de raízes adventícias.

boatos

Se as mudas assim obtidas forem armazenadas durante o inverno, elas devem ser bem isoladas. No final de setembro, o jovem arbusto de uva já pode ser separado da planta-mãe e colocado para armazenamento em local fechado (por exemplo, em porão). Este procedimento pode ser realizado na primavera, antes do plantio em local de cultivo permanente.

Existe outro método comprovado de propagação de uvas - alporquia. Apesar de ter sido inventado há muito tempo, sua popularidade não diminuiu.Sua essência é garantir que um novo sistema radicular se forme no caule lenhoso. Para isso, na primavera, no momento da poda, selecione o broto mais forte e arranque todas as folhas dele. São retirados 20 cm do topo do galho, é feita uma incisão na casca em círculo, cuja largura é de até 5 mm.

Este lugar está embrulhado em musgo úmido e a parte superior embrulhada em celofane preto. Depois de um certo tempo, raízes devem se formar neste local. No outono, o broto com raízes é separado da planta-mãe e plantado em vasos ou copos plásticos, sendo enviado para local fresco até a primavera. Com o início do calor, os pés de uva jovens são plantados em local de crescimento permanente.

propagação aérea

Propagação de uvas por estratificação de acordo com a época

As uvas são propagadas no verão, quando o comprimento da videira já atinge 2 a 2,5 metros. Normalmente este período ocorre no final de julho ou na primeira quinzena de agosto. Selecione vários dos galhos mais fortes localizados mais próximos do solo e arranque completamente as folhas deles. Depois disso, a videira é colocada em um sulco previamente preparado, trazendo à superfície um par de olhos.

No outono, a propagação das uvas é extremamente rara, mas se houver necessidade, o procedimento pode ser realizado por qualquer método de enraizamento das estacas.

Uma característica da propagação no outono é que é aconselhável desenterrar a planta jovem resultante antes da geada, plantá-la em um vaso e armazená-la no porão. Se isso não for possível, você pode deixá-lo passar o inverno no canteiro do jardim, proporcionando um bom abrigo. O material de cobertura é colocado com espessura de pelo menos 20 cm.

camadas de acordo com a estação

Na primavera, para propagar as uvas, recorrem mais frequentemente ao amontoamento da cabeça do arbusto. A desvantagem é que a planta-mãe está esgotada.Adequado para variedades que se caracterizam por tamanho compacto e baixa formação de arbustos. Com o início do calor, todos os ramos das uvas são podados de forma a que fiquem alguns olhos abertos.

Quando crescem 25 cm, são cobertos com uma camada de terra e regados. Durante a temporada, certifique-se de que o solo esteja constantemente úmido, caso contrário não se formarão raízes. Com o início do outono, as estacas são cortadas o mais próximo possível do nível do solo.

amontoando um arbusto

Dicas para transplantar e cuidar das camadas

O cuidado adequado dos pés de uva obtidos a partir do enraizamento das estacas ajudará não só a aumentar a sua viabilidade, mas também a acelerar a primeira colheita. O solo deve ser solto em tempo hábil e com muito cuidado, e as ervas daninhas emergentes devem ser removidas. De grande importância é a rega regular, que não é feita mais do que uma vez a cada 10 dias. Irrigue o solo em sulcos especiais ou diretamente nas covas da planta. O solo deve ser solto à medida que as camadas superiores ficam compactadas devido à precipitação ou irrigação.

As uvas respondem com gratidão à aplicação oportuna de fertilização. Os fertilizantes de potássio e fósforo são de grande importância para isso.

A formação e o desenvolvimento dos futuros botões dos frutos, bem como o teor de açúcar nos frutos maduros, dependem da presença e das reservas de fósforo. O potássio aumenta as propriedades protetoras da planta e estimula os processos de crescimento. O nitrogênio também tem um efeito positivo no desenvolvimento e no crescimento, mas é importante não exagerar com esse oligoelemento. Caso contrário, as uvas iniciarão um processo de crescimento prolongado e não terão tempo de se preparar para o inverno. Como resultado, a resistência à geada diminui e existe o risco de congelamento da planta jovem.

dicas de transplante

Para que a videira jovem adquira uma posição vertical, recomenda-se amarrá-la a estacas previamente instaladas. No primeiro ano de vida, restam apenas 3 rebentos nas uvas. Se aparecerem mais, então os mais fortes são selecionados e o restante é cuidadosamente podado.

Antes do início do frio, os galhos são cortados de forma que tenham até 1 metro de comprimento e dobrados ao solo. Uma camada de terra retirada do meio das fileiras é colocada sobre as uvas jovens. Este procedimento é realizado após a passagem da primeira geada. No inverno, a retenção de neve deve ser organizada na vinha.

videira jovem

Dicas e truques gerais de jardineiros

As uvas podem ser propagadas por estratificação em diferentes condições climáticas. Para o plantio é preferível escolher um local bem iluminado, ensolarado e protegido de correntes de ar. O solo do local é selecionado para ser fértil, pois quando aparecem novos pés de uva, aumenta o consumo de microelementos e nutrientes deles.

Para medir o comprimento de uma videira jovem, recorrem a uma fita centimétrica, popularmente chamada de centímetro. Liga de ramos de uva feito com barbante, corda ou pedaços finos de tecido. Ao transplantar arbustos jovens, deve-se evitar confusão e pressa, porque isso muitas vezes causa danos aos brotos e a um sistema radicular fraco. Este erro é frequentemente cometido não apenas por iniciantes, mas também por viticultores experientes.

propagar uvas

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim