O cultivo da nobre hepática ajuda a decorar o canteiro do jardim. Esta planta é uma cultura herbácea perene que atinge uma altura de 8 a 15 centímetros. Ela floresce no início da primavera e é frequentemente usada em projetos paisagísticos. As plantações em grupo parecem especialmente atraentes. Quando a hepática começa a florescer, toda a área é coberta por um lindo tapete denso.
- Características botânicas da planta
- Habitat
- Aplicação em paisagismo
- Variedades populares para plantar no jardim
- Lobado agudo
- americano
- Nobre
- Transilvânia
- Asiático
- Coisas a considerar antes de embarcar
- Lugar ideal
- Composição do solo
- Iluminação da área
- Vizinhos favoráveis e indesejáveis
- Plantando uma planta
- Preparação do solo e do local
- Prazos
- Realizando trabalhos de plantio
- Como cuidar de uma flor
- Rega
- Transferir
- Fertilizante
- Aparar
- Liga
- Doenças e pragas: tratamento e prevenção
- Preparando-se para o inverno
- Reprodução da variedade
- Dividindo o mato
- Sementes
- Por estacas
Características botânicas da planta
Pela descrição botânica, a planta pertence à família Buttercup. É uma planta herbácea perene. A altura da flor não passa de 15 centímetros. Pecíolos longos são complementados por folhas de 3 lóbulos. As plantas jovens têm uma pequena penugem. No entanto, com o tempo, ele desaparece.
Escamas marrons são visíveis na parte superior do sistema radicular. Novos caules em forma de flecha emergem das axilas das folhas do ano passado.
A planta começa a florescer no início da primavera. As flores aparecem diretamente sob a cobertura de neve. Cada botão forma 3-6 flores. Seu diâmetro não ultrapassa 1,5 centímetros. O esquema de cores varia - azul ou lilás. Em casos mais raros, são encontradas flores rosa e brancas.
Na primavera, a planta desperta muito rapidamente. Em apenas 2 dias o arbusto aumenta 3 vezes. Ao mesmo tempo, a cultura floresce apenas 2 semanas. Vale considerar que todos os elementos da planta possuem propriedades tóxicas. Portanto, ao entrar em contato com algum arbusto, é recomendado lavar bem as mãos.
Habitat
A planta vive em quase todos os países europeus. Pode ser encontrada na Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia. A hepática também cresce na Ásia - Coréia, Japão, China. Em seu ambiente natural, a cultura prefere florestas caducifólias.Em casos mais raros, é encontrado em prados.
Aplicação em paisagismo
Esta planta graciosa floresce por pouco tempo, mas esse processo começa quando a neve derrete. Durante este período, não existem outras flores. É por isso que a hepática é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Além disso, mesmo os arbustos desbotados permanecem atraentes durante toda a temporada.
Muitas vezes a cultura é combinada com plantas coníferas. É plantado com zimbro, thuja e buxo. A hepática fica muito bonita sob o lilás e o laranja simulado. A flor fica ótima no fundo de pedras. É por isso que muitas vezes serve de decoração para uma colina alpina.
Ao plantar em um jardim de pedras para a hepática, você deve escolher o lado sombreado. Isso ajudará a evitar os efeitos negativos do sol escaldante. Hostas pequenas, prímulas e bérberis anãs ficam bem ao lado da planta. Sanguinaria ou saxifrage também são adequadas.
Variedades populares para plantar no jardim
Hoje existem muitas variedades de hepáticas adequadas para o plantio em uma casa de verão. Cada um deles é caracterizado por certas características.
Lobado agudo
Esta cultura é encontrada em florestas. Ela adora climas temperados. As folhas incluem 3 lóbulos. As flores branco-azuladas têm um centro verde. Eles são caracterizados por grandes estames. Graças a isso, a inflorescência fica mais expressiva.
americano
Esta planta foi trazida da América para a Europa. É caracterizada por folhas cinco lobadas de tonalidade púrpura clara. A planta se distingue por pequenas flores rosa. Eles parecem estar meio abertos.
