A soja é considerada uma das culturas agrícolas mais importantes. Começou a ser cultivado na Rússia há relativamente pouco tempo. Além disso, à escala global, esta planta é comparável ao arroz, milho e trigo. Isto se deve à alta versatilidade desta planta. A partir dele se obtém uma grande variedade de produtos alimentícios e se fabricam matérias-primas para a indústria leve.
Descrição da planta
A soja é uma planta anual que possui uma raiz áspera. Penetra a uma profundidade de 1,5-2 metros. Longos rebentos laterais estendem-se desde a raiz principal.Nesse caso, a planta pode atingir altura de 20 centímetros a 1,5 metros. Os tamanhos específicos dependem da variedade da cultura e das condições de crescimento. Os arbustos têm caules retos e grossos. Algumas variedades apresentam brotos trepadeiras.
Os ramos laterais estendem-se da parte inferior do caule central. Em algumas variedades eles estão localizados em um plano, em outros - em vários. Existem também variedades em que aparecem rebentos de segunda ordem nos ramos laterais. O caule e os rebentos laterais terminam num ápice áspero com um racemo de flor ou num ápice fino e alongado com folhas.
Todo o arbusto geralmente está coberto de penugem. Pode ser de cor branca ou amarela. Neste caso, a pubescência pode ser densa, longa, esparsa ou comprimida. Após o término da floração, frutos em forma de feijão aparecem nos arbustos. Como todas as culturas, estão cobertas de pêlos. No entanto, os feijões são diferentes:
- pequeno – seu comprimento chega a 3-4 centímetros;
- médio - tem comprimento de 4 a 5 centímetros;
- grande - atinge 6 a 7 centímetros.
O formato da fruta também é diferente. Eles são retos, xifóides ou em forma de meia-lua. Os feijões maduros são vermelhos, amarelos ou castanhos claros. Nesse caso, 1 planta pode conter de 10 a 400 frutos. Dependendo da forma botânica, os grãos quebram ou permanecem fechados durante o amadurecimento.
Um feijão pode conter de 1 a 4 grãos. Além disso, o peso de 1000 peças é de 50 a 450 gramas. A cor dos grãos pode ser diferente - preto, verde, marrom, amarelo. A crista do grão também difere na cor. Pode ser preto, marrom, marrom ou incolor. Quanto ao formato dos grãos, eles são ovais ou esféricos, planos ou convexos.
História do cultivo da soja
Atualmente, a soja é amplamente utilizada em todo o mundo.Contudo, esta situação nem sempre foi observada. Há apenas alguns séculos, a soja era uma cultura exclusivamente asiática. Nos países ocidentais, quase ninguém sabia disso. Esta planta foi cultivada na China Antiga. No entanto, o momento exato disso não é conhecido. Segundo as versões mais ousadas, a soja começou a ser cultivada entre 6 e 7 milênios aC. Porém, teorias mais fundamentadas dizem que o cultivo da planta na China não ocorreu antes do século XI a.C..
Posteriormente, a soja da China chegou à Coreia. Lá, tornou-se uma importante cultura agrícola. Durante a colonização do arquipélago japonês pela Coreia, a cultura chegou ao Japão. Isso aconteceu entre o século V aC e o século IV dC.
Apenas alguns séculos depois esta planta tornou-se conhecida nos países europeus. Ao mesmo tempo, é problemático determinar qual dos investigadores europeus foi o primeiro a descrever a soja. Alguns acreditam que foi o naturalista Kaempfer quem visitou a China no final do século XVII. Também existe a opinião de que este mérito pertence ao cientista russo Vasily Poyarkov. Meio século antes, ele visitou as margens do Amur e descreveu a soja em suas anotações. As gravações foram posteriormente publicadas na Holanda.
Ao mesmo tempo, os botânicos europeus só se interessaram seriamente pela soja na segunda metade do século XVIII. Eles começaram a cultivar a cultura na Europa ainda mais tarde – em 1885. Nos EUA, a planta começou a ser cultivada em escala industrial no final da década de 1890.
Os parâmetros de alto rendimento e a ampla gama de aplicações da planta tornaram-na popular nos países ocidentais - principalmente nos EUA. Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a soja se tornou uma das culturas agrícolas mais importantes dos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo, na URSS o destino da cultura foi menos agradável.Por padrão, a soja era cultivada exclusivamente no Extremo Oriente - na região do rio Amur. As tentativas de distribuir soja no sul da Ucrânia ou no norte do Cáucaso não tiveram sucesso. Além disso, em meados da década de setenta do século passado, o rendimento máximo da colheita era de 800 mil toneladas. Depois disso, o interesse pela planta começou a diminuir, o que levou à diminuição das áreas semeadas.
