A gérbera é uma bela planta perene com flores grandes e vistosas. Mas os jardineiros acreditam erroneamente que esta é uma planta enjoada. Mas, na verdade, eles são bastante despretensiosos e os criadores desenvolveram muitas variedades ornamentais. As gérberas ficam harmoniosas em qualquer jardim, e o cultivo e os cuidados necessários não exigirão nenhum esforço excessivo do jardineiro.
- descrição geral
- Tipos e variedades de gérbera de jardim
- Especificidades do cultivo
- Qual é a melhor época para crescer?
- Semeando mudas
- Como preparar o solo?
- Plantando gérberas em terreno aberto
- Sutilezas do cuidado com as plantas
- Características de rega e fertilização
- Capina
- Aparar
- Temperatura e iluminação
- Cuidados de inverno
- Razões para falta de floração
- Doenças e pragas
- Podridão da raiz
- Podridão cinzenta
- Oídio
- Mosaico
- Mosca branca
- Propagação de gérbera
- Aplicação em paisagismo
descrição geral
Esta é uma planta herbácea perene pertencente à família Asteraceae. O sistema radicular é forte e desenvolvido. A gérbera caracteriza-se pelo seu tamanho compacto e caule encurtado. Uma densa roseta de folhas esverdeadas claras é formada na zona radicular. Pedúnculos altos, fortes e ligeiramente pubescentes crescem no meio da roseta. Neles desabrocham flores - cestos grandes e únicos com um núcleo verde-amarelado claro.
As flores têm aparência semelhante às margaridas (nivyanika) e lembram um pouco a equinácea. As gérberas vêm em diversas cores e tamanhos: regulares, duplas e semi-duplas. A exceção é o azul - uma flor na natureza nunca adquire essa cor.
Tipos e variedades de gérbera de jardim
O gênero inclui mais de 80 espécies. Mas variedades híbridas e altamente decorativas são populares entre os jardineiros. Eles são adequados tanto para plantio em terreno aberto quanto para cultivo interno. Os criadores criaram mais de 1000 variedades. Os principais tipos são:
- Wright;
- Jameson;
- folhas verdes ou comuns;
- Abissínio;
- Ambigua;
- Ferrugínea;
- Anandria
Mas as espécies mais comuns com base nas quais os criadores desenvolveram formas híbridas são a gérbera de folhas verdes e a gérbera de Jameson. Variedades compactas de gérbera de Jameson são cultivadas em ambientes internos e em vasos.
Variedades comuns e populares:
- Júpiter;
- Marte;
- Alcor;
- Migar;
- Romeu;
- Delios;
- ALGOL;
- Mistura Durora;
- Parada;
- Elegância;
- Vicente.
Especificidades do cultivo
Esta é uma planta absolutamente não venenosa e exigente. Mas para uma floração exuberante, brilhante e duradoura, você precisa conhecer as especificidades da tecnologia agrícola.
Qual é a melhor época para crescer?
A gérbera é uma planta que prefere um clima ameno e quente. Portanto, é muito difundido como cultura em estufa, é cultivado para corte ou como planta de casa. Em casa de vegetação, com iluminação e aquecimento, as flores são cultivadas quase todo o ano.
Mas são plantadas em campo aberto na primavera, mas o transplante também é possível no outono. O principal é não atrasar o transplante até a geada.
Semeando mudas
As sementes de gérbera não precisam ser pré-tratadas ou estratificadas antes da semeadura. Semeie em fevereiro-primeira quinzena de março, com menos frequência - no início de abril. É necessário semear “ao acaso”, em pequenas tigelas, após umedecer bem o solo. Se houver poucas sementes, elas são misturadas com areia de rio. Após a semeadura, pulverize cuidadosamente (as sementes de gérbera são pequenas) com um borrifador.
Como preparar o solo?
As gérberas preferem franco-claro ou franco-arenoso. Mas para um desenvolvimento bem-sucedido é necessário preparar o terreno com antecedência. Pré-capine e cave profundamente a área. Em seguida, o solo nos canteiros selecionados é misturado com um substrato nutritivo de plantio contendo fertilizante.
Plantando gérberas em terreno aberto
As gérberas são plantadas em campo aberto de abril a maio, dependendo da região de cultivo. O tipo de muda também desempenha um papel importante na escolha das datas de plantio. Se forem mudas de raiz aberta ou estacas da mata-mãe, é aconselhável que o plantio seja feito precocemente. A planta deve criar raízes antes que chegue o tempo quente. Já as mudas com raiz fechada, em vasos, são plantadas em qualquer época da estação, inclusive na floração.
Sutilezas do cuidado com as plantas
Apesar da relativa despretensão, no cultivo de gérberas existem algumas sutilezas que qualquer jardineiro precisa saber.
Características de rega e fertilização
Em casa ou em casa de vegetação, as gérberas recebem alta umidade do ar. Mas você deve evitar borrifar flores diretamente e borrifar umidade perto das plantas. É importante evitar a umidade excessiva do solo ou a estagnação da água.
No inverno, regue a planta com cuidado e raramente, umedeça levemente o substrato à medida que seca. A água fria não é absolutamente adequada para irrigação. Para as gérberas, o contraste entre as temperaturas do solo e do ar é prejudicial.
A planta gasta muita energia para uma floração regular, abundante e duradoura, por isso é necessária uma “nutrição” aumentada. Além disso, é preciso lembrar que a gérbera não tolera bem a matéria orgânica. Fertilize as flores em intervalos de 7 a 10 dias, exceto no período de dormência no inverno.