Nobre
Este é o tipo de cultura mais comum. É um arbusto herbáceo baixo com 10-20 centímetros de altura.A planta perene cresce em zonas de clima temperado do Hemisfério Norte. As flores também são encontradas na região de Moscou e em outras regiões próximas.
Transilvânia
Esta planta vive no norte da Romênia e nos Cárpatos. As formas de jardim parecem muito atraentes. Eles têm flores grandes. Além disso, sua tonalidade pode ser diferente - rosa, branco, azul. A hepática felpuda está linda.
Asiático
Esta planta vive no Território de Primorsky. A cultura adora áreas sombreadas e solo úmido e drenado. A planta é caracterizada por um crescimento lento. Esta variedade de cultura não floresce todos os anos.
Coisas a considerar antes de embarcar
Para obter uma planta forte e forte, você deve se familiarizar com as principais dicas de especialistas. Para fazer isso, é recomendável selecionar um site adequado.
Lugar ideal
A hepática adora áreas sombreadas. É melhor plantar a planta sob árvores decíduas ou arbustos. Se você plantar em áreas abertas, a floração será curta e esparsa.
Composição do solo
A cultura adora solo solto, enriquecido com nutrientes. É desejável que o solo seja leve e permeável. Antes de plantar a cultura, deve-se adicionar turfa ao solo. Agulhas de pinheiro meio podres também são adequadas.
Iluminação da área
Para garantir o desenvolvimento normal da planta, recomenda-se escolher um local sem sol forte. Uma área com sombra é adequada - atrás da casa ou perto da cerca.
Deve-se ter em mente que em tal local a planta não viverá muito tempo. Portanto, um local com iluminação média é considerado a opção ideal.Isso significa que o sol deve aparecer nele, mas não o dia todo.
Vizinhos favoráveis e indesejáveis
Para criar um lindo canteiro de flores, vale a pena considerar detalhadamente sua composição. A combinação da hepática com outras plantas ajudará a obter bons resultados. Açafrões e narcisos são ideais para combinar com as culturas. Opções não menos bem-sucedidas seriam pequenas prímulas, adonis e sanguinaria.
Ao mesmo tempo, os floricultores não aconselham categoricamente a combinação de hepática com plantas caracterizadas por um desenvolvimento rápido e agressivo.
Plantando uma planta
Para que a nobre hepática cresça bem, vale a pena levar em consideração todas as nuances na hora de plantá-la.
Preparação do solo e do local
Antes de plantar a cultura nas covas, é recomendável colocar um pouco de composto. Também vale a pena aplicar fertilizantes complexos.
Prazos
Vale a pena plantar hepática durante a dormência - em julho ou agosto. Graças a isso, a planta terá tempo de criar raízes antes das geadas, o que garantirá a floração na próxima primavera. Durante o plantio, os botões de renovação devem estar ao nível do solo.
Realizando trabalhos de plantio
Recomenda-se plantar a cultura em solo aberto em grupos. Isso o ajudará a obter o resultado mais eficaz. Na maioria das vezes, a planta é plantada em arbustos de 5 peças. Além disso, a cultura pode crescer em um local por 20 anos.
Como cuidar de uma flor
Ao plantar uma flor, ela deve receber cuidados completos e de qualidade. Isso ajudará a conseguir uma bela floração.
Rega
Esta planta requer umidade suficiente. Pode tolerar a seca, mas isso fará com que as folhas caiam. Recomenda-se regar a cultura à medida que o solo seca. É importante garantir que o solo permaneça sempre úmido.
Transferir
A planta tolera facilmente o transplante a qualquer momento.Este procedimento pode ser realizado ainda em pleno verão. Para isso, é recomendável desenterrar um arbusto com um grande pedaço de terra e movê-lo para solo úmido. Nesse caso, a época ideal para transplantar uma flor é a primavera ou início do outono.
Fertilizante
Esta planta cresce bem sem fertilizantes adicionais. Se quiser enriquecer o solo, imediatamente após o derretimento da neve, deve-se adicionar farinha de ossos. Após a conclusão da floração, recomenda-se o uso de suplementos de nitrogênio. No final do verão é melhor aplicar fertilizantes que incluam fósforo e potássio.
