Jardins e canteiros de flores nem sempre estão repletos de flores exóticas requintadas: a simplicidade, a resistência e a despretensão não são menos atraentes. A muda merece atenção especial, até jardineiros inexperientes podem plantar e cuidar dessa flor. A planta é ótima para escorregadores alpinos e leitos rochosos; suas folhas grossas e brotos de rápido crescimento ajudam a preencher o espaço e fornecem um cenário atraente para outras culturas.
- Descrição e recursos
- Cultivo de mudas
- Prazos
- Como plantar
- Rega
- Afrouxamento
- Escolhendo
- Endurecimento
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio
- Escolha de vizinhos
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Aparar
- Cobertura
- Transferir
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Rejuvenescimento
- Reprodução
- Sementes
- Dividindo o mato
- Camadas ou divisão de rizomas
- Tipos
- Alpino
- Bieberstein
- Sentido
- Branco
- Urais
- Campo
- Flor grande
- Roxo
- Branca de Neve
- Ordinário
- Prata
- Encharcado
- Variedades populares
- Colunas
- Cataratas de Cristal
- Tapete de neve
- Uso em paisagismo
- montanha-russa alpina
- Mixborders, canteiros de flores mistos
- Fluxo de canteiro de flores
- Plantações de carpetes
- Meio-fio, descontos
- Paredes de suporte
- Jardins em terraços
- Combinações com flores
- Análogos
- Recursos benéficos
- Avaliações
Descrição e recursos
Jaskolka pertence às flores dos cravos e possui quase 200 variedades, algumas anuais e outras perenes.
Características gerais das variedades:
- O rizoma do arbusto cresce no subsolo, liberando caules retos para a superfície.
- Dependendo da variedade, os rebentos são pubescentes ou nus.
- Durante o período de floração, é coberto por inflorescências complexas de flores brancas com estames amarelos.
- Os frutos apresentam-se em cápsulas cilíndricas com pequenas sementes redondas.
Cultivo de mudas
O cultivo de mudas a partir de sementes usando o método de mudas é mais frequentemente usado por jardineiros. Isso permite que você cultive plantas viáveis em condições confortáveis e coloque-as em um local permanente no jardim quando o solo estiver quente e houver luz natural suficiente.
Prazos
No início de março são preparados recipientes e solo adequado para as mudas, que você pode comprar na loja ou fazer você mesmo. As sementes são plantadas em março ou início de abril, com foco nas necessidades varietais. As mudas são plantadas em local permanente no mês de julho.
Como plantar
A drenagem é colocada em um recipiente de tamanho adequado, que é coberto com mistura comum de solo para mudas.As sementes são espalhadas no solo, um pouco polvilhadas, cobertas com filme e expostas ao sol. A temperatura confortável para o aparecimento dos brotos está na faixa de 21-23 °C.
Rega
Antes do aparecimento dos primeiros rebentos, as sementes são regadas uma vez a cada 2-3 dias. A planta é tolerante à falta de umidade, mas os brotos jovens não devem secar.
Afrouxamento
As raízes do arbusto requerem acesso constante ao oxigênio e o solo deve ter boa permeabilidade ao ar. Para isso, o solo precisa ser afrouxado periodicamente. Quanto à remoção de ervas daninhas, a grama tem pouco efeito no crescimento do arbusto.
Escolhendo
A colheita de mudas não é um requisito necessário para o cultivo de mudas. O procedimento é realizado se as mudas aparecerem muito densas e não houver espaço suficiente para o crescimento livre das plantas. Ao atingir 5 cm de altura, as mudas são divididas, plantadas em recipientes separados ou em recipiente comum a uma distância de 70 mm dos vizinhos.
Endurecimento
Algumas semanas antes do plantio no solo, as mudas são preparadas para as mudanças nas condições. As plantas são levadas para fora durante o dia, aumentando gradativamente o período. É melhor começar com uma estadia de meia hora e continuar até atingir o período de plena luz do dia.
Plantar em terreno aberto
As mudas são plantadas no solo da seguinte forma:
- O local é desenterrado 3 semanas antes do plantio.
