A descrição do calêndula, seus tipos e propriedades, bem como sua aplicação interessam a muitos. Esta linda prímula é uma planta perene que produz flores brilhantes e ensolaradas. Esta cultura marca o despertar da natureza após o inverno. A planta contém muitos componentes valiosos que têm um efeito benéfico na saúde humana. Isso permite que a flor seja usada na medicina popular.
Descrição da flor
Calêndula é uma planta herbácea perene que é um representante típico da família Buttercup. A planta possui excelentes propriedades decorativas.
A cultura é caracterizada por brotos retos e carnudos e folhas verdes escuras e arredondadas. Na fase inicial da floração, a folhagem é clara, mas com o tempo escurece. Quando exposta à água, a cultura fica avermelhada ou roxa. Quando exposta ao ar, a folhagem adquire uma cor esmeralda.
A planta é pequena - 3-40 centímetros. Porém, na água, os brotos da cultura podem esticar até 3 metros e afundar. O calêndula tem muitas raízes finas que formam feixes. Visualmente parecem atacadores.
A folhagem brilhante do calêndula tem uma borda crenada ou serrilhada de até 20 centímetros de diâmetro. Em maio-abril, aparecem pedúnculos nas axilas das folhas, onde se formam até 7 flores amarelas ou laranja. Eles têm 5 pétalas. Os frutos apresentam-se em forma de multifolíolos. 1 flor contém 2-12 cápsulas com 10 sementes pretas.
Aplicativo
Calêndula tem propriedades medicinais pronunciadas. Essa cultura tem efeito diurético, combate a dor, alivia a inflamação e tem efeito anticonvulsivante. Na medicina popular, a cultura é utilizada na forma de infusões de álcool e água. É usado para patologias da vesícula biliar e do fígado. Em combinação com coltsfoot e banana, as flores de calêndula são usadas para preparar uma decocção aquosa para tosse.
Desde os tempos antigos, a erva tem sido usada para combater a tosse convulsa, bronquite e hidropisia. Também ajuda a lidar com a escrófula e o reumatismo.A planta alivia dores durante a menstruação, elimina doenças do trato urinário, tem efeito calmante e combate neuroses.
Marsh calêndula tem propriedades anti-sépticas pronunciadas. Pode ser usado para processos inflamatórios, feridas e queimaduras. As folhas da planta, escaldadas em água fervente e envoltas em gaze, podem ser aplicadas nas áreas afetadas da pele. A decocção é usada para tratar feridas.
Devido ao seu alto teor de vitamina C, o calêndula pode ser usado no combate ao escorbuto. As propriedades medicinais da planta têm um efeito benéfico no desenvolvimento das placas ungueais e no combate aos fungos. O suco das folhas frescas remove com sucesso verrugas e feridas profundas. Marigold também tem um leve efeito antitumoral no corpo humano. Ao mesmo tempo, a cultura contém substâncias tóxicas, por isso deve ser utilizada em dosagem mínima.
Classificação
Os seguintes tipos de calêndula são diferenciados:
- Pântano - considerada a cultura mais comum, muito apreciada pelos jardineiros. Esta espécie possui 2 formas de jardim com flores duplas de cor amarela ou branca.
- Dudchataya - esta espécie é endêmica de Sakhalin-Norte do Japão. É um dos tipos de calêndula mais poderosos e atraentes. A grama tem brotos ocos e ramificados. Durante a floração, a altura da planta é de 20 centímetros. Durante o período de maturação dos frutos, os arbustos crescem até 1,2 metros. A cultura possui folhas densas e coriáceas de formato redondo. É caracterizada por inflorescências soltas com grandes flores amarelas que chegam a 70 milímetros de diâmetro. A floração em massa da cultura ocorre no final de maio.
- Multipétalas - as regiões alpinas e subalpinas das montanhas do Cáucaso e da Ásia são consideradas o berço desta cultura. Os arbustos atingem uma altura de 15 a 30 centímetros. São caracterizadas por flores amarelo-ouro que crescem até 80 milímetros de diâmetro. A cultura floresce em maio-junho.
Área de distribuição
O calêndula é encontrado em prados úmidos, valas e pântanos. Forma grandes matagais e cresce próximo a rios e lagos. Esta cultura é encontrada na parte europeia da Rússia, Sibéria e Japão. A calêndula também cresce na Islândia e na parte fria da Escandinávia.
Preparação de matérias-primas
A parte terrestre do calêndula deve ser colhida durante o período de floração - de meados de abril a maio. Depois disso, deve ser seco em local bem ventilado. Neste caso, a temperatura não deve ultrapassar +50 graus. Os rizomas da cultura precisam ser desenterrados na primavera ou no final do outono. As matérias-primas secas devem ser armazenadas por 2 anos.
Composição química da flor
A composição da cultura não foi totalmente estudada. No entanto, foi estabelecido que a planta contém os seguintes componentes:
- caroteno;
- xantofila;
- compostos de flavona;
- ácido ascórbico;
- quercetina;
- saponinas;
- ácido linoleico;
- amargura;
- saponinas;
- taninos;
- alcalóides.
A folhagem e os caules da cultura são venenosos. Porém, após tratamento térmico e decapagem, as substâncias tóxicas são neutralizadas.
Propriedades médicas
Marigold não é usado na medicina oficial. Ao mesmo tempo, os curandeiros tradicionais costumam usar a cultura para combater diversas patologias. As saponinas, que fazem parte da planta, ajudam a diluir o escarro e a tratar a tosse.
As propriedades diuréticas, analgésicas e sedativas da cultura permitem seu uso externo.A planta ajuda no tratamento de dermatites e pode ser usada para curar feridas.
Banhos com decocção de calêndula ajudam a combater a artrite e a artrose. Em baixa concentração, a decocção pode ser usada como tônico geral. Após o tratamento térmico, a planta pode ser adicionada a saladas vitamínicas.
É importante considerar que todos os fragmentos do arbusto são tóxicos. Portanto, é proibido utilizá-los sem consultar um especialista. Calêndula contém protoanemonina. A planta faz parte de vários remédios homeopáticos. Seu suco é usado no tratamento de verrugas e infecções nas unhas.
O calêndula é uma cultura útil frequentemente usada na medicina popular. É importante levar em consideração que a planta contém vários componentes tóxicos. Portanto, é importante utilizá-lo corretamente, seguindo rigorosamente a dosagem.