As gérberas de interior parecem margaridas multicoloridas. O que os torna especialmente populares é a variedade de tons de cores. As flores são uma decoração deslumbrante para a casa e, com os devidos cuidados, irão deliciar-se com uma abundância de cores na hora de florescer. Estas plantas delicadas requerem cuidados cuidadosos. Caso contrário, a imunidade diminui e o risco de infecção por doenças fúngicas ou pragas aumenta.
- Variedades de gérbera adequadas para cultivo doméstico
- Características de cultivo
- O que devo fazer após a compra?
- Cuidados com plantas de casa
- Condições de temperatura e luz
- Regras de rega
- Umidade do ar
- Transplante, solo e fertilização
- Proteção contra doenças e pragas
- Propagação de flores
- Estacas
- Plantando sementes
- Dividindo o mato
- Quais erros evitar
Variedades de gérbera adequadas para cultivo doméstico
Variedades anãs especialmente criadas, fornecidas pela Holanda em recipientes especiais, são adequadas para reprodução doméstica. As gérberas de interior são caracterizadas por tamanhos compactos, não ultrapassando 0,3 m de altura. As seguintes variedades de gérberas são adaptadas para cultivo doméstico:
- Gerdera Happipot - possui pétalas rosa com estrutura multicamadas, cor fosca, centro marrom circundado por minúsculas pétalas rosa.
- Desfile de Gérbera - as flores têm tons laranja e amarelo, o meio tem cor semelhante.
- Gerbera Ilios - possui flores de diversos tamanhos e cores, a gama de cores varia entre tons suaves: laranja, amarelo, vermelho claro.
- Beija-flor Gérbera - possui inflorescências nas cores escarlate, carmesim e amarelo brilhante.
Características de cultivo
Uma condição importante para prevenir danos doenças internas da gérbera e pragas é o cumprimento das características de cultivo:
- vaporize o solo para desinfecção antes do replantio;
- controlar o nível de acidez do solo;
- monitorar a temperatura;
- providencie iluminação suficiente;
- siga as regras de rega, não permita umidade excessiva ou ressecamento, o que causará o desenvolvimento de doenças.
Além disso, as gérberas em vaso são rejuvenescidas a cada quatro anos. Um requisito importante continua sendo a criação de um ciclo para a planta. A época de floração é de agosto a outubro. Então a gérbera dorme quatro meses. É necessário reduzir o número e o volume de regas e diminuir a iluminação. No final do inverno, a fase de crescimento começa ativamente. É importante retomar o volume de rega e alimentar a flor.Se você não seguir as regras cíclicas, a planta florescerá o ano todo, o que levará ao seu esgotamento. Gérbera pode morrer.
O que devo fazer após a compra?
Após a compra em loja especializada, a flor precisa ser replantada. Para fazer isso, é importante esperar 2 a 3 semanas. A planta é difícil de se adaptar às mudanças nas condições climáticas. O transplante é adiado se a gérbera florescer.
Antes do processo de transplante, é preciso escolher o vaso certo. Deve exceder o anterior em apenas 20-30 mm. O vaso não deve ser muito profundo e largo, caso contrário a gérbera deixará de florescer e começará a desenvolver o sistema radicular. O material ideal para o recipiente é a argila.
Recomenda-se escolher um local ensolarado. A gérbera não gosta de correntes de ar, não é recomendável colocá-la em uma janela que sirva para ventilação. Embora a planta seja termofílica, ela não tolera calor extremo e luz solar direta. Em dias de sol, não é aconselhável colocar a planta numa janela virada a sul.
Cuidados com plantas de casa
A flor necessita de cuidados cuidadosos, pois sua ausência fará com que a gérbera seja afetada por doenças e pragas..
Condições de temperatura e luz
A cultura não gosta de mudanças de temperatura, se durante o dia a panela for levada para a loggia ou varanda, deve ser trazida à noite. Temperatura ideal - de 20 a 25 ÓC. Em repouso, a temperatura necessária é 12-15 ÓC. Quando o termômetro cai abaixo de 12 ÓA flor morre.
A regulação da iluminação promove uma floração de alta qualidade. Embora as gérberas adorem a luz, a exposição prolongada ao sol encurtará o período de floração. No verão, a duração da vigília leve é de 10 a 12 horas. Há um aumento do crescimento da parte foliar, em meados (final) do outono aparecerão os primeiros botões.
Regras de rega
O habitat natural da planta é a zona tropical. Assim, a gérbera prefere a umidade do ambiente: ar e solo. A rega ideal necessária é duas vezes por semana. No inverno, se a flor estiver localizada próxima a um aquecedor, e no verão, a quantidade de rega aumenta. A regra principal: o solo não deve ficar seco e não deve ficar excessivamente úmido..
