A alfafa é uma leguminosa muito utilizada na agricultura. Esta cultura é frequentemente usada como ração para gado. Mas suas propriedades benéficas não param por aí. Ao mesmo tempo, os agricultores estão frequentemente interessados na descrição e no rendimento da alfafa, bem como no cultivo e cuidado da planta. Esta cultura é considerada pouco exigente em termos de cumprimento das regras da tecnologia agrícola, mas para se obter uma boa colheita é necessário ter em conta uma série de regras.
Descrição botânica
A alfafa é uma leguminosa considerada uma cultura perene. Em condições naturais, também são encontrados representantes silvestres.A planta é caracterizada por um sistema radicular forte e espesso, que se distingue pela sua localização profunda no solo. A cultura possui caule reto e estável que cobre muitas folhas. A altura dos arbustos chega a 85 centímetros.
Durante o período de floração, aparecem na planta flores azuis e azuis, que formam borlas. Isso acontece no verão. Terminado esse período, formam-se nos arbustos feijões fisgados, que amadurecem em agosto.
A Ásia é considerada o berço da alfafa. Na natureza, a planta é encontrada na Rússia e nos Bálcãs. Prefere instalar-se perto de corpos d'água, em prados e bordas de florestas. Esta leguminosa é frequentemente utilizada como ração para gado.
Variedades populares
Hoje, são conhecidos mais de cem tipos dessas culturas. Cerca de metade deles pode ser visto na Rússia. As variedades mais populares de alfafa incluem o seguinte:
- Crescente - distingue-se pelas raízes bem desenvolvidas. Esta é uma colheita bastante grande, atingindo uma altura de 40 a 80 centímetros. Possui brotos nus ou cobertos por fibras esparsas. Produzem folhas trifoliadas e lanceoladas. Seu comprimento é de 0,5 a 2,2 centímetros e sua largura é de 2 a 6 milímetros. Em junho-julho, densos racemos capitatos aparecem nos arbustos. Após a polinização, formam-se feijões enrolados.
- Hopweed é uma erva anual ou bienal. Tem uma raiz principal pouco desenvolvida, mas produz um grande número de caules finos medindo 10-50 centímetros. As pequenas folhas pecioladas atingem 7 a 15 centímetros de comprimento e 3 a 10 milímetros de largura. Durante o período de floração, pequenas flores amarelas aparecem na planta. Depois disso, formam-se grãos de semente única de até 2 milímetros de comprimento.
- Semeadura - esta cultura é caracterizada por brotos herbáceos elásticos que atingem 80 centímetros de altura. A planta se distingue por um poderoso rizoma espesso e folhas ovais. Durante o período de floração, flores azuis ou roxas com 5 a 6 milímetros de comprimento se formam nos arbustos. Em seguida, são substituídos por feijões torcidos de 6 milímetros de largura.
- Variável - esta cultura perene cresce na forma de um subarbusto. Sua altura chega a 70-120 centímetros. Esta variedade é caracterizada por rebentos altamente ramificados que cobrem pequenas folhas em longos pecíolos. Eles se distinguem pela sua forma oval ou ovóide. As inflorescências tubulares capitadas nas axilas das folhas estão localizadas em pedúnculos bastante longos. As pétalas deste tipo de alfafa costumam apresentar uma cor variada. Eles também podem ter uma tonalidade amarela, roxa ou azul. Então feijões grandes, torcidos em espiral, aparecem nos arbustos.
Instruções de pouso
Você pode plantar alfafa no início da primavera. Isso é feito imediatamente após o derretimento da neve, quando o solo contém muita umidade produtiva. O momento exato depende do clima. O plantio geralmente é realizado do final de fevereiro ao início de abril.
Bons resultados podem ser alcançados com a semeadura de outono. Neste caso, é importante fazê-lo antes do início das geadas. Nesse caso, as sementes permanecem no solo sob a neve durante todo o inverno, passando por estratificação. Com o início do calor, começam a germinar e a produzir os primeiros brotos. Isso torna a planta mais resistente e resiliente. Em condições de muita luz, calor e umidade, os trabalhos de plantio podem ser realizados no verão.
