Para quem não tem tempo para cuidados especiais com o tomate, o tomate Karotinka será um verdadeiro achado. Não é particularmente exigente com o solo, é resistente a doenças e não requer pinçamento. Com o mínimo de atenção a si mesmo, pode produzir uma colheita maravilhosa.
[toc]
Descrição da variedade
Karotinka é uma variedade de meia temporada, da germinação à frutificação leva de 100 a 110 dias. A altura do arbusto não ultrapassa meio metro. As folhas são de cor verde clara e de tamanho pequeno. Pode crescer tanto em estufa como em terreno aberto. Possui excelentes características gustativas.
Descrição das frutas:
- formato cilíndrico;
- densidade média;
- rica cor laranja na maturidade;
- a pele é lisa, não muito dura.
Existem de 2 a 4 ninhos de sementes. Um tomate pode pesar de 40 a 60 gramas. O rendimento é muito bom: em um metro quadrado você pode colher 4,5 quilos de frutas maduras.
São facilmente transportados por longas distâncias e são adequados para todos os tipos de preservação. Os tomates desta variedade contêm muitas substâncias e microelementos úteis e frutificam até o final do outono.
Características de cultivo e cuidado
As características do tomate Karotinka indicam que não precisa ser beliscado. Mas a liga, apesar da baixa estatura, não será supérflua. A variedade também responde com gratidão à fertilização e ao afrouxamento do solo em tempo hábil.
As mudas de Karotinka devem ser semeadas entre março e início de abril. Desta forma, você pode obter uma colheita mais precoce. A semeadura é feita em caixas preparadas com solo fértil e respirável.
É necessário atentar para o fato de que são feitos furos de drenagem nos recipientes de semeadura. Caso contrário, as plantas ficarão suscetíveis a doenças e poderão morrer.
Após a semeadura, a temperatura ambiente deve ser mantida em +23 °C. À medida que a camada superior do solo seca, regue com um jato de spray. As mudas são mantidas em local bem iluminado e sem luz solar direta. Caso não seja possível oferecer tais condições, a sala é iluminada com lâmpadas especiais.
Uma semana antes do plantio das mudas em terreno aberto, elas devem ser endurecidas. Para isso, os tomates são levados ao ar livre todos os dias (mas não ao sol) e deixados primeiro por várias horas e depois durante todo o dia.Ao formar canteiros, deve-se ter em mente que o tomate pode crescer no mesmo local por 2 a 3 anos, porém, é necessário aplicar periodicamente fertilizantes minerais complexos no local.
Avaliações de jardineiros experientes indicam que Karotinka demonstra boa resistência às principais doenças do tomate. O cuidado com essa variedade consiste na retirada oportuna do mato, afrouxamento do solo, aplicação de fertilizantes e medidas preventivas de combate às pragas. Os profissionais notaram que se três semanas antes da última colheita você retirar todos os botões e brotos com pedúnculos, a colheita amadurecerá muitas vezes mais rápido.
Para que a colheita seja armazenada por mais tempo, ela é colhida ainda verde e colocada para posterior amadurecimento.
Karotinka está ganhando cada vez mais popularidade não apenas entre os residentes de verão, mas também entre os agricultores profissionais que estão prontos para cultivar esta variedade em escala industrial. Isso se explica principalmente pelo fato de os tomates dessa variedade não necessitarem de cuidados especiais, produzirem uma boa colheita e os frutos colhidos poderem ser transportados por longas distâncias sem perda de comercialização e sabor. Os tomates também são ótimos para todos os tipos de conservas.