Durante a rega, é importante garantir que o líquido não caia na roseta de folhas. Isto causará o desenvolvimento de organismos prejudiciais e fungos. Para irrigação, use exclusivamente água morna derretida ou sedimentada.
Umidade do ar
Se o ar estiver seco (no inverno próximo à bateria ou no verão), é necessário irrigar a planta, mas tome cuidado para que a água não entre na inflorescência e na base das lâminas das folhas. Recomenda-se colocar um recipiente com pedrinhas molhadas próximo à panela. A evaporação fornecerá equilíbrio hídrico suficiente para a flor.
Transplante, solo e fertilização
Gerbera é despretensiosa e tolera facilmente o transplante. Este procedimento é realizado no final do inverno, quando a planta está em estado de dormência. O método mais ideal é o transbordo junto com a raiz. Você não pode cortar as raízes.
O solo deve ser poroso, leve e respirável. Para o substrato, recomenda-se a utilização de turfa e perlita em partes iguais. A seguinte mistura também é adequada: terra (2 partes), areia e turfa (uma parte cada). A acidez do solo é levada em consideração - 6 pH. Você não pode adicionar composto ou matéria orgânica podre, pois eles queimarão o sistema radicular.
A planta deve ser alimentada durante a primavera e o verão. Para um crescimento pleno, basta aplicar fertilizante complexo duas vezes por mês.O uso orgânico não é recomendado.
Proteção contra doenças e pragas
Esta flor é suscetível a uma variedade de doenças, mas elas são causadas principalmente por cuidados inadequados.
Se a planta ficar amarela e perder as folhas, há suspeita de infestação por ácaro-aranha. Esses parasitas se desenvolvem em solo seco e com umidade insuficiente. Para fins preventivos, recomenda-se irrigar as lâminas e caules das folhas com água não fria.
Freqüentemente, as gérberas são afetadas pelo oídio. O motivo é mudança de temperatura, rega com líquido frio ou excesso de fertilizantes contendo nitrogênio.
Se aparecerem manchas marrons nas folhas, isso indica uma infecção por alternária. Com o tempo eles ficam mais leves. Se a flor estiver excessivamente umedecida, ela ficará coberta por uma camada aveludada. Folhas amareladas também indicam a presença da doença. As plantas fracas e com nutrição insuficiente são as mais afetadas.
Propagação de flores
A propagação das flores é realizada de diversas maneiras, cada uma com características próprias. Levando isso em consideração, o florista escolhe para si um método conveniente e ideal.
Estacas
O processo requer um regime especial de temperatura - 24 ÓC e alta umidade.
Necessário:
- desenterrar o arbusto, lavá-lo, cortar a lâmina da folha;
- plante o rizoma em uma estufa;
- os brotos crescerão das axilas, eles se tornarão a base das mudas;
- Prepare mudas de brotos maduros: corte pela raiz com uma faca, plante em solo solto e coloque uma camada de areia e perlita de 2 centímetros por cima.
Para um enraizamento bem sucedido, é necessário manter o recipiente a uma temperatura de pelo menos 24 ÓC e alta umidade. Se as mudas forem tratadas com estimulador de crescimento, o enraizamento ocorrerá mais rapidamente.
Plantando sementes
Para obter uma planta jovem, são semeadas sementes. Recomenda-se adquirir sementes em loja especializada. O plantio é feito em pequenos recipientes. Cubra a semeadura com vidro ou filme. A umidade do ar deve ser aumentada para uma germinação rápida e eficaz. Temperatura ideal – 24 ÓC. Após o aparecimento dos brotos, retire o vidro ou filme.
Dividindo o mato
O método de criação doméstica também envolve a divisão do arbusto. Reconhecido como o mais conveniente. Produzido no verão. Necessário:
- Remova a camada superior do solo. Exponha as raízes e faça cortes, dividindo a planta em duas partes.
- Polvilhe a área cortada com carvão amassado.
- É necessário regar nas bordas da panela.
- Quando aparecerem novas raízes, retire com cuidado a flor do vaso, divida-a em duas partes e plante-a. As plantas florescerão no próximo ano.
Quais erros evitar
Às vezes, se os requisitos necessários para o cultivo forem atendidos, as gérberas não florescem. Vale a pena descobrir por que as gérberas de interior não produzem flores. Um dos motivos é um pote grande. A planta começou ativamente a formar um sistema radicular, o que faz com que a parte aérea sofra.
A nutrição excessiva e o não cumprimento das condições de temperatura impedem a floração. Além disso, a gérbera não floresce, observando o ciclo normal. No inverno, a planta descansa. Não quebre sua rotina habitual. Somente com o cumprimento cuidadoso dos cuidados básicos as gérberas irão deliciá-lo com uma floração abundante.