A delicada flor do miosótis é conhecida em todo o mundo. Cada país tem as suas próprias lendas e histórias mágicas associadas a esta planta. Tapetes decorativos e canteiros de flores de miosótis são encontrados em parques, praças e jardins.
- Características biológicas da flor
- Com o que se parece
- Quando o miosótis floresce
- Quantos anos leva para crescer?
- Aplicação em paisagismo e floricultura
- Condições para crescimento e floração
- Condições climáticas
- Iluminação da área
- Composição do solo
- Propagação da cultura
- Estacas
- Dividindo o mato
- Sementes
- Como plantar uma planta no local
- Escolhendo um local de pouso
- Momento ideal
- Semeando mudas
- Plantar em terreno aberto
- Cuidando dos não-me-esqueças
- Rega
- Cobertura
- Aplicação de fertilizante
- Como cuidar após a floração
- Pragas e doenças associadas ao cultivo de miosótis
- Prevenção
- Tratamento
- Inverno
- Variedades populares de miosótis
- Mistura alpina
- clareira florestal
- Perene azul
- Variedades rosa
As primeiras colheitas de jardim sempre encantam os olhos e levantam o ânimo. É por isso que os floricultores e jardineiros adoram os miosótis alpinos.
Características biológicas da flor
Em seu ambiente natural, o miosótis alpino é encontrado nas montanhas do Cáucaso, nos Alpes e nos Cárpatos. A planta é fotófila e despretensiosa para a composição do solo, pois na natureza a beleza alpina tem que crescer em solos rochosos e rochosos.
Esta variedade de planta é tomada como base para o cultivo de variedades decorativas da cultura.
Com o que se parece
Pequenos arbustos herbáceos de 5 a 15 cm com grandes folhas verde-prateadas. As inflorescências são densas com vários botões que se abrem em flores azuis brilhantes. O tamanho máximo das flores é de 1 cm com 5 pétalas. Dependendo da variedade, encontram-se flores brancas, rosa e roxas. Após o período vegetativo, a planta produz frutos contendo sementes.
Quando o miosótis floresce
O período de floração dos miosótis é de 40 a 50 dias. O período começa em abril e vai até junho. Portanto, ao plantar uma planta, é necessário cuidar dos receptores de flores nos canteiros.
Quantos anos leva para crescer?
O miosótis alpino é uma planta com flores perenes, mas em jardins e hortas caseiras, a colheita é substituída a cada 2-3 anos. Após um período de floração de 2 anos, a planta começa a degenerar gradualmente. Os arbustos ficam mais altos e a floração ativa desaparece gradualmente.
Aplicação em paisagismo e floricultura
Floristas e paisagistas costumam usar a beleza alpina para criar canteiros e composições exclusivas. Miosótis complementa perfeitamente canteiros de flores com tulipas, narcisos, margaridas e amores-perfeitos.
Tapetes decorativos feitos de miosótis e composições alpinas podem ser encontrados em jardins e terrenos particulares. Além disso, flores azuis são plantadas ao longo das bordas e dos mandris.
Condições para crescimento e floração
Para cultivar uma flor não são necessários conhecimentos e habilidades especiais, porque o miosótis é uma planta totalmente despretensiosa.
A única condição para o crescimento e desenvolvimento adequados é a umidade moderada do solo e do ar.
Condições climáticas
Como o miosótis alpino é uma flor da montanha, a planta tolera facilmente mudanças de temperatura. As ondas de frio e geadas da primavera não são assustadoras para ela.
Em condições de jardim, o local onde são plantadas as flores deve ser bem ventilado e iluminado. Nas regiões do sul, a flor é especialmente sombreada por arbustos e gramíneas altas.
Iluminação da área
As flores são plantadas em áreas bem iluminadas e sombreadas. Quando exposto à luz solar direta, o período de floração é reduzido e a rica cor azul desbota. Para preservar belos arbustos, plantas mais altas e extensas são plantadas ao lado dos miosótis, que criam sombra. Podem ser samambaias decorativas, arbustos ou flores altas.
Composição do solo
Os miosótis são flores despretensiosas, mas o solo para elas deve atender aos seguintes requisitos:
- Solo saturado com fertilizantes e nutrientes não é adequado para flores. Em solo excessivamente fértil, os miosótis crescem e se desenvolvem ativamente, mas a floração é fraca.
- Se houver uma localização próxima de águas subterrâneas e subterrâneas no local, as plantas começarão a adoecer e morrer.Nesses casos, os canteiros são elevados 15-20 cm acima do nível do solo.
- As plantas não se sentem confortáveis em solos arenosos.
Importante! Os miosótis alpinos são plantados em solo com teor moderado de nutrientes e umidade.
Propagação da cultura
Para aumentar o número de flores na horta, elas são propagadas. Existem várias maneiras de obter plantas novas, fortes e saudáveis.
Estacas
Nos arbustos adultos, os rebentos superiores são cortados de 4 a 5 cm. As estacas cortadas são imediatamente plantadas em terreno aberto e cobertas com filme ou jarra. As plantas criam raízes rapidamente e entram na fase de floração já na mesma estação. No primeiro ano, a floração é esparsa e de curta duração.
Dividindo o mato
Com os devidos cuidados, as flores crescem e se desenvolvem rapidamente, então os arbustos não-me-esqueças são divididos e plantados. O processo de divisão dos arbustos é realizado em qualquer época do período vegetativo da planta. Os rizomas das flores não são densos, os arbustos separam-se facilmente.
Sementes
As sementes são plantadas em campo aberto no meio do verão, em canteiro previamente preparado. Para isso, são cavados buracos no solo, com no máximo 2 cm de profundidade, onde são depositadas as sementes.
