Muitos produtores de flores estão interessados na questão urgente de como preservar os crisântemos no inverno. Hoje existem muitas maneiras de proteger as plantações da geada. Para escolher o método ideal, é preciso levar em consideração a variedade da planta e as características climáticas da região. Existem algumas espécies de flores resistentes que podem sobreviver ao inverno em terreno aberto. As plantas que gostam de calor devem ser desenterradas para o inverno.
- Características de cuidado no outono e preparação para o inverno
- Poda e fertilização
- Como cavar corretamente
- Regras de armazenamento no inverno
- Na trincheira
- Na adega no chão
- Em um contêiner
- Na estufa
- Em um vaso de flores
- Que variedades precisam ser desenterradas?
- Variedades que podem sobreviver ao inverno no jardim
- Carvalho
- coreano
- Camomila
- Névoa Roxa
- Malchish-Kibalchish
- Moscou vermelha
- Everest
- Como cobrir adequadamente para o inverno em terreno aberto
- Aumentando a camada de cobertura morta
- Armazenamento acima do solo
- Armazenamento de cúpula
- Características de preservação de algumas variedades
- Globular
- Anão
- Real
- Erros comuns
- Dicas úteis
Características de cuidado no outono e preparação para o inverno
A preparação adequada das culturas hortícolas para o inverno é um procedimento importante. O crisântemo precisa fornecer um suprimento de elementos úteis durante todo o período de dormência. Para preparar uma flor perene para a geada, você deve fazer o seguinte:
- inspecionar e remover caules velhos e folhas restantes;
- aparar os arbustos - geralmente os tocos têm cerca de 15 centímetros de altura;
- limpe a área da área de cultivo de flores - isso ajuda a se livrar de pragas;
- trate os arbustos com preparações especiais;
- aplicar fertilizantes;
- realizar rega antes do inverno.
Poda e fertilização
Para preparar a colheita para o inverno, preparações complexas devem ser aplicadas em cada arbusto em agosto ou setembro. Eles devem conter fósforo e potássio. Esses elementos contribuem para o acúmulo de nutrientes pelas lavouras durante o inverno.
Quando ocorrem geadas estáveis, os crisântemos devem ser podados. Recomenda-se fazer isso o mais tarde possível. Graças a isso, substâncias benéficas chegarão às raízes. Os rebentos enfraquecidos, velhos e podres devem ser removidos. Ramos poderosos são encurtados em 10-15 centímetros. Não é recomendado tocar nos rebentos jovens.
Como cavar corretamente
Se precisar desenterrar uma planta, faça-o com o máximo de cuidado possível para não danificar as raízes. Se as regras de manipulação forem violadas, existe o risco de desenvolver doenças e matar a colheita.
Para evitar isso, é recomendável seguir estas regras de limpeza:
- Vale a pena desenterrar crisântemos no final do outono.
- O local da escavação deve ser umedecido com água. Isso ajudará a evitar danos às raízes.
- Não sacuda o chão. É importante manter o caroço na sua forma original.
- Deixe a planta secar ao ar livre por 2 dias.
- Se houver danos ou presença de pragas, deve-se limpá-lo imediatamente e tratar as áreas afetadas com preparações especiais.
Regras de armazenamento no inverno
É permitido armazenar cultura usando métodos diferentes. Vale a pena escolher um método específico individualmente, levando em consideração as condições climáticas.
Na trincheira
Este método é adequado para regiões onde o solo não congela profundamente e está coberto por uma boa camada de neve. A profundidade da vala deve ser de 0,5 a 1 metro. Para fazer isso, você precisa cavar um buraco estreito.
Recomenda-se dobrar os arbustos o mais firmemente possível. Se houver um grande número de plantas, elas serão colocadas em 2 camadas. O espaço restante é preenchido com terra solta, serragem e folhas secas. É importante que o interior esteja seco, pois a umidade é prejudicial aos crisântemos. Vale a pena colocar ramos de abeto, tábuas ou ardósia por cima. Em seguida, esticam o filme e colocam folhas, terra ou agulhas de pinheiro.
Na adega no chão
Para preservar os crisântemos, é recomendável escolher o ambiente certo. Deve atender aos seguintes critérios:
- temperatura baixa constante – de 0 a +4 graus;
- boa umidade;
- ventilação total;
- ausência de microorganismos fúngicos, insetos nocivos, mofo.
Os rizomas do crisântemo são colocados no chão da adega ou em uma caixa especial. Recomenda-se colocar 5 a 7 centímetros de solo nele. Os arbustos devem ser dobrados o mais firmemente possível e polvilhados com substrato.
