As plantas para um crescimento ativo, aumentando o sistema radicular e a massa verde, além de produzirem frutos grandes e suculentos, não precisam apenas de minerais básicos - nitrogênio, potássio e fósforo. Para o pleno desenvolvimento, eles também precisam de microelementos, um dos quais é o magnésio. É melhor que venha na forma de nitrato de magnésio, que é fácil e completamente absorvido pelas plantas.
Por que as plantas precisam de magnésio?
Todas as plantas da Terra usam o princípio da fotossíntese para converter dióxido de carbono e água em nutrientes sob a influência da radiação solar através da clorofila em suas células. O magnésio e o nitrogênio na forma de nitrato no fertilizante estimulam o processo de fotossíntese, o que leva ao desenvolvimento mais ativo das plantas, ao seu crescimento, ao aumento da floração e da frutificação. O magnésio aumenta a atividade de certas enzimas e serve como transportador de fósforo, que é vital para as plantas.
A fertilização com nitrato de magnésio é útil para plantas ornamentais, bagas e frutas, vegetais e grãos, plantações herbáceas, arbustos e árvores.
A deficiência deste microelemento leva ao esgotamento das plantas e ao seu enfraquecimento. Essas plantações são facilmente atacadas por pragas ou doenças perigosas e não resistem à seca, aos ventos fortes ou ao domínio de ervas daninhas. Se o nitrato de magnésio não for aplicado ao solo em tempo hábil ou as colheitas não forem tratadas com uma preparação de massa verde, a falta de magnésio levará não só ao enfraquecimento das plantações e à escassez de colheitas, à deterioração da sua qualidade, mas também ao morte de parte das plantas ou mesmo de toda a plantação. Para a agricultura, a qualquer nível, estas são perdas irreparáveis. A aplicação oportuna de nitrato de magnésio ajudará a evitar essas consequências perigosas.
Fórmula, composição e propriedades
O nitrato de magnésio tem a fórmula Mg(NO3)2, é um pó cristalino branco com alta higroscopicidade, sendo totalmente solúvel em água. Esta substância também é chamada de nitrato de magnésio ou nitrato de magnésio. Por não conter sulfatos, o fertilizante pode ser misturado ao nitrato de cálcio.
O nitrato de magnésio é um fertilizante eficaz amplamente utilizado na agricultura.Com sua ajuda, você pode aumentar significativamente a produtividade e obter produtos de maior qualidade.
Princípio de funcionamento
O produto contém dois elementos extremamente importantes para as plantas: nitrogênio e magnésio. O nitrogênio promove o crescimento rápido e o magnésio estimula o processo de fotossíntese, ativa enzimas e auxilia na formação de clorofila. A sua utilização é especialmente promissora nas fases iniciais do ciclo vegetativo, pois ajuda a acelerar o crescimento das plantações e torna-as mais fortes, resilientes e resistentes às influências ambientais.
Ele entra nas células junto com a água do solo, estimulando nelas a formação de clorofila. Uma grande quantidade dessa substância faz com que a planta seja mais eficiente na transformação de água e dióxido de carbono em nutrientes sob a influência da radiação solar. Assim, as culturas que recebem quantidade suficiente de microelementos crescem, florescem e frutificam bem.
Sintomas e consequências da deficiência do elemento
A falta de magnésio leva a uma doença grave nas plantas - a clorose. Esta condição pode ser provocada pela falta de vários microelementos - ferro, nitrogênio. Ao contrário da clorose por deficiência de nitrogênio, na qual a folhagem do nível inferior começa a amarelar, com a falta de magnésio, o amarelecimento começa na folhagem do nível médio.
Essa condição enfraquece significativamente a planta, pois indica falta de clorofila. Por causa disso, a fotossíntese se deteriora e as plantações não recebem nutrientes suficientes, mesmo com iluminação e irrigação suficientes. Como resultado, se o fornecimento de magnésio não for restaurado, as plantações podem esgotar-se e morrer.
Como usá-lo corretamente?
O medicamento é utilizado para alimentação radicular e foliar, bem como para irrigação por gotejamento e cultivo hidropônico.O produto é utilizado para frutas silvestres, frutas, vegetais e uvas, em terrenos abertos e fechados.
Em terreno aberto, as plantações são regadas com solução de trabalho 0,01-0,1% na proporção de 0,1-1 quilograma de nitrato de magnésio por 100 litros de água. Em estufas, utiliza-se uma solução de 0,01-0,05% com consumo de 0,1-0,5 kg de nitrato de magnésio por 100 litros de água. A alimentação foliar é feita com solução de trabalho a 1%, obtida pela diluição de 1 quilograma de nitrato de magnésio em 100 litros de líquido.
Precauções de segurança
As regras de manuseio da substância não diferem dos cuidados de segurança adotados em relação aos demais fertilizantes:
- Ao trabalhar com o medicamento, deve-se utilizar equipamentos de proteção individual: óculos, máscaras ou respiradores, proteger as mãos com luvas de borracha.
- Ao pulverizar é necessário usar roupas fechadas, que devem ser trocadas após o trabalho, lavar com sabão, lavar as mãos e tomar banho.
- Ao trabalhar em áreas abertas ou em ambientes fechados, você não deve comer, beber água ou outras bebidas, fumar ou falar.
- Em caso de contato com a pele ou mucosas, ou com os olhos, enxaguar com água abundante.
A ingestão acidental de fertilizantes requer lavagem gástrica e atenção médica.
Se as normas forem seguidas, o uso do produto não agride o homem nem o meio ambiente, inclusive a fauna aquática e as abelhas melíferas.
Termos e regras para armazenamento de fertilizantes
O nitrato de magnésio é extremamente higroscópico, portanto, para evitar a formação de grumos e aglomeração do medicamento, deve ser armazenado em locais secos, protegidos da luz solar, em recipientes ou embalagens bem fechadas.
Desde que o nitrato de magnésio esteja contido em um recipiente hermeticamente fechado, o prazo de validade do medicamento não é limitado.