Floribunda rosa variedade Kimono é considerada uma planta ornamental popular. Esta cultura é caracterizada por uma floração exuberante e é ativamente utilizada em projetos paisagísticos. Para obter sucesso em seu cultivo, recomenda-se optar por um cuidado integral. Deve incluir rega, fertilização e poda oportunas. A lavoura deve ser coberta para o inverno e protegida de doenças.
- Descrição e características do quimono rosa
- Os principais prós e contras da variedade
- Como cultivar rosas corretamente
- Quando e onde plantar
- Seleção de mudas
- Tecnologia de pouso
- Características de cuidados com flores
- Regras de rega e umidade
- Fertilização e qualidade do solo
- Poda e replantio
- Características do inverno de uma flor
- Período de atividade e descanso
- Durante e após a floração
- Protegendo as plantas de doenças e pragas
- Propagação de flores
- Aplicação em design de jardins
Descrição e características do quimono rosa
As rosas desta variedade são caracterizadas por certas características. A cultura é um arbusto plano que atinge 95 centímetros de altura. Possui muitos ramos cobertos por pequenas folhas de um belo tom verde.
A cultura tolera bem o tempo chuvoso. Ao mesmo tempo, os botões mantêm as suas propriedades decorativas, tornando-se apenas mais brilhantes. As flores desabrocham em grandes cachos, cada um contendo de 5 a 20 botões. A planta é capaz de florescer duas vezes durante a temporada.
Uma característica da cultura é a resistência à geada. É melhor plantar em áreas ensolaradas. Em locais sombreados as flores ficam pálidas. Dependendo do número de dias claros, a cor das inflorescências muda de rosa para escarlate.
Os principais prós e contras da variedade
Esta cultura tem muitas vantagens:
- excelentes propriedades decorativas;
- possibilidade de combinação com outras plantas;
- floração abundante;
- floração longa quase até a geada;
- resistência a precipitações frequentes.
A principal desvantagem é a tendência de desenvolver certas patologias e ser prejudicado por pragas. Rose Kimono é suscetível a manchas pretas, ferrugem e oídio. Também existe o risco de câncer de broto. Das pragas, a planta sofre mais frequentemente de pulgões.
Como cultivar rosas corretamente
Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados oportunos e de alta qualidade e de um plantio adequado.
Quando e onde plantar
Recomenda-se que Rose Kimono seja plantada em locais ensolarados. É melhor escolher solo arenoso ou argiloso. É importante usar solo com pH neutro. Solo ácido é alcalinizado com cal.
Recomenda-se que os trabalhos de plantio sejam realizados no outono. Se o plantio na primavera estiver planejado, ele deverá ser feito em abril.
Seleção de mudas
Antes de iniciar o plantio, vale a pena escolher as mudas certas. O arbusto deve ter 3 brotos lenhosos cobertos por casca verde. É importante garantir que não haja áreas danificadas na planta.
Um sistema radicular forte com um grande número de raízes finas não é de pouca importância. Também vale a pena prestar atenção ao estado do colo da raiz. Não deve ter mais de 8 milímetros de diâmetro.
Tecnologia de pouso
É permitido plantar uma planta de diferentes maneiras. No primeiro caso, vale fazer uma depressão e colocar um pouco de adubo no fundo. Ao segurar a planta, é recomendável endireitar o sistema radicular e polvilhar com terra. Compacte o solo e regue generosamente.
No segundo método, é necessário dissolver a heteroauxina e o humato de sódio em um balde com água. Despeje o líquido resultante no buraco, mergulhe a muda nele e polvilhe com terra.
Características de cuidados com flores
Para alcançar o pleno desenvolvimento de uma cultura, vale a pena cuidar bem dela. Recomenda-se levar em consideração vários recursos.
Regras de rega e umidade
Rose Kimono requer rega abundante. Isto é especialmente verdade no verão. O solo sob o arbusto deve estar ligeiramente úmido o tempo todo. É estritamente proibido regar a plantação durante o dia sob luz solar direta. Para umedecer o solo, deve-se usar água decantada.