A alfafa pode ser plantada em uma área onde anteriormente cresciam culturas leguminosas.Além disso, os predecessores da planta podem ser cereais de inverno e primavera, beterraba sacarina e milho. Recomenda-se preparar o local com antecedência. Precisa ser desenterrado ou arado. Ao mesmo tempo, por 1 metro quadrado vale a pena usar 5 quilos de matéria orgânica e uma mistura de fertilizantes minerais a partir de 50 gramas de superfosfato e potássio.
Como as sementes de alfafa têm uma casca bastante durável, elas precisam ser tratadas com uma máquina de escarificação ou moídas com areia grossa. Depois que o revestimento estiver danificado, será mais fácil a entrada de umidade. Isso fará com que os brotos apareçam mais rapidamente.
Ao semear uma pequena quantidade de sementes, elas podem ser embebidas previamente. Isso deve ser feito 10 a 12 horas antes do pouso. Depois disso, recomenda-se colocar os grãos em sulcos prontos, cheios de água, e polvilhar com terra.
Em média, recomenda-se plantar de 8 a 14 quilos de sementes por 1 hectare - tudo depende do nível de aridez da região. Em áreas de clima seco, utilize menos sementes. Em um terreno com irrigação artificial, pode-se plantar de 15 a 16 quilos de feijão por 1 hectare.
Cuidado adequado
Para que a alfafa dê uma boa colheita, vale a pena seguir algumas regras da tecnologia agrícola. Ao mesmo tempo, a cultura precisa ser regada na hora certa, protegida de ervas daninhas e pragas e fertilizada.
No primeiro ano de semeadura, a rega deve ser realizada quando os brotos atingirem 13 centímetros. Uma quantidade moderada de umidade ajudará a cultura a passar para o segundo estágio de desenvolvimento - a formação de botões. Nesta fase, o solo deve ser umedecido uma segunda vez.
A irrigação da alfafa é necessária apenas em áreas áridas, uma vez que a precipitação em climas temperados costuma ser suficiente para o desenvolvimento normal da cultura. Ao mesmo tempo, as chuvas prolongadas prejudicam o desenvolvimento da planta, que não resiste ao alagamento.
Se forem adicionados nutrientes suficientes no plantio, a fertilização durante o período de crescimento será desnecessária. A única exceção é o solo pobre, que requer nutrição adicional. Para formar uma vegetação exuberante, a alfafa deve ser alimentada com nitrogênio, potássio e fósforo.
Para que a planta se desenvolva normalmente é necessário controlar as ervas daninhas. A vegetação indesejada deve ser cortada se atingir 16 centímetros de altura. Porém, é importante fazer isso com cuidado para não danificar a planta cultivada.
Benefícios da alfafa
Alfafa contém grande quantidade de vitaminas, ácidos e microelementos. Essas substâncias estão presentes na cultura de forma facilmente digerível. Portanto, a alfafa pode ser consumida sem processamento adicional.
Esta planta satura o corpo com cálcio, potássio, flúor, ferro, magnésio. Ajuda a lidar com a anemia, restaura os níveis hormonais em adolescentes e mulheres durante a menopausa.
Com a ajuda da alfafa é possível limpar o corpo de resíduos e toxinas. A planta ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, este representante da família das leguminosas pode ser utilizado para fins medicinais. Ajuda com os seguintes problemas:
- distúrbios nervosos;
- diabetes;
- doenças oculares;
- hemorróidas;
- patologias dermatológicas;
- distúrbios articulares;
- hematomas e escoriações;
- patologias dos órgãos urinários;
- distúrbios no funcionamento do sistema digestivo;
- resfriados;
- prostatite.
Alfafa é útil para mulheres durante a lactação.Ajuda a aumentar a oferta de leite. Esta planta também é usada ativamente em cosmetologia. Ajuda a apertar a pele e reduzir o inchaço. Usar a planta no cabelo ajuda a torná-lo mais brilhante e a reduzir a fragilidade.
A alfafa é uma cultura bastante popular que contém muitos componentes valiosos. Para que o cultivo de uma planta tenha efeito, é importante seguir algumas regras da tecnologia agrícola.