A situação mudou apenas no primeiro semestre de 2000. Foi então que as lavouras de soja voltaram a aumentar. Ao mesmo tempo, os agricultores conseguiram atingir e superar os indicadores soviéticos. Atualmente, a soja é cultivada em muitas regiões da Rússia. Ao mesmo tempo, os agricultores conseguem obter excelentes resultados. Isto se deve ao surgimento de muitas variedades nacionais de sucesso. Atualmente, os agricultores colhem aproximadamente 3 milhões de toneladas de soja por ano.
Aplicação da cultura
A popularidade da soja se deve à sua ampla gama de aplicações. Os frutos desta cultura são frequentemente utilizados no preparo de todo tipo de pratos. Isso inclui sopas, costeletas, queijos e salsichas. As sementes desta leguminosa são utilizadas para produzir farinha e óleo. Além disso, a planta é um alimento nutritivo valioso que muitos animais de fazenda adoram.
Variedades populares
Hoje existe um grande número de variedades de soja, cada uma com características próprias. Ao escolher uma opção específica, é recomendável considerar o seguinte:
- Termos de amadurecimento. Os agricultores nem sempre têm a oportunidade de esperar que as variedades tardias amadureçam. Ao escolher os prazos, você precisa se concentrar nos planos subsequentes. Vale considerar que a colheita antecipada é mais cara. Ao mesmo tempo, algo mais pode ser plantado nos campos desmatados.
- Parâmetros de rendimento. Quanto mais frutos uma colheita produzir, melhor.Porém, na hora de escolher uma variedade, deve-se focar não só neste critério, mas também na fixação do feijão mais baixo. Para poder colher mecanicamente, os frutos devem estar a pelo menos 12 centímetros da superfície do solo. Caso contrário, corre-se o risco de perder parte da colheita.
- Sabor e composição. Dependendo das características do processamento, vale a pena escolher uma variedade que contenha mais ou menos óleo. A quantidade de proteína também é importante. Além disso, é recomendável focar na área de cultivo.
- Resistência à seca e patologias.
Ao escolher uma variedade específica, os agricultores geralmente levam em consideração o tempo de maturação da colheita. Quanto mais cedo você conseguir os frutos, melhor. Você pode plantar outras plantas na área desocupada ou alimentar os canteiros para o próximo ano.
As variedades de soja de maturação precoce incluem o seguinte:
- Bilyavka - leva de 75 a 80 dias para a colheita amadurecer. Neste caso, os grãos não ficam cobertos de fissuras. A planta atinge uma altura de 75 a 105 centímetros. Após o amadurecimento total, as sementes podem permanecer algum tempo nos arbustos. No entanto, eles devem ser coletados em tempo hábil. A partir de 1 hectare é possível obter 4 toneladas de frutos. A cultura precisa ser tratada contra patologias e parasitas.
- Annushka - os frutos amadurecem em 80-85 dias. Esta cultura é recomendada para cultivo na zona de estepe florestal. Esta variedade atinge uma altura de 80-110 centímetros e distingue-se pelas flores roxas. A partir de 1 hectare é possível obter 4 toneladas de frutos. Os grãos não quebram e as sementes não caem mesmo após a maturação completa. Com atendimento de má qualidade, a planta sofre de patologias.
- Anastasia - leva de 87 a 95 dias para amadurecer. O feijão contém 4 grãos. A cultura é resistente ao acamamento e queda de sementes.Os arbustos são compactos em tamanho e atingem uma altura de 80-130 centímetros. Eles são cobertos por penugem cinza e têm flores roxas. Ao mesmo tempo, a planta raramente sofre de doenças e pragas.
Além disso, ao escolher uma planta, muitos agricultores são guiados por parâmetros de rendimento. Quanto maior for este indicador, mais rentável será o cultivo da cultura. Neste caso, você pode dar preferência a culturas como Success, Khadzhibey, Arcadia Odessa.
Regras para o cultivo de soja
Para que o cultivo da soja seja bem-sucedido é importante seguir regras e recomendações específicas.
Preparação do solo
Para o plantio, recomenda-se escolher campos limpos, que contenham muitos nutrientes e sejam caracterizados por alta umidade. Neste caso, a necessidade de rega e uso de fertilizantes será mínima.
