Muitos jardineiros se esforçam para melhorar a estrutura do solo. Para fazer isso, eles costumam usar fertilizantes verdes. Com a escolha certa de adubo verde para culturas específicas, é possível saturar o solo com substâncias valiosas. Usar o trevo doce como adubo verde é considerado um método muito eficaz. Esta planta fornece ao solo tudo o que necessita e é considerada de baixa manutenção.
Características
O trevo doce é uma leguminosa herbácea que pode crescer até 2 metros de altura. É caracterizada por pequenas flores de diferentes tonalidades.Existem várias variedades de trevo doce - ártico, branco, amarelo, irregular.
A cultura é considerada pouco exigente em termos de composição do solo. É resistente ao frio e necessita de boa iluminação. A planta brota rapidamente. Com a chegada da primavera, seus brotos costumam ser adicionados às saladas. Posteriormente, a folhagem não é adequada para isso.
Prós e contras do trevo doce como adubo verde
Usar o trevo tem muitas vantagens:
- Possibilidade de utilização para solos solonetzicos carbonáticos;
- capacidade de acumular muito nitrogênio;
- afrouxar o solo e melhorar sua estrutura - esse efeito é conseguido devido às raízes desenvolvidas;
- redução da salinidade do solo - esse resultado é alcançado devido à liberação de ácido carbônico pelo sistema radicular;
- fertilizar o solo - tanto as raízes quanto os caules da planta são considerados fertilizantes;
- melhoria do solo - a cultura lida facilmente com vários tipos de podridão, destrói nematóides e vermes.
Ao mesmo tempo, o trevo doce também apresenta uma série de desvantagens. Isso inclui o seguinte:
- a formação de uma abundância de vegetação - se os brotos não forem cortados em tempo hábil, tornam-se muito duros e não podem ser usados como cobertura;
- risco de desenvolver oídio;
- baixa tolerância a solos ácidos - o trevo doce cresce melhor em solos neutros.
Quais culturas semear?
O trevo doce pode ser usado para quase todas as plantas cultivadas. A única exceção são as leguminosas. A grama é frequentemente usada como a primeira planta a ser plantada em solos muito negligenciados ou não cultivados.
É especialmente eficaz usar trevo doce antes de batatas, pepinos e abobrinhas. Também é permitido plantá-lo na frente de morangos e pimentões.
Pousar
Para alcançar os resultados desejados, é importante realizar corretamente o trabalho de plantio. Neste caso, vale a pena considerar uma série de regras.
Preparação do solo
Antes de plantar uma planta como adubo verde, é recomendável prestar atenção ao preparo do solo. Ele precisa ser desenterrado e nivelado, removendo todas as partículas grandes, sistemas radiculares de plantas e detritos. Também é necessário adicionar fertilizantes de fósforo e potássio ao solo.
Depois é preciso fazer sulcos no solo para plantar a planta. A profundidade deve ser de 3 centímetros. É importante garantir que o solo não esteja muito molhado. A água subterrânea deve estar a uma profundidade superior a 1 metro. Após o término do plantio, recomenda-se rolar o solo.
Plantio de primavera
Para semear o trevo doce na primavera, é recomendável fazer o seguinte:
- Antes de plantar, mergulhe as sementes do trevo doce em água e deixe por 24 horas. Isso irá acelerar o processo de crescimento e fortalecer as sementes.
- Para uma germinação acelerada, é necessário danificar a casca dura das sementes 1 mês antes do plantio. Para isso, devem ser limpos com lixa. Graças a isso, os brotos aparecerão em 1 semana.
- Se o solo estiver muito seco, é necessário umedecê-lo bem.
- As sementes precisam ser plantadas a uma profundidade de aproximadamente 2 centímetros. Neste caso, o intervalo entre linhas é de 55 centímetros e entre plantas - 25-30.
- Após a germinação do trevo doce, as plantações devem ser afrouxadas. Isso é feito até que a planta atinja 10-15 centímetros de altura.
Com esse tipo de plantio, as plantas começarão a florescer já no primeiro ano. Porém, eles não terão tempo suficiente para que as sementes amadureçam. Isso acontecerá apenas no próximo ano. Se o trevo doce for cultivado exclusivamente como adubo verde, não é necessário deixá-lo amadurecer até que as sementes estejam maduras. Você pode cortar os brotos muito mais cedo.
Plantio de outono
Antes do plantio, é recomendável fazer o seguinte:
- remova copas e ervas daninhas;
- afrouxe o solo - isso é feito até uma profundidade de 3 centímetros;
- regar as camas;
- Espalhe as sementes de trevo doce e arrume-as em fileiras.
Se a colheita começar a formar botões quando o tempo frio chegar, ela precisará ser cortada e deixada no jardim. Quando pequenos brotos aparecem em geadas severas, as partes superiores morrem sob a cobertura de neve. Ao mesmo tempo, na primavera o solo estará pronto para o plantio das plantas principais. Se plantados tarde, os brotos aparecerão na primavera e começarão a crescer ativamente em massa.
Cuidado
As culturas maduras não necessitam de rega frequente, pois são resistentes à seca. No entanto, eles precisam ser fertilizados com fósforo e potássio.
Ao cultivar grama com 2 anos de idade, existe o risco de suas raízes serem inundadas pela água do degelo. Isso levará à morte da colheita, pois causará o apodrecimento das raízes. Esta é a vantagem de uma colheita anual. É plantada na primavera e colhida no outono.
Limpeza
É importante evitar o rápido crescimento da cultura, pois a partir de certo ponto os caules grossos não podem ser utilizados como fertilizante. Portanto, é recomendável cortar o trevo doce quando os botões se formarem, quando os caules atingirem 40-50 centímetros.
Para aparar o trevo doce, você deve usar um cortador plano. Recomenda-se pré-tratar os arbustos com preparações EM. Isto melhora a saturação do solo com elementos valiosos.
O trevo doce é considerado um adubo verde eficaz que ajuda a melhorar a estrutura do solo. É importante plantar a grama corretamente e cuidar dela adequadamente.