Quando a estação de crescimento começa no início da primavera, são usados fertilizantes com alta proporção de nitrogênio. Mas durante o resto da estação, quando as gérberas florescem, a ênfase está em fertilizantes complexos com alto teor de fósforo e potássio e, inversamente, uma proporção mínima de nitrogênio.
Capina
É necessário arrancar ou arrancar regularmente ervas daninhas que oprimem e tiram a nutrição das flores. Mas o solo coberto com cobertura morta economizará tempo e esforço do jardineiro.
Aparar
É produzido após o início da floração. É necessária a realização de limpeza sanitária retirando as folhas secas e os próprios caules. Recomenda-se cortar o excesso de folhas da roseta, técnica que estimula o crescimento de novas flores.
Temperatura e iluminação
A gérbera é uma cultura que adora luz. Ao cultivar no campo, devem ser escolhidos os canteiros mais ensolarados, sem qualquer sombreamento. Mas durante os meses quentes de verão, é necessária uma leve sombra do sol do meio-dia. Ao cultivar em casa, os vasos são colocados nos locais mais iluminados.
Na primavera e no outono, é desejável prolongar o horário de verão com a ajuda de iluminação adicional com lâmpadas especiais. No verão, as variedades de interior são levadas para fora ou para a varanda. Freqüentemente, os jardineiros temporariamente, durante o verão, plantam flores em vasos no solo de um canteiro de flores.
Na época da dormência de inverno, a temperatura ideal é de +15 graus C. A época de cultivo das gérberas começa no final de fevereiro. Durante este período, o regime de temperatura é mantido na faixa de +15 C a +20 C graus. A temperatura na época da floração deve estar em torno de +20 graus C.
Em condições de estufa, a planta floresce desde o início da primavera até o final do outono. A temperatura máxima no verão para o crescimento ativo das gérberas é de +25 graus C.
Cuidados de inverno
A hibernação da planta em casa deve ocorrer a uma temperatura de +15 C graus. A rega raramente é realizada, umedecendo levemente a bola de terra. Durante o inverno em terreno aberto, as flores são cobertas por uma espessa camada de cobertura morta, ramos de abeto e densa fibra agrícola. Nas regiões norte, é aconselhável cultivá-la como cultura anual.
Razões para falta de floração
A gérbera não é apenas uma planta bonita, mas também extremamente produtiva. No primeiro ano pode produzir até 15 flores por ano para corte, e no segundo – já 20-30 peças. Acontece que as gérberas podem não florescer. Isso geralmente acontece por vários motivos, como:
- iluminação insuficiente;
- falta de nutrição ou, inversamente, excesso de fertilizantes nitrogenados;
- danos graves da doença.
Doenças e pragas
A gérbera, como muitas culturas de flores, é frequentemente afetada por doenças e pragas. Para preservar a saúde e a força da planta, são necessárias medidas de proteção oportunas.
Podridão da raiz
A doença é uma das principais causas de morte das gérberas.Os principais fatores para sua ocorrência são o plantio de flores em solo despreparado e contaminado com fungos patogênicos. A segunda razão é o constante transbordamento ou estagnação da água.
Para prevenir o apodrecimento, são usados fungicidas. Os jardineiros costumam usar uma droga com efeito estimulante - Previkur Energy. O tratamento deve ser combinado com a melhoria da drenagem do solo e o nivelamento do regime de irrigação.
Podridão cinzenta
Em clima frio e chuvoso, além de excesso de umidade e regas frequentes, são afetados pela podridão cinzenta. Fungicidas de contato ou sistêmicos são utilizados para prevenção e tratamento. Ao pulverizar com preparações, é importante não permitir que gotas caiam diretamente sobre as flores.
Fungicidas que provaram ser positivos: Switch, Horus.
Oídio
Durante o clima quente do verão, as flores podem ser afetadas pelo oídio. Esta é uma doença perigosa e de rápido desenvolvimento, causada por esporos de fungos e que se manifesta como uma camada branca em todas as partes da planta. Os fungicidas vão ajudar no combate: Fundazol, Skor, Topaz.
Mosaico
A doença mais perigosa da gérbera é o vírus do mosaico. Não existem medicamentos eficazes para o tratamento. Mas um jardineiro pode ajudar as plantas usando métodos preventivos e produtos químicos. A doença aparece na forma de manchas brancas e verdes claras nas folhas das gérberas.
Mosca branca
Uma praga sugadora comum de gérberas é a borboleta mosca-branca. Esta é mais uma praga de rua do que uma praga doméstica. A borboleta é difícil de criar devido à sua extraordinária fertilidade. O segredo é usar drogas que suprimam não só os adultos, mas também suas larvas. Além disso, é aconselhável alterná-los, não usar apenas um. Adequado, por exemplo, inseticidas Aktara e Mospilan.
Propagação de gérbera
A gérbera é propagada por estacas verdes, semeando ou dividindo o arbusto. Quando propagadas por sementes, as qualidades maternas são divididas. Ou seja, a cor, o tamanho e as características da própria flor mudam. É aconselhável adquirir sementes em embalagens profissionais de fabricantes renomados. Isto é especialmente verdadeiro para sementes híbridas.
A forma mais eficaz de propagar gérberas é dividir o arbusto. É aconselhável usar plantas maduras e desenvolvidas. A reprodução por divisão do arbusto não produzirá muitas mudas, mas corresponderão 100% à variedade. E, claro, essas mudas têm alto potencial de crescimento.
Aplicação em paisagismo
As gérberas são uma excelente decoração para um jardim e são frequentemente utilizadas para criar escorregadores alpinos. Eles são usados para criar canteiros de flores em cascata brilhantes, emoldurar caminhos de jardins e também para paisagismo urbano.