Ao regar, é recomendável evitar que a água caia nas folhas. Deve ser derramado em um jato fino sob as raízes. Na segunda metade do verão, recomenda-se reduzir o número de regas. Com a chegada do outono, a umidade do solo deve ser abandonada. Caso contrário, existe o risco de surgirem novos rebentos, que podem morrer no inverno.
Se o solo estiver muito seco e não chover por muito tempo, é recomendável regar o arbusto 1 a 2 vezes por semana. Não vale a pena deixá-lo sem umidade durante o inverno.
Fertilização e qualidade do solo
Durante a brotação, a rosa deve ser alimentada com uma solução de esterco de vaca. Isso irá garantir uma floração exuberante. No outono, os fertilizantes terão que ser abandonados. Durante este período, as plantas iniciam um período de dormência.
Poda e replantio
A primeira vez que podar a colheita é na primavera. Neste momento, é recomendável cortar os brotos danificados e guardar 5 botões. A poda de verão ajuda a prolongar a floração. A última vez que o procedimento é realizado é no outono. Mas isso não deve ser feito no primeiro ano de crescimento. Não é recomendado replantar a planta, a menos que seja absolutamente necessário.
Características do inverno de uma flor
Em áreas com clima rigoroso, a rosa deve ser coberta durante o inverno. Para fazer isso, você pode usar ramos de abeto e filme grosso. Com a chegada da primavera, a estrutura deve ser ventilada.
Período de atividade e descanso
Da primavera ao outono, a rosa está em atividade. Ela cresce e se desenvolve. Este processo é acompanhado por uma floração abundante. Com a chegada do frio, inicia-se um período de descanso. Neste momento não é recomendado regar ou alimentar a planta.
Durante e após a floração
Após o plantio na primavera, a floração da cultura começa no final do verão. No entanto, no primeiro ano aparecem algumas inflorescências. Jardineiros experientes recomendam colher os botões. Graças a isso será possível conseguir o desenvolvimento das raízes, o que garantirá um crescimento mais rápido do arbusto.
Protegendo as plantas de doenças e pragas
A planta pode enfrentar ataques de parasitas ou desenvolvimento de doenças. Das pragas, a cultura é mais suscetível a rolos de folhas, ácaros, cigarrinhas e pulgões rosados.Para lidar com o problema, você deve seguir estas recomendações:
- normalizar os parâmetros de umidade - o aparecimento de ácaros é causado pelo aumento da secura do ar e do solo;
- remover pragas detectadas e suas larvas;
- verifique todos os fragmentos de plantas;
- se houver muitas pragas, é melhor descartar o arbusto;
- em casos leves de danos, vale a pena usar inseticidas - Iskra ou Karbofos;
- Acaricidas - Flumite, Fufanon - ajudam a combater os carrapatos.
Quanto às doenças, a cultura enfrenta frequentemente o desenvolvimento de oídio, podridão cinzenta e ferrugem. Para lidar com problemas, você deve fazer o seguinte:
- cortar os fragmentos afetados;
- eliminar fatores que influenciam o desenvolvimento de fungos;
- renovar a camada superficial do solo e regar o solo com fungicidas;
- trate a cultura com antifúngicos - Skor, Fundazol, Topaz.
Propagação de flores
A propagação da cultura é feita por estacas. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:
- aparar galhos lenhosos;
- cortar estacas medindo 8 centímetros;
- faça o corte inferior em um ângulo de 45 graus;
- remova os espinhos das estacas;
- tratar as seções com produtos contendo fitohormônios;
- faça buracos para a planta com pelo menos 15 centímetros de profundidade;
- cobrir a cama com filme, ventilar e regar periodicamente;
- Ao regar, adicione um pouco de fertilizante à água.
As estacas devem ser cultivadas por 2 anos. No terceiro ano, é permitido deslocar os arbustos para local permanente.
Aplicação em design de jardins
Rosas desta variedade podem ser usadas para decorar canteiros de flores. Eles vão bem com outras culturas. Além disso, as flores cortadas são perfeitas para fazer buquês espetaculares.
Rose Kimono é uma planta ornamental maravilhosa que é ativamente usada em projetos paisagísticos.Esta cultura é considerada muito despretensiosa e por isso muito popular entre os jardineiros.