Durante o inverno, os rizomas devem ser inspecionados uma vez por mês. Se parecerem secos ou letárgicos, irrigue com água.Quando aparece mofo, as plantas infectadas são retiradas da adega e as demais são tratadas com agentes antifúngicos.
Em um contêiner
Para plantas use caixas ou baldes. Desta forma, recomenda-se armazenar a colheita em varanda isolada, celeiro ou porão. É importante que a temperatura esteja entre 0...+5 graus. O recipiente selecionado deve ser preenchido com solo preparado. É melhor misturar turfa e areia grossa em partes iguais.
Na estufa
Os crisântemos também ficam perfeitamente armazenados em uma estufa. Para isso, os arbustos floridos devem ser transplantados com antecedência. Isso ajuda a aumentar o período de floração das culturas. Em caso de temperaturas negativas constantes e congelamento dos caules da planta, vale a pena podar. Como resultado, recomenda-se deixar os tocos no máximo 2 a 3 centímetros. O topo dos arbustos deve ser coberto com húmus.
Para que as plantas sobrevivam ao inverno, cada arbusto deve ser borrifado com terra seca. Sua altura deve ser de pelo menos 20 a 25 centímetros. É importante que o solo esteja completamente seco, pois a umidade no inverno é prejudicial aos crisântemos. Em seguida, recomenda-se isolar as plantações com qualquer material de cobertura.
Em um vaso de flores
Para armazenar um crisântemo em uma panela, desenterre-o com cuidado. O vaso deve ser largo o suficiente. Vale a pena colocar uma camada de drenagem no fundo. Cascalho, tijolo triturado ou argila expandida são adequados para esse fim. Em seguida, recomenda-se colocar a planta em um recipiente e preenchê-lo com substrato leve e solto.
Quando a colheita murcha, ela é cortada, após o que a planta é transferida para um local escuro e fresco. É melhor usar um porão ou adega. Na primavera as flores começarão a crescer. Quando chega o tempo quente, eles são plantados no solo.
Que variedades precisam ser desenterradas?
Variedades de plantas zoneadas hibernam bem no canteiro de flores. No entanto, existem culturas que são definitivamente recomendadas para serem desenterradas.Isso inclui arbustos para presentes e plantas indianas enraizadas em buquês.
As variedades mais comuns que gostam de calor incluem o seguinte:
- Nimbo;
- Talaxi;
- Sudis;
- Dramático;
- Alyonushka.
Variedades que podem sobreviver ao inverno no jardim
Existem muitas variedades que podem sobreviver ao inverno em diferentes regiões - nos Urais, na Zona Média, na Sibéria e na região de Moscou. Não é recomendado desenterrá-los, mas definitivamente devem ser cobertos.
Carvalho
Esta é uma planta popular que pode sobreviver ao inverno mesmo na Sibéria. Para obter bons resultados, a cultura deve ser podada. Como resultado, devem permanecer tocos de aproximadamente 15 centímetros. Para cobrir a planta no inverno, use serragem, folhagens e ramos de abeto. É importante que a camada não seja muito densa.
coreano
Esta é uma bela planta criada por criadores coreanos. Após o término da floração, a colheita deve ser cortada até a raiz. Esta planta tolera bem o inverno. É importante considerar que ela pode crescer em um local por no máximo 3 anos. Então o arbusto deve ser desenterrado e dividido. Recomenda-se retirar a parte central.
Camomila
Essa safra também precisa ser preparada para o inverno. Recomenda-se aparar os arbustos pela raiz. Em seguida, faz-se o amontoamento e as plantas são generosamente polvilhadas com folhas. Se forem esperadas geadas severas, é recomendável desenterrar a raiz com uma bola de terra. Deve ser colocado em um recipiente e polvilhado com terra úmida. Armazenar na cave.
Névoa Roxa
Este é um dos mais belos tipos de crisântemos. Tem altura padrão de 60 centímetros. A planta é caracterizada por lindas flores duplas com diâmetro de 6,5 centímetros. A cultura está crescendo e se desenvolvendo rapidamente. Caracteriza-se pela alta resistência às geadas de inverno.
Malchish-Kibalchish
Esta planta de seleção coreana é um arbusto baixo coberto de flores simples. Na aparência lembram uma camomila e têm um diâmetro de 7 centímetros. Para o inverno, recomenda-se cobrir a lavoura com folhas, galhos ou ramos de abeto. A planta também é polvilhada com terra ou turfa. A camada deve ter 20 centímetros.
