Para os amantes de frutas grandes, existe um exemplar interessante - o tomate Fat Neighbor f1. Está incluído no Registro Estadual de plantas adequadas para cultivo no território da Federação Russa em terreno aberto e fechado. Vamos dar uma olhada nas características de qualidade, regras de cultivo e comentários sobre este híbrido.
Descrição da variedade
A planta é alta, indeterminada e chega a atingir 2 metros quando plantada em casa de vegetação. A variedade é de maturação média - leva cerca de 115 dias desde o plantio das sementes no solo até o recebimento dos primeiros frutos maduros. O nome da variedade corresponde ao seu tamanho real.Os arbustos são de escalada média, o primeiro cacho é formado com 8 a 10 frutos, os seguintes com 5 a 6 tomates. Ao crescer, o híbrido exige ligas e pinças.
Os frutos são formados com peso médio de 190 gramas. A cor é vermelha quando madura e verde quando verde. Quando maduro, não há mancha verde perto do pedúnculo. O formato é redondo, a polpa é densa, quando cortado o fruto contém de 4 a 6 ninhos com sementes. Eles diferem de outras variedades de frutos grandes pela casca fina. Mas apesar desse recurso, eles estão perfeitamente armazenados. O sabor na estufa é doce. Quando cultivado em canteiros abertos, há acidez.
O híbrido é de alto rendimento, com os devidos cuidados você pode obter até 23 quilos de frutas por metro quadrado em abrigos de filme ou policarbonato e até 12 quilos por metro quadrado em canteiro aberto. Segundo o Cadastro Estadual, o rendimento é de 7,3 quilos por metro quadrado.
Os arbustos do híbrido de tomate Fat Neighbour são resistentes a doenças: fusarium, vírus do mosaico do tabaco e cladosporiose.
Aumentando a variedade
Avaliações de jardineiros mostraram que esse híbrido cresce melhor em mudas. Nesse caso, as sementes são plantadas em uma sala quente com temperatura de 22 a 25 graus. Escolha solo leve e fértil. As sementes são semeadas até 0,5 centímetros de profundidade, regadas com borrifador e cobertas com filme até a germinação. Após o surgimento dos primeiros brotos, o filme é retirado e as mudas colocadas em local quente e ensolarado para posterior crescimento.
A rega continua a ser feita com água morna de borrifador para que a terra não se aglomere.
A colheita é realizada quando aparecem duas folhas permanentes nas mudas. Plante as plantas em vasos separados. Hoje em dia é comum plantar mudas em recipientes de turfa, que podem ser adquiridos em qualquer loja de sementes.Nesse caso, o sistema radicular não é danificado durante o transplante, as mudas são plantadas em local permanente de crescimento diretamente no vaso.
As mudas são transplantadas para terreno aberto ou fechado sob certas condições:
- O solo deve aquecer pelo menos 15 graus.
- Sem geadas noturnas.
- A temperatura média diária do ar é de 22–25 graus. Somente nessas condições as mudas criarão raízes bem e não congelarão.
Plante tomates em um padrão xadrez ou em linha. É deixada uma distância de 40–50 centímetros entre as plantas. Portanto, um metro quadrado pode acomodar de 3 a 5 plantas. Para ter uma colheita de alta qualidade, você precisa cuidar constantemente dos tomates.
Cuidados com as plantas
Normalmente, cuidar do tomate consiste nas seguintes manipulações:
- amarrar plantas na barra transversal;
- beliscar brotos extras;
- rega oportuna de plantas;
- capina;
- fertilizar canteiros e arbustos com fertilizantes minerais e orgânicos;
- inspeção e tratamento de plantas contra doenças e insetos nocivos;
- colheita oportuna.
Essas condições devem ser atendidas para se obter uma colheita farta e de qualidade, independente do local e época do plantio.
Revisão de análises híbridas
Como a variedade f1 apareceu nos mercados da Rússia e dos países vizinhos há muito tempo, também existem muitas críticas sobre este tomate na Internet.
Grigory Pavlovich, da Bielo-Rússia, escreve: nossa família se apaixonou pela variedade já no primeiro ano de uso. Tomates de tamanho médio podem ser usados para tudo: decapagem, salga, preparação de sucos e molhos de tomate. Usamos frutas frescas nas saladas, minha neta adora nosso suco de tomate caseiro feito com essas frutas. Nunca adoeceram com fusarium nos canteiros, eram cultivados com mudas.Quando apareciam nevoeiros, os arbustos eram ocasionalmente borrifados com uma solução de soro: segura e eficaz. Agora recomendo a todos os meus vizinhos que usem este híbrido para cultivo.