- Os fertilizantes são aplicados.
- Antes de plantar, desenterre novamente.
- As mudas são plantadas em covas separadas.
- Rega as plantas.
Quando plantar
Mudas cultivadas são plantadas em canteiros de flores no início de julho. As mudas podem ser plantadas diretamente em terreno aberto. Dependendo da variedade, as plantas são plantadas em abril ou outubro.
Selecionando um local
Requisitos básicos para o local de cultivo:
- local aberto e ensolarado, sem sombra;
- ventos fortes são aceitáveis;
- o topo do morro se ajusta bem;
- áreas baixas são inadequadas.
Na hora de escolher um local adequado para o plantio, deve-se guiar-se pelas características da variedade para selecionar condições próximas do natural.
Requisitos do solo
Solo solto com alto rendimento de ar e água é adequado para o plantio. Pela sua composição morfológica, é preferível plantar a planta em solo arenoso ou franco-arenoso ou, em casos extremos, franco-arenoso. Solo pobre em microelementos é fertilizado com composto ou húmus na quantidade de 6 kg por metro quadrado. Um terço da areia é adicionado ao solo argiloso e parte da turfa é adicionada ao solo rochoso.
Esquema de plantio
A distância entre as plantas individuais é de pelo menos 30 cm e as variedades perenes crescem em círculo a 0,7 m do centro. Uma planta de baixo crescimento não deve ser plantada perto de plantas altas com crescimento ativo. Em canteiros estreitos, a flor é plantada em uma linha a uma distância de 20 cm e os arbustos únicos são colocados em fendas de pedras, entre alvenarias.
Escolha de vizinhos
Grandes culturas bulbosas são plantadas próximas a arbustos baixos:
- tulipas;
- narcisos;
- íris rizomatosas;
- lírios.
Mas a planta não é recomendada para ser cultivada junto com muscari, açafrão e íris bulbosas.
Cuidado
Yaskolka é uma planta despretensiosa e fácil de cuidar. Com o local de plantio correto, uma condição importante para sua bela aparência e condição é a rega moderada e oportuna. Além disso, você pode desenterrar e fertilizar o solo, podar e replantar arbustos.
Rega
Apesar de sua alta resistência à falta de umidade, a planta necessita de regas regulares. Especialmente se crescer em encostas íngremes ou superfícies rochosas. A quantidade de água depende das condições climáticas e da estação do ano, pois na primavera e no outono os arbustos podem ser menos regados.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O sistema radicular dos arbustos deve receber um bom fluxo de ar e umidade. O solo deve ser afrouxado periodicamente, de acordo com a densidade e o grau de compactação. A planta não necessita de capinas frequentes, mas em solo limpo a floração ocorre mais rapidamente.
Aparar
O crescimento da toupeira ocorre em um ritmo bastante rápido. Para regular o aspecto dos arbustos é necessário podar a planta. Logo no início da primavera, antes do início da estação de crescimento, são removidos os rebentos velhos, secos e doentes. Para plantas individuais e grupos, também é realizada poda formativa. No final da floração, corte os caules das flores.
Cobertura
A muda cresce bem mesmo sem fertilização adicional. No momento do plantio, a planta é fertilizada com matéria orgânica. E durante a estação de crescimento, se necessário, são aplicados fertilizantes minerais complexos.
Transferir
À medida que os brotos secos são removidos com o passar dos anos, o gerânio perde o efeito decorativo. Para reviver, os arbustos devem ser replantados pelo menos uma vez a cada 4 anos. No replantio, adiciona-se húmus ou composto ao solo e também se faz rega abundante.
Preparando-se para o inverno
A planta apresenta alto grau de robustez invernal, mas para evitar que congele é recomendável preparar um abrigo. É melhor usar um material de cobertura que não seja muito quente, por exemplo, lutrasil. Sob abrigos naturais, como ramos de abeto, o arbusto pode apodrecer. Em regiões com fortes nevascas e geadas moderadas, não é necessário isolamento adicional.