Moscou vermelha
É uma variedade coreana cujos arbustos medem 75 centímetros. A planta tem lindas flores vermelho-escuras com um tom carmesim. O diâmetro de cada flor é de 7 centímetros. Para que esta variedade de crisântemo sobreviva ao inverno, é recomendável cobri-la.
Everest
Esta é uma planta despretensiosa que possui flores grandes. É caracterizado por parâmetros de alta resistência ao gelo. Uma característica distintiva da planta são seus longos brotos subterrâneos.
Como cobrir adequadamente para o inverno em terreno aberto
Para que a planta resista normalmente às geadas, é recomendável cobri-la adequadamente. Existem várias maneiras de fazer isso.
Aumentando a camada de cobertura morta
Este método pode ser usado para preparar variedades para o inverno que sejam altamente resistentes à geada. Com as primeiras geadas, os arbustos devem ser amontoados. Para isso, utiliza-se serragem, turfa e aparas. Você também pode usar húmus ou composto.
Em invernos gelados, recomenda-se cobrir adicionalmente a planta com galhos ou ramos de abeto. Polvilhe folhas secas por cima.
Armazenamento acima do solo
Para que a planta hiberne, não é recomendável cortá-la. Os troncos devem ser unidos, cuidadosamente dobrados para o inverno e cobertos com qualquer material adequado. É importante que a camada de cobertura não fique molhada. É melhor usar filme para isso.
Armazenamento de cúpula
Este é o método mais eficaz para preparar crisântemos para geadas severas. Os arbustos localizados separadamente são isolados com estruturas individuais. Podem ser revestidos com tijolos, com tábuas, ardósia ou compensado colocados por cima e depois polvilhados com uma camada de terra sobre as plantas.
Quando a neve cai, é recomendável jogá-la sobre o abrigo. Isso ajudará a criar uma camada adicional de isolamento térmico.
Se as plantas forem plantadas em linha, é melhor usar uma estrutura de túnel. Os arcos devem ser instalados em determinados intervalos. Recomenda-se amarrar-lhes ripas compridas. Qualquer material elástico é puxado sobre a estrutura por cima.
Características de preservação de algumas variedades
Existem específicos variedades de crisântemos, que possuem certas características.
Globular
Essas variedades foram desenvolvidas há relativamente pouco tempo. No sul, basta cobri-los com ramos de abeto ou palha. Nas áreas mais frias, é recomendável desenterrar crisântemos para o inverno. As plantas devem ser secas, limpas do solo e removidas dos brotos secos. Em seguida, coloque os arbustos em recipientes com palha e coloque-os em local escuro e fresco.
Anão
Essas plantas geralmente são cultivadas em casa. No entanto, às vezes são plantadas em terreno aberto. Antes do inverno, recomenda-se apará-los, deixando caules de no máximo 10 centímetros. Depois disso, a planta é transferida para uma sala iluminada com temperatura de +8 graus. Recomenda-se regar a plantação todos os meses.
Real
Após as primeiras geadas de outono, os crisântemos devem ser podados. Isso pode ser feito em alto ou baixo. As plantas reais são resistentes à geada, por isso podem ser deixadas no solo. Porém, em qualquer caso, é recomendável cobri-los com ramos de abeto.
Erros comuns
Os erros comuns que os jardineiros cometem incluem o seguinte:
- não há alimentação oportuna;
- as plantas que gostam de calor não são desenterradas antes do inverno;
- As plantas perenes que hibernam em solo aberto não são cobertas corretamente.
Dicas úteis
Para preservar a planta para o inverno, você deve seguir as recomendações de jardineiros experientes:
- Não há um momento claro para começar a trabalhar na preparação dos crisântemos para o inverno. Portanto, vale a pena levar em consideração as características climáticas. Vale a pena iniciar as manipulações necessárias com a chegada das primeiras geadas. Além disso, os especialistas aconselham esperar alguns dias para que as flores endureçam. Isso os ajudará a sobreviver melhor ao inverno.
- Não é recomendado cobrir as lavouras com ervas daninhas, palha e restos de plantas. Este é o ambiente em que vivem as pragas de jardim. Se você usar esses materiais para isolamento, o crisântemo será seriamente danificado na primavera.
- Durante o armazenamento da colheita, recomenda-se manter um microclima estável. Flutuações bruscas nos parâmetros de umidade e temperatura levarão à morte da flor. Tal planta simplesmente não sobreviverá ao inverno.
Preservar crisântemos para o inverno não é tão difícil. Existem muitos métodos que podem resolver este problema.
Para escolher o mais adequado, vale levar em consideração a variedade vegetal e as características climáticas da região.