Por muitas décadas, os jardineiros construíram canteiros, estufas e estufas em seus terrenos para o cultivo de hortaliças. Para os moradores de casas particulares e de campo, não houve obstáculos nisso, o que não se pode dizer dos moradores de prédios de vários andares. Para resolver este problema e cultivar tomates fortes e poderosos em casa, os criadores desenvolveram novas variedades híbridas usando métodos experimentais. Uma dessas variedades é o tomate Cerrinano f1, que frutifica lindamente em varandas e galerias.
Características gerais dos vegetais
A variedade Cerrinano é uma planta em miniatura de maturação precoce que foi cultivada pela primeira vez por criadores israelenses em 1973. A cultura recebeu o nome da palavra inglesa “cereja”, que traduzida significa cereja. Este nome invulgar deve-se ao facto dos seus frutos serem muito semelhantes a estas bagas.
A própria planta pertence a uma determinada espécie, na qual o crescimento cessa após a formação de 5 a 6 cachos. Em média, a altura do arbusto é de 25 a 30 cm e a planta tem um aspecto bonito e decorativo. O arbusto é de formato padrão, compacto, pouco frondoso e com folhagem verde escura.
Nas hortaliças, os frutos amadurecem quase simultaneamente e bem cedo. Em média, o período de cultivo, desde a primeira germinação das sementes até a colheita, é de 85 a 90 dias. Um cacho pode produzir de 5 a 6 tomates pequenos. O rendimento médio de um arbusto chega a 800 gramas.
Descrição de frutas maduras
Apesar do tomate Cerrinano ter um aspecto e um método de cultivo invulgares, também é famoso pelos seus frutos.
Descrição de frutas totalmente maduras:
- peso – 15-20 gramas;
- formato – regularmente arredondado;
- cor – vermelho brilhante;
- polpa – densidade média;
- o sabor é doce.
Os tomates desta variedade são valorizados no preparo de papinhas, para consumo in natura e no preparo de frutas inteiras em conserva.
Vale ressaltar: as frutas Cerrinano têm poucas calorias, por isso são ideais para a alimentação dietética.
Vantagens e desvantagens da variedade
O tomate Cerrinano, como qualquer hortaliça, tem suas vantagens e desvantagens.
As vantagens da cultura incluem os seguintes indicadores:
- alto rendimento;
- propriedades dietéticas das frutas;
- resistência ao apodrecimento das pontas das flores;
- boa imunidade ao oídio.
Além desses indicadores, a fruticultura tolera bem geadas e mudanças de temperatura.
A variedade não tem desvantagens particulares. Mas, para cultivar uma safra, você precisará seguir certas regras de trabalho agrícola.
Regras para o cultivo de Cerrinano
Inicialmente, o cultivo de hortaliças era realizado apenas em apartamentos urbanos. Utilizando o método de amostragem, os produtores de frutas e hortaliças comprovaram que a variedade também cresce bem em terreno aberto, em estufas e viveiros. Para aumentar o nível de desenvolvimento e produtividade, será necessário seguir as seguintes práticas agrícolas:
- A semeadura das mudas deve ser feita no final de março - início de abril.
- Quando 2 folhas verdadeiras estiverem totalmente formadas, as mudas precisam ser picadas.
- No período que vai da germinação das mudas até o seu plantio em local permanente, recomenda-se a aplicação de adubação com fertilizantes nitrogenados e minerais 3 vezes.
- 10 dias antes do transplante das mudas é necessário iniciar o endurecimento.
Os tomates são plantados dentro de casa em meados de maio. Em buracos abertos - no início de junho. Padrão de plantio 0,5x0,6 metros.
Como você pode ver, a tecnologia agrícola não exige muito esforço. Seguindo estes simples passos, a variedade Cerrinano irá recompensá-lo com tomates saborosos e saudáveis que farão as delícias até das crianças. Um belo arbusto ornamental pode transformar a paisagem de um terreno pessoal ou decorar uma loggia.