Doenças e pragas
Uma boa imunidade permite que a mariposa evite a infecção por doenças perigosas. Quando plantados em uma área sombreada e encharcada, os brotos podem ser infectados por uma infecção fúngica. E a rega excessiva e a estagnação da água muitas vezes levam ao apodrecimento das raízes.As pragas não consideram esta cultura atrativa, portanto a prevenção com inseticidas não é necessária.
Rejuvenescimento
A maioria das variedades de jasmim são cultivadas em um local por 5 anos ou mais. Para manter uma copa exuberante, é necessário rejuvenescer as plantas pelo menos uma vez a cada 4 anos. Os arbustos são plantados em solo fresco, dividindo o rizoma em partes menores.
Reprodução
A mariposa se reproduz de várias maneiras:
- sementes;
- dividindo o mato;
- camadas;
- dividindo o rizoma.
Sementes
A propagação por sementes é natural para a planta e, se os caules das flores e os frutos maduros não forem removidos, a muda crescerá por semeadura própria. A coleta de sementes para posterior plantio é ineficaz, pois a planta pode perder suas qualidades varietais. A muda cultivada a partir de sementes floresce no 2º ano.
Dividindo o mato
Os arbustos são divididos em partes principalmente na primavera. No outono, o procedimento é realizado apenas nas regiões quentes do sul. O arbusto é desenterrado junto com um pedaço de terra e dividido em 2-3 partes. Cada divisão é plantada em um novo local e regada abundantemente.
Camadas ou divisão de rizomas
Os rizomas são divididos no início da primavera, quando produzem pequenos rebentos. A raiz é cortada em pedaços, deixando 2-3 pontos de crescimento em cada um. Não é necessário desenterrar o arbusto inteiro. Você pode cortar um broto adequado em junho, antes ou imediatamente após a floração, e desenterrá-lo em um novo local, cobrindo-o com uma tampa transparente.
Tipos
Nem todos os tipos de ervas daninhas têm qualidades decorativas; a maioria são ervas daninhas e interferem significativamente no crescimento de outras culturas. Diversas variedades com um período de crescimento plurianual são usadas na jardinagem.
Alpino
Características da falcão alpina:
- pequena altura até 15 cm;
- flores grandes, 20 mm cada;
- as folhas são pequenas e com tonalidade prateada;
- floresce em maio;
- propenso a congelar em latitudes médias e ao norte.
Bieberstein
O tipo de foice mais comum possui características próprias:
- a planta atinge 20 cm de altura;
- folhas estreitas são cobertas de penugem;
- flores grandes de até 30 mm de diâmetro;
- floração do final de abril ao final de maio.
Sentido
As principais diferenças deste tipo:
- folhas muito peludas com folhas prateadas;
- altura da planta 30 cm;
- cresce rapidamente na direção horizontal;
- as flores são pequenas, não mais que 10 mm;
- O período de floração vai de maio a junho.
Branco
Características do frasco branco:
- altura do arbusto 20 cm;
- prefere solos arenosos;
- tem forte resistência ao inverno.
Urais
A espécie rara está listada no Livro Vermelho e apresenta diferenças:
- altura do rebento 8-25 cm;
- as folhas são grandes, com 8 cm de comprimento;
- as pétalas são dissecadas;
- grama solta.
Campo
A mariposa do campo é diferente:
- altura 40cm;
- floração longa em 16 semanas;
- forte resistência natural.
Flor grande
Diferenças deste tipo:
- flores com 30 mm de diâmetro;
- altura do arbusto 20 cm;
- floração em julho e agosto.
Roxo
Características do jaspe roxo:
- a floração ocorre em junho;
- as folhas pequenas permanecem verdes mesmo no inverno;
- altura da planta 25 cm.
Branca de Neve
Características especiais desta espécie:
- alta decoratividade de arbustos sem flores;
- tonalidade prateada das folhas;
- floração de maio a julho.
Ordinário
Características de uma jarra comum:
- crescimento do arbusto dentro de 30 cm;
- cresce na natureza;
- caules e folhas são pubescentes.