As covas com material de plantio são enterradas e regadas com pequenos furos de regador.
Após 12-14 dias, aparecem os primeiros brotos, após os quais as plantas são retiradas de baixo do filme. No inverno, o canteiro de flores é coberto com cobertura morta e na primavera as plantas são plantadas em local de crescimento permanente.
Importante! Uma característica distintiva das sementes de flores alpinas é a sua cor preta e brilhante. Sementes cinzentas e acastanhadas são plantadas para produzir plantas anuais.
Como plantar uma planta no local
Não há dificuldades particulares em plantar miosótis em terreno aberto. Um jardineiro ou florista inexperiente pode realizar esse trabalho.
Em primeiro lugar, é necessário decidir qual método de plantio será utilizado.
Escolhendo um local de pouso
Os miosótis alpinos florescem em prados ensolarados e canteiros de flores há muito tempo. No calor extremo e na seca, as plantas ficam à sombra de vizinhas altas e extensas. Se o canteiro estiver ao sol, o período de floração é reduzido.
Solos neutros são adequados para o cultivo, com baixo teor de fertilizantes e fertilizantes.
Momento ideal
O momento do plantio de flores em terreno aberto depende do material de plantio usado para a propagação das plantas.
As sementes são semeadas no meio do verão, as mudas são plantadas em terreno aberto imediatamente após o corte, as mudas para flores são colhidas no outono.
Semeando mudas
Conseguir um jardim florido logo no início da primavera é o sonho de todo jardineiro e florista. Para garantir que os miosótis em flor estejam prontos para o plantio em campo aberto em abril, as mudas começam a ser cultivadas no outono.
As sementes de flores são plantadas em recipientes preparados com solo gramado e areia. A semente é cuidadosamente colocada na superfície do solo e coberta com um pouco de terra. Recipientes com flores são umedecidos por pulverização e cobertos com filme ou vidro até o aparecimento dos primeiros brotos. A seguir, as plantas são plantadas em vasos separados e transferidas para local fresco até a primavera.
Plantar em terreno aberto
Eles começam a plantar mudas em terreno aberto no meio da primavera. E preparam os canteiros de flores no outono. Fertilizantes orgânicos ou minerais são adicionados ao solo bem solto e, na primavera, turfa e húmus são adicionados ao solo.
Cuidando dos não-me-esqueças
Uma flor de jardim não exige cuidados, mas existem regras agrotécnicas que são rigorosamente observadas no cultivo de uma planta cultivada.
Rega
Na primavera, as flores não são regadas, elas só precisam da umidade que permanece no solo após o derretimento da neve. O miosótis do jardim alpino é sensível ao excesso de umidade, por isso regue a planta apenas em dias quentes e de seca.
Cobertura
A flor do jardim não requer alimentação adicional. Eles são realizados se não houver nutrientes e minerais suficientes no solo.
2-3 semanas antes da floração, use fertilizantes minerais. As demais substâncias benéficas são adicionadas ao solo durante o plantio.
Aplicação de fertilizante
Fertilizantes orgânicos e húmus são adicionados ao solo no outono. Na primavera, fertilizantes minerais são aplicados em canteiros de flores com miosótis.
Como cuidar após a floração
Após o término do período de floração, as plantas perdem suas propriedades decorativas. Os rebentos que aparecem são plantados, caso contrário o miosótis crescerá rapidamente e interferirá no desenvolvimento e crescimento de outras flores.
Pragas e doenças associadas ao cultivo de miosótis
Os arbustos de flores raramente são afetados por doenças fúngicas e pragas. Se os requisitos necessários forem atendidos no plantio das plantas e as regras de cuidado não forem violadas, o risco de doenças é mínimo.
Prevenção
Para que as flores cresçam saudáveis e bonitas, são tomadas medidas preventivas durante o plantio e cuidados:
- Antes do plantio, o material da semente é tratado com medicamentos antibacterianos.
- Não permita que o solo fique encharcado.
- Plantações de flores cobertas de vegetação são plantadas.
Importante! Devido à alta umidade, os miosótis alpinos costumam ser vítimas da podridão das raízes e do oídio.
Tratamento
Caso a planta não possa ser protegida de doenças e pragas, é necessário utilizar preparações especiais à base de fungicidas para o tratamento.
Inverno
Os miosótis do jardim são deixados no solo durante o inverno. A planta tolera facilmente geadas, portanto, nenhum trabalho adicional de inverno é necessário.
Em regiões de clima continental, os canteiros de flores são cobertos com folhas secas ou cobertura morta.
Variedades populares de miosótis
No processo de trabalho de longo prazo dos criadores, foram desenvolvidas diversas variedades de miosótis alpinos de jardim.
Mistura alpina
Uma combinação de diferentes cores de flores desabrochando em arbustos compactos. A floração abundante e duradoura permite que este tipo de cultura seja utilizado na decoração de jardins e terrenos particulares.
clareira florestal
Planta perene com arbustos de 20 a 30 cm, cuja fase de floração ativa ocorre no final da primavera. Botões multicoloridos florescem com flores brancas, roxas e rosa.
Perene azul
Os arbustos de flores crescem até 40 cm e as folhas apresentam uma rica tonalidade verde. Durante a estação de crescimento, formam-se inflorescências densas com flores azuis e azuis. A floração é abundante e duradoura.
Variedades rosa
Arbustos de 15 a 30 cm, com folhas basais fofas e inflorescências densas em cacho. Depois que os botões se abrem, aparecem flores rosa e rosa brilhante. As variedades mais populares de miosótis rosa são Carmine King e Rosylva.
Junte-se a contos de fadas e lendas de todo o mundo, e os miosótis se tornarão seu guia para o mundo mágico das flores.