Aparar
Recomenda-se que este procedimento seja realizado no início da primavera, quando aparecem os caules das flores. A poda deve ser feita para fins decorativos. Envolve a remoção das folhas do ano passado. Paralelamente à floração, mudam de cor e morrem, o que leva a uma deterioração do aspecto dos arbustos. Se você cortar a folhagem com antecedência, conseguirá uma linda planta.
Após a floração, novas folhas aparecem. Graças a isso, a cultura mantém suas propriedades decorativas. Nesta forma, a hepática serve de decoração de canteiro até o inverno.
Liga
Esta cultura distingue-se pelo seu tamanho compacto e caule forte. Por isso, ela necessita do uso de suportes e liga.
Doenças e pragas: tratamento e prevenção
A planta perene freqüentemente enfrenta doenças fúngicas. Para fins preventivos, recomenda-se a utilização de uma solução de calda bordalesa. Sua concentração deve ser de 1%.
Recomenda-se tratar a cultura com o produto após o término do processo de floração.
Preparando-se para o inverno
Em condições naturais, a cultura sobrevive facilmente ao inverno. Isto é devido à cobertura de neve na floresta. O papel de uma camada isolante adicional é desempenhado pelas folhas caídas.Ao cultivar hepáticas em uma horta, os jardineiros aconselham aplicar cobertura morta nos canteiros. Para isso, deve-se usar composto ou húmus.
Reprodução da variedade
A planta é propagada de várias maneiras. Isso é feito a partir de sementes ou dividindo o arbusto. Em casos mais raros, o procedimento de corte é utilizado. Uma variedade de métodos ajuda cada jardineiro a escolher a opção apropriada.
Dividindo o mato
As formas Terry da planta não produzem sementes. Portanto, recomenda-se propagar tais variedades por divisão. Para isso, são utilizados arbustos com mais de 4 anos. Eles têm um sistema radicular forte.
Para realizar o procedimento, é recomendável desenterrar a planta antes do início da floração - no outono. Isso também pode ser feito no verão, após o término da floração. O arbusto deve ser sacudido do solo, dividido e transferido para solo fértil. Em seguida, a cama é coberta com cobertura morta e regada sistematicamente.
Sementes
Após a coleta das sementes, elas devem ser colocadas em local fresco. Recomenda-se armazenar o material de plantio em saco com vermiculita úmida. O musgo Sphagnum também é perfeito. Se as sementes secarem, perderão completamente a viabilidade.
Recomenda-se plantar a planta imediatamente após a coleta das sementes. Isso também pode ser feito antes do inverno. A semente é enterrada aproximadamente 1 centímetro no solo.
Quando chega o tempo frio, é recomendável cobrir a área com ramos de abeto. Os brotos aparecerão na primavera. Ao mesmo tempo, os arbustos jovens crescem rapidamente. A floração das mudas começa apenas no 3º ano.
Se o grupo for isolado de outras formas, será obtida a coloração materna. Se houver outras variedades por perto, as tonalidades podem se misturar.
Por estacas
O enraizamento em roseta é frequentemente usado para o cultivo de variedades exóticas. Para fazer isso, faça um pequeno corte por baixo.Após o tratamento com estimulante, deve ser transplantado para um recipiente adequado. Neste caso, existe o risco de a planta não criar raízes. No entanto, o método geralmente fornece os resultados desejados.
A planta deve ser plantada fora da temporada. Isso pode ser feito na primavera ou no outono. É importante garantir que os botões de renovação permaneçam na superfície do solo. Recomenda-se colocar composto e uma pequena quantidade de fertilizante na cova.
Em uma área, uma colheita cresce por muito tempo. Se você transplantá-lo para um novo local, ele se adapta facilmente em qualquer estágio de desenvolvimento. Porém, não é recomendado realizar o procedimento com muita frequência.
A hepática é uma bela planta ornamental e fácil de cuidar. É frequentemente usado para decorar canteiros de flores e jardins. Graças à correta criação da composição, você pode obter um excelente resultado.