Prata
Este tipo é caracterizado por:
- rica cor prateada de brotos e folhas;
- floração no início de junho;
- tamanhos de flores em miniatura.
Encharcado
Características especiais da grama:
- altura entre 8-30 cm;
- folhas com 3 cm de comprimento;
- floração de abril a outubro.
Variedades populares
Poucas variedades de folhas de madeira são usadas em jardins. É dada preferência àqueles que são mais adequados para um local específico de plantio.
Colunas
Características da variedade:
- altura 10-15 cm;
- pequenas folhas ovais;
- floração de maio a junho;
- alta resistência ao gelo.
Cataratas de Cristal
Características varietais:
- altura do arbusto 20 cm;
- floração de maio a julho;
- as flores estão localizadas em hastes curtas;
- as folhas são preservadas no inverno.
Tapete de neve
Qualidades especiais desta variedade:
- altura do rebento até 20 cm;
- pequenas folhas sésseis;
- floração 25-30 dias em maio-junho;
- resistência à geada e à seca.
Uso em paisagismo
A natureza altamente decorativa da planta é amplamente utilizada no projeto de jardins e paisagens complexas. A planta é usada tanto para realçar cores mais vivas quanto como cobertura de grama.
montanha-russa alpina
Ao formar um escorregador alpino colorido, o melhor local para a cova é na parte inferior da encosta. A planta fica bem ao pé e como borda natural.
Mixborders, canteiros de flores mistos
Em canteiros com diferentes culturas, a planta ocupa um lugar central, rodeada de calêndulas ou tulipas. As flores de setembro servem como borda desse canteiro de flores. Nas mixborders, a planta é plantada em primeiro plano.
Fluxo de canteiro de flores
Os brotos flexíveis e o crescimento ativo permitem que a muda mantenha o formato dos leitos dos riachos, preenchendo rapidamente o espaço livre. A planta flui lindamente ao redor de árvores, bancos e lajes de estradas.
Plantações de carpetes
Chillweed é uma cultura atraente de cobertura do solo que cobre perfeitamente áreas pouco atraentes do gramado.As plantas crescem rapidamente e cobrem a área com um tapete branco prateado.
Meio-fio, descontos
O dardo fica bem em bordas estreitas e bordas estreitas. O baixo crescimento e os rebentos curtos servem como enchimento denso.
Paredes de suporte
A cor prateada das plantas harmoniza bem com pedras e alvenaria. Iskolka combina bem com Echium e Sisyurynchium em paredes de suporte.
Jardins em terraços
Na construção de terraços, as cerejeiras enfatizam a estrutura dos níveis. As plantas criam o efeito de uma nuvem branca como a neve e preservam o relevo da estrutura.
Combinações com flores
Jaskolka fica atraente com outras cores. Um bairro com margaridas, narcisos, campânulas e sedums é o mais adequado.
Análogos
Dentre as plantas que podem ser utilizadas em substituição à planta, merecem atenção as seguintes:
- sedum falso;
- Delosperma Cooper;
- árabes;
- Saxifragem de Arends.
É improvável que pelo menos uma cultura ornamental seja capaz de substituir qualitativamente a exuberante erva-de-bico com flores em áreas secas com luz solar direta.
Recursos benéficos
Na medicina popular, a salsa é utilizada por suas propriedades sedativas e antiinflamatórias. As flores da planta servem de base para decocções contra deficiência de vitaminas, conjuntivite, inchaço, dermatite e distúrbios digestivos. Deve-se ter cautela em caso de alergias e úlceras pépticas.
Avaliações
Olga: “A grama está crescendo no meu terreno sem qualquer drenagem em uma encosta íngreme. Os arbustos hibernaram muito bem lá, mas em um lugar mais plano ficaram molhados.”
Tatyana: “Depois do primeiro inverno, nossa toupeira não parecia muito boa, mas voltou a crescer e floresceu abundantemente. Definitivamente precisamos limitar os arbustos, já que crescemos demais não só no morro, mas também no caminho.”