Recomenda-se plantar soja depois dos cereais, beterraba sacarina e milho. As batatas também podem ser um bom antecessor. No entanto, não é recomendado plantar soja após leguminosas de grão ou leguminosas perenes. Além disso, não faça isso depois do repolho e do girassol. Por sua vez, a soja é considerada um bom precursor de cereais, milho, colza e plantas forrageiras.
O preparo do solo para a semeadura da soja se resume principalmente ao descascamento do outono. É realizado a uma profundidade de 9 centímetros. Também é realizada aração, que é combinada com a aplicação de fertilizantes. Isso deve ser feito a uma profundidade de 25 centímetros.
No início da primavera, recomenda-se realizar primeiro a gradagem. Então, se necessário, deve-se realizar o cultivo. Isso ajudará a nivelar o solo e a eliminar as ervas daninhas. Recomenda-se realizar o cultivo antes da semeadura. Para isso, vale a pena utilizar cultivadores de beterraba ou a vapor com grades.
A superfície do campo deve ser perfeitamente plana, pois a soja cresce bastante baixa. Portanto, eles precisam de um corte baixo durante a colheita. As flutuações entre cristas e sulcos não devem ultrapassar 4 centímetros.
Pousar
Recomenda-se plantar soja quando o solo aquece até +10-15 graus. Se a previsão do tempo promete um rápido aumento nos parâmetros de temperatura em um futuro próximo, você pode semear em solo mais frio. Sua temperatura pode ser de +6-8 graus.
Para variedades que amadurecem rapidamente, o intervalo entre as linhas deve ser de 15 a 45 centímetros. Se a cultura é caracterizada por um período médio de maturação, este parâmetro é de 45 a 70 centímetros. A taxa aproximada de semeadura depende da variedade, método de plantio e métodos planejados de controle de ervas daninhas.
Recomenda-se tratar as sementes de soja antes do plantio. Eles também são inoculados com bactérias nodulares. Recomenda-se plantar feijão a uma profundidade de 3-4 centímetros se o solo estiver suficientemente úmido. Se a parte superior do solo estiver um pouco seca, é necessário aprofundar a semente em 5 a 7 centímetros. Além disso, o solo seco deve ser compactado após o plantio. Neste caso, deve permanecer pelo menos 1 centímetro de solo úmido acima das sementes.
Cuidados posteriores
Ao cultivar soja em chalés de verão ou campos, é importante remover ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil.Também é recomendável eliminar regularmente as ervas daninhas e soltar o solo entre as fileiras. Recomenda-se gradar as culturas várias vezes durante a temporada. Pela primeira vez, o solo deve ser processado 4 dias após o plantio das sementes. Quando os brotos atingem 15 centímetros, é necessária uma nova gradagem. Posteriormente, o solo deve ser cultivado na fase de formação das terceiras folhas.
No cultivo, é imprescindível prestar atenção especial ao combate a doenças e parasitas. Os ácaros causam grandes danos às frutas e brotos. A soja também costuma sofrer com a traça da acácia. Para evitar ataques de pragas, recomenda-se o uso de inseticidas. Os meios mais eficazes incluem “Sumi-Alfa” e “Fastak”.
As leguminosas freqüentemente sofrem de praga de ascochyta, antracnose e mosaico viral. Os medicamentos fungicidas ajudam a prevenir estas patologias graves, que afetam negativamente os parâmetros de rendimento e podem até causar a morte da colheita.
A colheita é recomendada em setembro. Isso deve ser feito quando os parâmetros de umidade atingirem 14%. Nesse clima, as frutas são mais fáceis de processar. É importante cortar a grama na hora certa. O fato é que o feijão seca e abre em poucos dias.
Após a colheita, recomenda-se colocar o feijão em local totalmente iluminado pelo sol. Isso ajuda a secar rapidamente as frutas e a ventilá-las. Após a secagem da colheita, ela deve ser recolhida em sacos e armazenada em arcos.
Para que o cultivo da soja seja bem-sucedido, é importante preparar com antecedência tudo o que você precisa. Neste caso, o agricultor necessitará dos seguintes equipamentos:
- cultivador;
- semeadora pneumática;
- extrusora;
- combinar;
- ferramentas angustiantes.
Se for possível proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento da planta, o negócio da soja será muito rentável. É importante seguir todas as regras de rotação de culturas e tecnologia agrícola.
A soja é uma cultura popular que muitos agricultores cultivam hoje. A ampla distribuição da planta se deve ao seu alto rendimento e amplo escopo de aplicação.